
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa B do Sporting perdeu, este sábado, dia 5 de abril, frente ao Lusitânia de Lourosa (2-1), em partida a contar para a oitava jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. João Gião - que substituiu João Pereira - somou o primeiro desaire ao serviço dos leões, depois de se ter estrado com um triunfo no primeiro encontro.
Numa partida disputada no reduto do adversário, em Santa Maria da Feira, a equipa da casa colocou-se na frente do marcador logo aos 4 minutos. Na sequência de um canto, Renato surgiu ao primeiro poste para cabecear para defesa de Diego Callai. Na recarga, Dyllan Collard inaugurou o marcador. Aos 39', Dylan Collard desviou para o segundo poste e Bruno Faria, solto de marcação, cabeceou para o 2-0.
Na etapa complementar, aos 66 minutos, Afonso Moreira surgiu isolado nas costas da defesa do Lusitânia e, na cara de Cioletti, assistido por David Moreira, reduziu o marcador. Até ao apito final, os leões carregaram em busca do empate, mas o marcador não sofreu mais alterações.
Com esta derrota – a oitava em 31 jogos na presente temporada – os agora comandados de João Gião - estão, à condição no segundo lugar da tabela classificativa, com 12 pontos amealhados. O Lusitânia é primeiro com 19 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 13 de abril, às 11h00, diante do Atlético, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), David Moreira, João Muniz, Lucas Taibo, José Silva, Rodrigo Dias, Manuel Mendonça, Luís Gomes, Alexandre Brito, Mauro Couto e Afonso Moreira.
Emblema londrino, que investiu mais de 70 milhões em dois jogadores do Clube de Alvalade, prepara-se para enfrentar consequências
|
O Chelsea está numa situação delicada a nível financeiro. O clube londrino está na mira da UEFA por ter acumulado cerca de 400 milhões de euros de prejuízos, nos últimos três anos, violando as regras do fair-play financeiro. As contratações milionárias de Geovany Quenda e Dário Essugo ao Sporting – oficializadas em março – não ajudam à situação.
Os elevados prejuízos registados pelos blues ultrapassam largamente o limite de 200 milhões de euros estabelecido pela UEFA. E nem a venda anunciada da equipa de futebol feminino a uma empresa parece ser suficiente para resolver a situação – de acordo com o jornal inglês The Times, o organismo que tutela o futebol europeu não aceitou o negócio – e o clube espera por um castigo pesado.
O investimento muito elevado do Chelsea em reforços para a equipa, nos últimos anos, tem contribuído para o desequilíbrio das contas do clube. Só em março, os blues acordaram com o Sporting o pagamento de 52,1 milhões de euros pela contratação de Geovany Quenda – que representará o emblema londrino apenas a partir da época 2026/27 – e de mais 22 milhões de euros para recrutar Dário Essugo, que se apresentará em Stamford Bridge no próximo verão. De resto, na temporada passada, o clube inglês investiu cerca de 448 milhões de euros em contratações, um valor que foi ainda superior em 2022/23 – 582.40 milhões.
Certo é que os responsáveis do Chelsea já estão em contacto com a equipa do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, para procurar resolver a situação. O clube de Londres já sabe que, como é habitual nestes casos, lhe será apresentada uma multa elevada e uma proposta para se submeter a um controlo financeiro apertado, nas próximas temporadas. E o aviso será bem claro: qualquer novo incumprimento financeiro terá como consequência imediata o afastamento do Chelsea das competições europeias, por uma temporada.
Nesta altura, o clube de Stamford Bridge, orientado pelo italiano Enzo Maresca, está no quarto lugar da classificação da Premier League, com 52 pontos – menos 21 do que o líder Liverpool. E segue na luta pela conquista da Liga Conferência – nos quartos de final da prova, onde vai defrontar os polacos do Légia de Varsóvia.
Jogador do plantel de Rui Borges deverá deixar Alvalade na próxima janela de transferências e Frederico Varandas vai analisando contas dos leões
|
Viktor Gyokeres pode, afinal de contas, deixar o Sporting pelos 100 milhões de euros presentes na cláusula de rescisão. O valor da transferência - cada vez mais inevitável - do avançado tem feito correr muita tinta e poderá ser mais 25M do que aquele que vem sendo falado.
Segundo informação avançada pelo Football Insider - portal especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Arsenal está livre de todos os impedimentos relacionados com o fair-play financeiro, tendo margem para investir sem problemas com a UEFA.
Assim sendo, tendo em conta o enorme interesse de vários tubarões europeus no internacional pela Suécia, os gunners podem bater os 100 milhões de euros estipulados no contrato de Gyokeres com o Sporting, de modo a evitar que outro clube feche as negociações pelo goleador.
Os londrinos têm extrema necessidade de um ponta de lança que garanta golos e o jogador dos leões é, de momento, o alvo preferencial, tendo, de acordo com notícias recentes, aprovado a mudança para o Emirates. Agora, resta aguardar o desfecho desta que promete ser mais uma 'novela de verão'.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 43 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.432 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 43 golos e fez 11 assistências.
Médio dos verdes e brancos tinha proposta de clube com várias Ligas dos Campeões, mas decidiu rumar a Stamford Bridge por motivo específico
|
Dário Essugo rejeitou assinar com o Liverpool. O clube orientado por Arne Slot tinha o médio do Sporting bem referenciado, mas o jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo acabou por rumar ao Chelsea - que já oficializou o jovem e Geovany Quenda - devido ao salário.
A informação está a ser avançada pelo portal 90min, especializado em assuntos relacionados com transferências. A mesma fonte indica que os reds ofereciam a Essugo qualquer coisa como 42.500 libras semanais, o que se traduz em cerca de 49.971 euros.
Em contrapartida, o Chelsea aumentou o vencimento do futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo para o dobro - 85.000 libras -, que equivale a 99.943 euros. Perante a diferença de valores, Dário Essugo escolheu rumar a Stamford Bridge, apesar de a diferença de sucesso desportivo entre os dois emblemas.
Vale recordar que os blues pagaram "22.272.275,00 (vinte e dois milhões, duzentos e setenta e dois mil, duzentos e setenta e cinco euros)" pelo jovem, segundo comunicado enviado pelo Sporting à CMVM. O médio muda-se para a Premier League no verão, acabando ainda esta temporada no Las Palmas.
A cedência de Dário Essugo para o emblema das Ilhas Canárias aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 18 encontros na La Liga, somando 1.371 minutos e um golo marcado.