
Futebol
John Heitinga prepara-se para apresentar proposta por craque do Sporting
08 Ago 2025 | 12:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Ago 2025 | 18:35 |
João Gião, treinador da equipa B do Sporting, mostrou-se entusiasmado com a estreia do plantel B dos leões na Liga 2. Na antevisão da primeira jornada da prova, disputada frente ao Torreense, o timoneiro da segunda equipa de Alvalade reconheceu as dificuldades, mas mostrou-se feliz pelo novo desafio.
João Gião: "Estamos muito entusiasmados e expectantes"
“Aproveitando o patamar de exigência, de competitividade, que será esta Liga 2, diferente daquele que tínhamos até há um ano. Fundamentalmente a nossa missão será a mesma, mas num patamar competitivo, para o qual estamos muito entusiasmados e muito expectantes para iniciar”, começou por dizer o técnico leonino.
De seguida, João Gião abordou os reforços que têm chegado ao seu plantel: “Recebemos quatro jogadores novos, na mesma linha de ótica da política desportiva do clube. Portanto, continuam a ser jogadores jovens, de potencial que o clube acredita, que poderemos desenvolver e no futuro, eventualmente, alguns deles podem integrar também a equipa A. Alguns estavam em patamares diferentes, houve dois que chegaram só esta semana, os outros já estão connosco há mais tempo, já conhecem melhor as nossas ideias, as nossas dinâmicas, a própria rotina do dia a dia”.
João Gião: "Vêm para nos ajudar e, sobretudo, para que os possamos desenvolver individualmente"
“Vêm para nos ajudar e, sobretudo, para que os possamos desenvolver individualmente, que se integrem bem e que possamos desenvolver o potencial deles porque o clube acredita neles”, continuou por dizer o timoneiro do plantel B do Sporting.
Por fim, João Gião deixou um conselho aos dez jogadores que na temporada finda tiveram a oportunidade de trabalhar com Rui Borges na equipa principal, mas que acabaram por regressar ao seu plantel: “Acaba por ser natural, quer para nós, quer para eles. Logicamente que somos todos seres humanos, criamos expectativas, mas no futebol temos de saber conviver com as expectativas do mundo. O futebol vive muito de momento”.
Os dois novos reforços do Clube de Alvalade chegaram para reforçar as laterais do plantel leonino, colocando em risco alguns jogadores
08 Ago 2025 | 17:55 |
A chegada de Ricardo Mangas e Georgios Vagiannidis ao Sporting abriram um novo leque de opções para Rui Borges, mas poderão fechar a porta a alguns elementos mais antigos do plantel leonino, com os quais o técnico leonino poderá deixar de fazer conta.
Ao que tudo indica, o objetivo do Sporting será encurtar a sua lista de laterais até ao fecho do mercado de transferências. Assim, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, bem como Diogo Travassos terão como destino provável a saída do Clube de Alvalade.
Como já foi noticiado pelo nosso Jornal, Matheus Reis continua próximo do radar do Palmeiras. Ainda no Brasil, encontram-se também dois pretendentes, mas desta vez para Ricardo Esgaio, que é cobiçado pelo Corinthians e Red Bull Bragantino.
Com os dois experientes laterais na lista de transferíveis do Sporting, resta Diogo Travassos. O jovem de 21 anos também não deverá fazer parte dos planos de Rui Borges para a próxima temporada, mas ao contrário de Matheus Reis e Esgaio, o cenário mais provável para o defesa será o empréstimo.
Recorde-se que tanto Ricardo Mangas como Georgios Vagiannidis poderão ser já opção para Rui Borges no confronto de hoje do Sporting frente ao Casa Pia, a ser disputado às 20h15 no Estádio Municipal de Rio Maior, a contar para a primeira jornada da Liga Portugal.
Os dois atletas tornaram-se futebolistas livres no mercado de transferências, tendo em conta que já não faziam parte dos planos do Clube de Alvalade
08 Ago 2025 | 17:35 |
Após terem deixado o Sporting a custo zero no final da última temporada desportiva, Rodrigo Marquês e Nilton Cardoso já foram oficializados pelo Torreense como novos reforços para o plantel do clube do Oeste que atua na Liga Revelação.
Esta será a primeira experiência de Rodrigo Marquês fora de Alvalade, após ter estado ao serviço da equipa B dos leões nas últimas três temporadas. O avançado de 22 anos não entrou nas contas de Rui Borges para a nova temporada, iniciando assim um novo percurso após 14 anos de ligação ao Sporting.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Rodrigo Marquês fez um total de 16 partidas pela equipa B. Nos 591 em que foi utilizado dentro das quatro linhas, o jogador não fez qualquer golo ou assistência, sendo uma época bastante aquém do pretendido.
Já Nilton Cardoso despede-se dos leões apenas dois anos após rumar até ao Sporting. O Clube de Alvalade ainda ativou a opção de compra do passe do extremo no início da última temporada, mas ficou decidido que o futebolista de 20 anos não entrava mais nas contas dos leões.
Em 2024/25, Nilton Cardoso disputou somente um total de 12 jogos: seis na equipa B, conseguindo uma assistência, e seis nos sub-23, marcando um golo. O extremo de 20 anos chegou a Alvalade por empréstimo do Lusitânia dos Açores.
Novo reforço do Clube de Alvalade vem competir com o defesa brasileiro, que por enquanto permanece nos leões, dando espaço para comparações entre ambos
08 Ago 2025 | 17:03 |
Ricardo Mangas é o novo reforço do Sporting e chegou para dar maior profundidade ao flanco esquerdo defensivo dos leões. Para preencher essa posição encontra-se também Matheus Reis, que deverá estar de saída do Clube de Alvalade. Assim, já começaram a ser questionadas as semelhanças e diferenças entre ambos, através de uma comparação lado a lado.
Foi a página ‘Invader Stats’ que realizou uma análise comparativa entre o novo lateral do Sporting, de 27 anos, e Matheus Reis, identificando os pontos fortes e fracos de Ricardo Mangas em comparação com o brasileiro, de 30 anos.
Inicialmente, é possível ver que Matheus Reis tem uma cotação geral mais alta que a atribuída a Ricardo Mangas, somando um ‘rating’ de 5,19 contra os 5,12 da nova contratação de Frederico Varandas. A nível de capacidade física, o defesa brasileiro destaca-se bastante do jogador luso, somando ainda maior participação defensiva.
No entanto, Ricardo Mangas apresenta um melhor jogo aéreo que Matheus Reis, apresentando ainda maior criatividade técnica. O novo futebolista de Rui Borges distancia-se bastante do lateral brasileiro na sua capacidade de finalização, parâmetro onde regista muito mais eficácia.
Ainda assim, é Matheus Reis quem vence a maioria dos parâmetros quando comparado a Ricardo Mangas, destacando-se, para além do já descrito, na sua participação ofensiva, na capacidade de passe, bem como na criação de oportunidades de golo.
Confira aqui a publicação: