
Modalidades
Guarda-redes emprestado pelo Sporting marca, mas é eliminado da Taça de Portugal (vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
A equipa de futsal do Sporting vai defrontar o Ferreira Zêzere na final-four da Taça de Portugal. Na antevisão da partida, Nuno Dias admitiu que não gostou da primeira parte do último encontro frente ao Ladoeiro (7-0), mas está confiante de que os leões vão chegar à final da prova rainha.
“Não se tratou de lhes puxar as orelhas, mas sim alertar para a dificuldade dos jogos e o jogo das meias será ainda mais difícil. O Ferreira Zêzere é uma equipa diferente, mais intensa e agressiva e, por isso, os nossos índices têm de aumentar também ou vamos sofrer as consequências”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
O treinador falou também das características do adversário: “É uma equipa que faz do atrevimento sua característica e a sua arma, uma equipa vertical que não quer somente gerir posses de bola ou o ataque, mas que quer atacar a baliza, atacar o espaço e quer andar com a bola para a frente. Aprecio equipas assim, que têm comportamentos parecidos aos nossos e jogadores com características interessantes”.
“O nosso objetivo passa, naturalmente, por chegar à final e, por isso, temos de estar preparados para esse tipo de jogos e adversários”, sublinhou Nuno Dias que vai tentar vencer uma competição que os verdes e branco já ergueram em nova ocasiões, a última das quais em 2021/22.
O emblema verde e branco vira assim atenções para o encontro de acesso ao derradeiro encontro. Os verdes e brancos vão defrontar a turma ribatejana do Ferreira do Zêzere. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Lobão está marcado para a próxima sexta, dia 28 de março, às 17h00, em Matosinhos.
Postura de fair-play que se tem destacado no treinador dos verdes e brancos e os 'olés' em Alvalade no jogo da Seleção Nacional contra a Dinamarca em análise
|
Ricardo Jorge Costa escreveu um artigo de opinião no qual destaca dois exemplos antagónicos de comportamento no desporto em Portugal, a partir de dois episódios recentes. O primeiro diz respeito ao treinador de basquetebol do Sporting, Luís Magalhães, que, após a derrota pesada da sua equipa na final da Taça de Portugal, reconheceu de forma exemplar a superioridade do adversário. Com a derrota por 94-73 frente ao Porto, Magalhães não usou desculpas, como é comum em outros treinadores, mas enalteceu a qualidade da equipa vencedora, destacando o bom jogo coletivo do Porto.
No artigo, Costa sublinha a postura do técnico leonino, que afirmou: "Não há que dar desculpas e há que dar os parabéns a quem ganhou claramente. Hoje recebemos uma lição do Porto de bem jogar basquetebol, de bem defender, de bem atacar e de bem jogar coletivamente". Este tipo de declaração é uma rara demonstração de fair-play, tão pouco comum no desporto, especialmente no futebol, onde os treinadores frequentemente se refugiariam em desculpas e críticas à arbitragem, como observa Costa.
Por outro lado, o autor critica duramente o comportamento do público em Alvalade durante o jogo da Liga das Nações entre Portugal e a Dinamarca. No final da partida, em que a Seleção Nacional demonstrou superioridade, os adeptos começaram a entoar ‘olés’ nas jogadas finais da partida, uma atitude que Costa considera um desrespeito pela equipa adversária e pela própria competição. “Uma lamentável, condenável e constrangedora falta de respeito e desportivismo”, escreve Costa, lamentando a ausência de uma cultura desportiva que valorize o espírito de respeito e a honra das competições.
Costa vê essa atitude como um reflexo da falta de educação desportiva que, segundo ele, ainda persiste em muitas bancadas em Portugal. Para ele, as manifestações de desrespeito como os ‘olés’ não apenas ofendem os adversários, mas também empobrecem a imagem do desporto português. Ele destaca que o gesto de Luís Magalhães deveria ser um exemplo a seguir para todos, treinadores e adeptos, como uma forma de mostrar gratidão e respeito pela competência e pelo esforço dos adversários.
O artigo finaliza com uma reflexão sobre o comportamento dos adeptos e a necessidade de cultivar um ambiente desportivo mais respeitoso, lembrando que a competitividade deve sempre vir acompanhada de ética, dignidade e respeito, tanto pela equipa adversária quanto pelos próprios atletas.
Equipa leonina ficou a conhecer oponente com quem vai medir forças para continuar na corrida pela conquista da prova rainha
|
O Sporting já sabe quem será o adversário da próxima fase da Taça de Portugal em andebol. Os leões vão defrontar o Águas Santas nos quartos-de-final da prova, numa eliminatória que promete ser intensa e disputada. O objetivo é claro: continuar na luta pela revalidação do título.
O sorteio definiu que os quartos-de-final serão realizados no dia 18 de abril. Caso o Sporting ultrapasse esta fase, irá defrontar o vencedor do duelo entre ABC e Almada nas meias-finais, que este ano terão um formato diferente. Em vez de se realizarem numa fase concentrada, as meias-finais serão disputadas a duas mãos, com os jogos agendados para os dias 15 e 18 de maio.
Os restantes embates desta fase colocam frente a frente o Marítimo e o Porto, bem como o Vitória de Guimarães e o Avanca, em jogos que prometem grande equilíbrio e emoção. Com a mudança no formato das meias-finais, todas as equipas terão de demonstrar ainda mais consistência para alcançar a final da competição.
O Sporting, atual detentor do troféu, parte com grande ambição para esta edição da Taça de Portugal. Na última temporada, os leões levantaram o troféu e querem repetir o feito, reforçando o estatuto de uma das equipas mais dominantes do andebol nacional.
Antes do embate da Taça, o Sporting tem um desafio crucial no Campeonato Nacional. Os leões defrontam o Benfica no Pavilhão João Rocha, num dérbi sempre carregado de emoção. O jogo está marcado para as 15h00. Recorde-se ainda que o Sporting eliminou o Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal.
Reforço de inverno do emblema verde e branco fechou as contas do marcador e apontou o sétimo golo dos leões no triunfo folgado por 7-0
|
A equipa de futsal do Sporting bateu a Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro no duelo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Os leões não facilitaram e venceram por 7-0, marcando encontro com o Ferreira do Zêzere, nas meias-finais da competição. O destaque foi para Bruno Rafael, reforço de inverno, que fez o primeiro golo pelos leões.
O ala de 37 anos, que é internacional brasileiro em 26 ocasiões, deixou o Al Qadisyah, da Arábia Saudita, em janeiro, para se juntar ao plantel comandado por Nuno Dias e ajudar o futsal leonino a lutar pelos dois grandes objetivos da época: o pentacampeonato e a terceira Liga dos Campeões.
Certo é quem no duelo entre o líder da Liga Placard e o comandante da Série 1 da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional da segunda divisão, prevaleceu o favoritismo do Clube de Alvalade, que não facilitou perante um adversário de menor valia no duelo da prova rainha.
A turma de Nuno Dias abriu o jogo praticamente a ganhar, com golos de Zicky Té (2’) e Pauleta (4’) nos minutos iniciais. Na segunda parte, Rúben Freire atirou a contar logo na fase inicial (23’), sendo que Alex Merlim (28’), Zicky Té (29’), Pauleta (35'), antes de Bruno Rafael (39’) se ter estreado a marcar pelo Sporting.
O emblema verde e branco vira assim atenções para o encontro de acesso à final. Os verdes e brancos vão defrontar a turma ribatejana do Ferreira do Zêzere. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Lobão está marcado para a próxima sexta, dia 28 de março, às 17h00, em Matosinhos.