Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tito Arantes Fontes atira-se ao CD sobre o Sporting: "Lastimável"

Leões acabaram por recorrer da decisão do Conselho de Disciplina, mas o ex-presidente do Grupo Stromp não poupou as palavras

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Dez 2024 | 08:37 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) multou o Sporting em 11.475 euros, na sequência de desacatos no Clássico diante do Porto, referente à temporada 2023/24, no passado mês de julho, no entanto, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão parcial aos leões, que recorreram da mesma. Tito Arantes Fontes, ex presidente do Grupo Stromp, comentou a situação.


"O TAD acaba de anular pela enésima vez uma decisão do Conselho de Disciplina (CD), liderado por Cláudia Santos. Desta feita o TAD diz que o Sporting CP foi penalizado sem provas, ou seja, no caso por uma suposta agressão de um adepto a outro, sem que se tenha feito qualquer prova sobre esses factos! Lastimável… e lastimável que ainda até Fevereiro (data das próximas eleições para a FPF) do próximo ano tenhamos de suportar estas diatribes de um órgão que – ao revés do que faz – devia, isso sim, primar pela justiça e pelo Direito!", escreveu, na sua crónica semanal no Jornal Sporting.


Vale recordar que, do valor total, 3.825 euros foram na sequência de um adepto dos leões ter dado uma "bofetada na face de um outro, na sequência de discussão entre ambos, sobre a ocupação de um determinado lugar do mencionado sector, tendo-lhe partido os óculos que este usava e provocado um hematoma na face", refere o acórdão, o que viola o Artigo 182.º do Regulamento Disciplinar da Liga. A multa em questão foi revogada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), uma vez que "além da ausência de imagens do circuito de TV interno do Estádio, também o responsável policial pelo relatório desse clássico admitiu não ter assistido ao episódio que terá ocorrido no sector A13", refere o jornal Record.


Tito Arantes Fontes acabou, ainda, por deixar algumas palavras à equipa principal do Sporting, após duas derrotas consecutivas: "A nossa equipa é a mesma. Os jogadores são os mesmos! Nós sabemos bem o valor dos nossos futebolistas! Também sabemos que são seres humanos… não são máquinas!", atirou, prosseguindo.

"Também sabemos que sentiram, tinham de sentir, a saída inesperada do treinador, por iniciativa exclusiva deste (facto inédito em qualquer dos grandes clubes nacionais, desde logo dos chamados “grandes”). É natural que assim seja, mais que tudo é humano! Certo é que o anterior treinador não vai voltar. A equipa continua, tem de continuar! Cumpre, pois, ultrapassar agora e rapidamente este momento, esta ressaca da ida de Ruben Amorim para Inglaterra. A equipa tem tudo para demonstrar que continua a ser um verdadeiro “equipaço”! Ou seja, que os jogadores valem, já valiam, sempre valeram, por si mesmos! A qualidade, o empenho, o querer, vai muito para além do trabalho do treinador que já foi! Vamos a isso!", vincou.



Futebol

Rui Borges risca três nomes do Sporting por causa do mercado

Jogadores foram completamente postos de partes das contas do treinador verde e branco enquanto aguardam novidades sobre o futuro

Ousmane Diomande, Pedro Gonçalves e Giorgi Kochorashvili não acompanharam a comitiva do Sporting de Rui Borges enquanto esperam por novidades
Ousmane Diomande, Pedro Gonçalves e Giorgi Kochorashvili não acompanharam a comitiva do Sporting de Rui Borges enquanto esperam por novidades

01 Ago 2026 | 10:30 |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande, Pedro Gonçalves e Giorgi Kochorashvili não acompanharam a comitiva do Sporting ao Algarve para o particular frente ao Nottingham Forest, que terminou com uma vitória leonina por 4-1. Os três jogadores aguardam pela conclusão das respetivas transferências.


Diomande está perto de reforçar precisamente o adversário dos verdes e brancos. Sporting e Nottingham Forest continuam a acertar os últimos detalhes de uma operação avaliada em 40 milhões de euros fixos, aos quais poderão juntar-se mais cinco milhões mediante o cumprimento de objetivos.


Pedro Gonçalves deverá rumar ao Al Ittihad, que passou a perna ao Al Diriyah, emblema saudita orientado por Bruno Lage, num negócio que poderá render cerca de 30 milhões de euros aos cofres leoninos. A transferência do 'camisola 8' deverá conhecer desenvolvimentos decisivos nos próximos dias.


Kochorashvili encontra-se em negociações para regressar a Espanha e representar o Getafe por empréstimo, com uma opção de compra de 5 milhões de euros. O Sevilha continua, contudo, atento ao processo e poderá tentar ultrapassar o rival espanhol na corrida pelo médio georgiano.

Daniel Bragança também permaneceu em Lisboa, embora ainda não tenha qualquer saída encaminhada. Luis Suárez, considerado imprescindível por Rui Borges, também não viajou, tal como os lesionados Zeno Debast, Ibrahima Ba, Nuno Santos e João Simões.



Futebol

Afastado por lesão, Rui Borges já escolheu alternativa a Ibrahima Ba no Sporting

Jogador senegalês juntou-se ao conjunto verde e branco neste mercado de transferências, mas estará afastado pelo menos quatro semanas

Eduardo Felicíssimo tem sido uma das principais surpresas da pré-temporada do Sporting e é alternativa de Rui Borges a Ibrahima Ba
Eduardo Felicíssimo tem sido uma das principais surpresas da pré-temporada do Sporting e é alternativa de Rui Borges a Ibrahima Ba

01 Ago 2026 | 10:17 |

Icon Comentário0

Eduardo Felicíssimo tem sido uma das principais surpresas da pré-temporada do Sporting. Médio de origem, o jovem, de 19 anos, convenceu Rui Borges como defesa-central e deverá manter-se na equipa principal durante as primeiras semanas da nova época.


O jogador formou dupla com Eduardo Quaresma em vários encontros de preparação e respondeu de forma positiva nos testes de maior exigência, frente a Celtic, Estrasburgo e Mónaco. As exibições levaram o treinador leonino a encará-lo como principal alternativa a Ibrahima Ba.


O reforço contratado ao Famalicão deverá permanecer indisponível durante cerca de quatro semanas, enquanto realiza trabalho específico de fortalecimento muscular junto ao joelho direito, operado ao menisco em maio. O central falhará, pelo menos, os encontros com Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães e Rio Ave.


A situação de Zeno Debast também reforça a necessidade de manter Eduardo Felicíssimo no plantel principal. O internacional belga esteve dois meses parado e continua a trabalhar à margem do grupo após regressar do Mundial, pelo que Rui Borges não pretende enviar já o jovem para a equipa B do Sporting, onde deverá somar mais minutos ao longo da temporada.

O rendimento de Felicíssimo surge integrado numa pré-temporada em que o Sporting também apresentou bons indicadores defensivos. A equipa leonina sofreu apenas dois golos, um num jogo-treino frente à formação secundária e outro na vitória por 4-1 diante do Celtic, aumentando a confiança para o arranque do campeonato.



Futebol

Gonçalo Inácio faz revelações sobre o grupo de capitães do Sporting e há uma estreia

Internacional português foi titular no triunfo dos leões frente ao Nottingham Forest, tendo mesmo marcado o golo inaugural da partida

Gonçalo Inácio regressou à competição pelo Sporting com a braçadeira de capitão e um golo e respondeu a todas as questões
Gonçalo Inácio regressou à competição pelo Sporting com a braçadeira de capitão e um golo e respondeu a todas as questões

01 Ago 2026 | 09:56 |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio regressou à competição pelo Sporting com a braçadeira de capitão e um golo. Depois de ter participado no Mundial de 2026, o central realizou os primeiros minutos da pré-temporada e reforçou o estatuto de principal líder da equipa para a nova época.


O internacional português foi titular no Sporting - Nottingham Forest, inaugurou o marcador e permaneceu em campo durante a primeira parte. Ao intervalo, ainda realizou alguns exercícios no relvado, antes de dar lugar a Eduardo Felicíssimo para os segundos 45 minutos.


Com a saída de Gonçalo Inácio, a braçadeira passou para Eduardo Quaresma. O 'camisola 72', que cumpriu a totalidade do encontro, já tinha exercido as funções de capitão nos anteriores jogos de preparação e deverá continuar a assumir um papel de destaque, depois de ter renovado contrato até 2031.


Gonçalo Inácio: "Vamos liderar o balneário juntos"

“Temos um grupo de capitães forte. Temos Eduardo Quaresma, Rui Silva, Nuno Santos e Maxi Araújo. Acho que, juntos, vamos liderar bem o balneário”, afirmou Gonçalo Inácio à TVI, revelando que o internacional uruguaio também integra os escolhidos de Rui Borges. “Queremos entrar fortes no campeonato, como sempre. O objetivo é ganhar o próximo jogo”, acrescentou.


O defesa desvalorizou ainda as saídas de jogadores influentes e mostrou confiança na equipa do Sporting. “As saídas acabam por ser normais no futebol. Na minha opinião, continuamos com um grupo forte e vamos continuar a lutar por mais títulos. Quando cheguei, notei logo a união do grupo”, referiu, antes de abordar a Seleção: “Espero continuar a ser chamado. Vou dar o meu melhor no clube e veremos como correrá o próximo estágio, em setembro”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Diomande ainda não está fechado: Ponto de situação da saída do Sporting
Futebol

Diomande ainda não está fechado: Ponto de situação da saída do Sporting

01 Ago 2026 | 09:25

Icon Comentário0
Craque do Sporting admite querer juntar-se a Vinícius Júnior: "Quero estar preparado"
Futebol

Craque do Sporting admite querer juntar-se a Vinícius Júnior: "Quero estar preparado"

01 Ago 2026 | 09:12

Icon Comentário0
Sporting quer 'agarrar' dupla de laterais no arranque de 2026/27; Saiba tudo
Futebol

Sporting quer 'agarrar' dupla de laterais no arranque de 2026/27; Saiba tudo

01 Ago 2026 | 08:56

Icon Comentário0