
Semanalmente, num conteúdo exclusivo para os nossos leitores, voltaremos atrás na máquina do tempo e contaremos a história de um jogador que tenha representado o Clube de Alvalade.
Na estreia desta rubrica, escolhemos Rodrigo Bonifácio da Rocha. Por esta altura, estarás a pensar, e com toda a razão, “quem é este senhor?”. No entanto, com toda a certeza, se te falarmos de Rodrigo Tiuí, já saberás de quem estamos a falar.
O avançado brasileiro de 34 anos joga atualmente no Uberaba SC, um clube que milita nas divisões inferiores do Brasil. Representou o Sporting CP por duas temporadas (2007 a 2009) e até nem tem muitos jogos realizados pelo Clube de Alvalade (24). Tiuí marcou apenas três golos pelos leões, mas dois deles ficarão para sempre guardados na memória da massa adepta verde e branca.
Na final da Taça de Portugal, no Jamor, no dia 18 de maio de 2008, Tiuí até começou no banco e só viria a entrar dentro das quatro linhas já no prolongamento. Nos 90 minutos, leões e dragões empataram a zero, mas Paulo Bento, na altura treinador do Sporting CP, haveria de lançar o brasileiro no jogo. O treinador português estaria longe de imaginar que Rodrigo Tiuí seria decisivo para o triunfo verde e branco, por 2-0, diante do FC Porto.
Já na segunda parte do prolongamento, no minuto 111, Bruno Pereirinha cruzou e, com alguma sorte à mistura, Tiuí disparou para o fundo das redes defendidas por Nuno Espírito Santo. Contudo, a história não ficou por aqui. Pouco depois (117’), num contra-ataque mortífero, Yannick Djaló cruzou e Lino ainda tentou o corte, mas, com um pontapé de bicicleta perfeito, o brasileiro fez o 2-0 e sentenciou o encontro.
A história do brasileiro no Sporting CP foi curta. Na temporada seguinte, Rodrigo Tiuí realizou apenas sete jogos e não marcou qualquer golo. Apesar de ter sido algo efémera a passagem do brasileiro por Alvalade, os adeptos verdes e brancos dificilmente se esquecerão de Tiuí.









