
Marcar golos é o objetivo principal do futebol – e da grande maioria das modalidades – mas, após análise aos marcadores da Liga NOS, e se contarmos apenas com os jogadores disponíveis, o melhor marcador do Sporting CP no campeonato este ano tem… três golos.
É verdade que Bruno Fernandes marcou oito tentos e que Luiz Phellype marcou seis, mas um saiu do Clube e o outro terminou a temporada devido a lesão, pelo que o Leonino excluiu estes dois jogadores destas contas.
Luciano Vietto assume, assim, o legado de melhor marcador do Sporting CP no campeonato, com três golos marcados, um ao FC Famalicão e dois ao Belenenses SAD. O jogador argentino já fez 1211 minutos este ano, o que dá um golo a cada 404 minutos, aproximadamente (ou seja, entre quatro e cinco jogos para marcar).
Seguem-se, depois, Coates, Wendel, Acuña e Raphinha, que saiu da equipa de Alvalade no final do mercado de verão, todos com dois tentos. Bolasie, Mathieu, Borja, Jésé e Jovane Cabral marcaram um golo cada, ou seja, nos jogadores disponíveis para Silas até ao final da temporada, estão jogadores que marcaram apenas 14 dos 32 golos marcados este ano, ou seja, menos de 50% dos tentos assinalados. Os jogadores do Sporting CP só marcaram 30 golos, os restantes dois foram auto-golos, marcados por João Meira (Vitória FC) e por Jadson (Portimonense SC).
Dos dois pontas de lança disponíveis, ainda nenhum marcou, sendo que ambos só puderam começar na janela de janeiro. Pedro Mendes e Andraž Šporar ainda não conseguiram fazer o gosto ao pé.
Na Liga Europa, o avançado esloveno é o melhor marcador do Sporting CP, ainda que só se vá estrear pelos leões amanhã. No clube anterior, Šporar marcou cinco tentos, os mesmos que Bruno Fernandes marcou. Luiz Phellype faturou por duas vezes, enquanto Pedro Mendes, Bolasie, Coates e Mathieu conseguiram um cada.
Os números são preocupantes, mesmo que nos jogos de 2020 para a Liga NOS – sete – os leões tenham marcado oito golos, mas apenas quatro deles por jogadores que podem contribuir no que falta da temporada. Por comparação, os melhores marcadores dos outros dois grandes têm 14 e sete golos, com Carlos Vinicius (SL Benfica) a ser o melhor marcador do campeonato e Alex Telles o melhor do FC Porto, respetivamente. Pizzi, com 12 tentos, é o segundo melhor marcador das águias e do campeonato. No SC Braga, Paulinho, com nove golos é o melhor artilheiro.









