
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
A equipa de voleibol feminino do Sporting CP recebeu e venceu, esta tarde, o Porto Vólei por 3-0, com os parciais de 25-15, 25-13 e 25-17. Desta forma, as leoas somaram a sétima vitória consecutiva para o Campeonato Nacional e somam agora 42 pontos, igualando a AVC Famalicão no quarto lugar, o último que dá acesso à fase de apuramento do campeão nacional.
Perante a presença significativa de adeptos leoninos, o Sporting CP entrou muito forte no encontro e rapidamente se colocou a vencer por 9-3, obrigando o treinador do Porto Vólei a parar o jogo. No entanto, a superioridade leonina continuou a ser total e aos 15-6 Renato Júnior pediu novo tempo técnico. Tal como da primeira vez, nada feito. As comandadas de Rui Pedro Costa estavam bastante bem no encontro e venceram, sem dificuldades de maior, o primeiro set por 25 – 15.
No segundo parcial, e com Ángel Dennis, Athos Costa e Renan Purificação nas bancadas, as leoas voltaram a não dar quaisquer hipóteses às adversárias. As opostas do Sporting CP, Bruna Gianlorenço e Maria Maio, estavam numa tarde inspirada e iam desfazendo a defensiva do Porto Vólei. Foi, sem grande surpresa, que o conjunto de Rui Pedro Costa venceu o segundo set por 25-13.
https://twitter.com/leoninopt/status/1229117465088659456
No terceiro parcial, apesar da equipa nortenha ter equilibrado, em alguns momentos, o encontro, o Sporting CP voltou a triunfar por 25-17. Nota para o apoio dos adeptos presentes no Pavilhão João Rocha, que, nos momentos mais difíceis, foram incansáveis puxando as nossas jogadoras para a mó de cima.
https://twitter.com/leoninopt/status/1229124327834038274
Apesar da vitória por parciais expressivos, a verdade é que a equipa do Porto Vólei é terceira classificada do Campeonato Nacional, com 43 pontos e, portanto, foi um triunfo enorme do voleibol feminino do Sporting CP. Com esta vitória – a sétima consecutiva para o campeonato –, as comandadas de Rui Pedro Costa deram um passo muito importante rumo ao play-off e igualaram a AVC Famalicão no quarto lugar, com 42 pontos. Na próxima jornada, a 21.ª, as leoas deslocam-se ao terreno do Clube Kairós. A partida realiza-se no dia 23 de fevereiro, domingo, pelas 15h00, nos Açores.
Clube verde e branco inicia uma fase de transição na próxima época e confirma abandono de muitos dos seus atletas mais utilizados
|
O Sporting anunciou a saída de nove jogadores do seu plantel de basquetebol: Denilson Tavares, Tim Guers, Cat Barber, Jeremiah Bailey, Ludgy Debaut, Nick Ward, Arnette Hallman, Keonté Kennedy e Isaiah Armwood, com este último a confirmar um Exclusivo Leonino
Através das suas redes sociais, o Clube de Alvalade revelou que estes nove atletas não regressarão ao Pavilhão João Rocha na próxima temporada. É de salientar que muitos dos nomes foram reforços para época 2024/25, mostrando evidentes sinais que o ano não correu de feição para o plantel de Luís Magalhães.
Dois dos nomes 'despachados', podem causar alguma surpres. Cat Barber chegou a Alvalade para assumir o papel de primeiro base, depois de revelar no basquetebol português pelo Porto (2022/23) e ter somado algumas participações na NBA ao serviço dos Atlanta Hawks (2020/21).
Outro nome é o de Isaiah Armwood. O extremo desiludiu as aspirações da equipa técnica do Sporting ao somar uma média de apenas 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas, depois de uma primeira passagem em 2022/23, na qual fez melhores exibições e teve maior influência na equipa.
O Sporting vai preparando a próxima temporada e, para colmatar ausências, Frederico Varandas já assegurou a contratação de Rui Palhares, Miguel Correia, João Embaló, o regresso de João Fernandes e o retorno de empréstimo de Malik Bowman.
Confira, abaixo, a publicação do Sporting:
Remate certeiro apontado por jogador do Clube de Alvalade ainda na fase de grupos da competição europeia merece grande destaque
|
O melhor golo da edição 2024/25 da Liga dos Campeões de Andebol foi apontado por Jan Gurri, central do Sporting. O remate certeiro, distinguido pela Federação Europeia de Andebol, foi assinado pelo atleta leonino no duelo frente aos alemães do Fuchse Berlin, referente à quinta jornada do grupo A da prova europeia.
Logo no terceiro minuto do jogo disputado no Pavilhão João Rocha, Jan Gurri recebeu uma bola no ar aos seis metros e finalizou com uma pirueta completa. Vale sublinhar que o remate certeiro do internacional espanhol já tinha sido eleito, no passado mês de março, como o melhor da fase de grupos da Liga dos Campeões de Andebol.
Recorde-se que, em 2024/25, o Sporting terminou o grupo A no segundo lugar da classificação, com 18 pontos, e qualificou-se diretamente, pela primeira vez, para os quartos de final da EHF Champions League. Em toda a fase de grupos, a equipa verde e branca somou oito vitórias, dois empates e quatro derrotas, em 14 jogos.
Nos quartos de final, o Sporting foi eliminado pelos franceses do Nantes. Na primeira mão, em França, os gauleses venceram pela margem mínima (28-27) e, no segundo jogo, no Pavilhão João Rocha, voltaram a levar a melhor (32-30). A última edição da Liga dos Campeões de Andebol foi ganha pelos alemães do Magdeburgo que, na grande final, bateram o Fuchse Berlin por 32-26.
Na temporada que agora termina, a equipa de andebol do Sporting fez o pleno, a nível interno, conquistando o bicampeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça. A formação leonina detém a hegemonia da modalidade em Portugal, tendo mesmo vencido os últimos sete troféus nacionais de forma consecutiva. Para a próxima temporada, de forma a lutar novamente por todos os títulos possíveis, o Clube de Alvalade já terá assegurado a contratação de um central, que vai lutar pela posição com Jan Gurri.
Reveja, aqui, os melhores golos da EHF Champions League 2024/25:
Treinador da equipa de futsal dos leões está a uma vitória do inédito pentacampeonato, mas desloca-se à Luz sem jogador crucial no plantel
|
A equipa de futsal do Sporting está a uma vitória do inédito pentacampeonato. Para tal, os leões de Nuno Dias têm apenas de vencer o Benfica, no jogo quatro da final do playoff. A partida disputa-se esta quarta-feira, pelas 20h00, na Luz e Tomás Paçó é baixa de peso, por acumulação de amarelos.
Nuno Dias: "Benfica vai tentar contrariar o Sporting, mas esperava terminar já a Liga"
“Vão tentar contrariar e nós vamos tentar contrariá-los a eles. Vai ser um jogo com outra história, com outros protagonistas, outras dificuldades, sempre com dificuldades e da nossa parte tudo iremos fazer para terminar a Liga amanhã (quarta-feira). Vai ser difícil e à imagem do que têm sido todos os dérbis, são todos difíceis, apesar de os números não parecerem isso”, disse Nuno Dias, aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
No jogo anterior, o Sporting goleou o Benfica por 5-1 e Nuno Dias apontou a eficiência como grande diferença em relação aos dérbis anteriores: “A eficácia foi o ponto importante que nos fez vencer e ter números tão volumosos em relação ao último jogo. Não finalizámos tanto assim, mas das menos vezes que finalizámos em relação a outros jogos, finalizámos melhor, mais vezes na baliza.. Esperemos ver repetido amanhã”.
Nuno Dias: "5-1 no Sporting - Benfica foi um resultado volumoso, mas vitória justa"
“Marcámos cedo, mostrámos desde o apito inicial o que queríamos fazer neste jogo [de domingo], felizmente fomos eficazes, marcámos e ao fim de um minuto e meio estávamos a ganhar por dois, o que é sempre importante, começar a ganhar. Para a nossa equipa, então, que gere muito bem esse tipo de resultados, melhor ainda... Os últimos dois golos, o nosso e o do Benfica já pouco tiveram a ver com o desfecho final. Golos marcados nos momentos certos, cruciais no jogo, Isso ditou um resultado volumoso, acima de tudo difícil, mas justa a nossa vitória”, acrescentou Nuno Dias.
Para terminar, Nuno Dias rejeitou favoritismo histórico por ter vencido o jogo três e pediu apoio aos adeptos do Sporting: "Isso diz apenas que no passado isso aconteceu, não quer dizer que aconteça no presente ou que vá acontecer no futuro. São dados do passado e que na minha opinião não vão contar para nada. Esperava eu que contasse e que terminássemos isto já, era bom sinal... (Aos adeptos) que nos apoiem, que são importantes naquilo que é essa ajuda. São muito importantes, aliás. Cabe-nos fazer o nosso trabalho dentro do campo, a eles [adeptos] cabe fazer o trabalho fora do campo que é ‘empurrar-nos’ para as coisas boas. Nisso eles têm sido incansáveis".