
Modalidades
Exclusivo Leonino – Moura dos Santos arrasa jogador do Benfica após jogo com o Sporting: "Labrego"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
O Sporting ficou a conhecer os seus potenciais adversários na Liga dos Campeões de futsal. Depois de saírem derrotados na final do Campeonato Nacional, pelo Benfica os leões fazem parte do Grupo 4, onde vão encontrar as equipas do Kairat Almaty, Novo Vrijeme e Prishtina. Esta edição da prova milionária é marcada por uma diferença de formato na competição.
Esta quinta-feira dia 3 de julho, a UEFA realizou o sorteio da fase de grupos daquela que é a melhor competição de clubes. Apesar dos comandados de Nuno Dias não se terem sagrado pentacampeões nacionais, os leões asseguraram a sua a presença através do segundo lugar obtido na última edição da Liga Placard.
O sorteio ditou que o Sporting não vai ter um caminho facilitado. A formação de Alvalade está inserida no Grupo 4 com Novo Vrijeme e Prishtina, mas o destaque vai para os dois embates com a formação do Kairat Almaty, que se poderão provar fulcrais, visto serem duas das equipas com maior peso na história da competição.
É de mencionar que a UEFA apresenta um novo formato nesta edição da Liga dos Campeões de futsal. A realização da ronda preliminar e ronda principal com clubes organizadores dá lugar à realização de jogos no sistema casa e fora, onde se apuram três formações por cada um dos grupos da ronda principal. Já nos grupos da fase preliminar, apenas será qualificada uma formação. Serão disputados oitavos e quartos-de-final, apurando os participantes para a final-four, que determina o vencedor da competição. Esta última fase não sofre alterações.
Vale a pena recordar que, enquanto uma das melhores equipas do futsal europeu, o Sporting tem uma reputação a manter. Os leões já marcaram a sua presença na final na Liga dos Campeões de futsal, tendo inclusivamente se tornado campeões por duas vezes: 2018/19 (frente ao Kairat Almaty) e 2020/21 (frente ao Barcelona).
No seu habitual espaço de opinião, o conhecido adepto do Clube de Alvalade analisou dois casos semelhantes, julgados de forma oposta
|
André Pinotes Batista acusa os adeptos e comentadores associados ao Benfica de “clubite”. No seu espaço de opinião, o deputado do PS pôs em causa a dualidade de critérios no ajuizamento público do lance de Matheus Reis na final da Taça de Portugal, do Sporting, em contraste com o pisão de Andrea Belotti no Mundial de Clubes e as palavras de Raúl Moreira após a conquista encarnada do campeonato de futsal, referindo que a "cobardia é sorrateira".
André Pinotes Batista: "A clubite é um verbo reflexo que se conjuga sempre e apenas com os outros"
“A língua portuguesa é traiçoeira, a clubite é um verbo reflexo que se conjuga sempre e apenas com os outros. Na final da Taça de Portugal, o desequilíbrio de Matheus Reis com um pisão a Belloti fez correr tanta tinta que se temeu o fim da escrita. Perante centenas de milhares de pessoas, exortei Matheus a pedir desculpa e exortei o Sporting a condenar a frase infeliz, mesmo tendo sido proferida por alguém gravado sem consentimento”, revelou no jornal Record, antes de falar da diferença da perceção dos casos dos dois clubes.
“A cobardia é sorrateira, mas a convicção não se encolhe, nem se esconde na algibeira de peito do equipamento do clube do nosso coração. No Mundial de Clubes, quis o destino que Belloti, talvez sem intenção, concedo, pontapeasse uma cabeça e acabasse expulso. Um daqueles lances que, em Português de manhosa moral, só ‘acontecem a quem anda lá dentro’. E é verdade”, acrescentou.
André Pinotes Batista: "É sempre mais difícil fazer o certo quando são os nosso que estão errados"
De seguida, o deputado do Partido Socialista falou acerca das palavras de Raúl Moreira, onde o atleta encarnado foi visto proferir um cântico que vangloriava assassinatos: “Um mês mais tarde, no Pavilhão da Luz, o futsal do Benfica comemorava um título suadíssimo, mas justo. Entre sorrisos, medalhas e cerveja a correr pelos flancos, surge Raúl Moreira cantando, em plenos pulmões, que ‘ou ganha o Benfica ou matamos alguém’”.
Pinotes Batista fala num ensinamento, que pode ser aplicado aos adeptos, comentadores e profissionais associados ao Benfica: “O fascínio pela superioridade moral é antigo e infeliz. Se pisar era grave ontem, 'matar' não pode ser, hoje, força de expressão. Em Português, 'pisar' é transitivo, 'matar' é figurado e a moral, pelos vistos, é opcional. A clubite é o único idioma em que a decência é sempre estrangeira. É sempre mais difícil fazer o certo quando são os nossos que estão errados”.
Dérbi entre leões e águias ainda dá que falar e ícone da formação canarinha apontou dedo à equipa de arbitragem destacada pela FPF
|
Rodrigo Capita mostrou-se incrédulo com o lance do primeiro cartão amarelo de Alex Merlim, na última partida da final do Campeonato Nacional de futsal. A derrota do Sporting frente ao Benfica, por 4-3, teve uma arbitragem muito tendenciosa, o que motivou uma reação do internacional brasileiro.
Através de um vídeo publicado no seu canal de Youtube, a lenda do Magnus analisou o lance da primeira cartolina amarela para o ala de 38 anos. Capita não conseguiu esconder o seu riso ao ver a jogada e observar que Carlinhos simulou, após saltar sobre os pés de Merlim.
Entre risos, Rodrigo Capita voltou a rever a jogada, apontando o dedo à dupla composta por Rúben e Cristiano Santos: “Dá uma olhada na falta, olha quem está apitando”, atirou o fixo, mostrando ser conhecedor dos constantes erros dos juízes destacados para o dérbi.
Já depois deste cartão , Alex Merlim acabou por ser expulso na segunda parte do jogo. O internacional italiano rasteirou André Coelho, acertando na bola numa primeira instância, já depois de ter sido empurrado pelo fixo encarnado. Mesmo após revisão no sistema de vídeo, Rúben e Cristiano Santos seguiram com a decisão de admoestar o 'camisola 29' do Sporting com cartão vermelho.
No final da partida, o Sporting acabou por sair derrotado pelo Benfica por 4-3, no Pavilhão João Rocha e falhou o pentacampeonato, um feito que seria inédito da história do Clube e do futsal português. Assim, os encarnados festejaram o nono campeonato do seu palmarés, já o Clube de Alvalade soma 19 e só João Matos, capitão dos leões, tem 12.
Confira, abaixo, a reação de Rodrigo Capita:
Internacional português foi cedido pelos verdes e brancos, mas clima de instabilidade levou a que regressasse a Alvalade... temporariamente
|
Tiago Macedo, ala do Sporting, foi emprestado ao Mes Sungun do Irão. No entanto, devido ao conflito armado que se vive naquela região do Médio Oriente, Frederico Varandas, Presidente dos leões, decidiu cancelar a cedência do futsalista de 20 anos.
A notícia foi avançada por Steve Harris - jornalista especializado em futsal asiático - garantindo que Macedo, por questões de segurança, acabou por ter de rescindir contrato com o Mes Sungun, visto que o clima de instabilidade vivido no Irão é bastante elevado.
Desta forma, o ala do Sporting está de regresso a Portugal, mas deverá ficar a conhecer o seu futuro nos próximos dias. Para já, o cenário mais provável passa por Macedo não entrar no planeamento da próxima época, sendo novamente emprestado.
Em 2024/25, o internacional português esteve cedido pelo Sporting ao Córdoba. Em Espanha, o canhoto disputou um total de 28 partidas, tendo apontado dois golos pelo emblema que terminou o campeonato no 12.º lugar da classificação, com 33 pontos.
O ala estreou-se na equipa principal de futsal do Sporting em 2021/22, quando ainda era peça-chave dos juniores verdes e brancos, tal como na temporada seguinte, em 2022/23. No total, às ordens de Nuno Dias, Macedo contabilizou 38 jogos, cinco golos marcados e três assistências. Pelos leões já venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Confira este golo de Tiago Macedo: