![Guardiola continua traumatizado com o Sporting: "Depois de..."](/storage/media-items/images/2024/11/ruben-amorim-sporting-pep-guardiola_20241106040329.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Valeri Bojinov nasceu no dia 15 de fevereiro de 1986 e começou a sua jornada no futebol em Malta, onde deu os primeiros toques na bola ao serviço do Pietà Hotspurs. Com apenas 14 anos, o seu talento levou-o a ser contratado pelo Lecce, clube italiano onde concluiu a sua formação. No dia 22 de janeiro de 2002, ainda com 15 anos, tornou-se o jogador estrangeiro mais jovem de sempre a disputar um jogo na Serie A, começando a destacar-se como uma das grandes promessas do futebol europeu.
A ascensão meteórica levou-o à Seleção da Bulgária, onde se estreou no Euro 2004, com apenas 18 anos. No início de 2005, a Fiorentina pagou 13 milhões de euros para garantir o seu passe. Em Florença, brilhou ao lado de Luca Toni, mostrando a sua versatilidade ao atuar tanto como avançado de referência como descaído para os flancos.
O seu desempenho chamou a atenção da Juventus, que o contratou por empréstimo na temporada 2006/07. Apesar de contribuir para a subida da equipa à Serie A após o escândalo do Calciopoli, a Juve não exerceu a opção de compra. O destino seguinte foi o Manchester City, que pagou cerca de 8 milhões de euros pelo jogador, atualmente foi o Sporting que "roubou" um jogador à equipa inglesa. No entanto, a passagem por Inglaterra ficou marcada por graves lesões, que o impediram de ter êxito na Premier League.
Depois de um período conturbado, Bojinov regressou a Itália para jogar no Parma, inicialmente por empréstimo, acabando por assinar um contrato de cinco temporadas. No entanto, a segunda época no clube não correu como esperado e passou a ter um papel secundário. Em 2011, mudou-se para Portugal, onde assinou pelo Sporting, por 2,6 milhões de euros. A experiência em Alvalade ficou marcada por um episódio polémico: num jogo da Taça da Liga frente ao Moreirense, desrespeitou as ordens do treinador ao insistir em marcar um penálti, que falhou, o que levou à sua suspensão e posterior empréstimo ao Lecce.
Com um contrato longo e um salário elevado, o Sporting tentou desvincular-se do jogador, mas as tentativas de colocação falharam. Em 2013, o clube rescindiu unilateralmente com Bojinov, alegando abandono do posto de trabalho, depois de este ter treinado no Slávia de Sófia sem autorização. A partir daí, a sua carreira entrou em declínio, passando por diversos clubes, incluindo Levski Sófia, Partizan Belgrado e até pelo futebol chinês. De leão ao peito chegou a realizar apenas 16 jogos e marcou 3 golos.
Em outubro de 2023, após uma longa lista de clubes e sem nunca recuperar o brilho dos primeiros anos, Bojinov decidiu pendurar as botas no Kostenets, encerrando assim uma carreira marcada por grandes expectativas não alcançadas, mas também por outros grandes momentos de instabilidade e decisões infelizes. Ao longo da sua carreira, Bojinov disputou 513 jogos oficiais por 19 equipas diferentes, marcando 122 golos no total.
Onda de problemas físicos que tem vindo a afetar o Sporting esta época não tem fim à vista e há, agora, mais um jogador afetado
|
A equipa de juniores do Sporting venceu a congénere do Monaco, esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, por 4-0, na partida referente aos 16 avos de final da UEFA Youth League, mas nem tudo sobre este jogo foi um 'mar de rosas'. Gabriel Silva, que marcou um dos golos da vitória, sofreu uma lesão e já é conhecido o tempo de paragem.
O avançado, de 17 anos, já foi chamado aos trabalhos da equipa principal do Sporting, mas pelo menos durante as próximas três semanas terá de ficar parado, devido a uma entorse. Esta é, assim, uma contrariedade para João Pereira e, também, para Rui Borges, que em caso de necessidade já não poderá recorrer ao jovem.
Gabriel Silva, vale notar, fez toda a sua formação no Sporting e esta época tem estado em grande destaque pela segunda equipa dos leões, com cinco golos e duas assistências em 14 partidas. Além disso, soma também um jogo pelos sub-23 e mais sete pelos sub-19, com cinco golos e duas assistências.
Os juniores do Sporting seguem de vento em pompa na prova europeia, até porque ainda não contam com nenhuma derrota na mesma. Os comandados de João Pereira, depois do triunfo sobre o conjunto monegasco, estão agora à espera para conhecerem o próximo adversário.
Os golos da partida diante do Monaco, recorde-se, foram apontados desde cedo, com Gabriel Silva, precisamente, a abrir o ativo. Flávio Gonçalves dobrou a vantagem verde e branca aos 29 minutos, a passe de Manuel Mendonça, com este último a marcar o terceiro na segunda parte. Flávio Gonçalves fechou as contas da partida nos 4-0, com um grande golo aos 83 minutos.
Comentador CNN não compreende o que está a acontecer com a equipa leonina durante toda a temporada e sublinha que agora se viu um agravamento da situação
|
André Pipa, comentador desportivo da CNN Portugal, considera que o que se está a passar com os jogadores do plantel do Sporting não é normal, referindo-se às inúmeras lesões dos atletas leoninos, numa saga que parece não ter fim à vista, enumerando o atual histórico de jogadores lesionados: "Tem 12 jogadores lesionados, 103 total de jogos perdidos, e 614 dias fora".
Continuando a sua análise, André Pipa é claro, sublinhando que "alguma coisa não está a correr bem, pode acontecer um azar dos Távoras, porque a impressão que dá é que todos os jogos o Sporting perde um jogador por lesão, ou há um jogador que se arrisca a sofrer uma recaída".
O comentador da CNN Portugal está convicto de que "temos de aceitar que é uma época de ir às bruxas, porque parece que tudo o que pode correr mal, corre", enunciando todas as contrariedades que a equipa leonina tem enfrentado desde o início da temporada.
Fazendo referência ao assunto do momento, a lesão de Viktor Gyokeres, André Pipa esclarece: "Qual é a lesão do Gyokeres? Não se é suficientemente explicito, nem se põe a informação toda cá para fora. Também reconheço que informações médicas são um assunto delicado e também se deve respeitado".
De recordar que a formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, frente ao Arouca. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra tem pontapé de saída agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade e já é conhecido o árbitro que apita o duelo da 22.ª jornada do campeonato nacional.
Lateral desejado pela Direção leonina falhou um jogo esta quinta-feira por problemas físicos e levanta dúvidas sobre a sua contratação
|
E numa altura em que as lesões são o principal problema do Sporting esta temporada, só faltava mesmo esta notícia para compor, ainda mais, o ramalhete. Georgios Vagiannidis, principal alvo definido por Frederico Varandas para reforçar o Sporting o quanto antes, falhou o encontro entre o Panathinaikos e o Vikingur Reykjavik precisamente por problemas físicos.
O lateral direito ficou de fora da ficha de jogo em mais uma noite de Liga Conferência Europa e a sua ausência foi notada, até porque o emblema grego acabou derrotado fora de casa, por 2-1, e viu complicar-se a passagem à próxima fase da competição europeia. O único golo dos visitantes foi apontado por Fotis Ioannidis, avançado que esteve perto de rumar a Alvalade no verão passado.
De acordo com a imprensa grega, Vagiannidis, jogador de 23 anos, sofreu uma contusão no jogo contra o Aris, para o campeonato, e mais tarde, após ter sido feita uma ressonância magnética, apurou-se que foi contraída uma contusão de primeiro grau na coxa, o que levará a que o jogador fique afastado entre duas a três semanas.
Georgios Vagiannidis ainda chegou a ser alvo de uma primeira abordagem do Sporting junto do Panathinaikos, no último mercado de inverno, mas o emblema agora orientado pelo técnico português Rui Vitória recusou ficar sem o jogador para já, alegando que o mesmo é fundamental para o cumprimento dos objetivos definidos para esta época. Assim, o Sporting espera voltar à carga já no próximo defeso de modo a colmatar uma das suas principais deficiências no plantel.
Vagiannidis, vale notar, tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028, estando avaliado em 6 milhões de euros. Esta época já apontou um golo e uma assistência em 28 jogos disputados pelo clube, números que se somam a mais três partidas realizadas pela seleção grega, a contar para a Liga das Nações.