Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Valeri Bojinov: Do Manchester City ao polémico penálti no Sporting

Avançado búlgaro chegou a Alvalade rotulado de craque, mas nunca convenceu e acabou mesmo dispensado dos verdes e brancos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

14 Fev 2025 | 10:28 |

Icon Comentário0

Valeri Bojinov nasceu no dia 15 de fevereiro de 1986 e começou a sua jornada no futebol em Malta, onde deu os primeiros toques na bola ao serviço do Pietà Hotspurs. Com apenas 14 anos, o seu talento levou-o a ser contratado pelo Lecce, clube italiano onde concluiu a sua formação. No dia 22 de janeiro de 2002, ainda com 15 anos, tornou-se o jogador estrangeiro mais jovem de sempre a disputar um jogo na Serie A, começando a destacar-se como uma das grandes promessas do futebol europeu.


A ascensão meteórica levou-o à Seleção da Bulgária, onde se estreou no Euro 2004, com apenas 18 anos. No início de 2005, a Fiorentina pagou 13 milhões de euros para garantir o seu passe. Em Florença, brilhou ao lado de Luca Toni, mostrando a sua versatilidade ao atuar tanto como avançado de referência como descaído para os flancos.


O seu desempenho chamou a atenção da Juventus, que o contratou por empréstimo na temporada 2006/07. Apesar de contribuir para a subida da equipa à Serie A após o escândalo do Calciopoli, a Juve não exerceu a opção de compra. O destino seguinte foi o Manchester City, que pagou cerca de 8 milhões de euros pelo jogador, atualmente foi o Sporting que "roubou" um jogador à equipa inglesa. No entanto, a passagem por Inglaterra ficou marcada por graves lesões, que o impediram de ter êxito na Premier League.


Depois de um período conturbado, Bojinov regressou a Itália para jogar no Parma, inicialmente por empréstimo, acabando por assinar um contrato de cinco temporadas. No entanto, a segunda época no clube não correu como esperado e passou a ter um papel secundário. Em 2011, mudou-se para Portugal, onde assinou pelo Sportingpor 2,6 milhões de euros. A experiência em Alvalade ficou marcada por um episódio polémico: num jogo da Taça da Liga frente ao Moreirense, desrespeitou as ordens do treinador ao insistir em marcar um penálti, que falhou, o que levou à sua suspensão e posterior empréstimo ao Lecce.

Com um contrato longo e um salário elevado, o Sporting tentou desvincular-se do jogador, mas as tentativas de colocação falharam. Em 2013, o clube rescindiu unilateralmente com Bojinov, alegando abandono do posto de trabalho, depois de este ter treinado no Slávia de Sófia sem autorização. A partir daí, a sua carreira entrou em declínio, passando por diversos clubes, incluindo Levski Sófia, Partizan Belgrado e até pelo futebol chinês. De leão ao peito chegou a realizar apenas 16 jogos e marcou 3 golos.


Em outubro de 2023, após uma longa lista de clubes e sem nunca recuperar o brilho dos primeiros anos, Bojinov decidiu pendurar as botas no Kostenets, encerrando assim uma carreira marcada por grandes expectativas não alcançadas, mas também por outros grandes momentos de instabilidade e decisões infelizes. Ao longo da sua carreira, Bojinov disputou 513 jogos oficiais por 19 equipas diferentes, marcando 122 golos no total.


Futebol

Sporting bate AFS SAD e encontra o Porto nas 'meias' da Taça de Portugal

Verdes e brancos venceram os avenses esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, nos 'quartos' da prova rainha, já no decorrer do prolongamento

Sporting venceu o AFS SAD e tem presença assegurada nas meias-finais da Taça de Portugal, onde vai encontrar o Porto
Sporting venceu o AFS SAD e tem presença assegurada nas meias-finais da Taça de Portugal, onde vai encontrar o Porto

05 Fev 2026 | 23:31 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o AFS SAD por 3-2 no prolongamento, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Num jogo contra a equipa orientada por João Henriques, disputado no Estádio José Alvalade, os leões não tiveram dificuldades e marcam presença nas meias, onde vão defrontar o Porto.


Os leões entraram para dominar e assim foram todos os primeiros 45 minutos, frente a um adversário que pouco conseguiu sair a jogar. Luís Guilherme estreou-se a marcar de verde e branco com uma bola em arco de grande efeito, aos 29’.


No regresso dos balneários, a toada manteve-se e o Sporting continuou em cima do jogo. Luís Suárez tentou marcar novamente de calcanhar, mas Paulo Vitor inseriu a bola na própria baliza e permitiu o 2-0 dos leões (49’). Pouco depois, o AFS marca de grande penalidade, por mão de Morten Hjulmand na área (63’). Nota ainda para o regresso de Nuno Santos à competição, que mereceu uma ovação por parte de todos os adeptos em Alvalade. Ao cair do pano, a equipa visitante marcou novamente de penálti (90’+1), levando o jogo para prolongamento. A quatro minutos do final, Geny Catamo garantiu a vitória leonina.


Com esta vitória – a 26.ª em 35 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges seguem em frente na Taça de Portugal, onde vão defrontar o Porto, numa eliminatória a duas mãos por um lugar no Jamor. O primeiro jogo está marcado para 3 de março, em Alvalade.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.



Futebol

Mais uma! Sporting lança edição especial que está a gerar controvérsia

Produto já está disponível na Loja Verde e recupera um modelo icónico do início dos anos 2000, criado pela histórica Nike

Aderindo à 'onda retro', o Sporting, juntamente com a marca Palace, lançam uma nova camisola. O modelo da mesma é inspirado no icónico modelo, Total 90, da Nike
Aderindo à 'onda retro', o Sporting, juntamente com a marca Palace, lançam uma nova camisola. O modelo da mesma é inspirado no icónico modelo, Total 90, da Nike

05 Fev 2026 | 17:49 |

Icon Comentário0

O Sporting colocou à venda uma edição especial da camisola Nike Total 90, inspirada num dos modelos mais marcantes do início dos anos 2000. O produto integra as coleções de 2025 e 2026 da marca norte-americana e já se encontra disponível na Loja Verde, direcionado sobretudo para o público adepto de streetwear.


A iniciativa surge no contexto de uma tendência retomada pela Nike, que decidiu recuperar o conceito Total 90, utilizado por vários clubes e seleções no arranque do novo milénio. O Sporting - que foi recentemente comentado de forma não muito positivajunta-se assim a outros emblemas que também lançaram produtos semelhantes, como Barcelona e Paris Saint-Germain.


A camisola foi desenvolvida em parceria com a Palace, marca associada ao universo urbano, reforçando o posicionamento do artigo fora do contexto competitivo. Ao contrário dos equipamentos oficiais utilizados em jogo, esta edição especial não está destinada às competições oficiais da equipa principal.


Ainda assim, são várias as opiniões controversas sobre a camisola em questão. "Template já existente da Nike e toca a meter o símbolo antigo", "Isto é real?!", "Feia que dói", "Horrível" e "Saudades da Macron" são alguns dos comentários que se vão lendo pelas redes sociais.

Vale a pena recordar que que o emblema verde e branco entra em campo hoje frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade. 


Confira a camisola:


Futebol

José Nunes sobre caso Hjulmand: "Existe um constrangimento entre Sporting e jogador"

Em recente análise ao polémico tema que envolve o 'camisola 42' dos leões, jornalista acredita que existe um desconforto por parte do Clube

Ao comentar a situação à volta de Morten Hjulmand, presente em transmissão da NOW, José Nunes afirma que existe uma incomodidade vinda do Sporting
Ao comentar a situação à volta de Morten Hjulmand, presente em transmissão da NOW, José Nunes afirma que existe uma incomodidade vinda do Sporting

05 Fev 2026 | 16:43 |

Icon Comentário0

Ao abordar o recente e polémico caso que envolve o nome do capitão do Sporting, Morten Hjulmand, José Nunes acredita haver "uma incomodidade e um constrangimento" entre o Clube de Alvalade, treinador e jogador, no que toca ao seu afastamento no jogo de domingo, frente ao Nacional.


José Nunes: "Há aqui uma incomodidade e um constrangimento entre Sporting e Hjulmand"


"Pode-se perceber que há aqui uma incomodidade e um constrangimento de todas as partes do Sporting, do treinador, e presumo de Hjulmand também. Recordo-me que, em todo o caso, Gyökeres, A forma como as coisas decorreram na parte final da sua ligação ao Sporting aponta um bocadinho nesse sentido", começou por dizer, em comentário no canal NOW.


"Neste caso específico, é evidente que há uma situação de desconforto para toda a gente, a partir do momento em que o Sporting quis afastá-lo do jogo do campeonato frente ao Nacional, um jogo que, por acaso, o Sporting conseguiu resgatar os três pontos", destacou o jornalista.

José Nunes: "O seu afastamento compulsivo, no jogo diante o Nacional, causou algo"


"Não sabemos o que teria acontecido se Morten Hjulmand estivesse em campo. Mas, em todo o caso, um jogador que joga sempre a ser afastado desta forma, eu diria compulsiva, da equipa, de tal forma que nem assistiu ao jogo, mesmo sendo o capitão, que nem se deslocou ao Estádio José de Alvalade, evidentemente que causou algo", concluiu assim José Nunes.

Recorde-se que Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. Contudo, o médio e capitão do Sporting, está de regresso às opções, voltando à titularidade no jogo de hoje, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex dirigente do Sporting não esquece Gyökeres, nem Luis Suárez: "Deixa saudades, mas..."
Futebol

Ex dirigente do Sporting não esquece Gyökeres, nem Luis Suárez: "Deixa saudades, mas..."

05 Fev 2026 | 15:52

Icon Comentário0
Pepê antevê clássico Porto - Sporting e atira: "Sabemos que..."
Futebol

Pepê antevê clássico Porto - Sporting e atira: "Sabemos que..."

05 Fev 2026 | 14:07

Icon Comentário0
Há mais depois de Francisco Trincão! Confira a geração 2030 no Sporting
Futebol

Há mais depois de Francisco Trincão! Confira a geração 2030 no Sporting

05 Fev 2026 | 13:34

Icon Comentário0