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Clube
15 Nov 2022 | 21:59 |
Frederico Varandas voltou, esta terça-feira, 15 de novembro, a explicar os motivos da venda de Matheus Nunes. Em entrevista à RTP 3, o Presidente do Sporting revelou que os leões precisam de fazer, no verão passado, 80 milhões de euros em vendas. O líder verde e branco deu o exemplo dos rivais para justificar esta decisão.
“Matheus nunes era dos melhores jogadores, mas é menorizar aquele grupo ao dizer que está a 12 pontos porque o Matheus Nunes saiu. É uma patetice. Ruben Amorim, como qualquer outro treinador, não quer vender o jogador e é essa função do treinador. Eu tenho de zelar pelo interesse do jogador e do Sporting”, começou por afirmar Frederico Varandas.
“Não tinha de ser vendido o Matheus Nunes. O Sporting tinha de fazer cerca de 80 milhões de vendas. Por questões de fair play financeiro. Não é só o Sporting que vende. O Benfica e o Porto têm décadas a vender acima de 80 milhões por ano. Se o meu treinador ficasse satisfeito por perder o Matheus, era louco, como é óbvio. É a realidade do futebol português ter de vender. O Benfica vendeu mais de 100 milhões, o Porto mais de 120”, atirou Varandas.
“De 2017 a 2020, antes da Covid, o Sporting tinha uma média de vendas de 83,3 milhões por ano. Nesta famosa época, fizemos 78,5 milhões em vendas. Ficámos abaixo da média do que o Sporting vendia antes da COVID. Faço vendas não só por necessidade de tesouraria, mas também pelo fairplay financeiro”, referiu Frederico Varandas.
Por fim, o líder leonino voltou a falar dos rivais para justificar a venda de Matheus Nunes: “O Porto, campeão nacional, fez vendas de mais de 120 milhões de euros em junho. Fez porquê? Foi campeão nacional, perdeu três titulares e um central a custo zero. Porque se não fizesse as vendas, estava fora das competições europeias. Hoje em dia não é só sobre as questões de tesouraria. Para podermos ter um orçamento de x, temos de ter receitas de y. Sabemos como é o mercado português. Se queremos ter mais investimento, temos de fazer receitas extraordinárias”.
Frederico Varandas foi eleito Presidente do Sporting em setembro de 2018, alcançando 42,32 % dos votos. No segundo lugar, ficou João Benedito, com 36,84 % das intenções de voto. Este foi o ato eleitoral mais concorrido da história dos leões, com 22.510 votantes.
O primeiro mandato de Frederico Varandas ficou inevitavelmente marcado pela conquista do Campeonato Nacional, na temporada 2020/21. Neste quadriénio, o líder leonino registou, ainda, a maior venda de sempre dos verdes e brancos, com Bruno Fernandes a render mais de 60 milhões de euros aos cofres do Sporting.
Em março deste ano, Varandas foi reeleito Presidente do Clube de Alvalade, conseguindo uns esmagadores 85,8 % dos votos. Nuno Sousa (7,3 %) e Ricardo Oliveira (2,95 %) ficaram no segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Na última segunda-feira, vice-presidente do Clube de Alvalade partilhou mensagem sobre operação, liderada pelo mercado norte-americano
28 Out 2025 | 07:57 |
Na última segunda-feira, dia 27 de outubro, Francisco Salgado Zenha recorreu à rede social Linkedin com o objetivo de destacar a emissão de obrigações de 225 milhões de euros no Sporting, para investimento no Estádio José Alvalade. O vice-Presidente dos verdes e brancos alertou que, há uns anos, o Clube "vivia um momento de fragilidade financeira", mas que agora "dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição".
"Através da Sporting Entertainment S. A., o Clube concluiu com sucesso uma emissão de obrigações de €225 milhões, com prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%. A operação foi liderada pelo mercado norte-americano, cuja procura — 8,5 vezes superior à oferta, atingindo cerca de €2 mil milhões — demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de sports entertainment", pode ler-se.
O Sporting volta a entrar em campo já na terça-feira, dia 28 de outubro, frente ao Alverca. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30.
Confira a mensagem na íntegra:
Há apenas alguns anos, o Sporting Clube de Portugal vivia um momento de fragilidade financeira. Hoje, dá um passo histórico no caminho da solidez e da ambição.
Através da Sporting Entertainment S.A., o Clube concluiu com sucesso uma emissão de obrigações de €225 milhões, com prazo de 28 anos e uma taxa fixa de 5,75%.
A operação foi liderada pelo mercado norte-americano, cuja procura — 8,5 vezes superior à oferta, atingindo cerca de €2 mil milhões — demonstra a confiança de investidores internacionais com um histórico profundo no setor de sports entertainment.
Esta emissão obteve rating “investment grade” (BBB pela Morning Stars e BBB- pela Fitch Ratings, marcando o regresso daFitch Ratingsa emissões de clubes de futebol na Europa desde a operação do Real Madrid CF.
Para o Sporting Clube de Portugal, significa mais do que um selo financeiro — é o reconhecimento internacional de um projeto reconstruído sobre rigor, visão e credibilidade.
É a confirmação de que o Clube voltou a inspirar confiança e respeito no panorama global.
Mais do que uma operação, este é um marco estrutural: cria as bases para uma nova etapa de crescimento, permitindo ao Sporting Clube de Portugal acelerar o seu caminho para se afirmar como um hub global de entretenimento e lifestyle, onde o futebol é o centro, mas a experiência, a inovação e a emoção são o futuro.
Quero expressar o meu profundo agradecimento André Bernardo e à sua equipa — em especial à Teresa Muller e Sousa — pelo rigor e determinação ao longo de todo o processo.
Agradeço igualmente o enorme contributo do André Varela e Helena Morais Lima e as suas equipas, que foram incansáveis ao longo de todo o processo, e aos nossos parceiros estratégicos — J.P. Morgan, PLMJ e Legends Global, entre outros — cuja colaboração foi essencial para o sucesso desta transação.
Este momento marca uma nova era para o Sporting Clube de Portugal: a de uma instituição financeiramente sólida, globalmente respeitada e pronta para transformar a forma como vivemos o desporto e o entretenimento.
Porque quando se alia visão a execução, o impossível torna-se inevitável.
Confira algumas obras já realizadas:
SAD dos verdes e brancos, liderada por Frederico Varandas, comunicou a transação na última quinta-feira, 23 de outubro, à CMVM
24 Out 2025 | 07:17 |
A SAD do Sporting anunciou, na última quinta-feira, dia 23 de outubro, ter procedido ao reembolso integral da operação de titularização “Lion Finance no. 2”, num montante próximo dos 69 milhões de euros. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube explicou esta operação.
A mesma tem por base a cessão dos créditos dos direitos televisivos da NOS à Sagasta Finance, que foi concluída sem quaisquer encargos financeiros associados. Com esta liquidação, a Sporting SAD e a Sporting Comunicação e Plataformas readquirem a totalidade dos créditos do contrato com a NOS até ao final do mesmo.
“Na sequência da conclusão da operação de emissão de obrigações da Sporting Entertainment, S.A. (adiante Sporting Entertainment) realizada no dia 22 de outubro de 2025, informa-se que, na presente data, a operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 2”, assente na cessão de créditos emergentes do Contrato de Cessão de Direitos Televisivos da NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A. (adiante Contrato NOS) à Sagasta Finance STC, S.A. (adiante Sagasta Finance) e na subsequente emissão de obrigações emitidas pela Sagasta Finance foi, por deliberação unânime dos obrigacionistas, reembolsada, integralmente, pelo montante de EUR 68.792.338,48”, lê-se no comunicado.
Vale lembrar, ainda, que esta operação está diretamente ligada à recente emissão obrigacionista de 225 milhões de euros por parte da Sporting Entertainment, destinada a financiar o projeto de modernização do Estádio José Alvalade e reforçar a estrutura financeira do grupo.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próximo domingo, dia 26 de outubro, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ivo Vieira, jogar-se-á no Estádio João Cardoso, às 18h00.
Antiga figura política, e da comunicação social nacional faleceu recentemente. No discurso durante o funeral, o filho mencionou o Clube de Alvalade
23 Out 2025 | 15:49 |
Francisco Pedro Balsemão fez questão de ressalvar que toda a família de Francisco Pinto Balsemão era adepta do Sporting. O filha da figura política nacional, que faleceu recentemente, fez um discurso de homenagem ao pai, esta quinta-feira, dia 23 de outubro, e não se esqueceu do Clube de Alvalade.
"Construiu uma família que tudo fará para continuar o seu legado”, constituída pelos 20 descendentes - entre filhos, netos e bisnetos - “todos Sportinguistas”. “Somos unidos, fortes, divertidos como ele quis", explicou, durante o seu discurso, Francisco Pedro Balsemão.
Relembrar que a notável figura política em Portugal - foi um dos fundadores do PSD - bem como uma personalidade forte no campo da comunicação social - criador do grupo Imprensa, que detém a SIC e o Expresso - morreu na passada terça-feira, 21 de outubro, com 88 anos de idade.
Entretanto, já foram várias as personalidades portugueses que deixaram o seu testemunho e a sua homenagem para com Francisco Pinto Balsemão. Entre muitas vozes, destacam-se as de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Luís Montenegro, Primeiro Ministro português.
Francisco Pinto Balsemão era, de resto, adepto e sócio do Sporting Clube de Portugal, - que venceu ontem para a Liga dos Campeões - emblema que apoiava desde criança. Futebol, hóquei em patins, ténis ou golfe eram algumas das modalidades preferidas da personalidade nacional que nos deixou na última terça-feira, dia 21 de outubro.
Vídeo relacionado - Sporting vence o Marselha na UEFA Youth League: