Modalidades
Portugal garante 'quartos' do Euro e há um jogador do Sporting a brilhar
28 Jan 2026 | 12:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
11 Mar 2020 | 09:08 |
Estamos à beira de mais um dérbi dos dérbis. Desta vez, infelizmente, à porta fechada. Amanhã (quinta-feira, 12 de março), começa a final-eight da Taça de Portugal de futsal e logo com um Sporting-Benfica. Leões e águias entram na quadra pelas 21h30, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, para lutarem pela passagem às meias-finais.
Ninguém quer perder, aliás, ninguém “pode” perder contra o maior rival. A verdade é que, este jogo, tem a particularidade extra de ser à porta fechada, algo que tem vindo a enlouquecer os adeptos de ambas as equipas desde que a FPF lançou o comunicado a dizê-lo (LER AQUI). Nunca tivemos um dérbi destes à porta fechada, mas dizem que há uma primeira vez para tudo, certo? Desta vez, veremos as bancadas despidas, algo raro num jogo grande como este, e veremos, ainda, qual a diferença a nível do jogo-jogado que as mesmas podem ter no resultado final.
Afastar os fantasmas de Matosinhos
A última vez que os comandados de Nuno Dias se deslocaram a Matosinhos para enfrentarem uma competição do género, não terminou da melhor forma. Foi mesmo em janeiro deste ano que, frente ao mesmo adversário, os leões perderam a final da Taça da Liga, por 5-4 (LER AQUI).
Como todos os dérbis são diferentes, este, sem dúvida, não será exceção. A equipa leonina regressa, agora, a Matosinhos para vencer, e isso tem estado bem claro nos objetivos leoninos, sendo que, além da Liga Placard, esta é a única competição que ainda podem vencer e, como tal, não quererão abdicar disso mesmo. Os verdes e brancos estão numa das suas melhores fases e ocupam, atualmente, o primeiro lugar da Liga Placard, com 55 pontos, sendo seguidos atentamente pelo SL Benfica, com 53. Estáveis e a apenas seis partidas do final da fase regular, os leões são a equipa com mais vitórias e mais goleadas do campeonato, o que faz crer que chegarão ao final da fase regular neste posto.
Mas vamos ao que interessa: a Taça de Portugal, a verdadeira prova rainha que o Clube de Alvalade quer conquistar pelo terceiro ano consecutivo. Para chegarem à final-eight, os verdes e brancos tiveram pela frente o Caxinas e a AD Fundão, ambos fora de portas. Quanto ao primeiro adversário, ainda nos 16-avos-de-final, os leões golearam por 7-1, seguindo em frente sem qualquer dificuldade. No entanto, a partida frente aos fundanenses teve outra história. É verdade que os pupilos de Nuno Dias acabaram por vencer por 4-2 estes oitavos-de-final, mas foi, somente, após prolongamento, pois os homens do Fundão deram muita luta.
Tentativa de roubar o trono ao leão
Há duas épocas consecutivas que o Sporting CP é detentor da Taça de Portugal. Por sua vez, a equipa de Joel Rocha vai tentar, agora, que isso mude. Enquanto os leões lutam pela terceira prova rainha consecutiva, as águias vão lutar para lhes roubarem o trono.
Depois de já terem sido afastados do primeiro para o segundo lugar na Liga Placard pelos verdes e brancos, no Pavilhão João Rocha (LER AQUI), os encarnados precisam, também eles, de algo para “afastar” os seus maiores rivais.
Para chegarem a esta fase da competição, os encarnados também tiveram de passar por dois obstáculos: Os Vinhais e a Quinta dos Lombos. Na primeira partida, a contar para os 16-avos-de-final, a equipa da Luz venceu e goleou, por 8-0. Já nos oitavos-de-final, em Carcavelos, esperava-se um Lombos mais eficaz e que desse mais luta, mas o mesmo não aconteceu e a turma de Bruno Coelho e companhia acabou por vencer por 3-0, sem espinhas.
Estatísticas da prova rainha
Vamos falar de números. Na prova rainha, as águias lideram o ranking de melhor defesa da competição, isto por ainda não terem sofrido qualquer golo até ao momento, algo que Nuno Dias estará, sem dúvida, a treinar os seus atletas para a arte da finalização, algo em que os leões são “pros”.
No que toca a melhores marcadores, o homem dos leões que fez mais vezes o gosto ao pé, nesta edição da competição, foi Rocha, com três tiros certeiros. Já no que consiste à equipa do outro lado da segunda circular, o jogador com mais golos é Fernandinho, com quatro. Teremos, também, portanto, uma luta de pivôs pelos golos e, nas balizas, uma guerra entre brasileiros: Guitta e Roncaglio falharam o último dérbi, por estarem ao serviço da seleção canarinha, mas desta feita estarão em Matosinhos – e ambos a apresentar uma excelente forma, diga-se de passagem – para defenderem as suas cores.
Estatísticas e números à parte, o que será sempre importante é quem acabar por vencer o encontro. E, essa mesma equipa, mesmo vencendo, depois ainda terá duas partidas até se poder ter o troféu nas mãos. Nas meias-finais, o adversário será o vencedor do Módicus x Leões de Porto Salvo e, na final, a conjugação entre outras duas partidas, que tanto pode ser o SC Braga, Ladoeiro, Portimonense ou Eléctrico.
Ainda está tudo em aberto, a competição começa já amanhã e deixamos-lhe o calendário para que possa acompanhar tudo no Canal 11:
Quartos-de-final (12 de março, quinta-feira)
SC Braga – Ladoeiro, 11h00
Módicus – Leões de Porto Salvo, 14h00
Portimonense – Eléctrico, 17h00
SL Benfica – Sporting CP, 21h30
Meias-finais (14 de março, sábado)
SC Braga / Ladoeiro – Portimonense / Eléctrico, 18h30
Módicus / Leões de Porto Salvo – SL Benfica /Sporting CP, 21h30
Final (15 de março, domingo)
Finalista 1 – Finalista 2, 20h30
Em consequência às recentes prestações, craque do emblema verde e branco ganha reconhecimento, este digno de um verdadeiro talento
09 Fev 2026 | 17:31 |
Bernardo Paçó integra o cinco ideal do Campeonato da Europa de futsal, anunciou esta segunda-feira a UEFA, numa distinção que sublinha o impacto do guarda-redes do Sporting na fase final da competição. O internacional português foi uma das figuras da Seleção Nacional, afirmando-se como titular indiscutível na baliza das quinas.
Na sua estreia em fases finais de Europeus, o guardião leonino ganhou a confiança de Jorge Braz e assumiu a baliza à frente de Edu. Ao longo do torneio, Bernardo Paçó destacou-se pela segurança exibida entre os postes e pela regularidade apresentada nos momentos decisivos dos jogos.
A consistência do guarda-redes do Sporting acabou por ser reconhecida pela UEFA, que o incluiu no cinco ideal da prova, dominado pela campeã Espanha. Os restantes lugares foram ocupados pelos espanhóis Antonio Pérez, Mellado e Pablo Ramírez, além de Pany Varela.
Portugal contou, assim, com dois representantes na equipa eleita. Além de Bernardo Paçó, Pany Varela, ex Sporting, foi distinguido após um torneio em que somou quatro golos e quatro assistências nos seis encontros disputados pela Seleção Nacional.
Apesar da distinção individual, a equipa das quinas não conseguiu revalidar o título europeu, depois de sair derrotada da final frente à Espanha, por 3-5. Ainda assim, a presença de Bernardo Paçó no cinco ideal do Euro 2026 reforça o estatuto do guarda-redes do Sporting no panorama do futsal europeu.
Confira a publicação feita pela UEFA:
Seleção Nacional venceu a França, por 4-1, e prepara-se para enfrentar a Espanha no duelo mais aguardado da competição de países
05 Fev 2026 | 11:29 |
Portugal garantiu a presença na final do Campeonato da Europa de futsal ao vencer a França por 4-1, na última quarta-feira, nas meias-finais da competição, como muito Sporting à mistura. A Seleção Nacional, bicampeã europeia, mantém assim a defesa do título e vai medir forças com a Espanha no encontro decisivo.
Os irmãos Paçó tiveram papel determinante no triunfo português. Bernardo destacou-se com várias intervenções importantes na baliza, enquanto o gémeo e companheiro de equipa em Alvalade esteve envolvido nos três primeiros golos da equipa das Quinas, com um golo e duas assistências.
Apesar da superioridade portuguesa, foi a França a inaugurar o marcador. Aos cinco minutos, Touré fez o 1-0, num lance em que Bernardo Paçó não conseguiu evitar o golo. A partir desse momento, o guarda-redes do Sporting respondeu com várias defesas de elevado nível.
Portugal chegou ao empate através de lances de bola parada do...Sporting. Aos 17 e 18 minutos, Diogo Santos - que já havia sido preponderante na prova - e Tomás Paçó marcaram na sequência de cantos semelhantes. No primeiro, o fixo assistiu o colega dos leões para o 1-1 e, logo de seguida, apontou o 2-1.
Na segunda parte, aos 28 minutos, uma jogada coletiva resultou no terceiro golo português, com Tomás Paçó a servir Erick Mendonça. O resultado final foi fixado num lance invulgar, já na primeira situação de cinco para quatro da equipa francesa, quando Bernardo Paçó rematou de primeira ao poste da baliza adversária, com a bola a embater em Gueddoura antes de entrar.
Portugal conquistou os títulos europeus de 2018 e 2022, além do Campeonato do Mundo em 2021, sob o comando de Jorge Braz. Na final, a Seleção Nacional defronta a Espanha, com partida marcada para o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, pelas 18h30.
Atleta do emblema verde e branco fez um dos tentos do encontro; Seleção Nacional vai enfrentar a França na próxima fase da competição
01 Fev 2026 | 17:21 |
Portugal garantiu a presença nas meias-finais do Europeu de futsal ao vencer a Bélgica por expressivos 8-2, num encontro dos quartos de final disputado na Arena Stozice. Pauleta, ala do Sporting, fez o gosto ao pé e marcou o sétimo da equipa das quinas no encontro.
Nos primeiros minutos, o adversário esteve por cima e chegou ao 1-0, depois de um auto-golo infeliz de Pany Varela (9'). A reação foi imediata e Bruno Coelho (13') restabeleceu a igualdade. A partir daí, Portugal cresceu de forma evidente, assumiu o controlo do jogo e deu a volta ao marcador ainda antes do intervalo, com Pany Varela (17') a redimir-se do erro inicial e André Coelho (20') a ampliar a vantagem, fixando o resultado em 3-1 ao intervalo.
Na segunda parte, Portugal regressou mais intenso e eficaz no último terço. Apesar de alguns desleixos defensivos, que permitiram à Bélgica criar oportunidades para reduzir, a seleção nacional manteve o domínio do encontro. Rúben Góis (23'), Pany Varela (26') e Lúcio Rocha (29') aumentaram a diferença, antes de Jamal Aabbou (33') reduzir para 6-2.
Nos minutos finais, a Bélgica ainda criou algumas dificuldades aos pupilos de Jorge Braz com a aposta no 5x4, mas revelou depois alguma quebra física, enquanto Portugal aproveitou e voltou a ser letal. Pauleta (40') juntou-se à lista de marcadores, antes de Pany Varela (40') completar o hat-trick.
Com este triunfo, Portugal - que ficou em primeiro na fase de grupos - segue em frente na competição e já sabe que terá a França como adversária nas meias-finais, num encontro marcado para a próxima quarta-feira, depois de mais uma demonstração de qualidade da Seleção Nacional.