
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
|
Estamos à beira de mais um dérbi dos dérbis. Desta vez, infelizmente, à porta fechada. Amanhã (quinta-feira, 12 de março), começa a final-eight da Taça de Portugal de futsal e logo com um Sporting-Benfica. Leões e águias entram na quadra pelas 21h30, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, para lutarem pela passagem às meias-finais.
Ninguém quer perder, aliás, ninguém “pode” perder contra o maior rival. A verdade é que, este jogo, tem a particularidade extra de ser à porta fechada, algo que tem vindo a enlouquecer os adeptos de ambas as equipas desde que a FPF lançou o comunicado a dizê-lo (LER AQUI). Nunca tivemos um dérbi destes à porta fechada, mas dizem que há uma primeira vez para tudo, certo? Desta vez, veremos as bancadas despidas, algo raro num jogo grande como este, e veremos, ainda, qual a diferença a nível do jogo-jogado que as mesmas podem ter no resultado final.
Afastar os fantasmas de Matosinhos
A última vez que os comandados de Nuno Dias se deslocaram a Matosinhos para enfrentarem uma competição do género, não terminou da melhor forma. Foi mesmo em janeiro deste ano que, frente ao mesmo adversário, os leões perderam a final da Taça da Liga, por 5-4 (LER AQUI).
Como todos os dérbis são diferentes, este, sem dúvida, não será exceção. A equipa leonina regressa, agora, a Matosinhos para vencer, e isso tem estado bem claro nos objetivos leoninos, sendo que, além da Liga Placard, esta é a única competição que ainda podem vencer e, como tal, não quererão abdicar disso mesmo. Os verdes e brancos estão numa das suas melhores fases e ocupam, atualmente, o primeiro lugar da Liga Placard, com 55 pontos, sendo seguidos atentamente pelo SL Benfica, com 53. Estáveis e a apenas seis partidas do final da fase regular, os leões são a equipa com mais vitórias e mais goleadas do campeonato, o que faz crer que chegarão ao final da fase regular neste posto.
Mas vamos ao que interessa: a Taça de Portugal, a verdadeira prova rainha que o Clube de Alvalade quer conquistar pelo terceiro ano consecutivo. Para chegarem à final-eight, os verdes e brancos tiveram pela frente o Caxinas e a AD Fundão, ambos fora de portas. Quanto ao primeiro adversário, ainda nos 16-avos-de-final, os leões golearam por 7-1, seguindo em frente sem qualquer dificuldade. No entanto, a partida frente aos fundanenses teve outra história. É verdade que os pupilos de Nuno Dias acabaram por vencer por 4-2 estes oitavos-de-final, mas foi, somente, após prolongamento, pois os homens do Fundão deram muita luta.
Tentativa de roubar o trono ao leão
Há duas épocas consecutivas que o Sporting CP é detentor da Taça de Portugal. Por sua vez, a equipa de Joel Rocha vai tentar, agora, que isso mude. Enquanto os leões lutam pela terceira prova rainha consecutiva, as águias vão lutar para lhes roubarem o trono.
Depois de já terem sido afastados do primeiro para o segundo lugar na Liga Placard pelos verdes e brancos, no Pavilhão João Rocha (LER AQUI), os encarnados precisam, também eles, de algo para “afastar” os seus maiores rivais.
Para chegarem a esta fase da competição, os encarnados também tiveram de passar por dois obstáculos: Os Vinhais e a Quinta dos Lombos. Na primeira partida, a contar para os 16-avos-de-final, a equipa da Luz venceu e goleou, por 8-0. Já nos oitavos-de-final, em Carcavelos, esperava-se um Lombos mais eficaz e que desse mais luta, mas o mesmo não aconteceu e a turma de Bruno Coelho e companhia acabou por vencer por 3-0, sem espinhas.
Estatísticas da prova rainha
Vamos falar de números. Na prova rainha, as águias lideram o ranking de melhor defesa da competição, isto por ainda não terem sofrido qualquer golo até ao momento, algo que Nuno Dias estará, sem dúvida, a treinar os seus atletas para a arte da finalização, algo em que os leões são “pros”.
No que toca a melhores marcadores, o homem dos leões que fez mais vezes o gosto ao pé, nesta edição da competição, foi Rocha, com três tiros certeiros. Já no que consiste à equipa do outro lado da segunda circular, o jogador com mais golos é Fernandinho, com quatro. Teremos, também, portanto, uma luta de pivôs pelos golos e, nas balizas, uma guerra entre brasileiros: Guitta e Roncaglio falharam o último dérbi, por estarem ao serviço da seleção canarinha, mas desta feita estarão em Matosinhos – e ambos a apresentar uma excelente forma, diga-se de passagem – para defenderem as suas cores.
Estatísticas e números à parte, o que será sempre importante é quem acabar por vencer o encontro. E, essa mesma equipa, mesmo vencendo, depois ainda terá duas partidas até se poder ter o troféu nas mãos. Nas meias-finais, o adversário será o vencedor do Módicus x Leões de Porto Salvo e, na final, a conjugação entre outras duas partidas, que tanto pode ser o SC Braga, Ladoeiro, Portimonense ou Eléctrico.
Ainda está tudo em aberto, a competição começa já amanhã e deixamos-lhe o calendário para que possa acompanhar tudo no Canal 11:
Quartos-de-final (12 de março, quinta-feira)
SC Braga – Ladoeiro, 11h00
Módicus – Leões de Porto Salvo, 14h00
Portimonense – Eléctrico, 17h00
SL Benfica – Sporting CP, 21h30
Meias-finais (14 de março, sábado)
SC Braga / Ladoeiro – Portimonense / Eléctrico, 18h30
Módicus / Leões de Porto Salvo – SL Benfica /Sporting CP, 21h30
Final (15 de março, domingo)
Finalista 1 – Finalista 2, 20h30
Equipa de futsal do emblema verde e branco está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional; Técnico fez antevisão ao dérbi frente ao Benfica
|
A equipa de futsal do Sporting está a uma vitória de sagrar pentacampeão nacional. Os leões deslocam-se, esta quarta-feira, dia 24 de junho, a casa do Benfica, às 20h00, no Pavilhão da Luz, para o jogo quatro da final do play-off da Liga. Em antevisão ao dérbi, Nuno Dias, que atingiu recentemente a marca dos 600 jogos pelo Clube de Alvalade, admitiu que desconhecia tal feito.
Nuno Dias: “600 jogos? Não sabia. Sabe bem"
“600 jogos? Não sabia. Sabe bem. Acima de tudo, digo sempre a mesma coisa. Mais importante do que os 600 ou número redondo, é aquilo que conseguimos fazer com ele. Tudo aquilo que alcançámos, todas as vitórias, todas as alegrias que demos, as conquistas, tudo o que conseguimos alcançar ao longo deste tempo e ao longo destes 600 jogos. Isso é que é o mais importante. Não o número, mas o que alcançámos com ele. Isso deixa-nos contentes e orgulhosos", referiu aos meios de comunicação leoninos.
O treinador prometeu entrega total da sua equipa: “Vai ser um jogo com outra história, com outros protagonistas, outras dificuldades, e da nossa parte tudo iremos fazer para terminar a Liga amanhã. Vai ser difícil e à imagem do que têm sido todos os dérbis, apesar de os números não parecerem isso”.
Depois da derrota no Pavilhão João Rocha no primeiro jogo da final, o Sporting somou duas vitórias consecutivas sobre as águias, tendo a última sido por números expressivos (5-1). Nuno Dias apontou à eficácia como parte do sucesso: “Quem é mais eficaz e acerta mais vezes na baliza tem mais probabilidades de fazer mais golos e consequentemente vitórias.”.
Nuno Dias sobre adeptos: "Têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”
Com todos os ingressos destinados aos adeptos do Sporting vendidos, Nuno Dias deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Mais uma vez, que ajudem, que nos apoiem e que são importantes naquilo que é essa ajuda. São muito importantes, aliás. Cabe-nos fazer o nosso trabalho dentro do campo, a eles adeptos cabe fazer o trabalho fora do campo que é ‘empurrar-nos’ para as coisas boas, dar-nos força quando já não temos, apoiar-nos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Nisso eles têm sido incansáveis e esperemos que amanhã seja mais um dia desses”.
Peça-chave da equipa de futsal verde e branca dá dor de cabeça ao treinador português antes do duelo decisivo com os encarnados
|
Num momento decisivo da temporada, o Sporting perde uma peça-chave para a luta pelo título. Tomás Paçó vai falhar o jogo 4 da final da Liga Placard de futsal, após ter sido admoestado com um cartão amarelo no encontro do último domingo, em que os leões bateram o Benfica por 5-1.
O fixo de 25 anos não dará o seu contributo ao plantel orientado por Nuno Dias, graças à acumulação de cartolinas, ficando assim de fora do encontro que poderá terminar com os leões a celebrarem com o primeiro pentacampeonato do seu palmarés e o primeiro da história da modalidade, em Portugal.
Em causa está o lance em que o internacional português rasteira o seu adversário na imediação da área do seu irmão gémeo, Bernardo Paçó. A jogada foi avaliada através do suporte de vídeo, com os árbitros a considerarem a marcação de um livre direto para o Benfica e admoestar o jogador com o amarelo.
Assim, o Clube de Alvalade perde um dos melhores jogadores de missão defensiva da sua equipa, a par do capitão João Matos. O jogo 4 da final do campeonato será disputado na próxima quarta-feira, às 20h00, no Pavilhão n.º 1 da Luz, onde os leões podem celebrar mais um título em terreno rival, à semelhança de 2023.
Tomás Paçó, vale notar, tem sido aposta regular de Nuno Dias, desde que chegou à equipa principal do Sporting. O fixo de 25 anos passou a integrar a equipa principal dos verdes e brancos em 2019/20, onde já apontou um total de 81 golos em 202 jogos.
Perto de assegurar nova conquista ao seu palmarés, Clube de Alvalade vê-se privado dos contributos de uma das peças-chave do plantel
|
Numa altura em que todas as peças contam, o Sporting vê-se forçado a atacar o campeonato sem um jogador fulcral da sua equipa. Tomás Paçó não estará disponível para o jogo 4 da final da Liga Placard de futsal, depois de ter visto um cartão amarelo na partida do passado domingo, em que os leões venceram o Benfica por 5-1.
O fixo de 25 anos não dará o seu contributo ao plantel orientado por Nuno Dias, graças à acumulação de cartolinas, ficando assim de fora do encontro que poderá terminar com os leões a celebrarem com o primeiro pentacampeonato do seu palmarés e o primeiro da história da modalidade, em Portugal.
Em causa está o lance em que o internacional português rasteira o seu adversário na imediação da área do seu irmão gémeo, Bernardo Paçó. A jogada foi avaliada através do suporte de vídeo, com os árbitros a considerarem a marcação de um livre direto para o Benfica e admoestar o jogador com o amarelo.
Assim, o Clube de Alvalade perde um dos melhores jogadores de missão defensiva da sua equipa, a par do capitão João Matos. O jogo 4 da final do campeonato será disputado na próxima quarta-feira, às 20h00, no Pavilhão n.º 1 da Luz, onde os leões podem celebrar mais um título em terreno rival, à semelhança de 2023.
Tomás Paçó, vale notar, tem sido aposta regular de Nuno Dias, desde que chegou à equipa principal do Sporting. O fixo de 25 anos passou a integrar a equipa principal dos verdes e brancos em 2019/20, onde já apontou um total de 81 golos em 202 jogos.
Assista ao resumo do jogo três entre Sporting e Benfica: