Futebol
Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Após a vitória da Seleção Nacional (4-2) frente à Finlândia, na noite da passada terça-feira no Estádio José Alvalade, o relvado do Sporting recebeu oficialmente o último jogo da época 2023/24. Desta forma, a estrutura liderada por Frederico Varandas tem agora luz verde para avançar com as obras de maior envergadura, que irão incidir sobretudo na zona das bancadas, mas também no fosso, que como já noticiado tem ordem para ser eliminado.
Se no futebol profissional a estrutura está já a recrutar os reforços para a época que advém – o central Debast e o guarda-redes Kovacevic -, os responsáveis do Clube vão dar também um passo em frente no que concerne ao projeto desenhado para a reestruturação de um dos seus ‘ex-líbris’. Aliás, no confronto da Seleção com os finlandeses, já estavam à vista o desenvolvimento das obras que aí vêm.
Segundo imagens divulgadas pelos vários meios de comunicação, os camarotes do estádio já estão a ser intervencionados, tanto que nem sequer receberam público no combate amigável. O objetivo desta intervenção é modernizar e dotar os camarotes de melhores condições, uma vez que outras zonas das bancadas já foram alvo de modificações.
Também o fosso de Alvalade vai sofrer alterações. O Sporting vai dar início às obras neste verão, com o intuito de fechar o mesmo. Devido à dimensão da obra, a conclusão da mesma só será possível perspectivar durante a época de 2025/26, que corresponde à última do mandato dos atuais órgãos sociais.
O projeto ‘Alvalade 2.0’ vai também ver a substituição dos dois ecrãs gigantes do José Alvalade, que remontavam ao ano de 2003. Assim, os novos ecrãs serão mais funcionais e modernos. Também os anéis interiores, as casas de banho e os elevadores vão ser alvo de remodelação. Será igualmente inaugurado um novo espaço na próxima época, o ‘SCP Business Hub’, que servirá para receber eventos e para ‘cowork’ fora dos dias de jogo.
Leões anunciaram que projeto será lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro, e mostraram um excerto das entrevistas aos jogadores
|
0O Sporting anunciou nas redes sociais que o documentário ‘Lado a Lado’ vai ser lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro. Os leões mostraram um excerto das entrevistas a alguns jogadores que fizeram parte do plantel que estive na conquista do campeonato da temporada passada.
Morten Hjulmand comentou a grandeza do clube: "Não sabia que o Sporting, como clube, tinha uma massa adepta tão grande, em Portugal, mas também em todo o mundo", disse. Já Pedro Gonçalves revelou a conversa de grupo que tiveram depois uma época menos positiva em 2022/23.
"Recordo bem desta última [reunião], que foi malta até a chorar e por acaso dissemos todos que aquilo que passámos na época anterior não queríamos voltar a passar por aquilo. Foi um momento marcante para nós, porque ainda hoje falamos sobre essa reunião e eu sou um desses que disse umas palavras marcantes e eles ainda hoje me lembram dessas palavras".
Daniel Bragança, por fim, falou sobre a conquista do título: "Nós quando fomos chamados um a um, eu lembro-me de estar a ser chamado, e eu estava com a Carolina [namorada], e eu disse ‘eu não sei se vou conseguir subir aquela rampa’"; referiu o camisola 23 dos leões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Ex futebolista, agora com 34 anos, lembra convivência no balneário com elemento fulcral do banco do emblema verde e branco
|
0Rúben Amorim teve uma passagem marcante pelo Casa Pia. Quem o garante é David Rosa, antigo lateral, que terminou a carreira em 2022 no Torreense, e que recordou algumas histórias com o técnico do Sporting. O ex futebolista, agora com 34 anos lembra o momento em que o treinador comunicou que ia abandonar o clube lisboeta.
"O melhor treinador que tive chama-se Rúben Amorim. Porque é que ele é o melhor? É simples. Os treinos dele eram bons? Eram, sem dúvida, mas era por aí que ele se distinguia de outros treinadores que eu tive? Não. A relação que ele criou connosco, era surreal. A forma como ele lidava com os problemas, se calhar, muito por ter sido jogador e o facto de ter sido jogador percebe o que é que um jogador titular precisa", começou por dizer.
"Ele percebe o que é um jogador que é suplente precisa, percebe o que é que um jogador que não é convocado precisa. Isso é tudo muito importante para a tua gestão de um grupo. Aquilo que mais me marcou, e eu conto muito esta história… o Rúben Amorim chega ao balneário, reúne a equipa toda e diz assim: ‘Para mim acabou, eu vou-me embora, preciso de me ir embora, portanto vou deixar-vos, vai entrar outro treinador.' E dos primeiros jogadores que eu olho para o balneário e estão a chorar são jogadores que nunca jogaram...".
"Como é que tu justificas que, os jogadores que nunca jogaram, que ele nunca deu oportunidades são aqueles que percebem a importância que ele tem. Porque ele sabe que a um jogador titular tu não precisas de dar muita atenção, porque ele está motivado por ele próprio. Um jogador que é suplente… de vez em quando tens de dar uma motivação e o difícil disto tudo é como é que tu geres um jogador que não é convocado e que tu precisas dele".
"Isto ensina-se? Se calhar dificilmente, mas foram todas as experiências que ele teve, todas as vivências que ele teve, tudo o que ele passou… de ter sido titular, suplente, não convocado, como é que lidaram com ele quando isto aconteceu, para ele transpor isto para ser o treinador que é hoje", finalizou David Rosa.
Recinto leonino tem sido alvo de várias alterações que já serão visíveis no próximo encontro
|
0Com o Clássico mesmo à porta, o projeto "Alvalade 2026" continua em pleno andamento, e de acordo com as mais recentes fotos partilhadas nas redes sociais, os adeptos que visitarem o estádio do campeão nacional vão poder ver duas novas melhorias no recinto, já no próximo dia 31 de agosto, para o confronto frente ao Porto.
Uma das novidades já concluídas é a instalação de iluminação LED ao longo de toda a pala, que iluminará o relvado. Além disso, novas cadeiras estão a ser colocadas nos locais onde estavam os dois ecrãs gigantes, que foram retirados e serão posteriormente substituídos – a nova localização dos ecrãs ainda está por revelar.
Se no interior do Estádio os camarotes seguem sendo remodelados, bem como outras infraestruturas, na parte exterior do recinto leonino continua-se a registar a remoção dos azulejos. Vale lembrar que Frederico Varandas, presidente do Sporting, planeja finalizar esta grande operação até ao fim do seu mandato.
O encerramento do fosso deverá ser a intervenção mais complexa e exigente do projeto, tendo em conta vir a aumentar a capacidade total do recinto. Por enquanto o plantel leonino foca-se nos treinos de preparação para o duelo deste fim-de-semana, registando já três baixas: Rafael Nel, Diogo Pinto e Jeremiah St. Juste.
Os leões e os dragões ocupam neste momento, os primeiros lugares no Campeonato Nacional com nove pontos cada. O Sporting vai disputar o segundo Clássico da temporada 2024/25 com o Porto, em partida relativa à quarta jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro entre leões e dragões jogar-se-á a 31 de agosto, próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade.