Futebol
Rui Borges pode contar com grande 'reforço' para o Moreirense - Sporting
18 Fev 2026 | 09:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mar 2024 | 18:51 |
Marcus Edwards tem vivido momentos difíceis com a camisola do Sporting. O extremo inglês não está na melhor forma e as suas exibições têm sido alvo de críticas por parte de alguns adeptos. Fora dos relvados, a prestação do avançado reflete-se no valor de mercado. Com a última atualização feita, o futebolista viu os seus números desvalorizarem cerca de 10,71%, em comparação com o que estava anteriormente cotado.
Anteriormente, o ‘camisola 10’ de Rúben Amorim estava avaliado em 28 milhões de euros, mas, com novos dados disponibilizados pelo Transfermarkt – plataforma especializada -, desceu para os 25 milhões, fruto das inconstantes prestações com a Listada verde e branca, que, ainda assim, parecem não afastar os clubes interessados na contratação do futebolista de 25 anos.
Apesar de não estar na melhor forma, o jogador foi, recentemente, apontado a um gigante da Premier League, que já terá observado o atleta em diversas ocasiões ao longo da temporada. Recorde-se que Edwards foi formado no Tottenham, tendo feito apenas um jogo pela equipa principal dos spurs, tendo sido emprestado a dois emblemas (Norwich e Excelsior), antes de assinar, em definitivo, pelo Vitória de Guimarães.
Esta temporada, Marcus Edwards leva 37 jogos pelo Sporting: 21 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.200 minutos em que esteve em campo, o extremo do Sporting apontou seis golos e fez cinco assistências.
Desde que chegou ao Sporting, no mercado de transferências de janeiro de 2022, oriundo dos vitorianos, Marcus Edwards contabiliza 103 encontros, 21 finalizações certeiras e 17 assistências. O inglês tem contrato válido com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros.
Confira:
https://twitter.com/TMtr_news/status/1766136796734464503
Clube de Alvalade encontrou uma nova arma para resolver jogos complicados e os sinais começam a multiplicar-se nos compromissos
18 Fev 2026 | 09:52 |
O Sporting sentiu dificuldades para ultrapassar o Famalicão na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade. Devido ao desacerto na hora de finalizar as jogadas de bola corrida, os leões tiveram de recorrer à bola parada para desbloquear a partida, já aos 82 minutos, através de um cabeceamento certeiro de Daniel Bragança em resposta a um cruzamento de Francisco Trincão. O jogo aéreo tem sido trabalhado por Rui Borges, em Alcochete.
Segundo informações reveladas pelo jornal Record, o treinador e a sua equipa técnica têm dado importância a esta componente do jogo nas sessões de treino na Academia Cristiano Ronaldo, e os números assim o confirmam. O Sporting tem, desde o início da temporada, beneficiado destes sistemas táticos para desatar o nó de várias partidas.
No que diz respeito ao aproveitamento nos cantos, em retrospectiva, o golo do internacional português sub-21, que deu aos bicampeões nacionais a vitória tangencial por 1-0 frente ao famalicenses, junta-se a outros cinco que o Sporting amealhou neste tipo de lances em encontros do campeonato. Além de Bragança, foi essa a fórmula que utilizaram Fotis Ioannidis (Alverca), Morten Hjulmand (Santa Clara), Geny Catamo (AFS SAD) e Luis Suárez a triplicar (AFS SAD e Rio Ave, por duas vezes).
A este propósito, sublinhe-se que a estes juntam-se mais sete golos que nascem de "bola morta": quatro resultantes de livres indiretos (Pote com o Famalicão, Geny Catamo com o Casa Pia e Eduardo Quaresma e Ivan Fresneda com o Estrela da Amadora) e três decorrentes de penáltis (dois de Luis Suárez e Pote frente ao Moreirense, além de outro do avançado colombiano diante do Arouca).
Contas feitas, dos 56 golos que a equipa verde e branca contabilizou decorridas as primeiras 22 jornadas da competição nacional, 13 resultam da boa execução do trabalho de laboratório de Rui Borges - isto é, pouco mais de 23%.
'Camisola 11' dos verdes e brancos esteve ausente por cerca de 15 meses, como consequência de uma rotura total do tendão rotuliano
18 Fev 2026 | 09:36 |
Fotis Ioannidis está prestes a deixar o boletim clínico do Sporting, numa lista que ainda integra Zeno Debast, Giorgi Kochorashvili e Geovany Quenda. Este último continua a recuperação em Londres e tem regresso previsto a Alcochete no próximo mês, no entanto, há mais uma situação a ter em conta em Alvalade: Nuno Santos.
Importa esclarecer a situação do 'camisola 11' nesta fase. Depois de ultrapassar uma lesão grave, o ala esquerdo, de 31 anos, voltou a competir no início do mês, frente ao AVS SAD. No entanto, por opção técnica e numa lógica de gestão física, ficou de fora dos dois encontros seguintes.
A decisão prendeu-se com a necessidade de controlar a carga, uma vez que, no jogo da Taça de Portugal - que se prolongou para além dos 90 minutos -, Nuno Santos somou 43 minutos, mais do que inicialmente estava previsto pela equipa técnica e pelo departamento médico.
Para já, continuam as dúvidas sobre a possível utilização do jogador por parte de Rui Borges na deslocação ao reduto do Moreirense. A partida está marcada para o próximo sábado, dia 21 de fevereiro, com o apito inicial a acontecer às 18h00, em Moreira de Cónegos.
A paragem prolongada durou cerca de 15 meses, consequência de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito após rotura total do tendão rotuliano, a terceira lesão grave do género na carreira do ala do Sporting. O processo de recuperação de Nuno Santos conheceu vários adiamentos, depois de inicialmente ter sido equacionado um regresso ainda na época passada, mas a decisão final passou por aguardar condições clínicas totalmente seguras, sem risco de recaída.
Futebolista tem sido aposta de Rui Borges na presente temporada desportiva e o seu nome não passa despercebido além-fronteiras
18 Fev 2026 | 09:22 |
Reconhecido publicamente por Rui Borges em várias ocasiões, Iván Fresneda, da geração de 2004, assumiu-se como titular indiscutível no lado direito da defesa do Sporting. A regularidade exibicional tem-lhe valido crescente projeção, refletida também na evolução ao serviço das seleções jovens de Espanha: estreou-se recentemente nos sub-21 e aponta agora à equipa principal.
As prestações consistentes do 'camisola 22' não têm passado despercebidas. Segundo revela o jornal Record, vários clubes espanhóis têm acompanhado atentamente o lateral, que chegou a Alvalade em agosto de 2023, proveniente do Real Valladolid, por 9 milhões de euros.
No último mercado de transferências surgiram, a partir de Itália, informações sobre uma alegada proposta do Napoli já perto do fecho da janela. Contudo, a mesma fonte confirma que tal cenário não correspondeu à realidade, embora o nome de Fresneda esteja referenciado por vários emblemas da Serie A.
Utilizado com bastante regularidade por Rui Borges na presente temporada, o jogador internacional sub-21 por Espanha tem contrato válido com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.
Iván Fresneda - avaliado em 12 milhões de euros - já cumpriu 30 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 18 na Liga Portugal, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.186 minutos de participação, já soma um golo e duas assistências.