
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Portugal – Dinamarca terminou com triunfo da turma de Roberto Martínez, por 5-2, garantindo um lugar nas meias-finais da Liga das Nações. Depois de Francisco Trincão, que apontou dois golos e fez história, Gonçalo Ramos esteve em destaque, mas os números do avançado formado no Benfica na Seleção não chegam aos pés de… Fernando Peyroteo.
Nos primeiros 15 jogos por Portugal, a lenda do Sporting apontou 11 golos, figurando no topo deste ranking. No segundo lugar, surge Eusébio, com 10 finalizações certeiras. José Águas, André Silva e Gonçalo Ramos, todos com nove, dividem o lugar mais baixo do pódio, a dois golos de Fernando Peyroteo.
Ao longo de toda a sua carreira, Fernando Peyroteo realizou apenas 20 jogos pela Seleção, isto numa altura em que os encontros internacionais eram em muito menor número. A estreia aconteceu no dia 24 de abril de 1938, num amigável fora de portas diante da Alemanha, que terminou empatado a uma bola.
Uns dias depois, na segunda internacionalização e num encontro a contar para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1938, Fernando Peyroteo, de grande penalidade, estreou-se a marcar por Portugal, não evitando, ainda assim, o desaire dos lusos no reduto da Suíça, por 2-1.
Nos anos seguintes, Fernando Peyroteo voltaria a estar em destaque por Portugal. A lenda do Sporting bisou diante da Franca (28 de janeiro de 1940, amigável) e foi um verdadeiro inferno para a Espanha. Em três amigáveis frente aos espanhóis, o eterno avançado dos leões marcou cinco golos.
A verdade é que, para chegar aos 11 golos pela Seleção, Fernando Peyroteo precisou apenas de… 11 encontros, superando, por larga margem, o registo agora alcançado por Gonçalo Ramos. Ao longo da sua carreira, nos jogos por Portugal, a lenda do Clube de Alvalade contabilizou 14 finalizações certeiras.
No que ao registo com a camisola do Sporting diz respeito, os números de Fernando Peyroteo – recorde cinco curiosidades sobre o mesmo – falam por si. Em 325 partidas com a Listada verde e branca, o eterno avançado dos leões marcou uns impressionantes 526 golos, perfazendo uma média de 1,6 finalizações certeiras por partida.
Extremo dos verdes e brancos foi a grande figura do triunfo luso na segunda mão dos quartos-de-final da Liga das Nações, apontando dois golos
|
Francisco Trincão foi a grande figura do Portugal – Dinamarca, apontando dois golos na vitória dos lusos na segunda mão dos quartos-de-final da Liga das Nações. A verdade é que o craque do Sporting fez mesmo história, tornando-se no primeiro jogador dos leões a bisar pela Seleção no novo Estádio José Alvalade.
Ainda como jogador do Barcelona, Francisco Trincão estreou-se com a camisola de Portugal a 5 de setembro de 2020, numa vitória por 4-1 diante da Croácia, em jogo da fase de grupos da Liga das Nações. Aos 78 minutos, o extremo entrou para o lugar de João Félix, atuando pela primeira vez pela Seleção.
Enquanto atleta do Sporting, o regresso à Seleção aconteceu diante da Polónia, fora de portas, com os lusos a triunfar por 3-1, também em jogo da Liga das Nações, a 12 de outubro de 2024. Nessa partida, o atleta de 25 anos foi chamado a jogo por Roberto Martínez aos 63 minutos, rendendo Rafael Leão.
Francisco Trincão depois do Portugal – Dinamarca: “Não importava quem marcasse”
Após a estreia a marcar por Portugal e ainda por cima no reduto do Sporting, Francisco Trincão não escondeu a felicidade: “Não importava quem marcasse, importante era passar. Tive oportunidade para chutar, acho que chuto bastante bem, tenho de o fazer mais vezes, estão sempre a dizer-me aqui e no Clube”.
“Sabemos que toda a gente tem imensa capacidade. Hoje fomos nós, amanhã serão outros. Temos de estar todos preparados para jogar, respeitando sempre as decisões do treinador. Estamos todos preparados para ajudar a equipa”, finalizou Francisco Trincão, após fazer o gosto ao pé por duas ocasiões no Estádio José Alvalade.
A verdade é que os dois golos de Francisco Trincão no Portugal – Dinamarca colocam o extremo do Sporting ao lado de autênticas lendas dos verdes e brancos. Entre os últimos jogadores dos leões a bisarem pela Seleção, destaque para Pedro Barbosa, Jordão e o eterno Manuel Fernandes.
Na presente temporada, entre Sporting e a Seleção Nacional, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – leva 46 encontros disputados. Nos 3.793 minutos que realizou, o comandado de Rui Borges apontou 11 golos e fez 13 assistências, estando a realizar a melhor época da sua carreira.
Jogo entre o conjunto nórdico e a equipa das quinas motiva-nos a recordar os atletas dinamarqueses que brilharam (e continuam a brilhar) em Alvalade
|
Portugal tem pela frente, nesta pausa para compromissos internacionais, a Dinamarca, país que conta com o talento de dois jogadores influentes do atual plantel do Sporting: Morten Hjulmand e Conrad Harder.
Antes deles, apenas um outro atleta desta nacionalidade passou por Alvalade - e com grande impacto, diga-se. Peter Schmeichel, pai do atual guardião do conjunto nórdico, Kasper Schmeichel, trouxe toda a sua experiência e talento para o emblema verde e branco e continua a ser lembrado, ainda hoje, por bons motivos.
A propósito deste duelo entre Portugal e Dinamarca, que ontem ditou uma derrota da armada lusa na primeira mão de acesso às meias finais da Liga das Nações, o Leonino traz-lhe à memória tudo sobre os três jogadores supra mencionados e a passagem destes pelo Sporting.
Veja, abaixo, todos os detalhes sobre a passagem de jogadores dinamarqueses pelo Sporting:
Geovany Quenda e Dário Essugo rumaram ao Chelsea, num negócio que rendeu aos cofres leoninos mais de 70 milhões de euros
|
Geovany Quenda e Dário Essugo foram, na passada quarta-feira, oficializados como jogadores do Chelsea, numa operação que rendeu muitos milhões aos cofres do Sporting. Importa, por isso, recordar os 10 maiores negócios da história dos leões com jogadores formados em Alvalade, numa lista em que Cristiano Ronaldo é… último.
Confira as 10 maiores vendas de jogadores formados no Sporting: