Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Curiosidades

Só craques! Os maiores goleadores do Sporting em casa do Benfica

Antes daquele que pode ser o dérbi que decide o título, o Leonino recorda os maiores artilheiros nos jogos como visitante, frente aos encarnados

Fernando Peyroteo é um dos famosos "Cinco Violinos" e goleador máximo do Sporting, sendo um do integrantes desta lista
Fernando Peyroteo é um dos famosos "Cinco Violinos" e goleador máximo do Sporting, sendo um do integrantes desta lista

  |

Icon Comentário0

No próximo sábado, dia 10 de maio, o Sporting desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, em partida a contar para a 33.ª jornada da Liga Betclic. Este jogo é de especial importância, visto que pode decidir o campeão para a época 2024/25: os leões, caso vençam, ou os encarnados, caso ganhem por uma diferença de dois golos. O Leonino apresenta em lista os melhores marcadores verdes e brancos na casa do seu eterno rival, onde estão alguns nomes que podem servir de inspiração para a frente atacante de Rui Borges.


  1. Fernando Peyroteo - Um dos membros dos famosos Cinco Violinos, para além de ser o goleador máximo da história do Sporting, com 526 golos, é, também, o melhor marcador dos leões em casa do Benfica. Os números de Peyroteo são impressionantes: em 21 jogos, marcou um total de 27 golos, contando com a ajuda de oito bis, um hat-trick e um póquer;
  2. Adolfo Mourão - Com uma carreira de 16 temporadas, todas ao serviço do Sporting, Adolfo Mourão visitou o reduto dos encarnados por 28 vezes e marcou um total de nove golos. Contra o Benfica, ainda na condição de visitante, conseguiu também bisar numas das partidas;
  3. João Cruz - Natural de Évora, João Cruz representou as cores do Sporting por 11 temporadas, entre 1936/37 e 1946/47. No total, Cruz defrontou o Benfica na condição de visitante 21 vezes, o que se traduz num total de oito golos em 1890 minutos de utilização, no terreno dos encarnados;
  4. Jesus Correia - Mais um violino presente nesta lista, Jesus Correia visitou o reduto benfiquista por 10 ocasiões diferentes, nas 10 temporadas em que defendeu o emblema Sporting. No total dos seus jogos em terreno do eterno rival, somou 900 minutos de utilização, com seis golos marcados;
  5. Albano - José Albano é o último membro dos Cinco Violinos presente nesta lista. Conhecido como o Violino do Seixal, o extremo esquerdo fez a difícil deslocação ao campo do rival de Lisboa por 15 vezes diferentes. No total dos jogos, somou 1350 minutos de utilização, onde contribuiu com seis golos, tendo até bisado numa das partidas;
  6. Manuel Soeiro - Conhecido pela sua veia goleadora, o ponta de lança defrontou o Benfica na condição de visitante por 16 vezes, nas 15 temporadas em que representou o Sporting. No total dos jogos, Soeiro marcou seis golos, dois deles numa única partida, em 1440 minutos.



Wiki Leonino

Gyokeres pode juntar-se aos que forçaram saída do Sporting. Lembra-se de todos?

Avançado sueco que tem estado envolvido em polémica com o Clube de Alvalade já não é o primeiro a empurrar-se para a saída dos verdes e brancos

Gyokeres, após mais uma temporada estrondosa, pode estar de saída do Sporting para o Arsenal, que aparece como o maior interessado no sueco
Gyokeres, após mais uma temporada estrondosa, pode estar de saída do Sporting para o Arsenal, que aparece como o maior interessado no sueco

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres tem estado envolvido numa novela que engloba a sua saída do Sporting neste verão e, ao que tudo indica, o avançado pode falhar a apresentação na Academia no dia 6 de julho, com o intuito de forçar a tão desejada transferência. Se o craque sueco optar por não aparecer nos treinos, tornar-se-á no sétimo jogador a fazê-lo com o objetivo de sair do Clube de Alvalade. Recorde, abaixo, todos os outros.

Mário Jardel


Depois de uma grande temporada ao serviço dos leões, que terminou com uma Bota de Ouro por conta dos 42 golos no Campeonato Nacional, Mário Jardel sentiu que estava na hora de sair. Como as propostas não chegavam a Alvalade, o craque não se apresentou nos treinos e prolongou as férias no Brasil, dizendo que estava a lutar contra a toxicodependência devido ao divórcio. A verdade é que o brasileiro, mesmo quando voltou, continuou a forçar uma saída, até que foi contratado pelo Bolton, por apenas dois milhões de euros.


Carlos Paredes


O médio paraguaio já tinha estado em Portugal durante a década de 90, ao serviço do Porto, mas em 2006/07, decidiu regressar para representar o Sporting. A verdade é que Carlos Paredes não conseguiu mostrar o seu futebol nos verdes e brancos e, em janeiro de 2008, falhou o regresso à Academia, repetindo exatamente a mesma atitude que já tinha tomado na pré-época. Com isto, o jogador rescindiu com os leões e seguiu a sua carreira no Paraguai.

João Moutinho


Uma das saídas forçadas mais impactantes foi a de João Moutinho que, na altura, era capitão do Sporting. O médio recebeu uma proposta do Porto e, depois de ter ficado fora da convocatória para o Mundial de 2010, decidiu pedir a transferência para o rival. A diferença para os outros casos é que o português ainda se apresentou na Academia, mas recusou-se a treinar até reforçar os dragões. Ainda hoje é assobiado em Alvalade.

Bruma

O extremo, que atualmente joga no Benfica, já foi um problema para o Sporting em 2013. O Clube de Alvalade não queria deixar Bruma sair, dado que ainda era visto com esperança pelos leões, não só pelo futebol jogado, como pelos valores que podia atingir se ficasse mais uma época. O treinador não apareceu logo nos treinos, mas acabou por ceder e começou a trabalhar à parte. Ainda assim, acabou por ser transferido para o Galatasaray por 10 milhões de euros.

Shikabala

O criativo egípcio, desde que chegou ao Sporting, nunca conseguiu provar todas as suas qualidades. Em 2014, quando foi à seleção do seu país, recusou-se a voltar para Alvalade porque tinha uma proposta para voltar ao Zamalek, conjunto do Egito. A situação acabou bem para os leões, já que a FIFA determinou que o novo clube de Shikabala fosse condenado a pagar 1,5 milhões de euros aos verdes e brancos. 

João Mário

A última novela que aconteceu desde então foi com João Mário que, em 2016, acarretava o interesse da Inter de Milão. O médio optou por não se apresentar na Academia, ainda assim, mais tarde, começou a treinar. João Mário ainda fez um jogo para o campeonato, no entanto o Sporting vendeu o português para o emblema italiano, que pagou 45 milhões de euros pelo seu passe.


The Daily Ronaldo

Português ex Benfica recebe proposta milionária de rival de Cristiano Ronaldo

Compatriota do craque do Al Nassr poderá equacionar uma mudança para o Médio Oriente depois de mais uma oferta avultada vinda desta zona do globo

Cristiano Ronaldo está em vias de receber Nuno Tavares na Arábia Saudita, jogador ex-Benfica que é pretendido por Al Hilal
Cristiano Ronaldo está em vias de receber Nuno Tavares na Arábia Saudita, jogador ex-Benfica que é pretendido por Al Hilal

  |

Icon Comentário0

O Al Hilal continua determinado em garantir a contratação de Nuno Tavares para reforçar o lado esquerdo da defesa na próxima temporada. O clube da Arábia Saudita, país onde joga Cristiano Ronaldo, está mesmo a preparar uma nova investida junto da Lazio, depois de uma primeira proposta de 25 milhões de euros ter sido recusada.


Segundo o portal Tuttomercatoweb, os novos rumores surgem semanas após a Lazio ter oficializado a aquisição do lateral português por nove milhões de euros, numa transferência definitiva proveniente do Arsenal. Apesar da diferença significativa entre o valor da compra e a oferta apresentada pelos sauditas, o emblema italiano optou por manter o jogador, vendo nele um ativo importante para o futuro imediato da equipa.


Nuno Tavares, ainda assim, é encarado pelo Al Hilal como uma alternativa de qualidade a Theo Hernández, jogador do AC Milan que recusou a proposta para se mudar para a Arábia Saudita. O internacional sub-21 português agrada ao perfil físico e técnico desejado pela equipa saudita, que continua a investir em nomes com experiência no futebol europeu.


Entretanto, o Al Hilal também estará próximo de fechar a contratação de Angeliño, atualmente na AS Roma. O lateral espanhol parece já ter acordo com o clube do Golfo, o que não impede os sauditas de manterem o interesse em Tavares, numa estratégia que visa assegurar profundidade e qualidade na posição.

Nuno Tavares, que chegou a fazer 41 jogos pelo Benfica foi um dos destaques da temporada pela Lazio. O jogador – que está avaliado em 25 milhões de euros anotou 30 partidas pelo emblema italiano: 23 no campeonato, seis na Liga Europa e um na Taça de Itália. Apesar de não ter feito qualquer golo, o lateral apontou nove assistências, o que valeu a primeira chamada à Seleção.



Wiki Leonino

5 curiosidades sobre Hilário, jogador com mais partidas pelo Sporting

Defesa esquerdo tornou-se numa das figuras mais importantes na história do conjunto verde e branco ao atingir um recorde que ninguém conseguiu bater pelo Clube

Hilário fez história pelo Sporting, conseguindo um recorde que parece inalcançável para qualquer Sportinguista aos dias de hoje
Hilário fez história pelo Sporting, conseguindo um recorde que parece inalcançável para qualquer Sportinguista aos dias de hoje

  |

Icon Comentário0

Hilário foi um dos jogadores que mais marcou a história do Sporting. O craque português esteve ao serviço dos verde e brancos durante 15 temporadas, Clube onde chegou à impressionante marca dos 471 jogos disputados, ficando em primeiro lugar na lista dos jogadores com mais partidas pelos leões.


Nos factos conhecidos, Hilário destaca-se pelos seus registos históricos que parecem inalcançáveis. O Leonino recorda cinco curiosidades sobre a vida daquele que fica marcado nos livros de história do Sporting como uma das suas maiores lendas:


  • Jogador com mais jogos oficiais - Hilário conquistou o estatuto de jogador com mais partidas pelo Sporting ao completar 471 jogos de leão ao peito. Atrás do defesa-esquerdo estão Vítor Damas e Manuel Fernandes, outros dois ícones no Clube, com 433 e 444, respetivamente;
  • Hilário perdeu 2,3 kg numa partida – Nos quartos de final da Taça das Taças, o Sporting venceu o Manchester United por 5 - 0 e avançou na eliminatória. Neste jogo, na totalidade, os jogadores dos leões perderam 27,7kg. Hilário foi o sétimo jogador que mais contribuiu para estes números, tendo perdido 2,3 kg;
  • Conversa caricata com jornalistas – Depois de uma derrota sofrida com o Cardiff na Taça das Taças, por 1-2, em Alvalade, Hilário mostrou ser um dos jogadores mais desanimados com o resultado: “Tinha tanta esperança de que, com o prémio da vitória, pudesse comprar umas botas e afinal perdemos”. O treinador do emblema britânico ficou comovido e dirigiu-se de imediato ao balneário dos leões e ofereceu umas botas ao defesa-esquerdo;
  • 200 jogos ainda muito novo – Hilário chegou cedo à incrível marca dos 200 jogos pelo Sporting. Apesar de João Moutinho já o ter superado, entretanto, o eterno defesa-esquerdo do Clube de Alvalade liderou este ranking quando tinha apenas 25 anos de idade;
  • Mais jogos em Alvalade – Hilário, para além de ser o jogador com mais partidas oficiais da história do Sporting, é também o craque dos leões que mais fez jogos na casa leonina, com 228 jogos no antigo e icónico Estádio José Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Essugo formou-se no Sporting e com estreia no Chelsea já faz parte de lote restrito
Wiki Leonino

Essugo formou-se no Sporting e com estreia no Chelsea já faz parte de lote restrito

 

Icon Comentário0
Estádio José Alvalade recebe concerto especial e espera-se casa cheia
Wiki Leonino

Estádio José Alvalade recebe concerto especial e espera-se casa cheia

 

Icon Comentário0
Geovany Quenda consegue recorde histórico por Portugal com Sporting a assistir
Wiki Leonino

Geovany Quenda consegue recorde histórico por Portugal com Sporting a assistir

 

Icon Comentário0