Modalidades
Exclusivo Leonino - Direção planeia mudanças drásticas para a equipa de futsal do Sporting
27 Nov 2025 | 13:07
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
26 Abr 2020 | 14:28 |
Pany Varela, jogadador da equipa de futsal do Sporting CP, concedeu uma entrevista à Sporting TV onde falou sobre a atualidade da modalidade em Portugal, nomeadamente à decisão da FPF em cancelar as competições, mas também relativamente à forma como tem ocupado o seu tempo em isolamento.
“Cabe-nos aceitar o que foi decidido, o mais importante neste momento é a saúde de todos. No que toca ao desporto, estávamos em primeiro lugar no Campeonato, uma posição privilegiada porque toda a gente que acompanha a modalidade sabe que quem acaba a fase regular na liderança tem grandes possibilidades de se sagrar campeão. Também tínhamos dado um passo muito importante na Taça de Portugal ao vencer o SL Benfica. Apesar de não termos ganho nada, estávamos a trilhar um caminho muito positivo e acredito que poderíamos ter tido sucesso”, começou por referir o internacional português.
Questionado sobre como foi entrar na quadra sem público nas bancadas, tal como aconteceu no jogo dos quartos de final da Taça de Portugal diante do SL Benfica, PanyVarela admite que, apesar do triunfo, não foi positivo: “Devo admitir que não foi muito prazeroso porque estamos habituados a ter adeptos na bancada, os Sportinguistas acarinham-nos muito e faltou-nos isso. Todos os jogadores ficaram com a mesma sensação, até porque um dérbi é sempre um jogo especial e gostamos de ter a massa associativa a apoiar-nos. Vencer o encontro e não ter com quem festejar nas bancadas foi estranho, mas cumprimos o nosso papel que passava por vencer e tenho a certeza de que os Sportinguistas, apesar de não terem estado presentes, vibraram muito com o triunfo. O desporto só faz sentido com público nas bancadas”.
Quanto à possibilidade de a próxima temporada se jogar sem adeptos nos pavilhões, o jogador verde e branco é da opinião de que “se essa for a única solução para que possamos voltar ao ativo, sou a favor pois sinto falta de competir e de treinar. Se tiver de ser à porta fechada, jogaremos sem qualquer problema desde que nos garantam que ninguém vai estar em perigo. Além disso, disputarem-se jogos, mesmo à porta fechada, será bom para quem ficar em casa porque vai oferecer uma sensação de normalidade às pessoas”.
Relativamente à forma como tem mantido a forma física, Pany revelou que os jogadores se têm mantido em contacto uns com os outros e também com o preparador físico através das novas tecnologias: “Estamos todos em contacto através do WhatsApp. Temos um grupo só com os jogadores e outro com o staff técnico. Diariamente, temos de dizer ao nosso preparador físico como nos sentimos e se temos queixas ou não. Os treinos têm acontecido através da plataforma Zoom. É diferente porque não há contacto direto, mas temos de fazer treinos de coordenação, o que nos proporciona algumas gargalhadas porque por vezes a coordenação não é a melhor”.
Por fim, o ala de 31 anos deixou uma mensagem dirigida ao universo leonino: “Se cada um de nós fizer a sua parte, a vitória será sempre mais fácil de alcançar. É necessário ter paciência porque tudo isto vai passar, mas temos de trabalhar todos juntos. Mantenham o distanciamento social e sigam as regras das entidades competentes. Dentro de semanas ou meses, voltaremos a estar juntos”.
Anilton César Varela Silva, mais conhecido como PanyVarela, chegou ao Sporting CP em 2016, proveniente do Fundão. Desde então, envergou o leão rampante em 166 ocasiões, marcou 49 golos e conquistou uma UEFA Futsal Champions League, dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.
Clube de Alvalade não teve dificuldades no encontro da 12.ª jornada da Liga portugesa e chega aos 30 pontos, após 12 rondas já disputadas
08 Dez 2025 | 16:41 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Torreense por 8-2, esta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em jogo da 12.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada a meio da semana para a Liga dos Campeões, os leões confirmaram o bom momento e chegaram aos 43 golos nos últimos cinco jogos.
No Pavilhão João Rocha, rapidamente o Sporting mostrou a sua intenção de dominar o jogo. Allan Guilherme abriu o marcador aos 4 minutos, assistido por Felipe Valério. Rocha dilatou a vantagem, ao segundo poste para finalizar um livre bem estudado, aos 15 minutos. A quatro segundos do intervalo, o pivot do Sporting assistiu Bruno Pinto, antigo jogador do Benfica, que só teve de encostar e aumentar a diferença para 3-0.
Na segunda parte, aos 23 minutos, Bruno Pinto marcou o seu segundo golo no jogo, no seguimento do livre direto. Os leões continuaram a pressionar e ampliaram a vantagem com golos de Alex Merlim (29') e Tiago Rodrigues (35'). O Torreense ainda conseguiu reduzir por Gabrielzinho (25') e Célio Coque (34'), mas Pauleta (38') e um auto-golo de Bruno Felipe (39') selaram a vitória.
Com esta vitória – a 16.ª em 18 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 31 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33, mas tem menos uma partida disputada do que os verdes e brancos.
O Clube de Alvalade vai, agora, enfrentar o Braga na 13.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante da formação liderada por Joel Rocha está marcado para o próximo domingo, dia 13 de dezembro, às 15h00, na AMCO Arena, no Minho.
Confira os golos do Sporting:
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem; Atleta do emblema verde e branco inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo
29 Nov 2025 | 22:23 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Leões de Porto Salvo por 6-3, este sábado, dia 29 de novembro, em jogo da 11.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada a meio da semana para a Liga dos Campeões, os leões derrotaram agora o terceiro classificado do Campeonato.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem. Diogo Santos inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. O camisola 7 estava endiabrado e bisou logo aos 3'. A equipa forasteira conseguiu reduzir aos 4' por intermédio de Landelino Neto. Num duelo intenso, os leões voltaram a marcar aos 6'. Agora foi Pauleta a aproveitar um erro da defesa contrária e apontar o 3-1. Aos 13', Felipe Valério fez o quarto. Quando os visitados atingiram as seis faltas, o Leões de Porto Salvo não falhou e conseguiu o 4-2 por Isaías Furtado.
Nos segundos 20 minutos, a formação do concelho de Oeiras reduziu para 4-3 aos 24' com golo de Rúben Carrilho. No melhor momento dos visitantes na partida, contudo, o Sporting não tremeu e conseguiu travar o ímpeto adversário. Uma bela jogada coletiva terminou com Wesley a dar para Bruno Pinto fazer o 5-3 aos 30 minutos. Bruno Maior fez o 6-3 aos 38 minutos.
Com esta vitória – a 14.ª em 16 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 27 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33. Por outro lado, o Leões de Porto Salvo é terceiro classificado com 22.
O Clube de Alvalade vai, agora, receber os gregos do AEK para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League na quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30. Fora de casa, o Sporting venceu por uns claros 11-0 e tem pé e meio na próxima fase da competição internacional.