Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

“ACREDITO QUE PODERÍAMOS TER TIDO SUCESSO”

Em entrevista à Sporting TV, Pany Varela considerou que os leões estavam em excelente posição para conquistar diversos títulos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Abr 2020 | 15:28 |

Icon Comentário0

Pany Varela, jogadador da equipa de futsal do Sporting CP, concedeu uma entrevista à Sporting TV onde falou sobre a atualidade da modalidade em Portugal, nomeadamente à decisão da FPF em cancelar as competições, mas também relativamente à forma como tem ocupado o seu tempo em isolamento.


“Cabe-nos aceitar o que foi decidido, o mais importante neste momento é a saúde de todos. No que toca ao desporto, estávamos em primeiro lugar no Campeonato, uma posição privilegiada porque toda a gente que acompanha a modalidade sabe que quem acaba a fase regular na liderança tem grandes possibilidades de se sagrar campeão. Também tínhamos dado um passo muito importante na Taça de Portugal ao vencer o SL Benfica. Apesar de não termos ganho nada, estávamos a trilhar um caminho muito positivo e acredito que poderíamos ter tido sucesso”, começou por referir o internacional português.


Questionado sobre como foi entrar na quadra sem público nas bancadas, tal como aconteceu no jogo dos quartos de final da Taça de Portugal diante do SL Benfica, PanyVarela admite que, apesar do triunfo, não foi positivo: “Devo admitir que não foi muito prazeroso porque estamos habituados a ter adeptos na bancada, os Sportinguistas acarinham-nos muito e faltou-nos isso. Todos os jogadores ficaram com a mesma sensação, até porque um dérbi é sempre um jogo especial e gostamos de ter a massa associativa a apoiar-nos. Vencer o encontro e não ter com quem festejar nas bancadas foi estranho, mas cumprimos o nosso papel que passava por vencer e tenho a certeza de que os Sportinguistas, apesar de não terem estado presentes, vibraram muito com o triunfo. O desporto só faz sentido com público nas bancadas”.


Quanto à possibilidade de a próxima temporada se jogar sem adeptos nos pavilhões, o jogador verde e branco é da opinião de que “se essa for a única solução para que possamos voltar ao ativo, sou a favor pois sinto falta de competir e de treinar. Se tiver de ser à porta fechada, jogaremos sem qualquer problema desde que nos garantam que ninguém vai estar em perigo. Além disso, disputarem-se jogos, mesmo à porta fechada, será bom para quem ficar em casa porque vai oferecer uma sensação de normalidade às pessoas”.

Relativamente à forma como tem mantido a forma física, Pany revelou que os jogadores se têm mantido em contacto uns com os outros e também com o preparador físico através das novas tecnologias: “Estamos todos em contacto através do WhatsApp. Temos um grupo só com os jogadores e outro com o staff técnico. Diariamente, temos de dizer ao nosso preparador físico como nos sentimos e se temos queixas ou não. Os treinos têm acontecido através da plataforma Zoom. É diferente porque não há contacto direto, mas temos de fazer treinos de coordenação, o que nos proporciona algumas gargalhadas porque por vezes a coordenação não é a melhor”.


Por fim, o ala de 31 anos deixou uma mensagem dirigida ao universo leonino: “Se cada um de nós fizer a sua parte, a vitória será sempre mais fácil de alcançar. É necessário ter paciência porque tudo isto vai passar, mas temos de trabalhar todos juntos. Mantenham o distanciamento social e sigam as regras das entidades competentes. Dentro de semanas ou meses, voltaremos a estar juntos”.

Anilton César Varela Silva, mais conhecido como PanyVarela, chegou ao Sporting CP em 2016, proveniente do Fundão. Desde então, envergou o leão rampante em 166 ocasiões, marcou 49 golos e conquistou uma UEFA Futsal Champions League, dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.


Modalidades

Nuno Dias arrasa jornais por deturpação de frase após Benfica - Sporting: "Calma..."

Treinador da equipa de futsal dos verdes e brancos não deixou passar o erro de alguns órgãos de comunicação e fez uma publicação nas suas redes sociais

Nuno Dias recorreu às redes sociais para esclarecer declarações suas que foram reproduzidas de forma incorreta após o Benfica - Sporting
Nuno Dias recorreu às redes sociais para esclarecer declarações suas que foram reproduzidas de forma incorreta após o Benfica - Sporting

23 Jun 2026 | 11:02 |

Icon Comentário0

O treinador da equipa de futsal do Sporting, Nuno Dias, recorreu às redes sociais para esclarecer declarações suas que foram reproduzidas de forma incorreta por vários órgãos de comunicação social após o terceiro jogo da final do playoff frente ao Benfica.


Nuno Dias: "Calma… Não sobreponham as vossas vontades à realidade"


Na publicação, o técnico leonino deixou uma mensagem direta, mostrando desagrado com a forma como algumas das suas palavras foram interpretadas e divulgadas: "Calma… Não sobreponham as vossas vontades à realidade!!! Esperem mais uns dias a ver se dá…".


Em causa está uma frase dita na conferência de imprensa após o encontro. Aquilo que Nuno Dias afirmou foi: "Isto só acaba quando uma equipa ganhar três jogos". No entanto, algumas publicações acabaram por reproduzir uma versão diferente da declaração.

De acordo com as imagens partilhadas pelo treinador dos verdes e brancos, órgãos como A Bola, Bola na Rede e Fora de Jogo escreveram que tinha dito: "Isto só acaba quando o Benfica ganhar três jogos", alterando o sentido original das palavras proferidas na sala de imprensa.


A reação de Nuno Dias surge numa altura de grande tensão competitiva na final do campeonato de futsal. O Sporting encontra-se em desvantagem na luta pelo título nacional, tendo vencido apenas um jogo contra dois dos encarnados. O jogo 4 está marcado para a próxima quinta-feira, dia 25 de junho, no Pavilhão João Rocha (20h30).

Confira:


Modalidades

Nuno Dias aponta motivo para a derrota no Benfica - Sporting

Na fase de todas as decisões da temporada, o treinador dos verdes e brancos mostrou-se confiante num melhor resultado dos seus jogadores

No Jogo 3, disputado no Pavilhão Fidelidade, o Sporting não foi capaz de sair vitorioso no dérbi nesta fase da eliminatória
No Jogo 3, disputado no Pavilhão Fidelidade, o Sporting não foi capaz de sair vitorioso no dérbi nesta fase da eliminatória

22 Jun 2026 | 14:41 |

Icon Comentário0

Depois de na passada terça-feira o Sporting ter goleado o Benfica, por 8-2, no Pavilhão João Rocha, no segundo jogo da final dos playoffs da Liga Placard, foi a vez dos leões se deslocarem ao Pavilhão Fidelidade para disputar mais uma partida entre estas duas equipas, que só ficou decidida nos penáltis (8-7), depois do empate a 5 golos conseguido durante o tempo regulamentar e o prolongamento


Nuno Dias: "Numa análise fria, os golos surgiram em situações em que tínhamos bola, livres..."


Num jogo 3 - com grande presença dos Sportinguistas nas bancadas -, Nuno Dias mostrou-se desiludido com o final da partida, no entanto, não deixou de elogiar o Sporting “Aproveitaram melhor os nossos erros. Numa análise fria, os golos surgiram em situações em que tínhamos bola, livres... Depois, só uma grande equipa consegue fazer o que fizemos neste pavilhão. Anulámos desvantagem por várias vezes e depois tivemos o pássaro no penálti decisivo, não marcámos e o Benfica foi mais feliz nesse capítulo. Passa para a frente mas isto só acaba quando uma equipa ganhar 3 jogos” 


Contudo, Nuno Dias, ainda acredita que os leões podem ser campeões depois de alguns ajustes: “Vamos recuperar bem, tentar corrigir algumas coisas, melhorar o que já estamos a fazer bem e perceber que este tipo de jogo ganham-se em décimas de segundo. É um jogo de vantagens, quem a aproveitar melhor vai ser mais feliz”.

Também Bernardo Paçó, guarda-redes dos verdes e brancos, mantém a confiança em todos os jogadores e naquilo que ainda poderá ser o final desta eliminatória: “Estamos habituados a este tipo de pressão, esperamos ser campeões aqui.”


Leões e águias voltam a encontrar-se no dia 25 de junho, quinta-feira, às 20h30, no Pavilhão João Rocha. Os comandados de Nuno Dias sabem que terão de vencer para evitar a festa encarnada em sua casa e para conseguirem levar todas as decisões para o Jogo 5.


Modalidades

Negócio fechado! Sporting empresta duas jóias ao quarto classificado da Liga

Dupla de jogadores do emblema verde e branco volta a ser cedida por mais uma temporada desportiva e vai abraçar novo clube em 2026/27

É negócio fechado; Leões Porto Salvo já começou a preparar a temporada 2026/27 e assegurou Pedro Santos e Guilherme Cintra, por empréstimo do Sporting
É negócio fechado; Leões Porto Salvo já começou a preparar a temporada 2026/27 e assegurou Pedro Santos e Guilherme Cintra, por empréstimo do Sporting

20 Jun 2026 | 15:15 |

Icon Comentário0

É negócio fechado. O Leões Porto Salvo já começou a preparar a temporada 2026/27 e assegurou a chegada de quatro reforços para o novo ciclo competitivo. A formação de Oeiras reforça assim o plantel com várias soluções para diferentes posições.


Os primeiros nomes confirmados são os de Pedro Santos e Guilherme Cintra, ambos pertencentes aos quadros do Sporting. Depois de terem estado emprestados ao Eléctrico e ao UPVN, respetivamente, os dois jogadores voltam a ser cedidos por mais uma temporada, segundo o 'zerozero'.


Seguem-se os reforços provenientes do Caxinas. O guarda-redes Daniel Osuji, de 21 anos, regressa a um emblema que já representou nos escalões de formação, após passagens pelo Benfica e uma época em que somou 16 jogos ao serviço dos caxineiros.


Também vindo do Caxinas chega o ala brasileiro Machado, que realizou a sua primeira experiência em Portugal esta temporada. Contratado em fevereiro, marcou três golos em nove partidas, tendo sido peça importante na luta pela permanência.

Com estas quatro contratações, o Leões Porto Salvo reforça significativamente o seu plantel para 2026/27, procurando aumentar a competitividade interna e preparar uma época mais sólida, depois do quarto lugar na fase regular em 2025/26. Por outro lado, Matheus Assunção era alvo do Sporting, mas as exigências do guarda-redes inviabilizaram o negócio.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting trava negócio com guarda-redes que fez exigência salarial extravagante
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting trava negócio com guarda-redes que fez exigência salarial extravagante

18 Jun 2026 | 14:25

Icon Comentário0
Oficial! Já esgotaram os bilhetes do Sporting para a deslocação ao Benfica
Modalidades

Oficial! Já esgotaram os bilhetes do Sporting para a deslocação ao Benfica

18 Jun 2026 | 10:59

Icon Comentário0
Craque despede-se do Barcelona e prepara-se para reforçar o Sporting: "Foram anos difíceis..."
Modalidades

Craque despede-se do Barcelona e prepara-se para reforçar o Sporting: "Foram anos difíceis..."

17 Jun 2026 | 17:32

Icon Comentário0