Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

“ACREDITO QUE PODERÍAMOS TER TIDO SUCESSO”

Em entrevista à Sporting TV, Pany Varela considerou que os leões estavam em excelente posição para conquistar diversos títulos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Pany Varela, jogadador da equipa de futsal do Sporting CP, concedeu uma entrevista à Sporting TV onde falou sobre a atualidade da modalidade em Portugal, nomeadamente à decisão da FPF em cancelar as competições, mas também relativamente à forma como tem ocupado o seu tempo em isolamento.


“Cabe-nos aceitar o que foi decidido, o mais importante neste momento é a saúde de todos. No que toca ao desporto, estávamos em primeiro lugar no Campeonato, uma posição privilegiada porque toda a gente que acompanha a modalidade sabe que quem acaba a fase regular na liderança tem grandes possibilidades de se sagrar campeão. Também tínhamos dado um passo muito importante na Taça de Portugal ao vencer o SL Benfica. Apesar de não termos ganho nada, estávamos a trilhar um caminho muito positivo e acredito que poderíamos ter tido sucesso”, começou por referir o internacional português.


Questionado sobre como foi entrar na quadra sem público nas bancadas, tal como aconteceu no jogo dos quartos de final da Taça de Portugal diante do SL Benfica, PanyVarela admite que, apesar do triunfo, não foi positivo: “Devo admitir que não foi muito prazeroso porque estamos habituados a ter adeptos na bancada, os Sportinguistas acarinham-nos muito e faltou-nos isso. Todos os jogadores ficaram com a mesma sensação, até porque um dérbi é sempre um jogo especial e gostamos de ter a massa associativa a apoiar-nos. Vencer o encontro e não ter com quem festejar nas bancadas foi estranho, mas cumprimos o nosso papel que passava por vencer e tenho a certeza de que os Sportinguistas, apesar de não terem estado presentes, vibraram muito com o triunfo. O desporto só faz sentido com público nas bancadas”.


Quanto à possibilidade de a próxima temporada se jogar sem adeptos nos pavilhões, o jogador verde e branco é da opinião de que “se essa for a única solução para que possamos voltar ao ativo, sou a favor pois sinto falta de competir e de treinar. Se tiver de ser à porta fechada, jogaremos sem qualquer problema desde que nos garantam que ninguém vai estar em perigo. Além disso, disputarem-se jogos, mesmo à porta fechada, será bom para quem ficar em casa porque vai oferecer uma sensação de normalidade às pessoas”.

Relativamente à forma como tem mantido a forma física, Pany revelou que os jogadores se têm mantido em contacto uns com os outros e também com o preparador físico através das novas tecnologias: “Estamos todos em contacto através do WhatsApp. Temos um grupo só com os jogadores e outro com o staff técnico. Diariamente, temos de dizer ao nosso preparador físico como nos sentimos e se temos queixas ou não. Os treinos têm acontecido através da plataforma Zoom. É diferente porque não há contacto direto, mas temos de fazer treinos de coordenação, o que nos proporciona algumas gargalhadas porque por vezes a coordenação não é a melhor”.


Por fim, o ala de 31 anos deixou uma mensagem dirigida ao universo leonino: “Se cada um de nós fizer a sua parte, a vitória será sempre mais fácil de alcançar. É necessário ter paciência porque tudo isto vai passar, mas temos de trabalhar todos juntos. Mantenham o distanciamento social e sigam as regras das entidades competentes. Dentro de semanas ou meses, voltaremos a estar juntos”.

Anilton César Varela Silva, mais conhecido como PanyVarela, chegou ao Sporting CP em 2016, proveniente do Fundão. Desde então, envergou o leão rampante em 166 ocasiões, marcou 49 golos e conquistou uma UEFA Futsal Champions League, dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.


Modalidades

Oficial! UEFA manda Sporting para França e já há datas

Leões vão deslocar-se até Le Mans para jogos decisivos da Liga dos Campeões, mas aguardam sorteio que ditará adversário da próxima fase

Sporting vai jogar UEFA Futsal Champions League em Le Mans
Sporting vai jogar UEFA Futsal Champions League em Le Mans

  |

Icon Comentário0

A UEFA anunciou esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, que a final four da Liga dos Campeões de futsal será jogada em Le Mans, França. A candidatura dos gauleses foi a escolhida pelo órgão organizador da competição, que vê o Sporting em busca da terceira conquista.


Anteriormente, tinham sido enviadas oito candidaturas para a realização da ronda final: Palma de Maiorca e Cartagena eram opções em Espanha. Le Mans em França, Ancona em Itália, Almaty no Cazaquistão, Atenas na Grécia, Hasselt na Bélgica ou Zagreb, na Croácia. 


O sorteio da final four ainda será realizado, não tendo, para já, data nem local para acontecer. Os verdes e brancos aguardam para conhecer o adversário, que será decidido entre Palma (atual detentor da competição), Cartagena e Kairat.


Vale recordar que, em 2023/24, o Sporting caiu nas meias-finais, diante do Barcelona. Os leões perderam, por 5-4, tendo a formação culé caído na final, diante do Palma (5-1). Os encontros realizaram-se em Yerevan, capital da Arménia, de 3 a 5 de maio de 2024.

Esta edição será jogada entre 1 e 4 de maio e terá os comandados de Nuno Dias em busca da terceira conquista, após vencerem em 2018/19, em Almaty (Cazaquistão) e em 2020/21, em Zadar (Croácia). O objetivo é trazer a terceira Liga dos Campeões para Alvalade.



Modalidades

Futuro do Sporting nas mãos da UEFA: Tudo se decide dia...

Verdes e brancos aguardam pacientemente decisão do órgão soberano da Europa, que irá manifestar escolha que dita situação dos leões na Liga dos Campeões

Sporting aguarda local da UEFA Futsal Champions League
Sporting aguarda local da UEFA Futsal Champions League

  |

Icon Comentário0

A UEFA recebeu oito candidaturas de sete países diferentes para a organização da final four da Liga dos Campeões de futsal. O Sporting é uma das quatro equipas presentes na ronda decisiva da competição, que irão ficar a saber o local dos encontros na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro.


Palma de Maiorca e Cartagena são opções em Espanha. Le Mans em França, Ancona em Itália, Almaty no Cazaquistão, Atenas na Grécia, Hasselt na Bélgica ou Zagreb, na Croácia. Em solo gaulês e italiano ainda será possível escolher outra cidade, caso a UEFA assim entenda.


No entanto, informações avançadas por alguns meios de comunicação espanhóis revelam que Hasselt, Zagreb e uma cidade a definir em França, estão, de momento, na pole position para receber a final four desta edição. Caso a informação se confirme, as equipas presentes iriam jogar em terreno neutro.


Vale recordar que, em 2023/24, o Sporting caiu nas meias-finais, diante do Barcelona. Os leões perderam, por 5-4, tendo a formação culé caído na final, diante do Palma (5-1). Os encontros realizaram-se em Yerevan, capital da Arménia, de 3 a 5 de maio de 2024.

Esta edição será jogada entre 1 e 4 de maio e terá os comandados de Nuno Dias em busca da terceira conquista, após vencerem em 2018/19, em Almaty (Cazaquistão) e em 2020/21, em Zadar (Croácia). As outras três equipas em prova são Palma, Cartagena e Kairat.



Modalidades

Ala do Sporting riscado da convocatória; Leões preocupados

Jogador importante no plantel verde e branco foi dado como incapacitado para os próximos jogos e Clube de Alvalade faz contas à vida

Pauleta, ala do Sporting, falha jogos da seleção nacional
Pauleta, ala do Sporting, falha jogos da seleção nacional

  |

Icon Comentário0

Pauleta foi riscado da convocatória da seleção nacional. Hugo Neves, antigo pivô dos leões, foi chamado para substituir o ala verde e branco, que foi afastado pela Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), falhando os próximos encontros dos comandados de Jorge Braz.


O 'camisola 10' do futsal leonino já tinha perdido o Mundial de futsal, a contas com um problema físico. À data, não fez parte dos 14 convocados para disputar o torneio, mas conseguiu recuperar a tempo de ajudar o Clube de Alvalade no campeonato. 


Para já não é conhecido o tempo de lesão de Pauleta, certo é que vai falhar os próximos dois jogos da seleção nacional, de qualificação para o Euro 2026. Portugal enfrenta Andorra e Países Baixos e já começou a preparação dos encontros, na nova Arena da FPF, inaugurada recentemente.


O duelo frente aos andorrenhos está agendado para sexta-feira, dia 13 de setembro, no Poliesportiu d´Andorra, pelas 19h00. Já a partida diante da formação neerlandesa será jogada pelas 20h15 de dia 18, quarta-feira, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

No que toca ao Sporting, os pupilos de Nuno Dias estão no topo da tabela classificativa da Liga Placard, com 22 pontos, em igualdade com o Benfica. Já o Braga, que tem um jogo por disputar, ocupa o terceiro lugar, com 15, e fecha as contas do pódio.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Craque do Sporting fez hat-trick e sente-se "muito feliz"
Modalidades

Craque do Sporting fez hat-trick e sente-se "muito feliz"

 

Icon Comentário0
Campeão nacional desfalca Sporting por dois meses
Modalidades

Campeão nacional desfalca Sporting por dois meses

 

Icon Comentário0
Ala faz hat-trick e Sporting cola-se ao Benfica no topo da Liga
Modalidades

Ala faz hat-trick e Sporting cola-se ao Benfica no topo da Liga

 

Icon Comentário0