Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

‘AMALDIÇOADO’ PELOS COMPATRIOTAS, NOVO REFORÇO DO SPORTING ESTÁ DECIDIDO: “FAREI TUDO”

Atleta que recentemente se juntou aos verdes e brancos foi acusado de traição, mas não desiste do seu objetivo

Rúben Amorim terá novas peças no plantel do Sporting em 2024/25
Rúben Amorim terá novas peças no plantel do Sporting em 2024/25

  |

Icon Comentário0

Vladan Kovacevic, que se oficializou como jogador do Sporting no dia 5 de junho, nasceu a 11 de abril de 1998 em Banja Luka, na Bósnia. O guardião é sem dúvida uma mais-valia no puzzle de Rúben Amorim, que já admitiu desejar uma equipa a defender mais assumidamente com três centrais, a sair a construir a partir de trás ou procurar profundidade, onde Gyokeres é considerado a peça-chave. Neste sentido, o diário desportivo A Bola, propôs-se a realizar um retrato do percurso de Kovacevic.


Nascido em Banja Luka, capital da entidade conhecida como República Sérvia da Bósnia e é ainda considerada o centro da região da Fronteira Bósnia, começou a dar os seus primeiros toques na bola no clube local, o Zeljeznicar, e completou grande parte da formação no FK Sarajevo, onde, depois de uma época emprestado ao Sloboda Mrkonjic Grad (2017/18), voltou a fazer parte da equipa principal, tendo-se sagrado campeão e até chegou a vencer uma Taça da Bósnia.


No entanto, o caso de Kovacevic é complexo: sendo a sua história influenciada pela política e as guerras nos Balcãs, tendo raízes bósnia e sérvia, possui dupla personalidade e com a declaração da independência da Bósnia e Herzegovina e ainda o estabelecimento da república da Sérvia – Banja Luka, onde nasceu -, o guarda-redes sempre se identificou mais sérvio do que bósnio.


Após falhar a estreia pela formação A da Bósnia, em fevereiro de 2023, a relação de Kovacevic com a entidade federativa foi-se deteriorando pela falta de oportunidades e o facto de não ter respondido a uma chamada para integrar um estágio. Esta situação agravou-se quando, em março de 2023, aceitou representar a Sérvia, com o selecionador a convocá-lo para os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa 2024, no entanto acabou por ser impedido pela FIFA, que considerou que o guarda-redes só poderá representar a Bósnia.

Apesar desta decisão ter gerado uma onda de ódio à volta do atleta, que acabou por ser mesmo ‘amaldiçoado’ pelos compatriotas bósnios, que ameaçavam a sua mão e chamavam Kovacevic de ‘traidor’, o guarda-redes mantém-se firma na sua decisão, tendo chegado a recorrer da decisão da FIFA para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD): “Para mim não é um tópico encerrado. Da minha parte farei tudo o que estiver ao meu alcance para um dia vestir a camisola da Sérvia. Se isso vai ser uma realidade não depende de mim”.



Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - AMORIM DÁ MURRO NA MESA E DIZ QUE CRAQUE DO SPORTING É INEGOCIÁVEL

Frederico Varandas não irá aceitar quaisquer propostas feitas por jogador muito utilizado pelo técnico

Sporting não irá aceitar quaisquer propostas feitas por jogador muito utilizado por Rúben Amorim
Sporting não irá aceitar quaisquer propostas feitas por jogador muito utilizado por Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves é inegociável, sabe o Leonino. O 'camisola 8' é muito apreciado no estrangeiro, sendo que Aston Villa e recentemente o Nápoles - que o deseja para o lugar de Khvicha Kvaratskhelia - podem avançar ainda este mercado. No entanto, Rúben Amorim não está disposto a perder o internacional português.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a saída de Pote poderá acontecer, mas apenas caso a cláusula de rescisão seja batida. A SAD verde e branca não está aberta a receber o valor em questão - 80 milhões de euros - de outra forma que não seja a pronto.


O polivalente jogador é muito importante na equipa leonina, tendo, inclusive, visto o seu peso no balneário aumentar com as saídas de Sebastián Coates, Luís Neto, Antonio Adán e Paulinho. Embora não tenha ascendido ao lote de capitães, Pote é uma das vozes mais ativas do Clube de Alvalade.


Pedro Gonçalves fez uma enorme temporada ao serviço do Sporting. O internacional português, que está avaliado em 32 milhões de euros – realizou 49 jogos: 32 no Campeonato Nacional, nove na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 3.601 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado de 25 anos fez 18 golos e 16 assistências.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 178 partidas, 76 golos, 43 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Pote tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.



Futebol

PAULO IAGO TROCA REAL MADRID PELO SPORTING: CONHEÇA DETALHES DO NEGÓCIO

Médio espanhol é muito bem cotado e garantem ser um dos melhores da sua geração

Paulo Iago, formado no Real Madrid, é muito bem cotado e será reforço do Sporting
Paulo Iago, formado no Real Madrid, é muito bem cotado e será reforço do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a anunciar a chegada de Paulo Iago, médio formado no Real Madrid. O jovem craque, que é muito bem cotado e visto como um dos melhores da sua geração, chega a Alvalade sem qualquer custo acrescido e estará às ordens de João Pereira, na equipa B.


De acordo com informação avançada pelo Diario As, Iago chega a custo zero, mas há uma condicionante, visto ser dos jogadores mais promissores do país vizinho: os merengues irão ficar com 50% do passe do jogador, bem como com a possibilidade de o recomprar nos primeiros anos de contrato.


O Relevo foi o primeiro a noticiar a chegada do internacional sub-17 por Espanha aos verdes e brancos, sendo mais tarde confirmada pela imprensa portuguesa. Além do mais, parece que o Sporting bateu alguns tubarões europeus para garantir o jogador, sendo que era noticiado pelos 'nuestros hermanos' que o Barcelona era um dos principais interessados.Paulo Iago estava na cantera do Real Madrid desde 201


Ao que parece, os verdes e brancos aproveitaram a relação complicada entre Iago e o seu treinador dos juvenis nos merengues, Álvaro Arbeloa, antigo jogador do Real Madrid, sendo que chegou mesmo a mostrar desagrado em relação ao projeto da formação do clube através das redes sociais: "Adoro e quero o futebol, mas odeio a falsidade, mentiras e enganos do mundo que o rodeia".

Paulo Iago estava na cantera do Real Madrid desde 2014, onde acabou por assinalar mais 200 golos nos vários escalões do emblema espanhol. Por esta altura, no seu país, o jogador é intitulado como uma das grandes promessas do futebol e até foi comparado a Lamine Yamal.



Futebol

"TENHO DÚVIDAS NA SUA TITULARIDADE": ANTONIO FIDALGO APONTA 'DEFEITOS' A JOGADOR DO SPORTING

Antigo atleta dos leões acredita que a estratégia utilizada por Rúben Amorim podia ser outra

António Fidalgo, ex atleta do Sporting, acredita que a estratégia utilizada por Rúben Amorim podia ser outra
António Fidalgo, ex atleta do Sporting, acredita que a estratégia utilizada por Rúben Amorim podia ser outra

  |

Icon Comentário0

Vladan Kovacevic admitiu ter tido culpas no segundo golo do Union St. Gilloise diante do Sporting. António Fidalgo, antigo guarda-redes dos leões, aponta o dedo ao guarda-redes bósnio e admite que dar a titularidade ao atleta que acabou de chegar pode não ser a melhor estratégia a tomar por parte de Rúben Amorim.


"Tive sempre muitas dúvidas sobre a titularidade imediata do Kovacevic. O Franco Israel está há duas épocas no Sporting. Na época transata ele esteve muito bem e deu um contributo importante para o campeonato que o Sporting venceu", começou por dizer o antigo guarda-redes do Sporting, à Antena 1.


"Kovacevic não teve a melhor estreia, tem de se dizer. O golo é da responsabilidade dele e dos defesas. Não podemos também é avaliar o guarda-redes por um jogo e por algo que não lhe correu mal em certa situação. Teve uma defesa boa, mas não teve muito trabalho. Tem de jogar mais. Agora tem de ultrapassar este momento, que é menos bom. É o primeiro jogo e tem muito tempo para ultrapassar. No geral, gostei dele. Erros? Há que cometê-los é agora. Tanto a nível individual, como coletivos, os erros são para cometer agora para se poder melhorar", terminou.


Vladan Kovacevic tem um valor de mercado de 6 milhões de euros – e, na temporada passada, disputou 47 partidas pelo emblema que terminou no sétimo lugar do campeonato da Polónia: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.


Ao que tudo indica, o Sporting desembolsou qualquer coisa como 4,8 milhões de euros, mais objetivos pela contratação do guardião, que é visto como o sucessor de Antonio Adán em Alvalade. O Raków assegura 10% da mais-valia numa futura transferência do jogador.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


ESPECIALISTA DIZ QUE SPORTING JÁ SABE O QUE É PRECISO PARA GARANTIR FOTIS IOANNIDIS
Futebol

ESPECIALISTA DIZ QUE SPORTING JÁ SABE O QUE É PRECISO PARA GARANTIR FOTIS IOANNIDIS

 

Icon Comentário0
OFICIAL! VARANDAS PUXA DOS GALÕES E SPORTING ASSINA CONTRATO COM MÉDIO EX BENFICA
Futebol

OFICIAL! VARANDAS PUXA DOS GALÕES E SPORTING ASSINA CONTRATO COM MÉDIO EX BENFICA

 

Icon Comentário0
OFICIAL! MORATA 'DÁ PERNINHA' E AJUDA GYOKERES A FICAR MAIS LONGE DE SAIR DO SPORTING
Futebol

OFICIAL! MORATA 'DÁ PERNINHA' E AJUDA GYOKERES A FICAR MAIS LONGE DE SAIR DO SPORTING

 

Icon Comentário0