
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Vladan Kovacevic, que se oficializou como jogador do Sporting no dia 5 de junho, nasceu a 11 de abril de 1998 em Banja Luka, na Bósnia. O guardião é sem dúvida uma mais-valia no puzzle de Rúben Amorim, que já admitiu desejar uma equipa a defender mais assumidamente com três centrais, a sair a construir a partir de trás ou procurar profundidade, onde Gyokeres é considerado a peça-chave. Neste sentido, o diário desportivo A Bola, propôs-se a realizar um retrato do percurso de Kovacevic.
Nascido em Banja Luka, capital da entidade conhecida como República Sérvia da Bósnia e é ainda considerada o centro da região da Fronteira Bósnia, começou a dar os seus primeiros toques na bola no clube local, o Zeljeznicar, e completou grande parte da formação no FK Sarajevo, onde, depois de uma época emprestado ao Sloboda Mrkonjic Grad (2017/18), voltou a fazer parte da equipa principal, tendo-se sagrado campeão e até chegou a vencer uma Taça da Bósnia.
No entanto, o caso de Kovacevic é complexo: sendo a sua história influenciada pela política e as guerras nos Balcãs, tendo raízes bósnia e sérvia, possui dupla personalidade e com a declaração da independência da Bósnia e Herzegovina e ainda o estabelecimento da república da Sérvia – Banja Luka, onde nasceu -, o guarda-redes sempre se identificou mais sérvio do que bósnio.
Após falhar a estreia pela formação A da Bósnia, em fevereiro de 2023, a relação de Kovacevic com a entidade federativa foi-se deteriorando pela falta de oportunidades e o facto de não ter respondido a uma chamada para integrar um estágio. Esta situação agravou-se quando, em março de 2023, aceitou representar a Sérvia, com o selecionador a convocá-lo para os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa 2024, no entanto acabou por ser impedido pela FIFA, que considerou que o guarda-redes só poderá representar a Bósnia.
Apesar desta decisão ter gerado uma onda de ódio à volta do atleta, que acabou por ser mesmo ‘amaldiçoado’ pelos compatriotas bósnios, que ameaçavam a sua mão e chamavam Kovacevic de ‘traidor’, o guarda-redes mantém-se firma na sua decisão, tendo chegado a recorrer da decisão da FIFA para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD): “Para mim não é um tópico encerrado. Da minha parte farei tudo o que estiver ao meu alcance para um dia vestir a camisola da Sérvia. Se isso vai ser uma realidade não depende de mim”.
Futebolista que venceu título com o Clube de Alvalade vai ser adversário dos leões de Rui Borges na Liga Portugal Betclic de 2025/26
|
É oficial! Diogo Pinto já não é jogador do Sporting. O guarda-redes de 21 anos utilizou as suas redes sociais para despedir-se dos adeptos verdes e brancos, numa altura em que irá ser apresentado como reforço do Estrela da Amadora, deixando Alvalade a custo zero.
Diogo Pinto: "Dei sempre tudo pelo Sporting"
"Foram oito anos de leão ao peito. Cheguei muito novo, cheio de sonhos, e saio com o coração cheio. Cresci aqui como jogador e como pessoa. Aprendi muito, vivi momentos únicos e fiz amigos para a vida. Dei sempre tudo pelo Clube, com orgulho em cada minuto que estive em campo", começou por dizer o guardião.
Diogo Pinto destaca "a conquista do campeonato no ano passado" como "um dos momentos mais especiais" da carreira. "Nunca vou esquecer as emoções que vivemos. Quero agradecer aos treinadores, colegas, staff, direção e a todos os adeptos que me acompanharam em cada etapa. O vosso apoio fez a diferença", acrescentou o formado no Sporting.
Diogo Pinto: " Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal"
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", terminou o antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic.
Apesar de reforçar o Estrela da Amadora sem qualquer compensação monetária para o Sporting, o guarda-redes internacional sub-21 por Portugal ainda poderá render aos verdes e brancos. Frederico Varandas assegurou 50% de uma futura venda do jogador.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.