
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, para render João Pereira no comando técnico dos verdes e brancos. Pedro Machado é um amigo próximo do treinador dos leões, também ele treinador de futebol. Conheceram-se nos campos, e fortaleceram a relação no curso de treinadores Nível III UEFA A. Em entrevista ao jornal 'A Bola', o homem que também é natural do norte de Portugal, abriu o livro acerca do técnico verde e branco.
Começou por falar do percurso até agora: "Ele começou no clube da sua terra, o Mirandela e foi sempre em crescendo, fruto de bons trabalhos em todas as equipas que orientou. Quando chegou à Liga, em 2023/24, ao serviço do Moreirense, este clube fez a época que fez e, por isso, a passagem para o Vitória de Guimarães não surpreendeu. Esta equipa, acima de tudo, fez uma campanha fantástica na UEFA Conference League e o Sporting apostou, naturalmente, num treinador com excelentes resultados", começou por partilhar.
Falou, depois, da capacidade de reação de Rui Borges: "Na verdade, ele reage muito bem à adversidade. A alegria por estar ao serviço dum clube da dimensão do Sporting supera tudo". Lembra, que, apesar das lesões, o Sporting "apenas tem duas derrotas nos 90 minutos e em ambos os casos em jogos da UEFA Champions League, diante do RB Leipzig [1-2] e do Dortmund [0-3]".
Relembrou, de novo, as dificuldades do técnico: "A atestar o que estou a dizer está o facto de, desde que chegou, o Rui [Borges] já estreou seis jogadores que me defrontaram esta época ao serviço da equipa B quando orientei a Académica, na Liga 3", antes de referir a restante equipa de Rui Borges: "Ele faz-se acompanhar por uma equipa técnica muito competente. Sabe-se rodear muito bem e faz questão de o referir sempre que pode".
Por último, uma palavra... à versatilidade: "Quem via as suas equipas e mesmo no Sporting, verificava que com bola construía a três. Defensivamente, os extremos fechavam e ficava uma linha de cinco. No fundo, ele adapta o sistema aos jogadores de que dispõe e no qual estes se sentem mais confortáveis", rematou Pedro Manchado, que este ano já orientou a Académica.
Selecionador Nacional anunciou, esta sexta-feira, dia 14 de março, quais as suas escolhas para os quartos de final da Liga das Nações
|
Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Geovany Quenda foram os quatro jogadores do Sporting convocados por Roberto Martínez, nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, para representar a Seleção Nacional nos quartos de final da Liga das Nações.
Desta vez, o técnico espanhol acabou por deixar de fora, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves, dois dos principais destaques dos verdes e brancos na atual temporada desportiva, que estão, no entanto, de momento, indisponíveis por lesão - Pote estará perto do regresso, Bragança está de fora até ao fim da época, tal como Nuno Santos e João Simões, jovem jogador que segundo o selecionador nacional, está perto de conseguir a chamada.
No que toca a jogadores formados no Clube de Alvalade ou que por cá passaram, temos oito nomes que também estão entre os escolhidos para levar as quinas ao peito: Nuno Mendes (PSG), Renato Veiga (Chelsea), João Palhinha (Bayern Munique), Bruno Fernandes (Manchester United), Rafael Leão (Milan) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
Confira todos os convocados: Diogo Costa, José Sá e Rui Silva; Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Renato Veiga, António Silva, Diogo Dalot, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Nuno Tavares; João Palhinha, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Neves, João Félix, Francisco Trincão; Francisco Conceição, Rafael Leão, Geovany Quenda, Pedro Neto, Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo
A convocatória de Roberto Martínez para a Seleção nacional portuguesa definiu os jogadores com que o selecionador vai contar para o duplo compromisso com a seleção da Dinamarca (fora dia 20/3 e em casa dia 23/3) - que vai contar com Morten Hjulmand e Conrad Harder. Os jogos contam para os quartos de final da Liga das Nações.
Clube inglês vem a Alvalade levar a estrela de Academia Cristiano Ronaldo, e vai pagar valor muito abaixo daquilo que os adeptos estavam à espera
|
É a notícia que está a marcar o dia. Fabrizio Romano, especialista em transferências, deu a notícia em exclusivo, que foi entretanto confirmada pelo meio de comunicação portugueses - o Sporting vai vender Geovany Quenda ao Chelsea, clube da capital de Inglaterra.
As informações iniciais davam o negócio como praticamente concluído, e já se falava num contrato de sete anos para Geovany Quenda, que ficaria mais um ano no Sporting, antes da mudança definitiva para o Chelsea.
Surgem, agora, novas notícias sobre a operação. Davis Ornstein, jornalista do Athletic, especializado no mercado do futebol, avançou com mais detalhes acerca da operação. Segundo o jornalista inglês, o Sporting vai vender o extremo formado na Academia Cristiano Ronaldo por valores a rondar os 50 milhões de euros, metade da clausula de rescisao no contrato do jovem jogador, que apontava para os 100 milhões de euros.
Ornstein escreveu o seguinte na sua conta pessoal da rede social X: "Chelsea chega a um acordo com o Sporting para contratar Geovany Quenda. O extremo de 17 anos fica no Sporting na próxima época, e junta-se ao Chelsea no verão de 2026. Exames médicos feitos, contrato de 7+1 anos para Quenda, com um valor entre 45 e 50 milhões de euros, não muito longe do que o Manchester United tinha oferecido".
O jornal A Bola já confirmou, entretanto, a informação. O jornal português adiciona aos detalhes dados por Ornstein que o negócio pode ainda crescer, uma vez que o Chelsea pode adicionar alguns bónus por objetivos à operação.
Defesa lateral dos leões é visto como o patinho feio da equipa aos comandos de Rui Borges, mas pode voltar às opções do técnico para auxiliar o jovem central
|
Ricardo Esgaio é visto como o patinho feio da equipa do Sporting aos comandos de Rui Borges, mas os vários treinadores dos leões têm sempre encontrado uma utilidade para o lateral direito. Desta feita, o experiente jogador pode voltar a ser titular contra o Famalicão, para facilitar a vida... a Ousmane Diomande.
Tendo em conta as baixas na equipa do Sporting, que não conta com Gonçalo Inácio por ter visto o quinto amarelo do campeonato na última jornada, bem como Eduardo Quaresma e Jeremiah St. Juste, de fora por lesão, Rui Borges tem apostado, nos treinos da equipa, num eixo defensivo composto por Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande e Matheus Reis.
Nas últimas partidas, apesar da alta contestação dos adeptos do Sporting, o treinador Rui Borges tem utilizado Ricardo Esgaio como central do lado direito da defesa, ao invés da sua posição natural, a de lateral direito.
Esta opção pode prender-se, no entanto, com um auxílio a Ousmane Diomande. É que, segundo noticia o jornal Record, o jovem costa marfinense terá pedido a Rui Borges para atuar maioritariamente no centro do trio defensivo do Sporting, posição onde se sente mais confortável em campo.
Rui Borges tem cumprido com o pedido. Diomande só não jogou no centro da defesa num jogo com o atual técnico, contra o AVS, que o Sporting empatou a duas bolas - jogo que, curiosamente, correu muito mal ao costa marfinense. A entrada de Esgaio no onze, a ida de Debast para o meio campo, e as ausências de Quaresma e St. Juste têm ajudado o jovem central a assumir-se no eixo da defesa dos leões.