Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Amigos de João Pereira revelam como começou amor pelo Sporting: "Antes era do Benfica..."

Antigo lateral direito dos verdes e brancos é oficialmente no novo treinador da equipa principal, sucedendo a Rúben Amorim, que rumou ao Manchester United

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Nov 2024 | 12:35 |

Icon Comentário0

João Pereira nasceu em Lisboa, perto do problemático bairro do Casal Ventoso. Começou cedo para o futebol, nos escolas do Domingos Sávio, com apenas 8 anos, partilhando balneário com Ricardo Quaresma, e também com Luís Alfândega, amigo do treinador.


“O João Pereira naquela altura era o nosso avançado. Ele era muito franzino, mas era super veloz e muito aguerrido. Fartava-se de marcar golos”, começou por dizer, ao jornal A Bola, o primeiro técnico do sucessor de Rúben Amorim em Alvalade.


“Recordo-me de um João que não tinha nada a ver com o que era enquanto jogador. Era uma pessoa muito tranquila, muito pacata. Quando entrava em campo mudava completamente porque ele sabia que aquela era a maneira que tinha de se destacar. Ele percebeu isso muito cedo e então ficava ultracompetitivo”, acrescentou.


Do Domingos Sávio rumou ao Benfica, onde conheceu João Godinho. “A imagem que nós temos do João enquanto jogador, que era desde miúdo na formação, dentro de campo, é de um miúdo reguila e sempre muito energético. Isso era o João que eu conheci quando ele chegou ao Benfica. Eu já lá estava. O João é capaz de ter chegado tímido nos primeiros 10 minutos. Depois mostrou logo aquela personalidade que o caraterizou sempre de liderança”, admitiu. “O João é alguém ferranho por ganhar. Seja a jogar aqui às cartas, seja a jogar snooker em casa dele, seja o que for, ele não gosta de perder. Com ele é que não pode ser. E isso é que fazia a força dele. A força do João não era a parte técnica ou a parte física, era a parte mental e a parte de não gostar de perder e só gostar de ganhar”.

“O pai do João era muito Sportinguista e tentava levá-lo a mudar para o Sporting, mas ele em miúdo era do Benfica. Depois teve a oportunidade de ir para o Sporting. Abriram-lhe as portas do Sporting a partir desse momento, e sei até por conversas que eu tive em que ele já me confidenciou que se sente mesmo Sportinguista”, disse Luís Alfândega. João Godinho partilhou a mesma informação: “Desde que entrou no Sporting o João Pereira passou a sentiu-se parte daquele Clube, daquela família e acho que isso nota-se perfeitamente”.


Por fim, os votos de confiança dos amigos: “A mim não me surpreende porque fomos falando dessa vontade dele passar de jogador para treinador”, disse Luís Alfândega. João Godinho completou: “Sei que ele vai ser treinador de futebol e vai ter sucesso, porque ele tem capacidades para isso, se ele continuar a ser a pessoa que é acima de tudo. Só tem de continuar com o caráter que tem”. 


Futebol

Geovany Quenda tem avanço na recuperação e há data prevista para voltar ao Sporting

Jogador continua em Londres após ter sido sujeito a intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito

Tudo indica que Geovany Quenda poderá regressar à competição no Sporting durante o mês de março, depois de ter mostrado novos avanços
Tudo indica que Geovany Quenda poderá regressar à competição no Sporting durante o mês de março, depois de ter mostrado novos avanços

05 Fev 2026 | 10:11 |

Icon Comentário0

Geovany Quenda continua em Londres, onde prossegue a recuperação de uma intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito, tendo esta quarta-feira, 4 de fevereiro, recorrido às redes sociais para mostrar a evolução do processo.


O extremo, de 18 anos, que não compete desde o dérbi frente ao Benfica, a 5 de dezembro de 2025, encontro em que foi suplente utilizado pelo Sporting, partilhou imagens a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios de corrida com menor impacto sobre articulações e músculos.


Na presente temporada, o jogador encontra-se em Alvalade por empréstimo do Chelsea, mas, ao abrigo de um acordo entre os dois clubes, deslocou-se a Inglaterra para realizar a recuperação, utilizando as infraestruturas de Stamford Bridge. Tudo indica que poderá regressar à competição durante o mês de março.


De resto, um estudo recente do CIES (Observatório do Futebol) destacou os talentos jovens mais promissores nascidos em 2006 ou depois que jogam fora das cinco grandes ligas europeias. Entre os nomes melhor cotados está o do pupilo de Rui Borges, que integra o top-5 desta lista de “wonderkids” (Saiba mais AQUI).

Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.



Futebol

Rui Borges pode lançar novo 'reforço' no Sporting - AFS

Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em partida válida para os quartos de final da Taça de Portugal

Nuno Santos faz parte da lista de convocados de Rui Borges para o Sporting - AFS e pode estrear-se pela equipa principal esta época
Nuno Santos faz parte da lista de convocados de Rui Borges para o Sporting - AFS e pode estrear-se pela equipa principal esta época

05 Fev 2026 | 09:56 |

Icon Comentário0

Rui Borges já tinha deixado essa hipótese em aberto e a mesma é agora confirmada: Nuno Santos integra a lista de convocados para o encontro frente ao AFS, em Alvalade, referente aos quartos de final da Taça de Portugal, que se disputa esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro.


O ala esquerdo está afastado da equipa principal há 467 dias, desde a grave lesão no joelho sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, e poderá agora voltar a somar minutos. O jogador já tinha, de resto, regressado à competição ao ser utilizado recentemente no jogo da equipa B frente à Oliveirense.


"O Fotis Ioannidis e o Zeno Debast estão fora. O Nuno Santos poderá entrar na convocatória", vincou Rui Borges na antevisão à partida da prova rainha, ainda que não dando qualquer certeza sobre a presença do 'camisola 11' na ficha de jogo.


Neste momento, os verdes e brancos procuram conquistar o 19.º troféu na competição, depois do triunfo na final da edição passada frente ao Benfica por 3-1, após prolongamento. Os leões já eliminaram o Paços de Ferreira (3-2), Marinhense (3-0) e Santa Clara (3-2, após prolongamento).

Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).



Futebol

Plano para o regresso de Fotis Ioannidis sofre reviravolta no Sporting

Internacional grego era esperado na partida para a Taça de Portugal, mas tal já não deverá acontecer e são agora conhecidos os motivos

Fotis Ioannidis não vai a jogo no Sporting - AVS, por decisão dos leões devido às condições meteorológicas que acabar por alterar os planos
Fotis Ioannidis não vai a jogo no Sporting - AVS, por decisão dos leões devido às condições meteorológicas que acabar por alterar os planos

05 Fev 2026 | 09:42 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis sofreu uma lesão a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup frente ao Vitória de Guimarães, numa recaída do traumatismo no joelho esquerdo que já o tinha afetado no início de novembro, no encontro com o Santa Clara (2-1), a contar para a Liga. O regresso do avançado grego à competição estava inicialmente previsto para esta quinta-feira, diante do AVS, mas as condições meteorológicas acabaram por alterar os planos da estrutura do Sporting.


A depressão Leonardo, que tem provocado chuva intensa em várias zonas do país, levou o Sporting a optar por uma abordagem mais cautelosa. Apesar de o novo relvado do Estádio José Alvalade ter demonstrado um bom sistema de drenagem, como ficou visível no jogo com o Nacional, o piso deverá apresentar-se escorregadio no encontro com a equipa orientada por João Henriques, aumentando o risco de quedas.


Nesse sentido, a Unidade de Performance do Clube decidiu não assumir qualquer risco adicional, tendo em conta que a lesão de Ioannidis incide numa zona sensível. Em articulação com Rui Borges e com o próprio jogador, foi tomada a decisão de não o incluir na convocatória para esta partida.


Desta forma, a referência ofensiva ficará entregue a Luis Suárez, com poucas alternativas no banco, cabendo a Rafael Nel, da equipa B, o papel de suplente direto, mas não só. Ainda assim, caso a recuperação do internacional helénico continue a evoluir de forma positiva, o avançado deverá integrar as opções para o encontro de segunda-feira frente ao Porto, considerado decisivo.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Após polémica, Morten Hjulmand recebe novidade no Sporting
Futebol

Após polémica, Morten Hjulmand recebe novidade no Sporting

05 Fev 2026 | 09:17

Icon Comentário0
Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting
Futebol

Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting

05 Fev 2026 | 09:04

Icon Comentário0
Rui Borges encontrou 'substituto' para Luis Suárez já para o Sporting - AFS
Futebol

Rui Borges encontrou 'substituto' para Luis Suárez já para o Sporting - AFS

05 Fev 2026 | 08:55

Icon Comentário0