Futebol
Rodrigo Ribeiro pode rumar à Alemanha em janeiro e já há conversas com o Sporting
04 Nov 2025 | 17:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Nov 2024 | 18:33 |
Rui Malheiro deixou elogios a Rúben Amorim depois do último jogo do técnico ao serviço do Sporting, em Alvalade. Ao jornal Record, o analista abordou o encontro entre leões e Manchester City e, apesar da vitória expressiva na Champions (4-1), explicou que os verdes e brancos cometeram muitos erros na primeira parte.
“Amorim merece ser considerado como o melhor treinador da excelsa narrativa leonina. Em 4 anos e nove meses, metamorfoseou o Sporting na equipa mais forte em Portugal. Adolesceu o seu modelo de jogo de ano para ano, e os reflexos são ainda mais visíveis que os vários títulos e troféus conquistados”.
“Tal como Rúben Amorim admitiu, de volta ao registo de franqueza desarmante, no final da partida, a vitória robusta sobre o Man. City não resultou de uma exibição linear. A primeira parte foi extremamente árdua para o Sporting, que cometeu vários erros com bola (...) e sem bola, ao sentir amplas arduidades em acompanhar a qualidade técnica, a velocidade de execução e a intensidade cerebral – técnica, tática, física e mental – dos ‘citizens’. Por isso, os comandados de Guardiola adiantaram-se precocemente no marcador”, atirou.
“Só que mesmo em apuros para evitar o 2-0, o Sporting nunca desistiu de procurar atacar. Fê-lo, em várias situações, de forma precipitada, buscando Gyokeres na zona do imberbe Simpson-Pusey, até que, de forma mais pensada e elaborada(...) chegou, aos 38 minutos, ao empate. (...) Um tento que teve um efeito tranquilizante nos verde-e-brancos, que passaram a abdicar das saídas curtas desde Israel nos pontapés de baliza”, explicou o comentador.
"Rúben Amorim tinha uma carta na manga ao intervalo. Preparou a equipa para defender mais próxima do 5x4x1 em losango", explicando também que os golos ajudaram a equipa: “Só que antes que essa alteração produzisse o efeito pretendido, o que sucedeu, o Sporting colocou-se a vencer, aos 49 minutos, por 3-1 (...) Abanado pela desvantagem de dois golos, o Man. City demorou a reentrar no jogo, muito por mérito da reorganização defensiva preconizada por Amorim”, acrescentou.
"Um remate de Bernardo bloqueado de forma irregular por Diomande redundou num castigo máximo que Haaland disparou contra a barra. Foi o golpe fatal nos ‘citizens’. Até ao fim, acabou por ser o Sporting a estar mais perto do quarto golo. Ederson negou-o a Gyokeres, isolado por Pote, mas o sueco, novamente de penálti, assinaria o 4-1", terminou Rui Malheiro.
Ex futebolista não esquece momento caricato que protagonizou no Estádio de Alvalade e pediu desculpa aos adeptos pelo sucedido
04 Nov 2025 | 19:11 |
Valeri Bojinov, antigo jogador do Sporting, somou apenas 16 jogos mas a passagem ficou marcada por um incidente que haveria de ditar a sua saída de Alvalade, quando impediu Matías Fernández de bater um penálti, que viria a ditar a eliminação dos leões da Taça da Liga. 14 anos depois, o ex-futebolista pediu desculpa aos adeptos e elogia o Clube de Alvalade.
Bojinov: "Portugal é um país único"
"Portugal é um país único para mim. Foi uma honra, um prazer, um privilégio e um respeito conhecer as tradições, as pessoas, mentalidade, a gastronomia e, sobretudo, a cultura. Lisboa é uma cidade incrível, o clima é maravilhoso, solarengo. Só tenho de agradecer pelos momentos maravilhosos em Portugal e, em especial, pelo incrível povo de Lisboa", começou por dizer, em entrevista ao jornal A Bola.
Bojinov: "Agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente"
Quando questionado sobre o penálti que falhou depois de impedir Matías Fernández a marcá-lo - o que lhe valeu um processo disciplinar -, o também ex-Juventus acabou por se retratar: "Olhe... só posso agradecer ao Sporting por tudo. Foi uma honra jogar numa das equipas mais mediáticas de Portugal, com adeptos fantásticos. Depois só posso dizer uma coisa: somos humanos. Todos cometemos erros. O importante é compreendê-los e reconhecê-los. Se ofendi alguém, especialmente os adeptos, agora é o momento de pedir desculpa pela situação e pelo incidente. Peço desculpa. O Sporting é um grande clube, os adeptos são incríveis. Ao clube e adeptos desejo tudo de bom, com o meu coração e alma".
Bojinov: "O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me"
De seguida, Bojinov fez uma análise à sua carreira, uma vez que trazia algum portfólio aquando da sua chegada a Alvalade. O ex-jogador falou sobre o processo de adaptação: "Joguei naquele que, na minha opinião, a Liga mais forte na sua vertente tática e física, o italiano. A jogar com jogadores enormes em clubes como a Juventus, Fiotentina, Lecce, mas também Manchester City e Parma. Mas, sinceramente, quando cheguei a Lisboa, ao campeonato português, pensei que seria muito mais fácil, mas infelizmente não foi. O futebol em Portugal é muito dinâmico, rápido, muito técnico, e foi difícil adaptar-me. Sinceramente subestimei a situação e não a encarei com respeito e dignidade. Foi realmente difícil. Há muitos jogadores fortes em Portugal. Hoje penso que foi uma honra jogar no Sporting pelos adeptos que tem. E inclino-me diante deles".
Por fim, o antigo jogador do Sporting foi questionado sobre se sentiu pressão em Alvalade e na Juventus: "Os adeptos obrigam-te a isso. A mentalidade vencedora está sempre presente. Só importam a vitória e os três pontos, nada mais. Obrigam-te a estar sempre no topo, ser campeão, de sermos vencedores em todos os momentos. É a história destes clubes e é por essa razão que adoro este jogo".
Rui Borges entende que ainda não é o momento certo para apostar com regularidade no jovem internacional sub-21 por Portugal
04 Nov 2025 | 18:53 |
João Muniz vai ser emprestado na próxima janela de transferências, sabe o Leonino. O defesa de 20 anos é um habitual titular na equipa B do Sporting, mas a estrutura entende que o jogador está em condições de dar o salto para uma equipa competitiva da primeira liga.
O central português é visto como uma das maiores promessas da Academia verde e branca, mas Rui Borges entende que ainda não é o momento certo para apostar com regularidade no jovem internacional sub-21 português, daí que uma eventual cedência é mesmo o cenário mais provável.
Um empréstimo possibilitará ao futebolista somar minutos e jogar ao mais alto nível, de modo a ganhar maturidade e bagagem competitiva. A concorrência neste setor do plantel do Sporting é grande. Ousmane Diomande - que está prestes a renovar - e Gonçalo Inácio são os centrais titulares, além de Zeno Debast, Eduardo Quaresma e Matheus Reis como opções válidas.
O canhoto esteve cedido ao Rio Ave na primeira metade da temporada passada, mas o empréstimo não correu de feição. O jogador acabou por não somar qualquer jogo oficial no emblema vilacondense, tendo sido 'resgatado' pelos leões em janeiro, pelo que o Clube de Alvalade procura agora o emblema certo para o jogador evoluir.
Em 2025/26, João Muniz – avaliado em 500 mil euros – soma, até ao momento, sete encontros pela equipa B do Sporting e um pela equipa principal, contabilizando um total de 628 minutos, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. O atleta tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro da competição internacional que vai colocar frente a frente italianos e verdes e brancos
04 Nov 2025 | 18:00 |
0' - Suplentes: João Virgínia, Matheus Reis, Morita, Geny Catamo, Kochorashvili, Alisson Santos, Rodrigo Ribeiro, Bruno Ramos, Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas e Luis Suárez
0' - Onze do Sporting: Rui Silva; Vagiannidis, Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Hjulmand e João Simões; Quenda, Trincão e Pote; Ioannidis
0′ – As duas equipas já se defrontaram em quatro ocasiões, registando-se duas vitórias para a 'vecchia signora' e dois empates.
0' - A turma transalpina também vêm de uma vitória (2-1) em casa da Cremonese.
0' - Na última partida, os comandados por Rui Borges derrotaram o Alverca por 2-0, em Alvalade.
0' - A turma orientada por Luciano Spalletti está no 25.º posto da tabela com dois pontos.
0' - Neste momento, os leões estão no 11.º lugar da competição com seis pontos.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões 2025/26.
0’ – O Sporting visita a Juventus, esta terça-feira, dia 4 de novembro, às 20h00, em Turim.
Rodrigo Ribeiro pode rumar à Alemanha em janeiro e já há conversas com o Sporting
04 Nov 2025 | 17:59
Oficial! Ex técnico no Sporting é o escolhido pelo Casa Pia para enfrentar Benfica
04 Nov 2025 | 17:39
Ex defesa de Sporting e Juventus lamenta poucas oportunidades nos leões: "Fiquei triste"
04 Nov 2025 | 16:37