Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Amorim deu espetáculo frente a Guardiola, mas analista garante: "Sporting cometeu vários erros"

Encontro da quarta jornada da Liga dos Campeões entre Clube de Alvalade e Manchester City (4-1) da quarta jornada da Champions ainda dá que falar

Rui Malheiro analisa jogo entre Sporting, de Amorim, e City, de Guardiola
Rui Malheiro analisa jogo entre Sporting, de Amorim, e City, de Guardiola

09 Nov 2024 | 18:33 |

Icon Comentário0

Rui Malheiro deixou elogios a Rúben Amorim depois do último jogo do técnico ao serviço do Sporting, em Alvalade. Ao jornal Record, o analista abordou o encontro entre leões e Manchester City e, apesar da vitória expressiva na Champions (4-1), explicou que os verdes e brancos cometeram muitos erros na primeira parte.


“Amorim merece ser considerado como o melhor treinador da excelsa narrativa leonina. Em 4 anos e nove meses, metamorfoseou o Sporting na equipa mais forte em Portugal. Adolesceu o seu modelo de jogo de ano para ano, e os reflexos são ainda mais visíveis que os vários títulos e troféus conquistados”.


“Tal como Rúben Amorim admitiu, de volta ao registo de franqueza desarmante, no final da partida, a vitória robusta sobre o Man. City não resultou de uma exibição linear. A primeira parte foi extremamente árdua para o Sporting, que cometeu vários erros com bola (...) e sem bola, ao sentir amplas arduidades em acompanhar a qualidade técnica, a velocidade de execução e a intensidade cerebral – técnica, tática, física e mental – dos ‘citizens’. Por isso, os comandados de Guardiola adiantaram-se precocemente no marcador”, atirou.


“Só que mesmo em apuros para evitar o 2-0, o Sporting nunca desistiu de procurar atacar. Fê-lo, em várias situações, de forma precipitada, buscando Gyokeres na zona do imberbe Simpson-Pusey, até que, de forma mais pensada e elaborada(...) chegou, aos 38 minutos, ao empate. (...) Um tento que teve um efeito tranquilizante nos verde-e-brancos, que passaram a abdicar das saídas curtas desde Israel nos pontapés de baliza”, explicou o comentador.

"Rúben Amorim tinha uma carta na manga ao intervalo. Preparou a equipa para defender mais próxima do 5x4x1 em losango", explicando também que os golos ajudaram a equipa: “Só que antes que essa alteração produzisse o efeito pretendido, o que sucedeu, o Sporting colocou-se a vencer, aos 49 minutos, por 3-1 (...) Abanado pela desvantagem de dois golos, o Man. City demorou a reentrar no jogo, muito por mérito da reorganização defensiva preconizada por Amorim”, acrescentou.


"Um remate de Bernardo bloqueado de forma irregular por Diomande redundou num castigo máximo que Haaland disparou contra a barra. Foi o golpe fatal nos ‘citizens’. Até ao fim, acabou por ser o Sporting a estar mais perto do quarto golo. Ederson negou-o a Gyokeres, isolado por Pote, mas o sueco, novamente de penálti, assinaria o 4-1", terminou Rui Malheiro.


Futebol

Há quem aponte Fresneda ao banco do Sporting e dê solução

Defesa espanhol tem sido opção inicial de Rui Borges no lado direito da linha mais recuada dos verdes e brancos, mas não convence adeptos

Zeca Rodrigues acredita que Georgios Vagiannidis precisa de "come­çar um ou dois jogos a titu­lar" no Sporting e tirar lugar a Iván Fresneda
Zeca Rodrigues acredita que Georgios Vagiannidis precisa de "come­çar um ou dois jogos a titu­lar" no Sporting e tirar lugar a Iván Fresneda

05 Set 2025 | 13:59 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda tem sido o lateral-direito do Sporting neste arranque de temporada. No entanto, Zeca Rodrigues acredita que a posição será, brevemente, de Georgios Vagiannidis, admitindo que o grego tem de "come­çar um ou dois jogos a titu­lar" para ganhar o lugar.


"É um late­ral muito ofen­sivo, com grande qua­li­dade téc­nica. Vai para um ambi­ente novo, pre­cisa de algum tempo, mas tam­bém foi grande aqui­si­ção e vai dar mui­tas ale­grias", disse o médio, ao jornal O Jogo, deixando também o seu parecer sobre Fotis Ioannidis.


Para Zeca, Vagiannidis "pre­cisa de alguma adap­ta­ção", que chegará com a saída de Iván Fresneda do onze inicial de Rui Borges: "Come­çar um ou dois jogos a titu­lar para ganhar con­fi­ança e mos­trar o seu valor, no futuro vai ser ainda melhor", admitiu.


Vale recordar que Zeca já tinha deixado grandes elogios a Vagiannidis, ainda antes de o lateral ter sido contratado pelo Sporting. Uma vez que jogaram juntos no Panathinaikos, o luso-helénico é muito conhecedor das características do defesa leonino.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - participou em três partidas. O lateral dos verdes e brancos foi suplente utilizado em todos os encontros que disputou, somando 98 minutos e uma assistência.



Futebol

Posição de Ioannidis? Ex colega do avançado avisa Sporting

Internacional grego é o novo 'camisola 89' dos verdes e brancos e estava referenciado pela estrutura dos leões desde a temporada passada

Zeca Rodrigues foi colega de Fotis Ioannidis no Panathinaikos e diz a Rui Borges que grego pode fazer várias posições no Sporting
Zeca Rodrigues foi colega de Fotis Ioannidis no Panathinaikos e diz a Rui Borges que grego pode fazer várias posições no Sporting

05 Set 2025 | 13:54 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis foi contratado para a posição de ponta de lança, mas pode jogar em várias zonas do terreno. Quem o diz é Zeca Rodrigues, médio que partilhou balneário com o grego no Panathinaikos e que acredita no sucesso do novo 'camisola 89' dos leões - tal como Laszlo Boloni.


Zeca: "Ioannidis vai enqua­drar-se muito bem no sis­tema do Spor­ting"


É um joga­dor téc­nico, rápido, que gosta de se asso­ciar com os cole­gas. E tanto pro­cura a bola na pro­fun­di­dade como no pé. A téc­nica, a força e a velo­ci­dade são as suas prin­ci­pais carac­te­rís­ti­cas e, por isso, vai enqua­drar-se muito bem no sis­tema do Spor­ting”, come­çou por dizer, ao jornal O Jogo.


O médio acredita que Ioannidis e Harder "são avançados muito diferentes", estabelecendo a comparação entre ambos: "O Har­der é um joga­dor mais na base da força, de ten­tar sem­pre fina­li­zar as joga­das, mesmo com rema­tes de fora da área, não é tão asso­ci­a­tivo como o Ioan­ni­dis, essa é a grande dife­rença entre eles”.

Zeca: "Ioannidis pode ser uti­li­zado nou­tra posi­ção que não a de ponta-de-lança"


“(Ioannidis) Pode ser uti­li­zado nou­tra posi­ção que não a de ponta-de-lança, mais des­ca­ído para a esquerda no flanco, como um falso nove. Con­se­gue asso­ciar-se, é muito inte­li­gente e tem muita qua­li­dade”, admitiu Zeca, garantindo que Rui Borges poderá ter várias opções com o grego.

O rendimento do avançado não foi o melhor na última temporada, mas Zeca compreende a queda de forma: “No ano pas­sado come­çou a época lesi­o­nado num ombro, per­deu a pré-época. As coi­sas tam­bém não cor­riam muito bem à equipa e os resul­ta­dos só melho­ra­ram com a entrada do Rui Vitó­ria. As coi­sas não cor­re­ram como ele dese­java, que­ria muito ser cam­peão no Panathi­nai­kos, penso que houve vários fato­res a con­tri­buir para uma tem­po­rada menos boa a nível pes­soal".


Futebol

Famalicão - Sporting marca regresso de dupla adorada por Rui Borges

Leões visitam o terreno dos minhotos na quinta jornada da Liga Portugal Betclic, num encontro agendado para as 20h30 de dia 13 de setembro

Sporting e Famalicão medem forças na quinta jornada da Liga Portugal Betclic e Rui Borges recebe Maxi e Morita de volta
Sporting e Famalicão medem forças na quinta jornada da Liga Portugal Betclic e Rui Borges recebe Maxi e Morita de volta

05 Set 2025 | 13:50 |

Icon Comentário0

Rui Borges recebeu grandes notícias! Hidemasa Morita e Maxi Araújo vão ser opção diante do Famalicão. O encontro da quinta jornada do Campeonato Nacional marca o regresso da dupla do Sporting, que tem estado afastada a contas com uma lesão.


Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a dupla ainda cumpre trabalho específico. Morita falhou o Clássico com o Porto por problemas musculares e Maxi está fora desde o primeiro jogo oficial da temporada, diante do Benfica, na Supertaça.


Contudo, a mesma fonte garante que, apesar de ainda terem treino específico, tanto Morita como Maxi integrarão o lote de convocados de Rui Borges. Em contrapartida, Ousmane Diomande irá continuar afastado das opções do treinador do Sporting.


O defesa-central da Costa do Marfim está numa fase mais atrasada da recuperação e a deslocação a Famalicão é vista como uma das mais exigentes da Liga Portugal Betclic, pelo que os responsáveis do Sporting não vão forçar a utilização do 'camisola 26'.

O Sporting volta a entrar em campo apenas no próximo dia 13 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho, com pontapé de saída agendado para as 20h30.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Bernardo Palmeiro vai tentar contratar internacional espanhol para o Sporting
Futebol

Bernardo Palmeiro vai tentar contratar internacional espanhol para o Sporting

05 Set 2025 | 13:47

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Rui Borges muito desiludido com extremo do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Rui Borges muito desiludido com extremo do Sporting

05 Set 2025 | 13:37

Icon Comentário0
Estêvão marca golaço de bicicleta no Brasil - Chile com contribuição de ex Sporting (vídeo)
Futebol

Estêvão marca golaço de bicicleta no Brasil - Chile com contribuição de ex Sporting (vídeo)

05 Set 2025 | 13:27

Icon Comentário0