Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mar 2021 | 10:04 |
No passado sábado, 20 de março, a turma leonina triunfou na receção ao Vitória SC, por 1-0 (VEJA AQUI O GOLO). No rescaldo do triunfo válido para a 24.ª jornada, Rúben Amorim, treinador verde e branco, analisou o triunfo, garantindo que em Alvalade não se olha a idades, mas sim à qualidade dos jogadores.
“Fomos muito competentes em todos os momentos do jogo e melhorámos em relação aos jogos anteriores. Tirámos uma das referências da defesa do Vitória SC ao baixar o Daniel Bragança, que é um jogador com outras características. O Vitória SC teve duas oportunidades seguidas no mesmo lance, mas viveu sempre muito de rasgos individuais do Edwards e do Rochinha. Este resultado é totalmente justo”, começou por dizer o míster leonino.
Rúben Amorim deixou elogios à exibição de Gonçalo Inácio, confirmando que o central “fez um jogo excelente. Não nos podemos esquecer que jogou no lugar que tem sido do nosso capitão, que nos faz muita falta, mas não teve problema. O Inácio jogou muitas vezes no meio durante a pré-época e tanto pode jogar à direita, ao meio e à esquerda, o que revela muito do que é a qualidade dele. Ainda assim, não esperava um jogo diferente do que ele fez. Fez um grande jogo, mas um jogo normal dentro da qualidade que tem”.
A fita de Palhinha
Sobre a queda aparatosa de João Palhinha perto do final do jogo, o técnico leonino começou por demonstrar a sua preocupação, terminando em risos: “É verdade, ele caiu… Criamos uma ligação com os jogadores e todos entre nós, que no banco já ninguém pensou ‘vamos ficar com menos um jogador porque já não temos substituições’, acho que toda a gente pensou ‘se calhar o Palhinha está fora da Seleção’”, prosseguindo.
“É um sinal de todo o banco, de todo o staff, esquecemos um bocadinho aquilo que é realmente importante, que é a vitória do Sporting, para pensar no Palhinha. É uma grande força da nossa equipa. Acho que nos assustou a todos, mas depois vimos que era um bocadinho… fita [risos]”
A estreia do miúdo
O técnico dos leões falou ainda de Dário Essugo, que se tornou mais jovem de sempre a jogar pela equipa principal: “O Dário foi chamado a um treino, respondeu bem, trabalhou muito bem nas duas semanas em que treinou connosco. Hoje precisávamos de um médio e era ele que estava no banco”, afirmou, prosseguindo.
“O Dário é um miúdo com muito talento e humildade. Trabalhou bem e faz parte do nosso projecto. É mérito dele e esta é também uma mensagem para os jovens jogadores. Aqueles que estiverem na dúvida entre clubes, mesmo em Portugal, sabem que aqui têm a porta aberta, por isso acho que é um bom sinal. A idade não interessa”.
Projeto Sporting
“O projeto é do presidente, do Hugo Viana e dos que estavam cá. O projeto não é meu, é do Sporting. Eu sou uma pequena peça e soube desde o início qual era a ideia. Vejo as melhorias na Academia. Passa muito por aqui, temos de ir pela formação. Este é o caminho. Hoje foi um dia bom, mas vai haver dias em que nos vai faltar experiência, temos de estar preparados para os bons e maus momentos”, referiu.
Desalento de Paulinho
Por fim, o técnico leonino abordou o momento de Paulinho: “Depois do momento que ele viveu, a ansiedade que trouxe de jogar, até de treinar, de sair do treino lesionado e não dizer nada a ninguém e ir para estágio, e depois não aguentar… Isso revela muita vontade de um jogador, mas no caso dos avançados, às vezes quando revelam muita vontade é quando não aparecem os golos. Paulinho fez um excelente trabalho, entrou muito bem; fez aquilo que lhe competia e os golos vão aparecer naturalmente”, concluiu.
https://www.youtube.com/watch?v=rp96P0wK6eM
Antigo árbitro português abordou a sua experiências nos relvados e acabou por fazer algumas revelações sobre os futebolistas com quem se cruzou
10 Dez 2025 | 11:26 |
Artur Soares Dias revelou quem foram os "jogadores chatos" com quem teve de lidar dentro de campo. Um dos nomes referidos acabou por ser o de Pedro Gonçalves, craque do Sporting. No entanto, o árbitro reformado desde agosto de 2024 acabou por enumerar vários futebolistas, "para que ninguém leve para a clubite".
Artur Soares Dias: "Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro"
“Apanhei muitos jogadores chatos. O Otávio do Porto, por exemplo. Mais tarde, no último jogo da minha carreira, apanhei-o na Arábia Saúdita. Ele viu-me no túnel e começou a rir-se. Disse-lhe logo: 'Hoje não me vais chatear'. E ele respondeu: 'Não, hoje é teu o último jogo, não te vou chatear'. O Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro, a reclamar, a tentar pressionar, a 'melgar'", afirmou Artur Soares Dias, em declarações para o podcast da SIC, 'Ontem já era tarde'.
Apesar de ter realçado estes jogadores numa vertente menos positiva, o antigo árbitro português reconheceu que todos os nomes que referiu "são de elevada qualidade". Fora aqueles com que se cruzou nos relvados nacionais, Soares Dias também comentou o plano internacional.
"O Sterling foi dos mais difíceis de arbitrar pela velocidade e o Neymar por ter sempre a bola colada ao pé e por simular bastante", atirou, deixou uma sugestão: "jogador que simule, e que se prove que simulou, devia apanhar um jogo de suspensão. Com certeza que a seguir ia ter isso em conta e simular menos vezes".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
'Camisola 72' foi um dos titulares escolhidos por Rui Borges para a sexta jornada da Liga dos Campeões, que os leões acabaram por perder
10 Dez 2025 | 10:58 |
Eduardo Quaresma terminou o Bayern Munique - Sporting completamente esgotado. Rui Borges voltou a lançar o jovem defesa a titular na partida válida para a sexta jornada da Liga dos Campeões, tendo o próprio sido substituído já na fase final do encontro.
O 'camisola 72' saiu à passagem pelo minuto 80, com Georgios Vagiannidis a entrar para o seu lugar. Quaresma acusou bastante desgaste nos meados da segunda parte, o que acabou por fazer com que não terminasse o encontro em campo.
No final da partida, a exibição do jovem da formação do Sporting ainda lhe valeu comentários positivos vindos de Rui Borges, que ficou bastante satisfeito com o que viu: “Não jogamos com três centrais, apenas naquilo que são as posições dos jogadores. Eu até queria que o Edu Quaresma estivesse mais a três e raramente andou, porque esteve sempre como lateral e é essa a nossa ideia de jogo. Foi o que lhe pedi e fez um grande jogo".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 13 de dezembro, frente ao AFS, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Pedro Sousa jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - tem apenas nove partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou num total de 598 minutos, somando um golo e uma assistência na conta pessoal.
'Camisola 26' dos verdes e brancos foi titular na derrota dos leões diante do Bayern Munique, em partida da sexta jornada da Liga dos Campeões
10 Dez 2025 | 08:02 |
No mesmo dia em que foi confirmada a sua presença no CAN, Ousmane Diomande não foi capaz de esconder a sua frustração após a derrota do Sporting com o Bayern Munique, por 3-1, na última terça-feira. O jogador acabou mesmo por fazer a sua análise ao encontro.
Ousmane Diomande: "Vamos trabalhar para continuarmos a evoluir"
"É frustrante pois creio que estivemos bem desde o primeiro minuto", começou por dizer o internacional costa-marfinense, em declarações à Sport TV, prosseguindo: "Nestes jogos os detalhes acabam por fazer a diferença. O Bayern é uma equipa muito forte vamos trabalhar para continuarmos a evoluir".
Vale lembrar que Ousmane Diomande apenas deverá realizar mais um jogo pelo Sporting antes de se apresentar no estágio da Costa do Marfim, às ordens de Emerse Faé. O central estará disponível para o encontro diante do AVS, no próximo sábado, 13 de dezembro.
A FIFA determinou que os clubes, como é o caso do Sporting, apenas são obrigados a ceder os jogadores às suas seleções a partir de dia 15 deste mês, segunda-feira, o que significa que ainda não é desta que Diomande vai desfalcar Rui Borges .
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou onze encontros pelo Sporting: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 857 minutos.