
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No passado sábado, 20 de março, a turma leonina triunfou na receção ao Vitória SC, por 1-0 (VEJA AQUI O GOLO). No rescaldo do triunfo válido para a 24.ª jornada, Rúben Amorim, treinador verde e branco, analisou o triunfo, garantindo que em Alvalade não se olha a idades, mas sim à qualidade dos jogadores.
“Fomos muito competentes em todos os momentos do jogo e melhorámos em relação aos jogos anteriores. Tirámos uma das referências da defesa do Vitória SC ao baixar o Daniel Bragança, que é um jogador com outras características. O Vitória SC teve duas oportunidades seguidas no mesmo lance, mas viveu sempre muito de rasgos individuais do Edwards e do Rochinha. Este resultado é totalmente justo”, começou por dizer o míster leonino.
Rúben Amorim deixou elogios à exibição de Gonçalo Inácio, confirmando que o central “fez um jogo excelente. Não nos podemos esquecer que jogou no lugar que tem sido do nosso capitão, que nos faz muita falta, mas não teve problema. O Inácio jogou muitas vezes no meio durante a pré-época e tanto pode jogar à direita, ao meio e à esquerda, o que revela muito do que é a qualidade dele. Ainda assim, não esperava um jogo diferente do que ele fez. Fez um grande jogo, mas um jogo normal dentro da qualidade que tem”.
A fita de Palhinha
Sobre a queda aparatosa de João Palhinha perto do final do jogo, o técnico leonino começou por demonstrar a sua preocupação, terminando em risos: “É verdade, ele caiu… Criamos uma ligação com os jogadores e todos entre nós, que no banco já ninguém pensou ‘vamos ficar com menos um jogador porque já não temos substituições’, acho que toda a gente pensou ‘se calhar o Palhinha está fora da Seleção’”, prosseguindo.
“É um sinal de todo o banco, de todo o staff, esquecemos um bocadinho aquilo que é realmente importante, que é a vitória do Sporting, para pensar no Palhinha. É uma grande força da nossa equipa. Acho que nos assustou a todos, mas depois vimos que era um bocadinho… fita [risos]”
A estreia do miúdo
O técnico dos leões falou ainda de Dário Essugo, que se tornou mais jovem de sempre a jogar pela equipa principal: “O Dário foi chamado a um treino, respondeu bem, trabalhou muito bem nas duas semanas em que treinou connosco. Hoje precisávamos de um médio e era ele que estava no banco”, afirmou, prosseguindo.
“O Dário é um miúdo com muito talento e humildade. Trabalhou bem e faz parte do nosso projecto. É mérito dele e esta é também uma mensagem para os jovens jogadores. Aqueles que estiverem na dúvida entre clubes, mesmo em Portugal, sabem que aqui têm a porta aberta, por isso acho que é um bom sinal. A idade não interessa”.
Projeto Sporting
“O projeto é do presidente, do Hugo Viana e dos que estavam cá. O projeto não é meu, é do Sporting. Eu sou uma pequena peça e soube desde o início qual era a ideia. Vejo as melhorias na Academia. Passa muito por aqui, temos de ir pela formação. Este é o caminho. Hoje foi um dia bom, mas vai haver dias em que nos vai faltar experiência, temos de estar preparados para os bons e maus momentos”, referiu.
Desalento de Paulinho
Por fim, o técnico leonino abordou o momento de Paulinho: “Depois do momento que ele viveu, a ansiedade que trouxe de jogar, até de treinar, de sair do treino lesionado e não dizer nada a ninguém e ir para estágio, e depois não aguentar… Isso revela muita vontade de um jogador, mas no caso dos avançados, às vezes quando revelam muita vontade é quando não aparecem os golos. Paulinho fez um excelente trabalho, entrou muito bem; fez aquilo que lhe competia e os golos vão aparecer naturalmente”, concluiu.
https://www.youtube.com/watch?v=rp96P0wK6eM
Apresentador televisivo e adepto do Clube de Alvalade recorda momento marcante da temporada da equipa verde e branca e pede que se tomem medidas
|
Jorge Gabriel ficou muito insatisfeito pela forma como Ruben Amorim saiu do Sporting para o Manchester United, em novembro de 2024. Em declarações exclusivas ao Leonino, o adepto do Clube de Alvalade pede que se regulamentem “urgentemente” as saídas dos treinadores a meio da temporada e deixa ainda rasgados elogios ao trabalho realizado por Rui Borges desde que chegou ao comando dos leões.
Jorge Gabriel: "Saída de Amorim? Os jogadores, emocionalmente, terminaram ali a época"
“Sabemos exatamente em que estado ficou o Sporting quando Ruben Amorim saiu. Os jogadores, emocionalmente, terminaram ali a época. E foi notório a profunda desilusão com que os jogadores do Sporting ficaram. Percebia-se no semblante dos jogadores que não havia alegria em jogar futebol, porque o desapontamento foi mais que muito”, começa por afirmar.
O apresentador fala em regras diferentes para técnicos e atletas: “Se os jogadores de futebol não podem sair quando lhes apetece, o mesmo deve aplicar-se aos treinadores e a qualquer elemento da equipa técnica de uma equipa de futebol. Não é porque aparece uma proposta que um treinador abandona a sua equipa, para ir treinar outra, seja em que campeonato for. Até para ganhar menos dinheiro, não é isso que está em causa. É apenas porque isto não pode ser ao sopro do ‘me apetece’. Isto tem que ser regulamentado e urgentemente”.
Jorge Gabriel: "Não é porque aparece uma proposta que um treinador abandona a sua equipa"
Jorge Gabriel lembra a forma como o Clube de Alvalade contratou Ruben Amorim ao Braga, em março de 2020: “Também não fiquei satisfeito, e digo-o como amante do desporto, com aquilo que o Sporting fez ao Braga. Ou seja, nas costas dos outros vejo as minhas. E se não gostei daquilo que o Sporting fez ao Braga, naturalmente também não fiquei satisfeito com aquilo que ocorreu entre o Sporting e o Manchester United”.
Por outro lado, elogia a forma como Rui Borges - que vai promover alterações no lote de capitães - assumiu a liderança dos verdes e brancos, em dezembro passado, e faz um balanço muito positivo: “Mesmo que o Sporting não tivesse sido campeão e ganho a Taça de Portugal, aquilo que Rui Borges fez é de extremo valor. Quando chegou, o Sporting esteve no fio da navalha, quer no campeonato, quer na Taça. E a gestão do balneário pós-Rubem Amorim foi muito ingrata para João Pereira, mas também foi muito ingrata para Rui Borges”.
A terminar, Jorge Gabriel lembra a “onda inusitada de lesões a que o Sporting foi acometido”, ao longo da época, e “que Rui Borges foi gerindo da melhor forma que soube”: “Lembre-se que Gyokeres esteve imenso tempo fora, Pedro Gonçalves esteve meses fora, Nuno Santos e Daniel Bragança ainda estão fora e Morita esteve intermitente. São jogadores que fazem a diferença. Portanto, aquilo que este Sporting foi capaz, face às suas circunstâncias, foi muito acima daquilo que era expectável que o Sporting conseguisse”, termina.
Futebolista, que tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube de Alvalade neste mercado de verão, recorda festejos no Marquês de Pombal
|
A boa campanha da equipa B, que subiu ao segundo escalão, permitiu ao Sporting ter dois jogadores no onze ideal da Liga 3: o guarda-redes Diego Callai e o extremo Afonso Moreira, que foram premiados numa cerimónia na Cidade do Futebol. O atleta, que esteve muito perto de rumar ao Lyon, não esquece a conquista do título.
Afonso Moreira: "Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti"
“Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti”, realçou, lembrando a importância da Liga 3 na sua evolução: “Comecei a jogar neste escalão com 17 anos, foi logo um choque jogar contra homens. Mas ajudou-me a desenvolver o meu jogo e foi onde consegui mostrar aos treinadores Ruben Amorim e Rui Borges que podia jogar na equipa principal", referiu.
O extremo de 20 anos do Sporting tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube neste mercado de verão, mas a inesperada despromoção administrativa do clube francês para a segunda divisão está agora a lançar sérias dúvidas sobre a concretização do negócio.
Os leões receberiam cerca de dois milhões de euros por uma parte do passe do jogador, mantendo ainda uma percentagem significativa de uma futura venda. O jovem extremo, com contrato até 2028, estava preparado para assinar um vínculo de cinco temporadas com os franceses, numa transferência que o colocaria a competir no exigente contexto da Ligue 1.
Diego Callai: "A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores"
Na mesma cerimónia, Diego Callai, que foi considerado o melhor guarda-redes da Liga 3, relembrou a temporada de altos e baixos: “A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores. Mas faz parte do processo”, salientou, recordando também os três treinadores que teve na época: João Pereira, Pedro Coelho e João Gião: “Estivemos sempre de braços abertos para ouvir novas ideias”, assegurou.
Fulham, clube orientado pelo técnico português que passou pelo emblema verde e branco, apresentou uma proposta pelo atleta que está na mira dos leões
|
Rômulo Cardoso, avançado que alinha nos turcos do Goztepe, interessa ao Fulham. O clube orientado por Marco Silva apresentou uma proposta ao emblema turco na ordem dos 16 milhões de euros pelo atleta que está na mira do Sporting, mas a proposta foi prontamente rejeitada.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe exige mais de 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.