
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting defronta, este domingo, o Boavista, no Estádio do Bessa, num jogo referente à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A comitiva leonina já está em viagem, em direção à cidade do Porto. Na partida da equipa, muitos adeptos dos leões fizeram questão de se reunir nas imediações do Estádio José Alvalade, para prestar o seu apoio à formação verde e branca.
Milhares de apoiantes dos leões entoaram cânticos de apoio à equipa e manifestaram a sua confiança na obtenção de mais uma importante vitória, rumo à conquista do bicampeonato. E os jogadores não ficaram indiferentes ao momento. Num story publicado na rede social Instagram, o central belga Zeno Debast partilhou imagens que mostram vários adeptos a incentivar os atletas.
Vale lembrar que, na conferência de imprensa de antevisão da partida, Rui Borges alertou paras dificuldades que o adversário pode causar: “Esperamos um Boavista competitivo, está em modo sobrevivência, vão fazer o máximo para nos tirar pontos. Temos apenas um jogo para analisar o novo treinador, mas estamos focados no que podemos fazer perante o próximo adversário, temos de ter capacidade para ultrapassar equipas em blocos baixos".
A equipa do Sporting vai procurar repetir a vitória alcançada na primeira volta frente aos axadrezados. No passado dia 14 de dezembro, a formação orientada por João Pereira recebeu e venceu o Boavista por 3-2 – um golo de Viktor Gyokeres e um ‘bis’ de Francisco Trincão valeram o triunfo aos verdes e brancos, perante as finalizações certeiras de Róbert Bozeník e Bruno Onyemaechi, do lado boavisteiro.
O Boavista – Sporting tem pontapé de saída agendado para as 20h30, deste domingo, no Estádio do Bessa. A equipa de arbitragem vai ser liderada por Miguel Nogueira (AF Lisboa) e contará ainda com os assistentes Paulo Brás e Nuno Pires, enquanto Bruno Costa será quarto árbitro. No VAR, estará Manuel Oliveira, sendo que o AVAR será David Soares.
Atletas do Clube de Alvalade foram obrigados a abandonar o jogo da equipa devido a problemas físicos e, nos próximos dias, serão reavaliados
|
O Sporting B empatou 1-1 na deslocação ao terreno do 1º Dezembro, na manhã deste sábado. O jogo referente à 11.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3 ficou marcado pelas lesões de Rafael Besugo – que marcou o golo dos verdes e brancos no desafio - e de Kauã Oliveira.
Os infortúnios para os dois jovens jogadores aconteceram já na segunda parte da partida. Com os leões em vantagem no marcador, Rafael Besugo sofreu uma lesão no joelho direito, aos 62 minutos, na sequência de uma bola dividida com Afonso Valente, médio do 1º Dezembro. O “camisola 77” do Sporting B não tinha condições de continuar em campo e foi mesmo retirado do relvado de maca. Nas próximas horas, será conhecida a gravidade da lesão, sendo que, no pior dos cenários, o jogador pode não voltar a jogar esta época.
Para o lugar de Rafael Besugo, o treinador da equipa secundária leonina, João Gião, chamou Kauã Oliveira. No entanto, o médio brasileiro esteve também bastante azarado. Na sequência de uma entrada dura de Harramiz, aos 85 minutos, o atleta de 21 anos sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e não conseguiu continuar em jogo.
A lesão de Kauã Oliveira prejudicou muito o Sporting B, uma vez que João Gião não pôde fazer entrar nenhum elemento para o substituir, tendo em conta que as três paragens para substituições, permitidas pelos regulamentos, já tinham sido esgotadas. Assim, a equipa leonina jogou os últimos minutos de jogo com 10 elementos e, nessa fase, o 1º Dezembro conseguiu mesmo chegar ao golo do empate – Lucas Dias marcou aos 88 minutos.
Com esta igualdade frente à equipa de Sintra, o Sporting B segue no segundo lugar da tabela classificativa da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, com 17 pontos amealhados. O Lusitânia de Lourosa é líder, com 22 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, às 17h00, diante do Varzim, na Academia Cristiano Ronaldo.
Médio e avançado do Clube de Alvalade arriscam-se a ficar fora das contas de Rui Borges, numa altura decisiva para os verdes e brancos
|
Viktor Gyokeres e Morten Hjulmand têm três amarelos no campeonato nacional. O Sporting enfrenta o Boavista às 20h30 de domingo, dia 27 de abril e Luís Pedro Sousa acredita que, caso algum dos dois seja admoestado no Bessa, será poupado por Rui Borges contra o Gil Vicente, para evitar o risco de perderem o dérbi diante do Benfica.
"Rui Borges não quer perder os dois jogadores mais importantes do Sporting"
"Se Hjulmand e Gyokeres virem cartões amarelos no Bessa, não me parece que Rui Borges vá arriscar no jogo em casa com o Gil Vicente, para evitar uma ausência de um dos dois jogadores mais importantes do onze do Sporting na Luz, no dérbi que vai decidir o campeonato", disse, no programa Record na Hora.
O jornalista referiu que "ninguém escolhe os jogos que são mais ou menos fáceis". Isto tudo reside um bocadinho no plano teórico", dando exemplo "do Benfica que acaba por empatar em casa com o Arouca, depois de ter vencido de forma eloquente no Dragão e em Guimarães", em "dois jogos tidos como sendo de grau de dificuldade máximo".
"Gyokeres e Hjulmand podem não jogar. Matheus Reis e Diomande é mais complicado"
"Há que tomar decisões e aí a teoria prevalece. Parece-me que Hjulmand e Gyokeres não vão jogar frente ao Gil Vicente se virem amarelo no Bessa. Se não virem, têm o dérbi garantido", admitiu Luís Pedro Sousa, analisando uma possível gestão do treinador do Sporting.
Matheus Reis e Ousmane Diomande estão em situação parecida, tendo já visto quatro amarelos cada. Luís Pedro Sousa acredita que o caso dos defesas "é mais difícil de gerir e de tomar uma decisão", havendo a possibilidade de ambos 'limparem' já no próximo domingo, na visita ao Bessa, ficando de fora com os gilistas.
No jogo frente ao conjunto axadrezado, técnico da equipa verde e branca vai procurar conseguir um registo marcante na sua carreira
|
O Sporting defronta, este domingo, o Boavista, no Estádio do Bessa, num desafio a contar para 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões vão procurar somar mais uma vitória no campeonato, para se manterem na liderança da classificação. Para isso, Rui Borges, técnico dos verdes de brancos, terá de fazer o que nunca conseguiu – vencer os axadrezados, enquanto treinador.
Num total de quatro jogos disputados diante das panteras, o treinador de 43 anos somou duas derrotas e dois empates. O primeiro duelo foi ao serviço do Vilafranquense, na fase de grupos da Taça da Liga, na temporada 2022/23, sendo que a formação ribatejana perdeu por 1-0, no Estádio do Bessa. Seguiram dois encontros no comando técnico do Moreirense, para o campeonato, na época passada. Em Moreira de Cónegos, registou-se um empate 1-1, enquanto, no reduto dos axadrezados, o Boavista venceu por 1-0.
Já em 2024/25, Rui Borges – que, em conferência de imprensa, elogiou as recentes declarações de Frederico Varandas - defrontou os portuenses, ao serviço do Vitória de Guimarães. Numa partida relativa à 8ª jornada do campeonato, disputada no início de outubro, no Estádio D. Afonso Henriques, os vimaranenses até estiveram a vencer por 2-0, mas permitiram o empate ao Boavista (2-2).
A equipa do Sporting vai procurar repetir a vitória alcançada na primeira volta frente aos axadrezados. No passado dia 14 de dezembro, a formação orientada por João Pereira recebeu e venceu o Boavista por 3-2 – um golo de Viktor Gyokeres e um ‘bis’ de Francisco Trincão valeram o triunfo aos verdes e brancos, perante as finalizações certeiras de Róbert Bozeník e Bruno Onyemaechi, do lado boavisteiro.
De resto, na última vez que se deslocou ao Estádio do Bessa, o Sporting também venceu. Em outubro de 2023, num jogo a contar para a nona jornada do campeonato da época passada, os leões triunfaram por 2-0, com golos de Geny Catamo e Pote. Ainda assim, as deslocações ao reduto axadrezado são tradicionalmente complicadas para o Clube de Alvalade. Nas últimas cinco visitas, o Clube de Alvalade venceu por três vezes, empatou uma e perdeu outra.