Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O ex-selecionador moçambicano e técnico da formação leonina, Luís Gonçalves, tem acompanhado atentamente a CAN, onde as surpresas não têm sido escassas. Numa conversa exclusiva com o diário desportivo 'Record', o treinador destacou o desempenho do jovem moçambicano, Geny Catamo, que tem brilhado na equipa principal do Sporting nesta época.
"Eu tenho uma relação afetiva com o Geny que criámos quando treinava a seleção moçambicana. Ele tinha 15 anos e já jogava nos sub-17 pois Moçambique não tinha equipa de sub-15. Fui eu que o lancei na seleção principal no jogo com as Maurícias (2-0, em 10 de setembro de 2019) e disse para ele marcar o penálti que resultou no 2-0.", começa por destacar.
"Nessa altura era possível ver que o Geny tinha talento, qualidade, determinação, confiança em si próprio e, mais importante ainda, vontade de aprender. Neste momento está a mostrar a sua qualidade e tem estado muito bem na equipa do Sporting", afirmou Gonçalves.
O treinador também elogiou a gestão de carreira feita por Rúben Amorim: "Foi paciente com o Geny e soube esperar pelo momento certo. O Geny sempre foi um jogador criativo, rápido e explosivo mas agora está muito melhor defensivamente. Como disse é um jovem muito inteligente que tanto pode jogar a extremo num 4x3x3, como a ala no sistema do Sporting e, se for preciso, também não tem problemas em jogar nas costas do ponta-de-lança. Houve trabalho do Rúben Amorim mas depois também houve a disponibilidade do Geny para aprender".
"Acredito que ainda pode evoluir mais e vejo-o a jogar em Inglaterra pois aí pratica-se um tipo de futebol que se enquadra bem com as suas características. Quando treinava os jogadores mais jovens em África sempre lhes disse que deviam aprender uma segunda língua - de preferência o inglês - já para terem menos dificuldades no futuro em chegarem à Europa. Em relação ao Geny acredito que poderá vingar em qualquer campeonato europeu mas pelo seu estilo acredito que tinha mais facilidade em jogar no campeonato inglês", assegura por fim.