Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Paulo Futre, figura grande do futebol português nos anos 80 e início dos anos 90, anunciou esta sexta-feira o seu apoio à candidatura de Pedro Proença à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O antigo internacional português que foi formado no Sporting, agora com 58 anos, expressou o seu apoio através de um vídeo publicado na página oficial de Proença nas redes sociais, mais precisamente no Instagram. Neste vídeo, Futre afirmou: "Sou o Paulo Futre e apoio Pedro Proença para a Federação Portuguesa de Futebol."
Apesar de ter terminado a sua carreira com apenas 41 jogos e sete golos pela seleção nacional, Futre é amplamente reconhecido como uma das maiores figuras da história do futebol em Portugal. Durante os anos 80 e início dos anos 90, o esquerdino representou grandes clubes como o Sporting, o Porto, com o qual conquistou uma Taça dos Campeões Europeus, e o Atlético Madrid, onde se destacou como um dos melhores jogadores da história do clube espanhol.
Nos últimos anos da sua carreira, enfrentou várias lesões, mas ainda passou por clubes como o Benfica, o Marselha, o AC Milan e o West Ham. Mesmo após o fim da sua carreira de jogador manteve-se uma figura sempre ligada ao futebol - tendo inclusivamente feito parte da lista de Dias Ferreira, candidata á Presidência do Sporting em 2011.
Pedro Proença, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias, está agora a concorrer à presidência da FPF, com a certeza de ter como único adversário eleitoral Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa. As listas candidatas deverão ser oficialmente publicadas a 24 de janeiro de 2025, enquanto as eleições para os órgãos sociais da FPF, que determinarão a direção para o quadriénio 2024-2028, estão marcadas para 14 de fevereiro de 2025.
Fernando Gomes, atual presidente da FPF, cumpre o seu terceiro e último mandato permitido por lei, após ter assumido funções em 17 de dezembro de 2011. O escrutínio será composto por 84 delegados, incluindo os 22 presidentes das associações regionais e distritais, assim como os líderes da LPFP e das várias estruturas representativas do futebol em Portugal, como treinadores, árbitros, jogadores, dirigentes, enfermeiros, massagistas e médicos.
Jogador que tem sido peça-chave na formação leonina tem melhores números do que todo o trio ofensivo da equipa encarnada
|
0O Sporting tem vindo a ceder pontos nas últimas jornadas, permitindo que o Benfica subisse ao primeiro lugar da classificação. Contudo, se a equipa das águias leva uma ligeira vantagem a nível coletivo, no que diz respeito ao ataque, Viktor Gyokeres continua imparável. O avançado leonino leva mais golos do que os três principais avançados do Benfica: Pavlidis, Di María e Akturkoglu. No campeonato, o nórdico soma 18 golos em 15 jogos, um feito impressionante considerando os 1335 minutos que jogou.
Quando se olha para o total de golos acumulados pelos três avançados do Benfica, o resultado é ainda mais notável. Akturkoglu, Di María e Pavlidis somam juntos 16 golos, ou seja, dois a menos do que o sueco do Sporting. Esta disparidade reforça a importância de Gyokeres no ataque dos leões, que tem sido uma verdadeira força da natureza.
Ao considerar todas as competições, incluindo seleções, Gyokeres mantém uma vantagem significativa. O avançado do Sporting acumulou 2739 minutos em 32 jogos, nos quais marcou 36 golos e fez nove assistências. O ataque do Benfica também alcançou a marca de 36 golos, mas, individualmente, o avançado sueco continua a ser o mais produtivo. Akturkoglu lidera a lista interna das águias com 16 golos.
Além disso, o Viking de Alvalade apresenta o maior valor de mercado entre os quatro jogadores, segundo o site especializado Transfermarkt. O sueco está avaliado em 75 milhões de euros, enquanto Akturkoglu surge com 25 milhões, Pavlidis com 23 milhões e Di María com apenas 3 milhões. O avançado do Sporting é, também, um dos jogadores mais cobiçados do mercado e vários clubes europeus estão de olho na sua contratação.
Gyokeres também tem um desempenho destacado nos confrontos diretos com o Benfica. Em quatro jogos disputados até agora entre as duas equipas, duas meias-finais da Taça de Portugal e duas partidas para o campeonato, o avançado leonino venceu duas vezes, com mais um empate e uma derrota, tendo ainda marcado dois golos.
Confira aqui o último golo do avançado sueco pelo Sporting, frente ao Santa Clara:
Na receção aos encarnados da Luz, o emblema verde e branco dará tudo para reverter os últimos registos na Liga Portugal Betclic
|
0O Sporting disputará este domingo, dia 29 de dezembro, o dérbi eterno contra o rival Benfica. Na disputa pela 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25, os leões seguem na luta para reverter a crise pela qual têm sido atingidos, e há até alguns dados estatísticos que abonam a favor do Clube de Alvalade.
No que toca a reviravoltas no marcador esta temporada, os verdes e brancos alcançaram uma das mais emblemáticas no jogo de despedida de Ruben Amorim, frente ao Braga. Depois de entrarem para a segunda parte em desvantagem por 2-0, os leões conseguiram inverter o resultado de forma impressionante, conquistando uma vitória por 4-2.
No entanto, há dois fatores que se destacam. Ofensivamente: nos lances de contra-ataque, os números não deixam dúvidas - a equipa de Alvalade apresenta o dobro da percentagem de golos em relação ao emblema encarnado. No total de golos marcados, Viktor Gyokeres lidera como o principal artilheiro do Sporting, com 18 tentos, seguido por Trincão, com cinco, e Pedro Gonçalves, com quatro.
E, por outro lado, defensivamente: nos golos sofridos, o emblema verde e branco foi batido apenas em duas ocasiões em lances de bola parada, sendo que ambas aconteceram na reviravolta frente ao Moreirense, na 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. De recordar que o Sporting saiu derrotado desse encontro, em Moreira de Cónegos, por 2-1 - um bom indicador defensivo numa altura em que e equipa vem a sofrer mais golos do que era habitual com Ruben Amorim.
O plantel agora liderado por Rui Borges voltará a entrar em campo no próximo domingo, dia 29 de dezembro, precisamente frente ao eterno rival Benfica, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma comandada por Bruno Lage jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Jogador que atua no Manchester United, e agora é treinado pelo antigo técnico dos leões, vive momento complicado em Old Trafford e tem sido muito visado
|
0Bruno Fernandes tem sido, nos últimos anos, uma das peças chaves do Manchester United, mas passa por um período menos positivo esta época, em sintonia com o restante da equipa. Nem a chegada de Ruben Amorim tem ajudado o internacional português, que foi agora bastante criticado por Graeme Souness - num artigo de opinião publicado no 'Daily Mail' - devido a algumas atitudes no último jogo dos Red Devils.
"Rúben Amorim tem muitas decisões a tomar daqui para a frente e uma das maiores está relacionada com o futuro de Bruno Fernandes no Manchester United. É, facilmente, o jogador mais talentoso do clube com bola", começou por escrever o antigo treinador que passou por Portugal.
Prosseguiu: "Está ao nível de qualquer outro na Premier League no que diz respeito ao último passe, mas falta-lhe muito do resto. Desde a sua atitude quando o jogo não está a correr bem, a estar constantemente com os braços no ar, a encolher os ombros para os companheiros. E é o capitão...", escreveu Souness.
Atirou, de seguida: "Que exemplo é que dá aos mais jovens como Mainoo, Amad Diallo e Garnacho, que estão a subir agora? Querem que o capitão, o líder, dê o exemplo a toda a gente no balneário. É por isso que o escolhem como capitão, porque dá o exemplo", explicou o antigo jogador de clubes como Liverpool e Rangers.
Terminou, da seguinte forma: "Bruno Fernandes tem um talento inegável e deverá pensar que é capaz de jogar nas melhores equipas que há, mas não é. Demonstra uma negatividade que pode ser prejudicial para quem está à sua volta, como se viu na expulsão contra o Wolverhampton. Não acredito que seja um jogador maldoso, mas estas ações são fruto da frustração. É a terceira vez que é expulso esta época. E estamos em dezembro...", rematou Graeme Souness.
Confira aqui o resumo do jogo onde Bruno Fernandes foi expulso: