Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ASSIM SIM! GENY CATAMO TEVE CRESCIMENTO EXPONENCIAL NO SPORTING E ‘CULPA’ FOI DE…

Ala do Clube de Alvalade tem estado em destaque na presente temporada e foi protagonista do dérbi (2-1)

  |

Icon Comentário0

Geny Catamo, futebolista do Sporting, vive dias felizes ao serviço do Clube de Alvalade. Depois de ter bisado na vitória por 2-1 frente ao Benfica, o camisola 21 colocou os verdes e brancos na liderança (ainda mais) isolada, e apesar do começo da sua carreira ter sido algo inconstante houve uma peça que nunca deixou de acreditar nas suas qualidades… Rúben Amorim.


Segundo conta a edição desta segunda-feira do jornal ‘A Bola’, o treinador dos verdes e brancos investiu bastante no crescimento como atleta do internacional moçambicano e após ser presença nas pré-temporadas de 2020, 2021 e 2022, foi mesmo na quarta que ganhou um ‘bilhete’ para fazer parte da turma de Alvalade para a época em curso.


Um dos atributos que o timoneiro dos leões sempre valorizou em Geny, foi a sua capacidade de conseguir esperar, pois, chegou ao Sporting com 17 anos e só aos 22 ganhou um lugar no plantel. Resistência técnica é também um dos pontos positivos que levam a que este continue a ser um projeto em crescimento por parte de Rúben Amorim.


Além disso, o treinador dos leões viu em Geny Catamo algumas características de outros alas com passagens recentes nos verdes e brancos, tais como Nuno Mendes e Pedro Porro. Em comum, os três jogadores têm um passado em zona mais subida do campo, velocidade e são fortes no 1x1. Entre muitos os testes de tentar colmatar a saída dos dois futebolistas anteriormente mencionados, a escolha decaiu no moçambicano que tem, até ao momento, cumprido.

Esta temporada, relembre-se, Geny Catamo – avaliado em 4 milhões de euros – leva 33 jogos pelo Sporting: 22 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.994 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos (Olivais e Moscavide, Boavista, Casa Pia, Arouca e Benfica) e fez cinco assistências.


Geny tem sido cobiçado no estrangeiro, no entanto, a venda do jogador – que renovou o seu contrato com o Sporting em dezembro, estendendo-o até 2028, com uma cláusula de rescisão fixada em 60 milhões de euros – não é algo que agrada aos leões, uma vez que possuem apenas 25% dos direitos económicos do jogador, estando os restantes 75% nas mãos do Amora. A Direção liderada por Frederico Varandas está a tentar negociar, não tendo tarefa facilitada


Futebol

Exclusivo Leonino - Rita Garcia Pereira fala em "cláusulas ilegais" antes do Sporting - Vitória

Advogada e adepta dos leões analisa casos jurídicos, critica a troca de palavras entre o treinador leonino e o Guimarães e diz que quer festejar no Marquês

Exclusivo Leonino - Rita Garcia Pereira, adepta do Sporting, analisa casos jurídicos, critica a troca de palavras entre o treinador leonino e o Vitória
Exclusivo Leonino - Rita Garcia Pereira, adepta do Sporting, analisa casos jurídicos, critica a troca de palavras entre o treinador leonino e o Vitória

  |

Icon Comentário0

Rita Garcia Pereira, advogada e adepta do Sporting não teve papas na língua. Em entrevista exclusiva ao Leonino, falou sobre vários temas que marcaram a reta final da temporada, desde cláusulas polémicas entre clubes, como o caso de João Mário, passando pela segurança no Estádio da Luz e o momento dos leões.


“Esse tipo de cláusulas são manifestamente ilegais"


Questionada sobre a cláusula que garante ao Vitória de Guimarães 1 milhão de euros, caso o Benfica se sagre campeão, fruto da concretização de objetivos relativos à transferência de Manu Silva dos minhotos para as águias, em janeiro, a jurista foi taxativa: “Esse tipo de cláusulas são manifestamente ilegais, seja porque viola as regras básicas da concorrência, seja porque viola a verdade desportiva.” E acrescenta: “Não concordo que tais cláusulas possam ser validamente apostas em contratos.”


"Muito dificilmente se consegue provar que tenha havido fraude da parte do Inter"

Sobre o caso João Mário, que envolveu o Inter, o Sporting e a FIFA, a advogada explicou por que razão a comparação é desajustada: “No caso do Joao Mário, o Sporting tinha que fazer uma prova que é muito difícil de ser feita, que as diversas transições do Joao Mário, até chegar ao seu clube de então bem vendido, eram fraudulentas, e essa prova é dificílima de ser feita. Portanto muito dificilmente se consegue provar que tinha havido fraude da parte do Inter".


Já sobre a possível interdição do Estádio da Luz, após a tentativa de agressão ao árbitro por parte de um adepto benfiquista, não deixou dúvidas: “Há uma manifesta falta de segurança no próprio estádio, e no âmbito de um país que fosse completamente civilizado e duro na aplicação dos princípios o estádio deveria ser interdito sim. Se isso vai acontecer, não acredito.”

Por fim, desvalorizou a troca pública de palavras entre Rui Borges e o Guimarães, pedindo foco para o técnico leonino: “Considero que estão ambos a perder o seu tempo. Rui Borges tem que se concentrar, em trazer para casa, salvo seja, aquilo que é nosso.” E terminou com esperança: “Apesar de não ser um jogo completamente fácil, acredito sim e espero estar a festejar no Marquês”.


Futebol

Estrela do Sporting rende-se aos adeptos "Nunca param de nos apoiar"

Jogador alcançou as 100 partidas pelo Clube de Alvalade no dérbi frente ao Benfica (1-1) e lembra que ainda há dois jogos importantes até ao final da época

Jogador alcançou as 100 partidas pelo Sporting no dérbi frente ao Benfica (1-1) e lembra que ainda há dois jogos importantes até ao final da temporada
Jogador alcançou as 100 partidas pelo Sporting no dérbi frente ao Benfica (1-1) e lembra que ainda há dois jogos importantes até ao final da temporada

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres alcançou as 100 partidas pelo Sporting no dérbi frente ao Benfica. O sueco - que está próximo do Arsenal - deu uma entrevista à Sporting TV em que garantiu sentir-se em casa e aponta à conquista do bicampeonato. Apesar de não ter marcado contra o rival, o sueco leva 95 golos e 27 assistências.


"Vai-se para o relvado e aproveita-se cada minuto a jogar por este Clube e em frente a estes adeptos". A cumprir ainda a segunda temporada em Alvalade, Gyokeres explicou que a chegada à partida centenária foi rápida e lembrou que o Sporting ainda tem duas partidas importantes por disputar esta temporada.


"O objetivo é vencer os dois jogos que faltam. O foco está todo no sábado, em vencer, e depois no seguinte", continuou Gyokeres. O avançado leva 38 golos na Liga e ainda pode alcançar a Bota de Ouro, apesar de estar a competir com jogadores que atuam em ligas com melhores quoficientes.


 "Vemos adeptos praticamente em todo o lado. Nunca param de apoiar"

O jogador destacou a força dos adeptos e atmosfera que criam no Estádio José Alvalade. "Vemos adeptos praticamente em todo o lado. Nunca param de apoiar. Dá para sentir que vivem para o Clube, para o futebol. Dá-nos algo extra, motiva-nos muito para atingirmos outro nível", explicou.


O Sporting só depende de si próprio este sábado para revalidar o bicampeonato. Frente ao Vitória de Guimarães, os pupilos de Rui Borges precisa de fazer o mesmo resultado que o Benfica, que vai jogar em Braga. Há setenta anos que o clube de Alvalade não festeja dois triunfos consecutivas para a Liga Portuguesa.


Futebol

Dário Essugo com notícia desoladora; Emprestado pelo Sporting soma nova época desastrosa

Internacional sub-21 português, que está cedido pelo emblema verde e branco, repete trauma do passado e ouve o que não queria

Dário Essugo, internacional sub-21 português, que está cedido pelo Sporting ao Las Palmas, repete um trauma do passado e ouve o que não queria
Dário Essugo, internacional sub-21 português, que está cedido pelo Sporting ao Las Palmas, repete um trauma do passado e ouve o que não queria

  |

Icon Comentário0

O Las Palmas caiu oficialmente à segunda divisão espanhola. A equipa onde joga Dário Essugo, médio que está emprestado pelo Sporting, já não dependia de si para ficar na La Liga e acabou por ver confirmada a queda da primeira liga, após a vitória do Alavés frente ao Valencia (1-0). O internacional sub-21 português volta assim a descer de divisão, depois de também ter sido despromovido com o Chaves em 2023/24.


O único golo da partida foi apontado aos 79 minutos, por intermédio de Joan Jordán, na marcação de uma grande penalidade, levando o estádio Mendizorroza ao delírio. O marcador não se mexeu, apesar de o Valência ter tentado, mas a equipa da casa defendeu-se para garantir três ponto.


A equipa sediada nas Ilhas Canárias está assim despromovida a duas jornadas do final da La Liga, tendo 32 pontos em 36 jogos. A equipa de Diego Martínez, que vem de quatro derrotas consecutivas, está a seis pontos do Alavés (último lugar de salvação), mas com desvantagem no confronto direto.


Nesta ronda, o Las Palmas perdeu frente ao Sevilha (1-0). A jogar em casa, os sevilhanos contaram com um golo de García Pascual, aos 52 minutos, para voltar às vitórias oito partidas depois, 'afundando' o Las Palmas, numa partida em que Dário Essugo foi lançado aos 51 minutos.

A cedência de Dário Essugo - que vai rumar ao Chelsea em 2025/26 - aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar, tendo já participado em 25 encontros na La Liga, somando 1.810 minutos e um golo marcado.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex presidente do Sporting aponta erros graves no dérbi: "Penálti por marcar e golo limpo anulado"
Futebol

Ex presidente do Sporting aponta erros graves no dérbi: "Penálti por marcar e golo limpo anulado"

 

Icon Comentário0
Ex diretor de comunicação do Sporting ataca críticos de Rui Borges: "Respeita muito o Vitória"
Futebol

Ex diretor de comunicação do Sporting ataca críticos de Rui Borges: "Respeita muito o Vitória"

 

Icon Comentário0
Melhor marcador do Brasileirão em 2024 é o desejado para substituir Gyokeres no Sporting
Futebol

Melhor marcador do Brasileirão em 2024 é o desejado para substituir Gyokeres no Sporting

 

Icon Comentário0