Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Avançado formado no Sporting retirou-se aos 22 anos e hoje é treinador em Alcochete aos 24

Antigo jogador que cresceu nos leões fez o percurso da academia até à equipa B, mas pendurou as chuteiras e hoje é técnico no Clube verde e branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Out 2024 | 18:06 | Por Redação

Icon Comentário0

Tiago Rodrigues pertenceu à formação do Sporting, chegou à equipa B dos leões, conseguiu representar a seleção sub-20 de Portugal e a treinar com a equipa A do Clube de Alvalade, mas não vingou como jogador. Abandou os relvados na época 22/23, com apenas 22 anos. Hoje é treinador no Sporting e admite que “não foi uma decisão complicada”.


"Tive um percurso desportivo que considero interessante e cheguei a um bom nível, que muitos atletas têm como objetivo. Faltou-me um 'patamarzinho' que infelizmente não consegui ultrapassar" confessou Tiago Rodrigues ao Jornal Sporting. Em 22/23 saiu do Clube em direção ao Amora, mudança que se provou difícil: “Saí da bolha. Enfrentei uma realidade diferente e tive algumas dificuldades em adaptar-me".


No fim dessa época decidiu pendurar as chuteiras, mas manteve-se perto dos relvados, começando como treinador estagiário das camadas de formação do Sporting: “Depois de uma época menos conseguida, decidi tomar esta decisão, da qual não me arrependo e acabei por regressar aqui. A vida de jogador é curta e também com adversidades, como estar muito tempo longe da família e do local onde vivemos. Tudo isso pesou na minha decisão e achei que onde eu podia realmente ser uma mais-valia, a partir de agora, era no banco, fora de campo”.


Agora com 24 anos, o membro da equipa técnica dos sub-13 dos leões também se dedicou à vida académica, estando a tirar o Mestrado em Gestão de Informação, depois de uma licenciatura e pós-graduação, de modo a “dar continuidade à vida de atleta, mas fora de campo. Achei que era interessante porque eu fazia coisas dentro de campo e não sabia a razão de estar a fazê-las. Muitas vezes pensamos que o futebolista não quer estudar, mas não é bem assim. Tinha o meu plano B que era o curso e, num segundo plano, poder treinar”.

O antigo jogador da formação leonina confessou que o fascínio com o treino surgiu com o treinador Filipe Çelikkaya, na equipa B do Sporting: “Trabalhavam diretamente connosco durante mais tempo e também nos explicavam os porquês. Comecei a ter o à-vontade para fazer perguntas e aprendi muito sobre o jogo, mas também sobre a relação que eu, enquanto treinador, quero ter com os meus atletas".


O jogador fazia parte da geração de alguns nomes como Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança ou Rafael Leão. Confidenciou que está “muito feliz” pelo percurso dos ex-companheiros: “Estão a dar coisas boas ao Sporting, o clube está a conseguir aproveitá-los e estão a ajudar a passar por esta fase excelente. Apanhei o Bragança mais cedo e convivia mais com ele porque era um atleta residente e lembro-me bem de quando era uma criança também. O que estão a fazer é extraordinário”, concluiu.


Futebol

Liverpool está louco com um intocável do Sporting e há um dado que ajuda a perceber porquê

Desde a chegada ao emblema verde e branco, futebolista tem assumido um papel importante no plantel orientado por Rui Borges

 Liverpool está interessado em contratar Sergi Altimira, médio do Sporting; Espanhol tem chamado a atenção pelo rendimento apresentado
Liverpool está interessado em contratar Sergi Altimira, médio do Sporting; Espanhol tem chamado a atenção pelo rendimento apresentado

25 Out 2026 | 16:37 | Por Redação

Icon Comentário0

O Liverpool está interessado em contratar Sergi Altimira, médio do Sporting. O espanhol tem chamado a atenção pelo rendimento apresentado no campeonato português, sobretudo pela capacidade de recuperação de bola e pela segurança que oferece ao meio-campo leonino.


Na informação divulgada, o jornalista Bence Bocsák destaca os números defensivos do jogador, referindo que Altimira regista uma média de 8,5 ações defensivas bem-sucedidas por cada 90 minutos, uma das melhores da Liga portuguesa nesta temporada.


Sergi Altimira chegou a Alvalade no verão de 2026, proveniente do Real Betis, num negócio noticiado por cerca de 18,25 milhões de euros fixos, acrescidos de objetivos. O jogador assinou um contrato válido até 2031, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.


Desde a chegada ao Sporting, o espanhol tem assumido um papel importante no meio-campo orientado por Rui Borges. A capacidade para recuperar a posse, proteger a zona central e contribuir para o equilíbrio da equipa tem sido apontada como uma das principais características do futebolista.

Apesar das notícias sobre o interesse do Liverpool, não há confirmação de uma proposta formal ou de negociações entre os clubes. Para já, Altimira surge associado ao emblema inglês pelo rendimento que tem apresentado em Portugal. Ainda assim, ouviu críticas de Rui Santos.



Futebol

6 meses depois, Luís Maximiano volta a jogar; Ex guarda redes do Sporting vital no triunfo

Último jogo oficial do guardião que passou pelo Clube de Alvalade aconteceu ainda em 2025/26, numa derrota por 2-1, a 11 de abril

Luís Maximiano, antigo guarda-redes do Sporting, voltou a assumir a baliza do Neom na Liga Saudita e teve motivos para sorrir
Luís Maximiano, antigo guarda-redes do Sporting, voltou a assumir a baliza do Neom na Liga Saudita e teve motivos para sorrir

25 Out 2026 | 15:46 | Por Redação

Icon Comentário0

Luís Maximiano voltou a assumir a baliza do Neom na Liga Saudita e teve motivos para sorrir. O antigo guarda-redes do Sporting foi titular na vitória por 2-0 frente ao Abha, este sábado, 24 de outubro, na 11.ª jornada do campeonato, mantendo as redes invioladas naquela que foi a sua estreia na competição nesta temporada.


O resultado permitiu ao Neom interromper uma série de três jogos consecutivos sem vencer na liga. A equipa orientada por Christophe Galtier somou um empate e duas derrotas nos compromissos anteriores, pelo que o triunfo diante do Abha representou um importante regresso aos bons resultados.


Said Benrahma abriu o marcador aos 15 minutos, colocando a formação da casa em vantagem. O Neom ainda voltou a marcar aos 19 minutos, mas o golo acabou anulado por falta na jogada. Já no arranque da segunda parte, aos 50 minutos, Alexandre Lacazette aproveitou uma assistência de Benrahma para estabelecer o resultado final.


Maximiano cumpriu os 90 minutos e contribuiu para a baliza a zeros, numa temporada em que ainda não tinha sido utilizado. O último jogo oficial do guarda-redes havia acontecido ainda em 2025/26, numa derrota por 2-1 frente ao Al Najma, a 11 de abril.

Com este triunfo, o Neom chegou aos 19 pontos e subiu ao sexto lugar da classificação. Já o Abha continua no fundo da tabela, com apenas dois pontos. De recordar que no último mercado de verão, Luís Maximiano tentou convencer Daniel Bragança a mudar-se para a liga saudita.



Futebol

Andrea Cambiaso pode rumar ao Barcelona por 30M e gerar efeito dominó no Sporting

Uma eventual mudança do ala italiano poderá desencadear uma série de movimentos no mercado e colocar leões numa posição delicada

Andrea Cambiaso, da Juventus, é o nome escolhido pelo Barcelona para reforçar posição de ala esquerdo; Maxi Araújo, ala do Sporting, é apontado à Juventus
Andrea Cambiaso, da Juventus, é o nome escolhido pelo Barcelona para reforçar posição de ala esquerdo; Maxi Araújo, ala do Sporting, é apontado à Juventus

25 Out 2026 | 12:46 | Por Redação

Icon Comentário0

O Barcelona está disponível para negociar Alejandro Balde já no mercado de inverno, numa movimentação que pode ter consequências para o Sporting. A Roma está atenta à situação do lateral, enquanto os catalães já procuram uma alternativa para ocupar o lado esquerdo da defesa.


De acordo com o Calciomercato, Andrea Cambiaso, da Juventus, é o nome escolhido pelos blaugrana para reforçar essa posição. O clube italiano estará disposto a negociar o internacional transalpino por cerca de 30 milhões de euros, numa altura em que o jogador soma seis partidas esta temporada e uma assistência.


Uma eventual saída de Cambiaso poderá desencadear uma série de movimentos no mercado e colocar o Sporting numa posição delicada. Isto porque Maxi Araújo está referenciado pela Juventus e surge como uma das opções para assumir o lugar do italiano no corredor esquerdo da equipa de Turim.


O internacional uruguaio é uma peça importante para Rui Borges e a sua saída não se adivinha fácil. Maxi Araújo tem contrato com os leões até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, valores que podem complicar uma eventual investida da 'vecchia signora'.

Na temporada 2026/27, Maxi Araújo soma 10 encontros, um golo e duas assistências. Para já, não há indicação de negociações entre Sporting e Juventus, mas a possível movimentação do Barcelona poderá mexer com o mercado e acabar por ter reflexos em Alvalade.


Maxi chora após golo ao Bodo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Criativo em final de contrato pode ser surpresa no 11 do Sporting para a Taça da Liga
Futebol

Criativo em final de contrato pode ser surpresa no 11 do Sporting para a Taça da Liga

25 Out 2026 | 12:14

Icon Comentário0
Juventus quer levar estrela do Sporting em janeiro e deixar Alvalade de trombas
Futebol

Juventus quer levar estrela do Sporting em janeiro e deixar Alvalade de trombas

25 Out 2026 | 11:22

Icon Comentário0
Escândalo! Luís Godinho leva nota negativa por beneficiar Porto frente ao Gil Vicente
Futebol

Escândalo! Luís Godinho leva nota negativa por beneficiar Porto frente ao Gil Vicente

25 Out 2026 | 10:32

Icon Comentário0