
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Sporting conquistou no passado sábado, dia 17 de maio, o título de campeão nacional. Já é o terceiro em cinco épocas, o melhor registo desde a década representada entre as temporadas 1946/1947 e 1953/1954, onde conseguiu alcançar os sete campeonatos em oito possíveis.
Estas épocas históricas ficaram marcadas pelos “Cinco Violinos”, que eram a base da equipa. A ajuda de técnicos como Cândido de Oliveira e Randolph Galloway também foi crucial para o Sporting vencer sete dos oito campeonatos disputados. Peyroteo, uma das figuras destes tempos, é o maior goleador do Clube ainda hoje. Para além dos títulos da liga, a equipa somou ainda três Taças de Portugal, impondo um domínio quase absoluto no futebol português durante esse período.
O primeiro dos três recentes títulos de campeão nacional apareceu em 2020/2021, quando Ruben Amorim, quase invicto, trouxe os leões de volta às glórias. O jogo do título ficou marcado para o dia 11 de maio em Alvalade. O Sporting recebeu o Boavista e venceu por 1-0. Nesse dia, os leões reclamavam o troféu 19 anos depois do último, ao fim de 32 jornadas sem perder, um recorde que seria interrompido depois de Ruben Amorim dar descanso a alguns jogadores mais utilizados. Pedro Gonçalves ainda fez um hattrick na última jornada e acabou a época como melhor marcador da liga, com 23 golos.
Ruben Amorim volta a fazer história ao serviço do Sporting e conquistou o seu segundo campeonato já em 2023/2024. Os leões trabalharam bem e apostaram em contratações de jogadores com enormíssima qualidade. Desta forma foi contratado o avançado sueco Viktor Gyokeres - que recentemente aumentou o interesse do Arsenal na sua contratação -, tornando-se no futebolista mais caro da história do Sporting, e outro dos destaques foi a chegada do dinamarquês Morten Hjulmand que vinha para substituir Manuel Ugarte.
Foi um título indiscutível, com o Sporting a bater o seu recorde de pontos num campeonato, somando 90. No dia 5 de maio, o Sporting foi confirmado como campeão da liga a faltar duas jornadas. O eterno rival Benfica perdeu fora de casa frente ao Famalicão por 2-0 e os leões puderam voltar a pintar as ruas do país de verde e branco.
Depois de 71 anos, o Sporting voltou a vencer dois campeonatos consecutivos e sagrou-se bicampeão português. Os leões receberam o Vitória de Guimarães, num triunfo por 2-0, sem qualquer perigo para a equipa da casa. Dos três títulos, este foi o mais difícil. Os verde e brancos tiveram uma época atribulada, depois de ter começado muitíssimo bem com Ruben Amorim, que deixou a equipa com uma grande vantagem e foi para Inglaterra treinar o Manchester United.
João Pereira chega da equipa B e soma algumas derrotas, o que levou à contratação de Rui Borges que conseguiu dar a volta á situação e levantar o título. Viktor Gyökeres faz mais uma época absurda com 39 golos e oito assistências em 34 jogos na liga e é, novamente, uma das figuras do Sporting na conquista do título.
Ponta de lança leonino conquistou a Bota de Prata pela segunda vez consecutiva e é dos maiores artilheiros que a liga portuguesa já viu
|
No jogo que consagrou o bicampeonato ao Sporting, no passado sábado, dia 17 de maio, Viktor Gyokeres voltou a marcar na Liga Portugal 2024/25. No total, os 39 golos na competição valeram-lhe a segunda Bota de Prata consecutiva, um feito que poucos artilheiros conseguiram alcançar:
Em formato de lista, recorde os jogadores que foram os melhores marcadores do campeonato nacional por duas temporadas consecutivas:
Leões de Alvalade celebraram a conquista da Liga Portugal depois de uma época em que tiveram Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges no comando técnico
|
Após vencer o Vitória de Guimarães, no passado sábado dia 17 de maio, o Sporting sagrou-se campeão da Liga Portugal 2024/25. Já nos festejos no Marquês de Pombal, o capitão Morten Hjulmand discursou aos Adeptos: “Diz-me uma equipa que ganhou o campeonato com três treinadores… só nós”. Mas, ao que parece, as afirmações do dinamarquês não estão propriamente corretas, existindo já uma equipa realizou o mesmo feito.
A única equipa que também alcançou este feito foi o Benfica, na temporada 1967/68. Fernando Riera tinha a confiança da direção encarnada, mas mesmo na primeira posição da tabela, o então presidente do clube, Adolfo Vieira de Brito, tomou a decisão de despedir o treinador chileno após sete jornadas disputadas.
Chamado a ocupar a vaga deixada por Fernando Riera foi o seu adjunto, Fernando Cabrita. O novo técnico durou 14 jornadas enquanto treinador principal do Benfica, o dobro das do seu antecessor, mas acabou por ser despedido após uma derrota por 2-0 frente à equipa da CUF, que deixou os encarnados na segunda posição.
Chamado como terceiro e último treinador para esta temporada, foi um nome que representou tanto Sporting, como Benfica: Otto Glória. O brasileiro acabou por se sagrar campeão no final da temporada e, com isto, tornou-se do técnico com mais campeonatos conquistados em Portugal, com dois em Alvalade e outros quatro na Luz.
O Sporting não iniciou a temporada 2024/25 de brincadeiras. Os leões fizeram 33 pontos nas primeiras 11 jornadas, ao comando de Ruben Amorim, conseguindo assim um pleno de vitórias no tempo em que esteve ao comando do Sporting esta temporada. Nada faria prever que o técnico contratado ao Braga saísse, mas o despedimento de Erick Ten Hag do Manchester United fez com que os britânicos pagassem os 10 milhões de euros da cláusula do treinador do leões, que acabou por aceitar a oferta.
Após Ruben Amorim, seguiu-se o ex-jogador dos leões João Pereira, que até então era o técnico principal da equipa B. O novo treinador estreou-se para o campeonato com uma derrota caseira frente ao Santa Clara (1-0), mostrando aquela que seria a toada do seu tempo ao serviço do Sporting. João Pereira acabou por ser despedido no seguimento do jogo contra o Gil Vicente e no, curto espaço de tempo ao serviço da equipa principal de Alvalade, somou uma vitória, um empate e duas derrotas.
Quem se seguiu foi o então treinador do Vitória de Guimarães, Rui Borges. O técnico estreou-se logo num dérbi contra o Benfica, que os leões venceram por 1-0. No total dos 18 jogos que fez ao comando do Sporting, o técnico de Mirandela foi invicto, somando seis empates, 12 vitórias e nenhuma derrota, números que o sagraram campeão nacional.
Atual Presidente dos leões sagrou-se bicampeão nacional no passado dia 17 de maio, juntando assim mais uma conquista desde que se tornou dirigente
|
Após vencer o Vitória de Guimarães, no passado sábado, dia 17 de maio, o Sporting sagrou-se campeão nacional, um feito que só por si entrou na história do Clube de Alvalade, que não era bicampeão há 71 anos. Apesar da conquista coletiva, um nome pode estar muito perto de equiparar uma marca muito especial pelos leões: Frederico Varandas.
O atual Presidente do Sporting tem sete anos à frente do emblema verde e branco e, em plano de igualdade, é um dos dois líderes com mais títulos pelo Clube, somando um total de oito: três Campeonatos Nacionais, três Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Apenas outro Presidente conquistou tanto como Frederico Varandas, na figura de António José Ribeiro Ferreira, conhecido por ser o dirigente máximo do tempo dos ‘Cinco Violinos’ (Fernando Peyroteo, Jesus Correia, Manuel Vasques, José Travassos e Albano), naquele que, para muitos, foi o melhor período da história do Sporting.
Com a ajuda do famoso quinteto, o então Presidente do Sporting, Ribeiro Ferreira, conquistou, também ele, um total de oito troféus no seu mandato de sete anos à frente do Clube. Entre 1946 e 1953, o antigo dirigente máximo conquistou seis campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal.
No tempo de Frederico Varandas enquanto Presidente do Sporting, o Clube sagrou-se campeão em 2020/21, 20223/24 e 2024/5. Com este registo, o antigo médico dos leões tornou-se no primeiro dirigente máximo a celebrar três campeonatos desde o tempo de João Rocha, que levantou o troféu nas temporadas 1943/74, 1979/80 e 1981/82.
Com a possibilidade de conquistar a ‘prova rainha’, caso o Sporting vença a final da Taça de Portugal contra o Benfica, Frederico Varandas pode-se tornar no primeiro Presidente dos leões a conquistar a dobradinha desde os tempos de Dias da Cunha, que na época 2001/02 juntou os dois títulos, após bater o Leixões por 1-0, no final de uma época em que foi campeão.
A final da Taça de Portugal está marcada para o sábado, dia 25 de maio, e caso o Sporting vença o Benfica, no Estádio do Jamor, o Presidente Frederico Varandas torna-se no dirigente máximo com mais títulos pelo Clube de Alvalade, possivelmente, somando nove e ultrapassando Ribeiro Ferreira por um troféu.