Futebol
Saída de estrela do Sporting? Carlos Lopes garante: "Eu não perdia uma oportunidade destas"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Canadá foi eliminado pelos EUA nas meias-finais da Gold Cup feminina de futebol, o que acaba por ser uma boa notícia para o Sporting, que vê de regresso Olivia Smith, média de 19 anos leonina. A seleção canadense acabou por perder nas grandes penalidades.
Olivia Smith e Marie Alidou figuras de proa das leoas e das águias, respetivamente, regressam mais cedo a Portugal, depois de terem perdido frente aos Estados Unidos da América, num confronto onde a benfiquista não saiu do banco, enquanto Smith entrou para o prolongamento.
O primeiro tento da partida foi assinalado ao minuto 20', por intermédio de Jaedyn Shaw, jogadora internacional americana. O empate só chegou nos minutos finais do tempo regulamentar, com um golo aos 82' de Jordyn Huitema. Já no prolongamento Sophia Smith avantajou os Estados Unidos aos 99' e o empate voltou a estabelecer-se com a conversão de um penalti aos 120+7' por Adriana Leon.
A guarda-redes Alyssa Naeher parou três grandes penalidades e marcou uma ela própria para ajudar os EUA a vencer numa disputa de grandes penalidades, depois de o Canadá se ter recuperado por duas vezes para empatar 2-2 após o tempo extra nas meias-finais da Gold Cup, numa noite dramática e encharcada em San Diego.
Lindsey Horan, Sophia Smith e Naeher marcaram da marca de grande penalidade para as segundas classificadas americanas. Quinn foi a única canadiana a marcar da marca de grande penalidade, com Naeher a negar Adriana Leon, Jordyn Huitema e Jessie Fleming.
Olivia Smith, recorde-se, esteve grande parte da formação em clubes canadianos, mudando-se em 2022 para os Estados Unidos. A jovem esteve no Penn State Nittany Lions, mas decidiu renunciar ao restante da sua elegibilidade universitária e dar o salto para as fileiras profissionais do Clube de Alvalade.
Com a mudança para o Sporting no verão passado, a futebolista elevou o seu patamar competitivo e conseguiu ser chamada à seleção A do Canadá com maior regularidade. Os seus números já impressionam, visto que a jovem jogadora já aglomera oito golos em 19 encontros e sete assistências.
Confira aqui uma das assistências de Olivia Smith pela Seleção do Canadá, na Gold Cup feminina: