Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

BOAS NOTÍCIAS! SPORTING COM REFORÇO A CAMINHO PARA O MEIO-CAMPO QUE JÁ SE PREPARA PARA ENTRAR NA LUTA PELO TÍTULO

Clube de Alvalade permanece a lutar pela conquista do campeonato português e tem agora nova ajuda

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Canadá foi eliminado pelos EUA nas meias-finais da Gold Cup feminina de futebol, o que acaba por ser uma boa notícia para o Sporting, que vê de regresso Olivia Smith, média de 19 anos leonina. A seleção canadense acabou por perder nas grandes penalidades.


Olivia Smith e Marie Alidou figuras de proa das leoas e das águias, respetivamente, regressam mais cedo a Portugal, depois de terem perdido frente aos Estados Unidos da América, num confronto onde a benfiquista não saiu do banco, enquanto Smith entrou para o prolongamento.


O primeiro tento da partida foi assinalado ao minuto 20', por intermédio de Jaedyn Shaw, jogadora internacional americana. O empate só chegou nos minutos finais do tempo regulamentar, com um golo aos 82' de Jordyn Huitema. Já no prolongamento Sophia Smith avantajou os Estados Unidos aos 99' e o empate voltou a estabelecer-se com a conversão de um penalti aos 120+7' por Adriana Leon.


A guarda-redes Alyssa Naeher parou três grandes penalidades e marcou uma ela própria para ajudar os EUA a vencer numa disputa de grandes penalidades, depois de o Canadá se ter recuperado por duas vezes para empatar 2-2 após o tempo extra nas meias-finais da Gold Cup, numa noite dramática e encharcada em San Diego.

Lindsey Horan, Sophia Smith e Naeher marcaram da marca de grande penalidade para as segundas classificadas americanas. Quinn foi a única canadiana a marcar da marca de grande penalidade, com Naeher a negar Adriana Leon, Jordyn Huitema e Jessie Fleming.


Olivia Smith, recorde-se, esteve grande parte da formação em clubes canadianos, mudando-se em 2022 para os Estados Unidos. A jovem esteve no Penn State Nittany Lions, mas decidiu renunciar ao restante da sua elegibilidade universitária e dar o salto para as fileiras profissionais do Clube de Alvalade.

Com a mudança para o Sporting no verão passado, a futebolista elevou o seu patamar competitivo e conseguiu ser chamada à seleção A do Canadá com maior regularidade. Os seus números já impressionam, visto que a jovem jogadora já aglomera oito golos em 19 encontros e sete assistências.

Confira aqui uma das assistências de Olivia Smith pela Seleção do Canadá, na Gold Cup feminina:


Futebol

Revelado excerto do novo documentário do Sporting: "Não queríamos voltar a passar por aquilo"

Leões anunciaram que projeto será lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro, e mostraram um excerto das entrevistas aos jogadores

Revelado excerto do documentário do Sporting
Revelado excerto do documentário do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou nas redes sociais que o documentário ‘Lado a Lado’ vai ser lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro. Os leões mostraram um excerto das entrevistas a alguns jogadores que fizeram parte do plantel que estive na conquista do campeonato da temporada passada.


Morten Hjulmand comentou a grandeza do clube: "Não sabia que o Sporting, como clube, tinha uma massa adepta tão grande, em Portugal, mas também em todo o mundo", disse. Já Pedro Gonçalves revelou a conversa de grupo que tiveram depois uma época menos positiva em 2022/23.


"Recordo bem desta última [reunião], que foi malta até a chorar e por acaso dissemos todos que aquilo que passámos na época anterior não queríamos voltar a passar por aquilo. Foi um momento marcante para nós, porque ainda hoje falamos sobre essa reunião e eu sou um desses que disse umas palavras marcantes e eles ainda hoje me lembram dessas palavras".


Daniel Bragança, por fim, falou sobre a conquista do título: "Nós quando fomos chamados um a um, eu lembro-me de estar a ser chamado, e eu estava com a Carolina [namorada], e eu disse ‘eu não sei se vou conseguir subir aquela rampa’"; referiu o camisola 23 dos leões.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.



Futebol

"Acabou, vou-me embora" - David Rosa conta como peça chave do Sporting se despediu dos jogadores

Ex futebolista, agora com 34 anos, lembra convivência no balneário com elemento fulcral do banco do emblema verde e branco

David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting
David Rosa lembra convivência com Amorim, técnico do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim teve uma passagem marcante pelo Casa Pia. Quem o garante é David Rosa, antigo lateral, que terminou a carreira em 2022 no Torreense, e que recordou algumas histórias com o técnico do Sporting. O ex futebolista, agora com 34 anos lembra o momento em que o treinador comunicou que ia abandonar o clube lisboeta.


"O melhor treinador que tive chama-se Rúben Amorim. Porque é que ele é o melhor? É simples. Os treinos dele eram bons? Eram, sem dúvida, mas era por aí que ele se distinguia de outros treinadores que eu tive? Não. A relação que ele criou connosco, era surreal. A forma como ele lidava com os problemas, se calhar, muito por ter sido jogador e o facto de ter sido jogador percebe o que é que um jogador titular precisa", começou por dizer.


"Ele percebe o que é um jogador que é suplente precisa, percebe o que é que um jogador que não é convocado precisa. Isso é tudo muito importante para a tua gestão de um grupo. Aquilo que mais me marcou, e eu conto muito esta história… o Rúben Amorim chega ao balneário, reúne a equipa toda e diz assim: ‘Para mim acabou, eu vou-me embora, preciso de me ir embora, portanto vou deixar-vos, vai entrar outro treinador.' E dos primeiros jogadores que eu olho para o balneário e estão a chorar são jogadores que nunca jogaram...".


"Como é que tu justificas que, os jogadores que nunca jogaram, que ele nunca deu oportunidades são aqueles que percebem a importância que ele tem. Porque ele sabe que a um jogador titular tu não precisas de dar muita atenção, porque ele está motivado por ele próprio. Um jogador que é suplente… de vez em quando tens de dar uma motivação e o difícil disto tudo é como é que tu geres um jogador que não é convocado e que tu precisas dele".

"Isto ensina-se? Se calhar dificilmente, mas foram todas as experiências que ele teve, todas as vivências que ele teve, tudo o que ele passou… de ter sido titular, suplente, não convocado, como é que lidaram com ele quando isto aconteceu, para ele transpor isto para ser o treinador que é hoje", finalizou David Rosa.



Futebol

FINALMENTE! ATLETAS DO SPORTING CAMINHO DA SELEÇÃO: ESTÁ CONFIRMADO QUE SÃO OPÇÕES PARA OS COMPROMISSOS INTERNACIONAIS

Atletas de Alvalade regressam ao seu reduto já na próxima jornada do campeonato português

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ana Borges, Ana Capeta, Diana Silva e Fátima Pinto (Portugal), Gabriela Vinhas, Maísa Correia, Carolina Santiago e Érica Cancelinha (Portugal sub-19), Olivia Smith (Canadá) e Maiara Niehues (Brasil sub-20) foram convocadas para os próximos desafios internacionais dos respetivos países, graças à boa forma que apresentam de verde e branco - o que também lhes vale uma partida a ser jogada no Estádio José Alvalade (saiba mais AQUI).


As quatro atletas, chamadas por Francisco Neto, representarão a seleção nacional em dois confronto frente à Áustria (marcados para os dias 27 e 31 de outubro), válidos pela terceira e quarta rondas de qualificação para a Liga das Nações.


No Grupo 2 da Liga A, Portugal enfrentará inicialmente a Áustria em Altach (17h00 de Portugal continental) e quatro dias depois, na Póvoa de Varzim (18h15). Atualmente, a equipa portuguesa ocupa o segundo lugar, com três pontos, apenas atrás da França, que soma seis.


A jovem Olivia Smith foi convocada para integrar a seleção do Canadá nos dois jogos de preparação contra o Brasil, um com localização em Montréal, no dia 28 de outubro, e outro em Halifax, no dia 31 de outubro. Maiara Niehues, jovem de apenas 19 anos, irá, por sua vez, participar num estágio da seleção sub-20 do Brasil na Granja Comary, em Teresópolis, na cidade do Rio de Janeiro, que se realizará de 23 de outubro a 2 de novembro.

No escalão sub-19, Gabriela Vinhas e Maísa Correia, ambas jogadoras da equipa principal das leoas, juntamente com Carolina Santiago e Érica Cancelinha, representarão Portugal na Primeira Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. As Leoas enfrentarão a seleção da Suécia, bem como a Turquia e a Espanha, em Västerås, na Suécia, entre os dias 16 de outubro e 1 de novembro- informação confirmada pelo Sporting AQUI.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo
Futebol

Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo

 

Icon Comentário0
Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê
Futebol

Rodrigo Ribeiro foi cedido pelo Sporting, mas ainda não se juntou ao plantel do AVS; Saiba porquê

 

Icon Comentário0
"Não acredito" - Sérgio Krithinas pouco crente na saída de joia do Sporting pela cláusula
Futebol

"Não acredito" - Sérgio Krithinas pouco crente na saída de joia do Sporting pela cláusula

 

Icon Comentário0