Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Borussia Dortmund com baixa de peso para o Sporting! Lesão de última hora...

Equipa alemã vai defrontar o conjunto verde e branco, em Alvalade, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões

Borussia Dortmund anunciou uma baixa de peso na sua equipa no encontro que vai opor os alemães ao Sporting de Rui Borges
Borussia Dortmund anunciou uma baixa de peso na sua equipa no encontro que vai opor os alemães ao Sporting de Rui Borges

  |

Icon Comentário0

O Sporting entra em campo, na próxima terça feira, dia 11 de fevereiro, para disputar a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A partida, frente ao Borussia Dortmund, acontece em Alvalade, às 20h00, e Rui Borges conta, desde já, com boas notícias da parte dos alemães.


Nico Kovac, treinador que foi recentemente apontado como novo técnico da equipa alemã, tenta recuperar uma equipa que não tem tido vida fácil nas competições domésticas. O técnico sofreu, no entanto, um revés, e foi obrigado a viajar para Portugal sem um elemento muito importante do seu plantel.


Isto porque Ramy Bensebaini, jogador que é praticamente sempre titular na ala esquerda do Borussia Dortmund, se lesionou numa sessão de treinos dos alemães, e não estará em condições de viajar para Portugal na tarde de segunda feira, dia 10 de fevereiro, com o resto da equipa.


O internacional argelino junta-se a Nmecha, o outro jogador da equipa alemã que estava entregue ao departamento médico do conjunto da Bundesliga, e, portanto, os dois indisponíveis para o jogo contra o Sporting. Houve, no entanto, uma boa notícia para Nico Kovac: a recuperação de Carney Chukwuemeka, que já integra a lista de convocados para a disputa com o Clube verde e branco.

Essa lista ficou, então, completa, com os seguintes 21 jogadores: Julian Brandt, Jamie Gittens, Emre Can, Pascal Groß, Waldemar Anton, Serhou Guirassy, Maximilian Beier, Carney Chukwuemeka, Gregor Kobel, Daniel Svensson, Julien Duranville, Alexander Meyer, Marcel Sabitzer, Giovanni Reyna, Marcel Lotka, Julian Ryerson, Karim Adeyemi, Salih Özcan, Nico Schlotterbeck, Niklas Süle e Yan Couto.



Futebol

João Pinheiro é árbitro de má memória para o Sporting. Eis os 8 erros mais graves

Leões saíram do Clássico, diante do Porto, a pedir grande penalidade sobre Quenda. Ainda assim, momentos depois, foram Matheus Reis e Diomande a verem vermelho

São vários os episódios em que o Sporting se queixa das decisões tomadas pelo árbitro João Pinheiro, o que voltou a acontecer no último Clássico
São vários os episódios em que o Sporting se queixa das decisões tomadas pelo árbitro João Pinheiro, o que voltou a acontecer no último Clássico

  |

Icon Comentário0

O trauma do Sporting em relação ao árbitro João Pinheiro passou a ter mais um capítulo na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro, durante o Clássico com o Porto, decorrido no Estádio do Dragão e a contar para a 21.ª jornada do campeonato nacional.


O juiz da Associação de Futebol de Braga tem sido amplamente criticado pela grande penalidade que não assinalou depois de Geovany Quenda ter sofrido uma falta de Zé Pedro, dentro da grande área. Pinheiro não só mandou seguir, como terá recebido a mesma indicação por parte do videoárbitro. O lance, por ter acontecido já em cima dos descontos, podia ter evitado que o Sporting saísse do Norte com um empate (1-1).


As queixas do Sporting e dos seus adeptos aumentaram ainda mais quando, logo depois, João Pinheiro expulsou Matheus Reis. O defesa brasileiro viu o segundo amarelo por contestar a decisão anteriormente tomada, e o Sporting, que neste momento já se encontrava a jogar com menos um, ficou depois reduzido a nove jogadores, com Diomande a ser, também ele, enviado para os balneários mais cedo, por um desentendimento com Fábio Vieira.


Este último Clássico junta-se assim a uma lista de mais sete ocasiões em que o Sporting, também com João Pinheiro a, se sentiu prejudicado, situações essas que recordamos abaixo:

Sporting 2-3 Rio Ave (2019)


O emblema de Vila do Conde viu assinaladas três grandes penalidades a seu favor que converteram com sucesso. Coates foi ainda expulso, decisão que motivou várias críticas dos leões.

Sporting 1-1 Porto (2021)

João Pinheiro foi VAR no empate a um golo com os azuis e brancos, em Alvalade, para o campeonato. Nesse jogo, Coates foi agredido com um soco de Pepe, no queixo, mas nem o videoárbitro detetou o sucedido, com o central português a escapar sem punição deste gesto.

FC Porto 2-2 Sporting (2022)

O emblema de Alvalade vencia por 2-1 quando Coates viu o cartão vermelho. A desvantagem numérica acabou por ajudar os dragões a chegar ao empate e, no final, instalou-se a confusão no relvado.

Sporting 0-2 FC Porto (2023)

O Sporting perdeu a Taça da Liga e a final, diante dos dragões, ficou marcada por uma visível dualidade de critérios disciplinares. Esta, importa dizer, acabou por favorecer o clube do Norte.

Sporting 2-2 Benfica (2023)

O Sporting ganhava por 2-1, mas ao minuto 90+4' surgiu o golo do empate, ainda que Coates tenha sofrido uma falta, não assinalada, nesse mesmo lance.

Vitória SC 3-2 Sporting (2024)

O emblema vimaranense beneficiou de uma grande penalidade duvidosa que empatou o encontro, mesmo em cima do intervalo. A mesma foi até considerada pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas, como a situação que "virou o jogo".

FC Porto 2-0 Sporting (2024)

Para a Supertaça, Marko Grujic deu um soco a Viktor Gyokeres e deixou mesmo o avançado sueco a sangrar do nariz. João Pinheiro não só não assinalou falta a favor do Sporting, como o fez a favor... do Porto. Tiago Martins, no VAR, não interviu na decisão.


Futebol

Sporting em alerta! Craque dos leões em risco para o Borussia Dortmund

Clube verde e branco vai ter duplo confronto com os alemães para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Um jogador preocupa

Maxi Araújo é o único jogador do Sporting em risco para a partida da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da prova frente ao Borussia Dortmund
Maxi Araújo é o único jogador do Sporting em risco para a partida da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da prova frente ao Borussia Dortmund

  |

Icon Comentário0

O Sporting enfrenta o Borussia Dortmund, na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, pelas 20h00, em encontro da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Maxi Araújo é o único jogador dos leões em risco de falhar a segunda eliminatória do play-off, jogo a disputar-se na Alemanha.


O ala tem dois cartões amarelos ao longo de oito partidas e, caso seja admoestado no encontro diante dos alemães, irá ser baixa confirmada para a formação de Rui Borges, no jogo da segunda mão do play-off, em solo alemão. Maxi Araújo vem passando pelos pingos da chuva, tendo jogado contra o Bolonha 'à pinha'. Relembrar que Morten Hjulmand não teve tanta sorte contra os italianos, viu o terceiro cartão amarelo, e não pode participar na primeira mão do play-off.


Para atingir esta fase da competição, o Clube de Alvalade terminou na 23.ª posição da fase de liga, com 11 pontos conquistados em oito partidas, fruto de três vitórias (Lille, Sturm Graz e Manchester City), dois empate (PSV e Bolonha), e três derrotas (Arsenal, Club Brugge e Leipzig).


Este ano, o formato da Liga dos Campeões sofreu alterações significativas. Os oito primeiros classificados da fase de liga avançaram automaticamente para os oitavos de final. As equipas que terminaram entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar uma fase preliminar de play-off, lutando por um lugar na fase seguinte da prova.

Relembrar que o encontro da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões acontece em Alvalade, pelas 20h00 do dia 11 de fevereiro. Rui Borges fará a conferência de imprensa de antevisão à partida esta segunda feira, dia 10 de fevereiro, pelas 18h15.



Futebol

César Prates: O lateral que ajudou a quebrar jejum do Sporting e ensinou arte a Cristiano Ronaldo

Ex-Real Madrid brilhou no clube leonino ao ajudar a quebrar um ciclo de 18 anos sem títulos e ao conquistar várias troféus em Alvalade

César Prates foi um dos melhores laterais direitos do Sporting Clube de Portugal, tendo ajudado os leões a serem campeões nacionais
César Prates foi um dos melhores laterais direitos do Sporting Clube de Portugal, tendo ajudado os leões a serem campeões nacionais

  |

Icon Comentário0

O lateral-direito brasileiro César Prates, nascido a 8 de fevereiro de 1975 em Aratíba, Brasil, iniciou a sua carreira no Internacional de Porto Alegre e despertou rapidamente a atenção internacional. A sua qualidade levou-o à seleção brasileira, onde se estreou em 1996, num jogo contra os Camarões. Posteriormente, transferiu-se para o Real Madrid, mas sem conseguir afirmar-se na equipa espanhola, foi sucessivamente emprestado a clubes brasileiros como Vasco da Gama, Coritiba, Botafogo e Corinthians, conquistando dois Campeonatos Brasileiros.


Em janeiro de 2000, Prates chegou ao Sporting por empréstimo dos merengues, acompanhando os reforços André Cruz e Mbo Mpenza, que fazem lembrar as contratações de inverno de Biel e Rui Silva. Juntos, foram fundamentais para a conquista do Campeonato Nacional, pondo fim a um jejum de 18 anos. O seu desempenho na defesa e a sua capacidade de bater livres diretos fizeram dele uma peça essencial na equipa. No final da temporada, o Sporting adquiriu o seu passe ao Real Madrid, garantindo a continuidade do jogador no clube.


Durante quatro épocas em Alvalade, César Prates disputou 116 jogos e marcou três golos, conquistando mais um campeonato nacional, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. A sua qualidade e versatilidade permitiram-lhe atuar como lateral-direito e esquerdo, consolidando-se como um jogador de confiança no plantel leonino. Também ficou marcado por ter jogado ao lado de um jovem Cristiano Ronaldo, a quem ensinou técnicas de bater livres.


Em 2003/04, sem acordo para renovação contratual, deixou o Sporting e transferiu-se para os turcos do Galatasaray, onde teve dificuldades de adaptação. Regressou ao Brasil para jogar no Figueirense e no Botafogo, antes de voltar à Europa, para representar o Livorno e o Chievo, em Itália. Ainda conquistou um Campeonato Catarinense antes de encerrar a carreira no Náutico, em 2010.

Mesmo com passagens por vários clubes, foi no Sporting que César Prates viveu o auge da sua carreira. Com um estilo de jogo ofensivo e preciso, tornou-se um dos laterais mais marcantes da história recente do clube. A sua presença nos momentos decisivos da temporada 1999/00 garantiu-lhe um lugar especial na memória dos adeptos sportinguistas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Leandro Grimi: O irrequieto lateral-esquerdo argentino que encantou Portugal no Sporting
Futebol

Leandro Grimi: O irrequieto lateral-esquerdo argentino que encantou Portugal no Sporting

 

Icon Comentário0
Geovany Quenda envolvido em 'guerra' de caras bem conhecidas do Sporting
Futebol

Geovany Quenda envolvido em 'guerra' de caras bem conhecidas do Sporting

 

Icon Comentário0
Pote leva adeptos do Sporting ao desespero com nova data de regresso
Futebol

Pote leva adeptos do Sporting ao desespero com nova data de regresso

 

Icon Comentário0