Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Gabriel Teixeira - conhecido no mundo do futebol como Biel - foi o grande trunfo do Sporting no fecho do mercado de transferências de inverno. Os leões conseguiram a contratação do extremo ao Bahia, do Brasil, por valores que podem chegar aos oito milhões de euros. No entanto, nem tudo terá corrido de feição na despedida do jogador ao seu antigo clube.
Devido à transferência iminente para o Clube verde e branco, Gabriel Teixiera já não jogou pelo Bahia na partida do dia 1 de fevereiro, que o clube brasileiro disputou frente ao Vitória. Acontece que o extremo iria realizar, nesse mesmo dia, o jogo 100 com a camisola do seu antigo emblema, uma marca importante na carreira de qualquer atleta.
O Bahia tinha, inclusivamente, uma celebração preparada para homenagear Gabriel Teixeira por ter atingido essa merca mítica dos 100 jogos no mesmo clube. Como se sabe, o jogador acabou por nunca realizar esse centenário de partidas, não recebendo também a homenagem de clube e adeptos.
Nas redes sociais surgiu, entretanto, uma fotografia onde é visível a camisola que seria oferecida a Biel pelos responsáveis do Bahia no jogo contra o Vitória. Nas costas, por baixo do nome do jogador, está o número 100, em menção aos jogos realizados pelo extremo no clube brasileiro que representou antes de rumar ao Sporting.
Tal situação pode significar que Biel foi uma opção de última hora, talvez adiantada pela lesão que obrigou Geny Catamo a sair de campo frente ao Farense. A operação também poderá estar ligada com a saída de Marcus Edwards do Clube, uma vez que Rui Borges afirmou por mais do que uma vez que só haveria entradas caso antes existissem saídas do plantel verde e branco.
Diretor Desportivo que está de saída do Clube de Alvalade já em fevereiro rumo ao City de Pep Guaridola, deixa as finanças dos verdes e brancos muito diferentes
|
0Com o anúncio oficial do Sporting dando conta da saída antecipada de Hugo Viana do cargo de diretor desportivo, que afinal vai já mudar de ares e rumar ao Manchester City de Pep Guardiola, mais cedo do que o previsto, faz entrar o Clube verde e branco oficialmente numa nova fase.
Hugo Viana já colaborava numa espécie de regime de part-time, dividindo-se entre o Sporting e o clube da Premier League, tendo inclusive já sido fotografado em Manchester, a preparar já a nova temporada no seu novo clube. Com a saída imediata do antigo jogador leonino, entram, como já tinha sido adiantada pela SAD liderada por Frederico Varandas, Bernardo Palmeiro e Flávio Costa, assumindo a plenitude das suas funções.
A era de Hugo Viana no Sporting foi muito marcada por Ruben Amorim. No entanto, o seu legado é anterior à chegada do agora técnico do Manchester United. Nunca o Clube de Alvalade vendeu tanto e tão bem. Destacam-se também as compras que foram feitas no mesmo período. Embora tenham existido alguns negócios que deram menos frutos, os resultados, em geral, foram muito positivos.
Saltam à vista vendas milionária como Bruno Fernandes, ainda antes da era Amorim, e também a maior transferência de sempre dos leões, curiosamente para o Manchester United. Também as vendas de Pedro Porro ao Tottenham, e de Nuno Mendes e Manuel Ugarte para o PSG, contribuíram muito para o saldo financeiro muito positivo, que dá brilho ao trabalho de Viana na formação leonina, com cerca de 150 milhões encaixados, um cenário muito animador.
Os novos dirigentes leoninos, Bernardo Palmeiro e Flávio Costa, vão encontrar uma equipa do Sporting comandada por Rui Borges, no primeiro lugar do campeonato com mais seis e oito pontos que os grandes rivais, estando ainda em prova na Liga dos Campeões e na Taça de Portugal.
Diretor da CMTV faz a sua análise a alguns jogadores leonino que o técnico verde e branca tem á sua disposição até final da temporada a lutar pelo título
|
0Octávio Ribeiro, diretor da CMTV, na sua crónica no jornal Record, analisou os principais jogadores que Rui Borges tem à sua disposição na Equipa do Sporting, rumo ao principal objetivo dos leões - revalidar o título e alcançar o bicampeonato.
O jornalista começou a sua análise falando sobre Conrad Harder a sua irreverência: "O jovem dinamarquês que só somará 20 anos em abril, precisa de treino específico que lhe traga no trato de bola". Continuou, dizendo que considera o avançado leonino um grande jogador: "tem enorme vontade de triunfar, é corajoso, mostra uma invejável condição física", disse, em relação à determinação ao pupilo de Rui Borges, que nos último jogos tem sido titular, devido à lesão de Viktor Gyokeres.
Octávio Ribeiro continuou a sua abordagem falando de Francisco Trincão, que na sua opinião tem muito futebol de rua, leve e baseado no drible e na corrida: "Com muito respeito, Rui Borges, parece ter jogado muito futebol de rua". Continuado a sua análise, também considera Quenda e Catamo o mesmo tipo de atletas, terminando o seu raciocínio dizendo que Harder não tem essas características.
O jornalista, regra geral, elogiou vários jogadores do plantel leonino com que Rui Borges deverá contar se quiser vencer títulos de leão ao peito. Contudo, terá que contar também com um fator extra jogo que tem prejudicado muito a equipa verde e branca: a onda de lesões que tem afetado Alvalade, com a mais recente baixa a ser Geny Catamo, que vai parar algumas semanas, na sequencia do lance que o vitimou na partida do passado domingo frente ao Nacional.
Mesmo com estas contrariedades, o Sporting de Rui Borges segue isolado na liderança do campeonato com 50 pontos, mais seis que o Benfica e mais oito que o Porto, ao cabo de 20 jornadas realizadas. Os leões estão ainda apurados para o playf-off da Liga dos Campeões e para os quartos de final da Taça de Portugal.
Janela de transferências chegou ao fim, em território nacional, às 23h59 do dia 3 de fevereiro. No entanto, leões estão em alerta em relação a alguns jogadores
|
0O Sporting esteve muito ativo neste mercado de transferências de inverno, conseguindo encontrar solução para Marcus Edwards, que rumou ao Burnley, e assegurando as contratações de Rui Silva e Biel - os leões falharam apenas no objetivo de garantir um defesa lateral direito para o plantel de Rui Borges.
Um dos grandes sucessos do mercado de inverno, em Alvalade, foi a manutenção de todos os elementos chave do Clube verde e branco. Desde Viktor Gyokeres, a Ousmane Diomande ou Geovany Quenda - três dos nomes mais badalados no Sporting - todos ficaram com os verdes e brancos. No entanto, esta situação ainda pode mudar nas próximas horas.
Isto acontece porque as 23h59 do dia 3 de fevereiro trouxeram consigo o fecho da janela de transferências em Portugal, tal como nas maiores ligas europeias. No entanto, o mercado ainda não fechou em todo o lado, e há muitos países em que os clubes ainda vão a tempo de inscrever novos jogadores para o restante da época.
De entre os campeonatos que não terminam a janela de transferências ao mesmo tempo que a maior parte do mundo, destaca-se os Países Baixos, onde o mercado só fecha no final desta terça feira, dia 4 de fevereiro. Outros destinos apetecíveis podem ser o Brasil (fecha dia 28 de fevereiro), ou os Estados Unidos (fecha dia 23 de abril).
De resto, há ainda alguns países cujos clubes ainda podem contratar jogadores. São eles: a Áustria (até 11 de fevereiro); a Turquia (até 11 de fevereiro); os Emirados Árabes Unidos (até 11 de fevereiro); a Austrália (até 12 de fevereiro); a China (até 18 de fevereiro); a Rússia (até 20 de fevereiro); e ainda a Irlanda e a Polónia (até 22 de fevereiro).