Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

CARLOS BARBOSA DA CRUZ ARRASA ÁRBITRO DO SPORTING – FAMALICÃO E DEIXA RECADO A FERNANDO GOMES, PEDRO PROENÇA E FONTELAS GOMES

Conhecido adepto dos leões não deixou nada por dizer, apontando o dedo aos mais altos responsáveis do futebol português

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz considera que André Narciso, árbitro que dirigiu o Sporting – Famalicão, um “árbitro titubeante, cujo défice de personalidade ficou bem patente”. Num artigo de opinião no jornal ‘Record’, o advogado arrasou, ainda, Fernando Gomes, Pedro Proença e José Fontelas Gomes (Presidente do Conselho de Arbitragem).

“Na primeira parte, o Famalicão não saiu do seu meio campo e os seus jogadores parece que tinham apenas três preocupações: enervar o Sporting, interromper sistematicamente o jogo com lesões simuladas e expulsar o Gyökeres. Isto, claro, com o beneplácito de mais um árbitro titubeante, cujo défice de personalidade ficou bem patente”, atira Barbosa da Cruz.


“A questão, porém, não é de desportivismo – cada um tem os seus valores – mas de espetáculo. É impensável que a Liga portuguesa se possa valorizar e internacionalizar com estes episódios deprimentes de jogadores a atirarem-se cirurgicamente para o chão, agarrados à cabeça, para ter a certeza que o árbitro interrompe o jogo”, refere o advogado.


“O fiteirismo, as simulações e, já agora, os fretes e os colonatos são atestados de menoridade da nossa Liga e, se calhar, é por isso que o desempenho das equipas portuguesas nas competições médias como a Liga Conferência é tão medíocre”, argumenta o adepto verde e branco.

“Eu sei que mudar culturas arreigadas e mentalidades é genuinamente difícil, mas alguém tem de fazer qualquer coisa e há maneiras de contrariar estas práticas; que tal, para começar, um concurso de boas vontades entre o Conselho de Arbitragem e a Liga? É um bom progresso fazer descontos que compensem as interrupções de jogo, da mesma maneira que o objetivo de todos tem de ser o melhorar a qualidade do tempo útil de jogo”, finaliza Carlos Barbosa da Cruz.



Clube

SPORTING CONFIRMOU! PRÓXIMA ASSEMBLEIA GERAL ESTÁ MARCADA PARA...

Dirigentes verdes e brancos têm data para a votação de dois pontos também já revelados

Próxima Assembleia Geral do Sporting é ainda este mês
Próxima Assembleia Geral do Sporting é ainda este mês

  |

Icon Comentário0

João Palma, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, confirmou, esta quarta-feira, 19 de junho, a data para a qual está marcada a próxima reunião magna dos leões, na qual irá a votos o orçamento para 2024/25 e as contas consolidadas de 2022/23: 30 de junho.

"Sim, a convocatória já seguiu para publicação, que será feita na 5.ª feira. Confirmo que será no dia 30 de junho, com os pontos que refere em discussão, o orçamento e as contas consolidadas. Os documentos vão ficar disponíveis para os Sócios, quer no balcão de atendimento, no estádio, quer pelos meios habituais", referiu o responsável leonino, em declarações ao jornal Record.


Como tem sido habitual, a AG verde e branca deverá decorrer no Pavilhão João Rocha, no entanto, ainda não existem mais informações, sendo que as mesmas serão reveladas na edição desta semana do Jornal Sporting, assim como a referida convocatória.


No mesmo momento, João Palma ainda fez o balanço da última temporada do Clube de Alvalade: "O que eu sinto é representativo daquilo que sentem todos os Sócios do Sporting, uma grande alegria em função da performance desportiva, quer no futebol, quer nas modalidades, com êxitos atrás de êxitos, que nos enchem de orgulho", pode ler-se.

Recorde-se que, de resto, o PMAG ainda justificou os motivos que o fizeram indeferir o requerimento de um grupo de Sócios de que fosse incluído como ponto de discussão na próxima AG o fim do voto eletrónico, sendo que o responsável acabou por considerar a mesma uma sugestão que iria causar "balbúrdia" (Saiba mais AQUI).



Clube

SPORTING INDEFERE PEDIDO DE ACABAR COM VOTO ELETRÓNICO E JOÃO PALMA ATIRA: "ERA CRIAR BALBÚRDIA"

Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões não se poupou em palavras para explicar a sua decisão

João Palma, Presidente da MAG do Sporting, esclareceu os seus motivos
João Palma, Presidente da MAG do Sporting, esclareceu os seus motivos

  |

Icon Comentário0

Um grupo de Sócios enviou um requerimento ao Sporting no qual pedia que, na ordem de trabalhos da próxima Assembleia Geral dos leões, fosse incluído na ordem de trabalhos um ponto relativo à alteração do regulamento, de modo a eliminar o voto eletrónico e promover o regresso ao papel. João Palma, Presidente da MAG verde e branca, explicou os motivos que o levam a indeferir o pedido.

"Desde logo porque o requerimento não tem cabimento ao abrigo da disposição estatutária que os requerentes invocaram para o apresentar, os números 2 a 4 do artigo 47.º dos estatutos. Estas são as razões formais. Depois porque a matéria que eles pretendem ver discutida, a questão da alteração ao regulamento da Assembleia Geral, é reservada pelos estatutos à própria Mesa da AG. Só a AG tem competência para proceder a alterações ao regulamento da AG e tem de ser a Mesa a elaborar, apresentar e submeter esse documento à aprovação dos sócios", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.


"Sinto-me legitimado para pronunciar-me sobre o mérito das propostas, digamos assim, porque são matérias que dizem respeito ao funcionamento da Mesa. Uma delas é acabar com o voto eletrónico presencial, que tem dado provas de bom funcionamento e já existe desde antes de 2018; não há nenhuma razão para o alterar. Além disso, há o sentimento dos próprios sócios. Na AG de outubro, a proposta do Conselho Diretivo relativa ao iVoting foi votada por 3.771 sócios: 69,80% dos votantes, correspondentes a 71,65% dos votos, foram a favor do iVoting, ou seja, do alargamento do voto eletrónico, presencial e remoto, com o qual este grupo de sócios pretende agora terminar. Apesar de a proposta não ter sido aprovada, porque exigia uma maioria qualificada (75%) de votos e votantes, não faz nenhum sentido que se tente aqui voltar atrás, quando os sócios foram maioritariamente noutro sentido, da modernização do clube, que é aquilo que os órgãos sociais, e nomeadamente a Mesa da AG, pretendem fazer. No fundo, era andar para trás", acrescentou, atirando, de seguida, para a questão dos Núcleos.


"Um dos problemas que se coloca é exatamente esse. Nós queremos unir o Sporting, que tem um passado com imensas vicissitudes, sobretudo com muitos conflitos internos. Neste momento, fruto do trabalho de consolidação financeira do Conselho Diretivo e de vitórias, queremos contribuir para que os Sportinguistas se sintam cada vez mais unidos e envolvidos neste projeto. Se esta proposta fosse aceite, levaria a escolher alguns núcleos, necessariamente preterindo outros e, portanto, ajudaria a criar clivagens dentro do universo Sportinguista e dos próprios núcleos, que é tudo aquilo que nós queremos evitar, por bom-senso. Depois, há a questão prática. É impossível fazer umas eleições com mesas de voto nos núcleos. A AG tem um presidente, um vice-presidente e três secretários, somos cinco membros efetivos. Como é que os membros da Mesa, que têm de estar presentes no ato eleitoral, poderiam desdobrar-se por tantos locais? Era impossível. Se o que se quer é dar mais segurança ao voto, temos reparado, até em clubes congéneres, em situações verdadeiramente caricatas, de transporte de urnas fora de horas e sabe-se lá por quem… Era criar balbúrdia onde a balbúrdia não existe", defendeu.

A terminar, João Palma ainda respondeu se, durante o atual mandato, o Sporting pensa em colocação em prática o voto eletrónico remoto: "A minha opinião, como sócio do Sporting e presidente da Mesa, é que o voto eletrónico presencial e remoto, à distância, a partir de qualquer local onde se encontre um Sportinguista, seria um salto muito importante na democratização do clube, porque permitiria que todos os sócios pudessem participar ativamente na vida do clube, sobretudo nas assembleias gerais eleitorais, e isso seria uma conquista muito importante. Agora, o voto eletrónico, que eu efetivamente defendo e gostaria de ver implementado, não é uma iniciativa da Mesa da AG nem do seu presidente. Foi, já em outubro, uma iniciativa do Conselho Diretivo, e o próprio dr. Frederico Varandas, logo no momento dessa AG, anunciou que voltaria ao tema, até em função da maioria expressiva que votou a favor. Portanto, é uma iniciativa do CD, não só quanto à sua apresentação como quanto à oportunidade".




Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - SPORTING FICOU EM SILÊNCIO, MAS VARANDAS DEU MURRO NA MESA; LEÕES RECLAMAM JUNTO DO CONSELHO DE DISCIPLINA DA FPF

Presidente dos verdes e brancos demonstrou insatisfação perante os responsáveis pelos árbitros, depois de erros crassos que prejudicaram o Clube de Alvalade

  |

Icon Comentário0

Embora o Sporting não tenha expressado publicamente o desagrado com prestação de André Narciso em Vila do Conde, Frederico Varandas, em nome do Clube de Alvalade, notificou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, sabe o Leonino. Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, o Presidente dos verdes e brancos fez saber que é imperdoável voltarem a existir desempenhos das equipas de arbitragem como o que levou ao empate dos leões diante do Rio Ave (3-3).

Dois erros crassos do juiz principal e do VAR, António Nobre, custaram o triunfo à turma de Rúben Amorim. Aos 3 minutos do encontro, Úmaro Embaló colocou os vilacondenses na frente do marcador, numa jogada que, segundo as leis, deveria ter sido anulada depois de um puxão ostensivo em Pedro Gonçalves, ainda no meio-campo adversário. Aos 29', Francisco Trincão sofre uma entrada dura de Miguel Nóbrega que, apesar de tocar na bola, acerta com a sola no pé do extremo - lance passível de grande penalidade que ficou por marcar.


Dada a situação, o líder máximo do Sporting fez chegar o desagrado aos órgãos responsáveis pela nomeação dos árbitros, uma vez que está preocupado com o que pode acontecer nesta reta final de campeonato. Exibições como a de André Narciso e António Nobre não podem ter espaço no futebol nem interferir com a disputa do título de campeão.


É importante salientar que, de momento, comandados de Rúben Amorim seguem no primeiro posto do campeonato, com 62 pontos, mais um do que o Benfica, atual segundo classificado da competição, com 61. O Porto fecha as contas do pódio, com 55 pontos, sendo que ambos têm uma partida a mais do que os verdes e brancos.

Uma vez que a disputa pelo troféu ainda está acesa e o Sporting tem uma visita complicada ao Dragão e recebe os encarnados no Estádio José Alvalade, o cerco de Varandas ao CD da FPF aperta ainda mais, visto que não há margem para falhar e os leões não podem, de modo algum, voltar a ser prejudicados por erros crassos.


Recorde aqui o escândalo em Vila do Conde:

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


MOVIMENTO HOJE E SEMPRE SPORTING PEDE ALTERAÇÕES AOS ESTATUTOS E MUDANÇA NO MÉTODO DE VOTO
Clube

MOVIMENTO HOJE E SEMPRE SPORTING PEDE ALTERAÇÕES AOS ESTATUTOS E MUDANÇA NO MÉTODO DE VOTO

 

Icon Comentário0
OBRAS EM ALVALADE A TODA A VELOCIDADE: MUDANÇAS RÁPIDAS TÊM DADO O QUE FALAR ENTRE ADEPTOS DO SPORTING
Clube

OBRAS EM ALVALADE A TODA A VELOCIDADE: MUDANÇAS RÁPIDAS TÊM DADO O QUE FALAR ENTRE ADEPTOS DO SPORTING

 

Icon Comentário0
REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO
Clube

REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO

 

Icon Comentário0