
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Mascarenhas, antigo dirigente do Sporting, esteve em declarações exclusivas ao Leonino, onde, entre muitos temas, criticou a arbitragem do Rio Ave - Sporting (3-3) liderada por António Nobre e diz que "há uma falta que precede o lance do primeiro golo" dos vilacondenses.
“O lance do primeiro golo do Rio Ave devia ter sido invalidado por indicação do VAR. Há uma falta que precede o lance. É para isso que serve a tecnologia. Para apoiar a equipa de arbitragem e não permitir falsidades mesmo que involuntárias. Foi para erradicar estes erros que tanto nos prejudicaram no passado que insistimos tanto na introdução do VAR no futebol português. No segundo lance dou o benefício da dúvida ao arbitro André Narciso e ao VAR António Nobre. Infelizmente resultou na lesão do nosso atleta, mas aceito a interpretação”, começou por apontar.
Ainda no mesmo momento, Bruno Mascarenhas falou da forma como a atual direção, liderada por Frederico Varandas, poderia ter lidado com a situação vivida em Vila do Conde. “A direção seguramente saberá a melhor forma de gerir a relação com as instâncias da arbitragem e nem sempre fazer barulho é a melhor solução”, atirou.
Quanto à profundidade do plantel, que no embate frente aos vilacondenses, viu-se reduzida em termos de opções de ataque, o ex-dirigente nutre uma certa ‘apreensão’. “Tenho essa preocupação. Sei que foi uma opção estratégica do treinador ter um plantel mais curto. Se por um lado mantém os jogadores em alta rotação, por outro acarreta certos riscos, quando há lesões e castigos", explica.
"Alertei aqui para o facto de precisarmos de um guarda-redes que nos desse mais garantias e um médio defensivo que pudesse substituir Hjulmand e Morita. Koba Koindredi tem bom toque de bola, mas não sei se tem intensidade suficiente para o futebol ofensivo de Rúben Amorim. Mas são estes que temos e é com estes que espero celebrar títulos no fim da temporada”, defendeu.
Para concluir, Bruno Mascarenhas defendeu que a turma de Alvalade deve manter o foco nas três competições e lançou ainda o embate frente ao Benfica: “Temos três competições onde alimentamos legitimas aspirações a ganhar. Se a equipa italiana, que tem um calendário muito mais exigente que o nosso tudo fará para passar não aceito abdicar da Liga Europa. Aliás provou-se que temos todas as condições para eliminar a Atalanta e perder duas vezes na mesma época com este adversário seria desprestigiante”.
E prosseguiu: “Somos melhores e favoritos a seguir em frente. Acresce que os jogadores são profissionais e querem ganhar tanto como os sócios e simpatizantes. Benfica? Muito empenho e vontade de vencer. Sendo as duas melhores equipas em competição, a que sair vitoriosa desta meia final irá ganhar a Taça", concluiu Bruno Mascarenhas.
Confira aqui a falta escandalosa sobre Pedro Gonçalves:
Futebolista internacional português é muito bem cotado pelos responsáveis leoninos, que já apresentaram oferta contratual ao jogador
|
Francisco Trincão terá mudanças no contrato e vai renovar com o Sporting até 2030. O avançado tem tudo acordado para prolongar a ligação ao Clube de Alvalade, assinando um vínculo de longa duração, uma vez que é um dos grandes projetos da SAD para o plantel orientado por Rui Borges.
Francisco Trincão fez a melhor temporada da carreira em 2024/25. As grandes exibições valeram o regresso aos convocados de Roberto Martínez e uma enorme subida dentro do plantel do Sporting, que se reflete numa renovação contratual até 2030.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Trincão reuniu com responsáveis do Sporting durante a última semana, tendo o acordo ficado fechado. A oficialização deverá acontecer muito brevemente, no início da pré-temporada, que arranca a 1 de julho.
A mesma fonte garante que o objetivo do Sporting é que Trincão seja uma referência do Clube e não só da equipa de futebol. Fora o desempenho desportivo, os leões veem o canhoto como grande exemplo fora do campo, representando os valores pelos quais os verdes e brancos se regem.
Trincão terá ainda um aumento salarial e entrada no lote de capitães da próxima temporada, tendo em conta o que significa para a equipa. Em equação está também uma troca de camisolas, com o internacional português a envergar a '10' na próxima temporada.
Em 2024/25 com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.682 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 11 golos e fez 17 assistências.
Jogador é muito apreciado por Rui Borges, treinador dos verdes e brancos, e está a ser associado a vários clubes durante a janela de verão
|
O Sporting está a negociar o passe de Geny Catamo com o Amora, estando muito perto de fechar acordo. Enquanto não começam os treinos de preparação para a nova época, o ala desfruta de um período de férias e garante não estar preocupado com o facto de ser associado a vários clubes.
Geny Catamo: "A minha mente nem está a pensar nas propostas"
"Não gosto de ler notícias sobre o mercado de transferências, sobre interesse, abordagens, o que seja. Não importa se são notícias boas ou más, não quero que me digam, nada. Disse aos meus empresários: o vosso trabalho é tratar dessas coisas, no final das férias ponham-me a par de tudo. A minha cabeça é para me focar no trabalho, nos jogos, nas conquistas que pretendemos. A minha mente nem está a pensar nas propostas. Estou de férias em Moçambique, a descansar, a estar com a família. Se os meus agentes tiverem algo a dizer terão de esperar que regresse a Portugal...", disse, ao programa Bar.
Ruben Amorim foi muito importante na afirmação de Geny Catamo no Sporting, apostando no jovem ala, que não esquece o técnico: "Era o último dia no Guimarães, onde estava emprestado. No regresso a Lisboa, parámos em Fátima para rezar. Pusemos uma vela a agradecer tudo o que tem feito por nós e para pedir a Nossa Senhora pelo meu futuro. Fomos almoçar e nem cinco minutos depois de nos sentarmos recebi uma mensagem do Ruben Amorim a dizer que contava comigo. Para cuidar de mim nas férias, esperava que aparecesse em boa condição e com muita vontade. Foi um dos momentos em que me senti mais valorizado. Senti a confiança que estava a depositar em mim. Nós precisamos de sentir confiança e o Ruben transmitiu-me de forma muito positiva e encorajadora".
Geny Catamo: "Saída de Amorim? Fui um dos que mais chorou naquele dia"
O moçambicano não esconde o grande carinho pelo treinador, admitindo ter sido um dos jogadores que ficou mais abalado com a saída: "Uma semana antes recebemos a informação de que o United estava interessado no mister. O Ruben Amorim só nos dizia que estava tudo bem, para não nos preocuparmos, só tínhamos de nos preocupar com o jogo em Braga. Foi um jogo épico, a perder 2-0 e dar a volta para 4-2 na segunda parte, o melhor futebol que jogámos em toda a época. Estávamos a festejar no balneário, o mister chegou e deu-nos a notícia que ia mesmo para o United. Ficávamos tristes e chorámos, a maioria chorou e acredito que fui um dos que mais chorou naquele dia"
"É um prazer para todos nós representar o Sporting, fazer história e a deixar um legado. Não só pelo Viktor, mas também por todos nós. Por mim, pelo Morten, pelo Zeno, o Inácio, o Pote, o Nuno, todos. É a importância do que nós criámos como grupo, a família que todos nós criámos, a união que nós temos. Eu digo que é muito difícil encontrar um grupo que seja tão unido como o nosso", concluiu Geny Catamo.
Jogador que assumiu titularidade no Clube de Alvalade abraça no projeto e passa a defender as cores do emblema da Reboleira
|
Renan Ribeiro está a ser apontado ao Estrela da Amadora. O antigo guardião do Sporting vai lutar pela titularidade na baliza com Diogo Pinto, atleta formado na Academia Cristiano Ronaldo, que foi recentemente oficializado como reforço do emblema tricolor.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o clube da zona da Reboleira está muito próximo de assegurar o guarda-redes brasileiro, que chegou a assumir a papel de titular no Clube de Alvalade e deverá chegar ao Estádio José Gomes nos próximos dias.
O atleta da formação do São Paulo encontra-se sem contrato desde janeiro, altura em que terminou o seu vínculo com o Hartford Athletic da NSL, uma liga secundária do futebol dos Estados Unidos, depois de ter uma breve passagem pelo Al Ahli Jeddah, da Arábia Saudita.
Vale a pena recordar que, para de ter sido o herói na conquista da Taça de Portugal 2019 ao defender uma grande penalidade na final contra o Porto, o guarda-redes é lembrado pelos por um episódio infeliz, tendo reagido a críticas de adeptos Sportinguistas no Instagram, numa altura em que foi criticado por não rescindir contrato, apesar de ter ficado duas épocas sem jogar.
Renan Ribeiro chegou ao Sporting no verão de 2018, proveniente do Estoril, com o Clube de Alvalade a pagar 250 mil euros pela cedência do guarda-redes. Em janeiro de 2019, os leões acionaram a opção de compra, cifrada em 1,1 milhões de euros. Ao todo, de leão ao peito, o brasileiro realizou 56 jogos e conquistou uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.