Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Carlos Xavier com 'abre-olhos' a pilar do Sporting: "Não pode cometer este erro"

Antigo jogador dos verdes e brancos deixa aviso sério a peça-chave do Clube de Alvalade antes do dérbi decisivo diante do Benfica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Mai 2025 | 09:42 |

Icon Comentário0

Carlos Xavier deixou claro: Rui Borges não pode jogar na Luz para o empate. O antigo jogador do Sporting fez uma breve análise ao dérbi diante do Benfica, mas refere que os verdes e brancos terão de se apresentar em casa do rival com uma atitude competitiva focada na vitória.


"Neste momento não se pode dizer quem está mais forte. Estão os dois muito iguais, quer na classificação, quer nos golos. O Benfica joga em casa, tem um grau de favoritismo um pouco maior, mas nestas alturas não há realmente como distinguir quem está por cima. O Sporting joga com dois resultados, o Benfica só joga com um, mas não vejo nenhuma vantagem nem para um clube nem para outro", disse, ao Notícias ao Minuto.


"Rui Borges não pode jogar para o empate"


O antigo jogador dos leões deixou também um aviso ao treinador do Sporting, garantindo que Rui Borges "não pode cometer o erro de jogar para o empate", uma vez que "nestes jogos, quem joga para empatar, perde sempre", atirou o ex-médio do Clube de Alvalade.

"Acredito que a equipa vai entrar com uma mentalidade para ganhar e para resolver o campeonato já no sábado. É esse mote que ele tem de dar à equipa e não jogar para empatar", apontou Carlos Xavier, mostrando-se confiante num bom resultado na Luz.


"Há sempre pressão e ansiedade"

Questionado sobre a pressão de um encontro deste calibre, Carlos Xavier admitiu que "pressão há sempre, mas também há ansiedade". "É uma semana que corre de maneira diferente das outras por ser um dérbi, onde o treinador pouco ou nada intervém, porque a moral está lá em cima. Os jogadores estão com muita ansiedade para estes jogos, que são chamados jogos grandes e mostram realmente o seu valor. Mas obviamente que, quando o árbitro apitar, o nervosismo desaparece", disse.

Quanto ao resultado final do dérbi - agendado para as 18h00 de sábado, dia 10 de maio - o já retirado futebolista não esconde: "Prefiro a vitória do Sporting, mas se for um empate, já fico satisfeito". Vale recordar que o empate adia tudo para a última jornada, com os leões a receberem o Vitória de Guimarães e o Benfica a visitar o Braga - veja AQUI a classificação completa.


Futebol

Alarmante! Sporting não conseguiu vencer qualquer jogo contra o top-4

Com a derrota diante do Benfica, ficou confirmado que a equipa de Rui Borges terminará a época sem um triunfo em jogos grandes na Liga

Nos seis jogos disputados frente a Porto, Benfica e Braga, a equipa do Sporting somou apenas quatro pontos em 18 possíveis
Nos seis jogos disputados frente a Porto, Benfica e Braga, a equipa do Sporting somou apenas quatro pontos em 18 possíveis

20 Abr 2026 | 10:45 |

Icon Comentário0

A derrota frente ao Benfica (2-1), no último domingo, dia 19 de abril, em pleno Estádio José Alvalade, veio confirmar um dado preocupante para o Sporting: o fraco rendimento nos confrontos diretos com os principais rivais na Liga Portugal Betclic.


Nos seis jogos disputados frente a Porto, Benfica e Braga - equipas que compõem o top-4 juntamente com os leões - a formação orientada por Rui Borges somou apenas quatro pontos em 18 possíveis. O registo resume-se a dois empates com os minhotos e igualdades frente a dragões e águias, ambas fora de casa.


Em Alvalade, o cenário foi ainda mais penalizador, com derrotas frente a azuis e encarnados, ambas por 2-1. Este desempenho deixa o Sporting em desvantagem no confronto direto com dois dos principais adversários, fator que poderá ser decisivo em caso de igualdade pontual no final do campeonato.


Vale lembrar, ainda, que para encontrar uma época em que a equipa do Sporting tenha perdido em casa diante destes rivais é preciso recuar até 2019/20, já que nas duas temporadas anteriores o registo tinha sido exclusivamente de vitórias.

Com esta derrota – a oitava em 49 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges mantêm os mesmos 71 pontos e descem para o terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (79) está no primeiro posto (mais uma partida). Já o Benfica é segundo com 72, mas com mais um jogo.



Futebol

Luis Suárez faz 'mea culpa' e dirige-se aos adeptos do Sporting: "Não mereciam..."

Avançado do Clube de Alvalade falhou uma grande penalidade e fez questão de deixar uma mensagem no final do dérbi eterno

Luis Suárez foi uma das figuras do dérbi entre Sporting e Benfica, pela negativa, ao falhar uma grande penalidade aos 19 minutos
Luis Suárez foi uma das figuras do dérbi entre Sporting e Benfica, pela negativa, ao falhar uma grande penalidade aos 19 minutos

20 Abr 2026 | 10:29 |

Icon Comentário0

Luis Suárez foi uma das figuras do dérbi entre Sporting e Benfica, pela negativa, ao falhar uma grande penalidade aos 19 minutos, defendida por Anatoliy Trubin. O lance acabou por marcar o rumo do encontro, já que pouco depois Andreas Schjelderup inaugurou o marcador para os encarnados.


Luis Suárez: "Quis estar aqui para pedir desculpa aos adeptos"


No final da partida, o avançado colombiano assumiu responsabilidades e dirigiu-se diretamente aos adeptos. "Foi um jogo complicado. Quando jogamos este tipo de encontros, há pequenos detalhes que escapam. Não gosto de falar nas câmaras, nem quando sou o melhor jogador, nem quando ganhamos, mas hoje quis estar aqui para pedir desculpa aos adeptos. Não mereciam sair com esta tristeza e assumo a minha parte da culpa por ter falhado o penálti. Mas isto só me fará mais forte".


O jogador reconheceu ainda o impacto direto do lance no desfecho da partida. "Sim claro, este pequeno detalhe é tão importante que pode decidir uma partida. Hoje existiram dois penáltis, eu falhei um, o rival marcou e a partir de aí as coisas mudaram".

Apesar do resultado negativo, Luis Suárez garantiu que a equipa verde e branca não baixa os braços na luta pelo título, apesar da margem para o Porto. "É muito fácil dizer isso, mas vamos lutar até final, até termos possibilidades para tal".


Com novo desafio já no horizonte, o foco muda rapidamente para a deslocação ao terreno dos dragões, para a Taça de Portugal. "Há que passar a dor deste jogo. Amanhã vamos colocar o foco e a mente no jogo com o Porto, para tentar chegarmos à final".


Futebol

Mourinho aproveita vitória no Sporting - Benfica para deixar bicada aos leões: "Não foi por mérito"

Treinador das águias deixou várias palavras aos verdes e brancos na conferência de imprensa após o dérbi eterno da 30.ª jornada da Liga

Após o Sporting - Benfica, José Mourinho fez questão de deixar algumas 'bicadas' aos verdes e brancos e aos casos de arbitragem esta época
Após o Sporting - Benfica, José Mourinho fez questão de deixar algumas 'bicadas' aos verdes e brancos e aos casos de arbitragem esta época

20 Abr 2026 | 09:54 |

Icon Comentário0

José Mourinho não desperdiçou a oportunidade para, depois da vitória do Benfica sobre o Sporting (2-1), mandar algumas indiretas aos verdes e brancos. Em conferência de imprensa no final do encontro, o treinador das águias deixou uma bicada sobre as arbitragens.


Mourinho: "Podiam perfeitamente ter perdido pontos. Não os perderam e não foi por mérito deles"


"Não tenho feeling. O Sporting joga muito, tem uma excelente equipa. Mesmo estando aqui e não querendo faltar ao respeito aos donos da casa, acho que tiveram vários jogos esta época que podiam perfeitamente ter perdido pontos. Não os perderam e não foi por mérito deles", atirou.


De resto, Mourinho mostrou ainda a sua postura: "Não fui fazer discurso nenhum. Sei que é um dérbi, que era a última bala que tínhamos, não sei como se chama a peça da pistola... como dizia ontem, mesmo que fosse num torneio no Algarve é sempre um dérbi, é diferente de todos os jogos, mas não ganhámos nada. Ganhámos um jogo ao Sporting e nada mais. Amanhã é livre, terça trabalho e jogo com o Moreirense no sábado".

Com esta derrota – a oitava em 49 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges mantêm os mesmos 71 pontos e descem para o terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (79) está no primeiro posto (mais uma partida). Já o Benfica é segundo com 72, mas com mais um jogo.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex candidato à presidência do Sporting 'culpa' Rui Borges por derrota no dérbi: "Falta de ambição"
Futebol

Ex candidato à presidência do Sporting 'culpa' Rui Borges por derrota no dérbi: "Falta de ambição"

20 Abr 2026 | 09:34

Icon Comentário0
Penálti de Luis Suárez no Sporting - Benfica devia ter sido repetido? O que dizem os especialistas
Futebol

Penálti de Luis Suárez no Sporting - Benfica devia ter sido repetido? O que dizem os especialistas

20 Abr 2026 | 09:15

Icon Comentário0
"Enquanto houver vida", Suárez e crueldade: Tudo o que disse Rui Borges após o Sporting - Benfica
Futebol

"Enquanto houver vida", Suárez e crueldade: Tudo o que disse Rui Borges após o Sporting - Benfica

20 Abr 2026 | 08:57

Icon Comentário0