
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Muniz, prodígio da Academia do Sporting, tem estado a trabalhar com a equipa B, depois de um empréstimo ruinoso no Rio Ave até ao último mercado de janeiro. O defesa central de 19 anos ainda sonha com a estreia na equipa A e 'pede' minutos a Rui Borges.
Na época passada, Muniz era presença constante nos treinos da equipa principal do Sporting, então liderada por Rúben Amorim. Tudo indicava que, também ele, iria celebrar oficialmente o título com os seus colegas. Contudo, enquanto jogadores como os guarda-redes Diogo Pinto e Francisco Silva ou o médio Miguel Menino foram lançados em jogos após a conquista do campeonato, João viu a porta da consagração fechar-se. Trabalhou ao nível mais alto, mas não teve direito à medalha.
A frustração foi inevitável, mas não paralisante - pelo contrário. Muniz apresentou-se de novo na pré-temporada com vontade de mostrar serviço. Disputou jogos de preparação e, em paralelo com a administração da SAD, Amorim decidiu que o melhor para a evolução do jogador seria um empréstimo ao Rio Ave, então treinado por Luís Freire. O acordo previa uma opção de compra de 12 milhões de euros.
No entanto, as coisas não correram como esperado. Problemas físicos e dificuldades de adaptação impediram-no de se impor em Vila do Conde. Sem qualquer minuto de competição oficial, o fim do empréstimo foi antecipado, interrompendo prematuramente o plano desenhado para o seu crescimento.
De regresso a casa, Muniz retomou a sua caminhada na equipa B do Sporting. Com contrato válido até 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, o jovem central rapidamente agarrou um lugar de titular numa formação que ambiciona a promoção ao segundo escalão. Soma já 10 jogos na Liga 3, destacando-se não apenas pela fiabilidade defensiva, mas também pela sua versatilidade: atua com naturalidade nas três posições do eixo defensivo.
Rui Borges, treinador da formação secundária dos leões, aprecia essa capacidade de adaptação e continua a acreditar no potencial de Muniz. A Federação Portuguesa de Futebol também já tomou nota do seu potencial: além da polivalência, os relatórios internos elogiam a sua qualidade técnica e inteligência tática.
Antigo jogador dos leões abordou recente discurso proferido por alta patente do emblema verde e branco; Ex futebolista diz não ter ficado esclarecido
|
Maniche disse não ter ficado esclarecido com o recente discurso de Frederico Varandas. O antigo jogador do Sporting comentou as palavras do dirigente máximo do Clube de Alvalade e revelou não ter compreendido o porquê de a continuidade de Rui Borges não ter sido clarificada.
"Só faltava cair a lágrima de tanta lamentação"
“Se os resultados não aparecem, o elo mais fraco é o treinador”, lembrou Maniche, que falava na CNN Portugal sobre o treinador do Sporting. “Depois de ver as declarações do presidente do Sporting, Frederico Varandas, parecia mais até que estava no programa do Manuel Luís Goucha. Só faltava cair a lágrima de tanta lamentação”, ironizou.
Maniche considera que o treinador paga sempre em futebol o preço dos resultados. Ou seja, se o Sporting nada conquistar, Rui Borges fica com caminho curto para percorrer em Alvalade na próxima época. Por outro lado, o antigo internacional português recordou que Frederico Varandas não respondeu aos jornalistas que o questionaram sobre o futuro do técnico - que já prepara a próxima época.
"Há alguma indefinição quando um Presidente não responde a uma pergunta tão fácil depois de tantos elogios"
“Não falou sobre o futuro do Rui Borges. Por isso, há alguma indefinição quando um Presidente não responde a uma pergunta tão fácil depois de tantos elogios. Foi estranho ele não responder tão vincadamente que Rui Borges era o treinador do Sporting para o ano, independentemente do que aconteça”, estranhou.
Em síntese, o antigo médio português admite que a ponta final de temporada será fundamental para o treinador: “Vai ser crucial estes dois títulos que Sporting e Benfica têm em disputa”, disse Maniche, que concorda que Rui Borges tem margem para continuar em Alvalade.
Antigo jogador do Sporting foi determinante no encontro da primeira mão da meia-final da prova internacional, após vitória no reduto do Athletic Bilbao
|
O Manchester United, de Ruben Amorim, venceu o Athletic Bilbao por 3-0, esta quinta-feira, dia 1 de maio, e está com pé e meio na final da Liga Europa. No San Mamés, Bruno Fernandes, antigo médio do Sporting, foi o destaque do encontro ao apontar um bis na vitória dos ´red devils' no País Basco.
Com Manuel Ugarte também no onze, o 1-0 foi marcado aos 30 minutos. Após um livre batido por Bruno Fernandes, a bola sobra para Harry Maguire, que arranja espaço para cruzar. No seguimento desta jogada, o uruguaio penteia na direção do segundo poste e Casemiro aparece a faturar.
Aos 35 minutos, grande penalidade para o Man United. Dani Vivian agarrou Rasmus Hojlund e viu cartão vermelho direto. Da marca do castigo máximo, Bruno Fernandes não perdoou e colocou a bola no lado direito, enquanto Julen Agirrezabala atirou-se para a esquerda.
Ainda antes do intervalo, chegou o 3-0. Manuel Ugarte consegue fazer um grande passe de calcanhar a desmarcar Bruno Fernandes. Na cara do guarda-redes, o internacional português de 30 não tremeu e bis no encontro. Na segunda parte, a equipa de Ruben Amorim ainda podia ter ampliado as contas, mas o resultado não se alterou.
A segunda mão das meias-finais está marcada para a próxima quinta-feira, dia 8 de maio, às 20h00, em Old Trafford. Antes do encontro decisivo, Ruben Amorim - que falou recentemente sobre Viktor Gyokeres - vai enfrentar o Brentford no domingo, dia 4 de maio, às 14h00, no Gtech Community Stadium, em jogo da jornada 35 da Premier League.
Antigo responsável do emblema verde e branco diz estar confiante de que goleador sueco vai brilhar no duelo da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
Nuno Saraiva está confiante de que Viktor Gyokeres vai ser decisivo no dérbi da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz. O ex diretor de comunicação dos leões recorda os duelos do goleador sueco com os defesas encarnados e diz ter boas memórias.
“Já fez gato-sapato deles os dois”
“Já fez gato-sapato deles os dois”, vincou Nuno Saraiva, que falava em declarações no canal V+ sobre o rendimento do pupilo de Rui Borges diante de outros adversários. Por outro lado, Nuno Saraiva concorda que, desta feita, o sueco enfrentará uma das melhores defesas do campeonato.
“Jogar contra o Benfica significa enfrentar defesas muito mais competentes do que outras que ele já enfrentou”
“Jogar contra o Benfica significa enfrentar defesas muito mais competentes do que outras que ele já enfrentou”, reconheceu o antigo diretor. Muito do sucesso ou insucesso do Sporting passará pelo rendimento de Viktor Gyokeres que é, nesta altura, tido como a grande figura do campeonato.
De acordo com o ex-responsável pela comunicação do Sporting, o Clube de Alvalade vai à Luz para vencer e contará com o jogador nórdico pronto a causar estragos. O jogador está em alta e há mesmo quem o aponte a clubes como Arsenal, Bayern, Real Madrid, Barcelona e Manchester United, de Ruben Amorim.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 48 encontros, ao serviço do Sporting: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.