
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting defronta o conjunto do Gil Vicente, este domingo, dia 4 de maio, em Alvalade. Os leões não conseguiram ir além de um empate na primeira volta, em Barcelos, mas desde então, César Peixoto passou a servir como um dos grandes motivadores do plantel verde e branco - em causa, as palavras que disse a Bruno Lage, treinador do Benfica, no final do encontro entre ambos.
Tudo aconteceu no passado dia 28 de março. O Gil Vicente deslocou-se ao estádio da luz para ser derrotado por esclarecedores 2-0. No final do encontro, César Peixoto e Bruno Lage cumprimentaram-se, como normalmente acontece entre treinadores adversários. Foi aí que se tornou percetível que o gilista tinha dito algo como "Que sejas campeão" ao técnico encarnado.
Ora, segundo avança o Record, o episódio terá tido o efeito contrário ao desejado. Os jogadores do Sporting não ficaram nada agradados com o treinador do Gil Vicente, e o sentimento de revolta tornou-se em motivação para impedir que as palavras de César Peixoto se tornassem realidade.
O treinador lamentou a ação na altura, afirmando não se querer meter em guerras que não são suas, mas as palavras chegaram tarde de mais para o plantel verde e branco. Esta semana, na preparação para o encontro, César Peixoto foi, inevitavelmente, tema em Alcochete.
Rui Borges foi questionado sobre o assunto em conferência de imprensa e disse o seguinte: "Espero respeito. Faço sempre o mesmo com todos os treinadores e farei amanhã [hoje] com ele também. Não tenho de esperar nada – espero sim um Gil Vicente forte e desinibido em Alvalade", explicou o treinador leonino.
Elementos ainda não se tinham demonstrado totalmente recuperados fisicamente, mas a possibilidade de o conseguirem à hora do jogo é real
|
O Sporting entra em campo este domingo, dia 4 de maio, para defrontar o conjunto do Gil Vicente, em encontro a contar para a 32ª. jornada da Liga Betclic, que se aproxima rapidamente do fim. Do lado dos gilistas, César Peixoto tem duas grandes dúvidas para o encontro com os leões, que estarão em cima da mesa até à hora do jogo.
Em primeiro lugar, Rúben Fernandes. Um jogador de extrema importância na equipa do Gil Vicente, o defesa central é capitão de equipa e líder dentro de campo. Já na última partida dos gilistas, o defesa central foi obrigado a ficar de fora, algo que pode acontecer de novo em Alvalade. Nesse cenário, deve alinhar de início Elimbi.
O outro caso é Sandro Cruz. Lateral esquerdo do conjunto de Barcelos, também se tem assumido como jogador importante na equipa, tendo conquistado a confiança de César Peixoto. Caso se confirme a indisponibilidade, depois de ter saído lesionado no último encontro, será Mutombo a ocupar o seu lugar. Relembrar que, do lado dos leões, também há condicionantes.
Se há dois jogadores que estão perto de não jogar, há outro que segue em sentido contrário. Segio Bermejo, jogador do Gil Vicente que estava lesionado, já recuperou do problema físico e estará apto para defrontar a equipa do Sporting de Rui Borges.
Relembrar que o Sporting - Gil Vicente é também um jogo de reencontros. Félix Correia, extremo gilista, fez toda a sua formação em Alcochete, antes de rumar ao Manchester City, a troco de 4,55 milhões de euros, em 19/20. Vive a sua melhor temporada em Barcelos, onde é o jogador com mais jogos e golos da equipa.
Pedro Gonçalves poderá estar de volta à titularidade na equipa verde e branca, no encontro que disputam contra a formação do Gil Vicente
|
O regresso de Pote ao Sporting é uma boa notícia para os adeptos por mais do que uma razão. O jogador internacional português esteve muito tempo afastado dos relvados, mas está de volta, e parece pronto para voltar à titularidade e somar ainda mais minutos do que fez até ao momento.
Esta utilização de Pedro Gonçalves por parte de Rui Borges ganha ainda mais força para os adeptos do Sporting tendo em conta um estatística reveladora da qualidade do médio: Pote venceu todos os jogos que realizou, até ao momento, para o campeonato.
São um total de 11 vitórias, em 11 partidas nas quais Pote teve participação com a camisola do Sporting esta temporada, na Liga Portugal Betclic. No entanto, dessas 11, oito chegaram sob orientação de Ruben Amorim, com quem começou a época a titular e a grande nível.
Com o atual treinador do Manchester United, falhou apenas três jogos na Liga, e venceu todos os oito que disputou. A última parte foi contra o Braga, quando teve de ser substituído ainda na primeira parte devido a uma lesão que só o permitiu regressar aos relvados no passado dia 12 de abril.
Na última partida já voltou à titularidade no Sporting, com possibilidade de jogar mais minutos. O lugar no 11 deve repetir-se este domingo, contra o Gil Vicente, e o tempo em campo também deve aumentar, tudo a pensar numa progressão natural rumo ao dérbi de Lisboa.
Jovem jogador das camadas de formação do Clube de Alvalade foi um dos destaques da temporada, ao assumir a titularidade em altura difícil
|
Eduardo Felicíssimo está de volta à equipa do Sporting. O jovem médio defensivo foi convocado por Rui Borges para a partida frente à formação de Barcelos, e vai ter um papel de especial importância na equipa verde e branca, que pode ter consequências para o dérbi.
Rui Borges decidiu chamar o jovem médio defensivo das camadas de formação do Sporting devido à situação de Morten Hjulmand. O capitão dinamarquês do Sporting está a um cartão amarelo de ficar suspenso por um encontro, e com o dérbi à vista, Rui Borges não quer arriscar uma ausência tão significante para a equipa.
Esse facto vai obrigar, desde logo, o treinador do Sporting a mexer no meio campo titular dos leões para o jogo com os gilistas. Zeno Debast e Hidemasa Morita deverão ser a dupla que começa de início, com Felicíssimo e Hjulmand remetidos ao banco de suplentes.
De facto, esta será a função de Eduardo Felicíssimo: uma espécie de pronto socorro do plantel verde e branco, com o objetivo de que a utilização de Morten Hjulmand contra o Gil Vicente não seja necessária, e não obrigando Rui Borges a correr riscos que preferisse não correr.
Relembrar que, depois de um período a ser muito utilizado por Rui Borges, Eduardo Felicíssimo tinha voltado ao futebol regular na equipa B do Sporting - algo que não vai acontecer esta semana, quando subir ao relvado com o resto do plantel principal dos leões, e se habilitar a jogar o oitavo jogo da temporada na equipa A.