
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting tem vivido dias felizes na Liga Portugal Betclic. Atualmente no primeiro posto, com 59 pontos conquistados em 23 partidas, a turma de Rúben Amorim começa a sonhar com o título e os bons resultados fazem com que a esperança se intensifique ainda mais. Porém, a turma de Alvalade tem vivido um autêntico calvário com jogos a Norte de Portugal e os números confiram o mesmo.
Dos sete jogos disputados frente a adversários nortenhos, o Clube de Alvalade escorregou já por três ocasiões. Braga (1-1), Vitória de Guimarães (3-2) e Rio Ave (3-3) são os adversários que fazem com que a campanha dos leões acima do rio Mondego seja desanimadora. De realçar que foram perdidos sete dos 14 pontos adquiridos a Norte do país. Em sentido contrário, os leões venceram no Bessa (2-0) e diante do Chaves, Vizela e Moreirense.
Até ao final da temporada, os leões de Rúben Amorim têm ainda quatro aventuras nesta zona do país sendo que uma destas é frente ao Porto. Famalicão (jornada em atraso), Arouca (este sábado) e Gil Vicente, são as equipas das quais o Sporting terá ainda que medir forças.
De recordar que, à semelhança da partida frente ao Rio Ave, o Sporting irá entrar no reduto do Arouca sob um alerta vermelho na região, a nível climatérico, com forte precipitação e vento forte, fatores que poderão alterar o rumo da partida, tal como se verificou na casa dos vilacondenses.
O Sporting defronta, este domingo, 10 de março, o Arouca, numa partida relativa à 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo será disputado no Estádio Municipal de Arouca e tem apito inicial marcado para as 18 horas e será crucial para as contas dos lugares cimeiros da atual edição do campeonato nacional.
De momento, a turma comandada por Rúben Amorim lidera o campeonato nacional, com 59 pontos, mais um do que o Benfica (58). O Porto fecha as contas do pódio, com 55. Vale recordar que os verdes e brancos têm uma partida a menos, visto que o duelo com o Famalicão foi adiado para data ainda a definir.
Dirigentes do emblema verde e branco já terão mesmo realizado os primeiros contactos com o clube argentino para conhecer valores pretendidos
|
O Sporting pensa em avançar para a contratação de Tiago Palacios, extremo uruguaio. O Clube de Alvalade abordou o Estudiantes para analisar a possibilidade de trazer o jogador de 24 anos, que também é seguido também por outros clubes europeus.
A informação é avançada por Uriel Lugt, jornalista argentino especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Os dirigentes do Sporting já terão mesmo realizado os primeiros contactos com o clube argentino, tendo em vista a eventual transferência do atleta.
A cumprir a segunda temporada no Estudiantes, o extremo – avaliado em 3,5 milhões de euros - soma, em 2025, 23 jogos, seis golos e quatro assistências, ao serviço do clube argentino. Em 2024, Tiago Palacios assinou sete remates certeiros e oito passes para golo, em 43 partidas disputadas pelo emblema de La Plata, tendo conquistado uma Taça da Liga e uma Supertaça da Argentina.
Vale lembrar que o Sporting já assegurou a contratação de um extremo, para a próxima temporada. Alisson Santos, contratado aos brasileiros do Vitória, a troco de 2,1 milhões de euros, vai reforçar as opções de Rui Borges, em 2025/26, sendo que já treina há alguns meses, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, depois de deixar a União de Leiria.
O Sporting está também no mercado há procura de um reforço para a frente de ataque, tendo em conta a possível saída de Viktor Gyokeres. Nesta altura, o alvo prioritário é Luis Suárez, atacante que atua no Almería. Os primeiros contactos entre os clubes já se realizaram e Frederico Varandas definiu que os leões não vão ultrapassar a fasquia dos 25 milhões de euros na proposta pelo atleta.
Diretor desportivo do clube afirmou publicamente que objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente"
|
O Milan está interessado em Viktor Gyokeres. Massimiliano Allegri, novo treinador da turma italiana, sonha com a contratação do ponta de lança do Sporting já nesta janela de transferências, mas sabe que terá de abrir os cordões à bolsa pelo goleador sueco.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport elaborou uma extensa lista de avançados que apresentam o perfil desejado pelos dirigentes do Milan para concorrer com Santiago Giménez, o habitual titular da equipa transalpina. Igli Tare, diretor desportivo do clube italiano, já afirmou publicamente que o objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente”.
Neste sentido, Gyokeres é o “sonho” dos responsáveis do Milan, embora o elevado valor exigido pelo Sporting para aceitar a saída do atleta seja incomportável para o clube italiano. O referido jornal escreve mesmo que "seria necessário um milagre" para os ‘rossoneri’ garantirem a contratação do goleador internacional sueco – que pode reencontrar Ruben Amorim, no Manchester United.
De resto, o Milan estuda outras alternativas para o reforço do setor ofensivo, com destaque para avançados que atuam no futebol italiano, tais como Mateo Retegui (Atalanta), Dusan Vlahovic (Juventus), Artem Dovbyk (Roma) e Lorenzo Lucca (Udinese). A lista apresentada pela Gazzetta dello Sport inclui ainda outros atletas, nomeadamente Victor Boniface (Bayer Leverkusen), Dominic Solanke (Tottenham), Alexandre Sorloth (Atlético Madrid), Vangelis Pavlidis (Benfica) e Samu (Porto).
Vale lembrar que, em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Antigo treinador do emblema verde e branco foi sondado por André Villas-Boas como possível sucessor de Martín Anselmi no comando dos dragões
|
Carlos Carvalhal, antigo treinador do Sporting, foi sondado pelo Porto como possível sucessor de Martín Anselmi no comando técnico dos dragões. Ainda sem decisão oficial sobre a continuidade do treinador argentino, a SAD portista tem explorado alternativas, numa altura em que a saída do argentino continua em cima da mesa.
De acordo com informação avançada pelo jornalista Rui Santos na CNN Portugal, o ex treinador dos leões é uma das hipóteses em cima da mesa. O português de 59 anos, encontra-se livre depois de terminar a sua ligação ao Braga. O comentador refere, ainda assim, que Francesco Farioli é o plano A de André Villas-Boas.
“Francesco Farioli está na linha da frente, numa posição muito boa para ser o próximo treinador do Porto”, afirmou Rui Santos. "Estamos perante um treinador muito parecido com Martín Anselmi", avisou, destacando, ainda assim, uma diferença: Farioli "tem experiência europeia", nomeadamente no Nice (França) e Ajax (Países Baixos).
Apesar disso, Carlos Carvalhal, que já passou por clubes como Olympiacos, Celta de Vigo, Braga, Rio Ave e Swansea, conhece bem o futebol nacional e poderá representar uma opção de continuidade com experiência no panorama português, apesar de não ser a escolha inicial.
De recordar que Carlos Carvalhal treinou o Sporting durante a temporada desportiva de 2009/10. Em 33 jogos, alcançou a vitória em 16 encontros, terminado o Campeonato Nacional na quarta posição. O técnico orientou jogadores como Rui Patrício, João Pereira ou Liedson.