
Futebol
Ruben Amorim deixa aviso sério: "Que sirva de lição a todos os jogadores do Manchester United"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves está de volta à competição e os adeptos do Sporting têm muitos motivos para estarem felizes, tendo em conta as capacidades que o jogador verde e branco vinha demonstrando. Pote deve voltar a ser titular na partida frente ao Gil Vicente.
Esta utilização de Pedro Gonçalves por parte de Rui Borges ganha ainda mais força para os adeptos do Sporting tendo em conta um estatística reveladora da qualidade do médio: Pote venceu todos os jogos que realizou, até ao momento, para o campeonato.
São um total de 11 vitórias, em 11 partidas nas quais Pote teve participação com a camisola do Sporting esta temporada, na Liga Portugal Betclic. No entanto, dessas 11, oito chegaram sob orientação de Ruben Amorim, com quem começou a época a titular e a grande nível.
Com o atual treinador do Manchester United, falhou apenas três jogos na Liga, e venceu todos os oito que disputou. A última parte foi contra o Braga, quando teve de ser substituído ainda na primeira parte devido a uma lesão que só o permitiu regressar aos relvados no passado dia 12 de abril.
Na última partida já voltou à titularidade no Sporting, com possibilidade de jogar mais minutos. O lugar no 11 deve repetir-se este domingo, contra o Gil Vicente, e o tempo em campo também deve aumentar, tudo a pensar numa progressão natural rumo ao dérbi de Lisboa.
Treinador verde e branco tem algumas dores de cabeça em relação à receção aos gilistas, e encontra soluções fora do plantel principal
|
Rui Borges voltou a chamar Eduardo Felicíssimo ao plantel principal do Sporting. Depois de estar fora das convocatórias, volta a ser chamado pelo técnico verde e branco, para assumir um papel importante na partida frente à formação do Gil Vicente.
Rui Borges decidiu chamar o jovem médio defensivo das camadas de formação do Sporting devido à situação de Morten Hjulmand. O capitão dinamarquês do Sporting está a um cartão amarelo de ficar suspenso por um encontro, e com o dérbi à vista, Rui Borges não quer arriscar uma ausência tão significante para a equipa.
Esse facto vai obrigar, desde logo, o treinador do Sporting a mexer no meio campo titular dos leões para o jogo com os gilistas. Zeno Debast e Hidemasa Morita deverão ser a dupla que começa de início, com Felicíssimo e Hjulmand remetidos ao banco de suplentes.
De facto, esta será a função de Eduardo Felicíssimo: uma espécie de pronto socorro do plantel verde e branco, com o objetivo de que a utilização de Morten Hjulmand contra o Gil Vicente não seja necessária, e não obrigando Rui Borges a correr riscos que preferisse não correr.
Relembrar que, depois de um período a ser muito utilizado por Rui Borges, Eduardo Felicíssimo tinha voltado ao futebol regular na equipa B do Sporting - algo que não vai acontecer esta semana, quando subir ao relvado com o resto do plantel principal dos leões, e se habilitar a jogar o oitavo jogo da temporada na equipa A.
Treinador verde e branco pode contar cada vez com mais jogadores, uma vez que os leões tinham muitos lesionados que estão de volta à competição
|
Hidemasa Morita deve ser titular na equipa principal do Sporting, no jogo deste domingo, dia 4 de maio, contra o Gil Vicente. O médio nipónico parece cada vez mais próximo da melhor forma, e vai receber a confiança do treinador verde e branco na próxima partida.
As indicações dadas até ao momento pelo treinador do Sporting apontam para Rui Borges esteja a pensar numa proteção a Morten Hjulmand, a pensar no dérbi da jornada seguinte. Esse facto deve atirar Hidemasa Morita para a titularidade.
Ao seu lado estará Zeno Debast, a fazer de Morten Hjulmand, num meio campo que tem muito pouca rotação junta. O belga vai ser de capital importância para os leões, uma vez que Morita não joga a titular pelo Sporting desde o passado dia 15 de março, frente ao Famalicão.
Depois dessa partida seguiu para o Japão, para representar a seleção nipónica, acabou por se lesionar no pé - dificuldade à qual juntou algumas queixas musculares. Esse fator, aliado à falta de ritmo competitivo, levou a que a Unidade de Performance do Sporting recomendasse cuidado para não cair em excesso com os minutos dados a Hidemasa Morita.
Ainda assim, o médio nipónico deve mesmo ir a jogo como titular, na partida com o Gil Vicente. Rui Borges estará determinado em ter o capitão Morten Hjulmand disponível para o dérbi que pode ser decisivo, frente ao Benfica, na próxima jornada da Liga Portugal Betclic.
Jogador que faz parte dos quadros verdes e brancos conseguiu atingir, na última partida, uma marca muito especial na sua carreira profissional
|
Eduardo Quaresma está de parabéns! O jovem defesa central, formado na Academia de Alcochete, completou, na última partida dos leões, a marca dos 150 jogos como futebolista profissional. Tem-se assumido cada vez como importante em Alvalade, e o desenvolvimento não passa ao lado de Rui Borges.
Desses 150 jogos, Eduardo Quaresma cumpriu 69 pela equipa principal do Sporting, desde que foi lançado em 2020, por Ruben Amorim. De resto, o Clube de Alvalade é o que tem mais peso na carreira do jogador, uma vez que foi lá que fez 110 dos 150 jogos como profissional - alguns deles chegaram nos escalões de sub 19 ou sub 23, ou mesmo na equipa B verde e branca.
De resto, Eduardo Quaresma esteve cedido por duas vezes, situação que lhe permitiu somar mais 40 jogos. Esteve no Tondela, onde somou 30 partidas, na época 20/21. Depois, seguiu para a Alemanha, para representar o Hoffenheim, onde fez 10 jogos entre equipa principal e conjunto B.
Em 2025, vai ganhando preponderância no Sporting, e assume-se como o sexto defesa central mais valioso de toda a Liga Portugal Betclic, com uma valorização de mercado de 14 milhões de euros. Eduardo Quaresma viu o seu valor disparar desde 2023, quando estava cifrado "apenas" nos 2,5 milhões de euros.
O defesa central, que deve ser titular nesta noite de domingo, dia 4 de maio, contra o Gil Vicente, tem contrato com o Sporting até 2028, depois da última renovação, e está protegido com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.