Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“De 22/23 para agora deu um salto enorme”: Diogo Luís justifica subida exponencial no Sporting

Antigo jogador do Benfica, atualmente comentador na CNN, abordou recente atualização dos valores de mercado dos plantéis e deixou elogios à estrutura leonina

Diogo Luís crê que crescimento do valor do plantel se deve à estrutura do Sporting
Diogo Luís crê que crescimento do valor do plantel se deve à estrutura do Sporting

  |

Icon Comentário0

Em análise aos dados do site internacional Transfermarkt, quanto à atualização do valor de mercado do plantel das equipas portuguesas, Diogo Luís tirou algumas conclusões. No ranking dos plantéis mais valiosos, surge o do Sporting avaliado em 443,5 milhões de euros, seguido do Porto – 351,75M, e em último o Benfica que tem um plantel de 335,5M.


“O valor é subjetivo”, afirmou o ex jogador dos encarnados, acrescentando "que destaco aqui é, não só o facto de Rúben Amorim ter acrescentado valor em termos desportivos, mas também fora do relvado”. Enfatizando que a diferenciação do crescimento do Clube, ano após ano, deve-se ao sucesso desportivo, mas, principalmente, ao estudo que Amorim faz para contratar os melhores jogadores.


De 2022/23 para agora deu um salto enorme. O Sporting conseguiu contratar Gyokeres, conseguiu contratar Hjulmand”, acabando por relacionar o tipo de contratações com o sucesso desportivo alcançado, em que os leões acabam por jogar um futebol “muito mais atrativo” e ter um valor de plantel superior.


Ao comparar o valor de mercado de 22/23 com o de agora, constata uma evolução de 366,6 milhões para 443,5 milhões de euros, uma valorização de praticamente 80 milhões. Além disso, reconhece que “À medida que foi campeão (2020/21) foi criando condições para poder investir, e sobretudo para jogar a Liga dos Campeões”.

Recordou ainda que, este ano, no mercado de transferências, o Sporting não vendeu nenhum atleta “Ao não vender nenhum jogador e ter sido campeão nacional, e estar neste momento na Liga dos Campeões, os jogadores não só jogam numa grande competição, como também são chamados com mais regularidade às seleções”. Este facto é considerado uma justificação para os jogadores leoninos terem valorizado tanto recentemente “O Sporting não só valorizou em termos de plantel, como também valorizou em termos de marca”, terminou.


Confira a análise no vídeo abaixo:


Futebol

Renato Veiga revela culpado pela saída do Sporting: “Estou grato por ter sido assim"

Médio internacional português não demostra qualquer tipo de remorso por ter deixado Alvalade e admite estar feliz ao serviço do Chelsea

Renato Veiga explica saída do Sporting
Renato Veiga explica saída do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim foi crucial na saída de Renato Veiga do Sporting. O médio, chamado por Roberto Martínez à seleção nacional, justifica a decisão de deixar Alvalade pela falta de minutos proporcionada pelo técnico verde e branco, ainda antes de se mudar para o Basileia.


"O Nelson [pai], a Tânia, minha mãe, os meus irmãos, a minha avó. Sou um felizardo por ter um grande apoio em casa. Acho que isso é muito importante para qualquer jovem, seja dentro ou fora do futebol. Tenho muita sorte. Ajudam-me bastante. Fiz o meu percurso no Sporting, depois não fui aposta e decidi sair. Cá estou. Há muito a percorrer. Orgulhoso do meu percurso até agora, sabendo que ainda tenho um longo percurso a percorrer até chegar onde quero", começou por dizer, em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras.


"O que falhou... Cada jogador tem o seu percurso. O meu foi por fora. Estou grato por tudo o que o Sporting me deu durante as 13 épocas em que lá estive. Na altura, o treinador era Rúben Amorim e não apostou em mim. Estou grato por ter sido assim. Quem sabe não estaria cá. Estou muito grato ao Sporting. Tenho um carinho especial pelo Clube, mas vivo o dia-a-dia e agora estou muito orgulhoso no Chelsea", terminou.


Renato Veiga - avaliado em 8 milhões de euros - deixou o Sporting rumo ao Basileia em 2023/24. O clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos. Em 2024/25, soma oito jogos pelo Chelsea, com um golo e uma assistência.

Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Rúben Amorim para alguns jogos da equipa principal e ter sido presença assídua em muitos dos treinos.



Futebol

Amorim e Viana de saída? Ex dirigente pede a Varandas para cortar com custos do Sporting

Diretor desportivo e treinador da formação verde e branca estão a ser apontados ao Manchester City e há quem tema uma possível mudança

Marta Soares quer que Frederico Varandas segure Rúben Amorim e Hugo Viana no Sporting
Marta Soares quer que Frederico Varandas segure Rúben Amorim e Hugo Viana no Sporting

  |

Icon Comentário0

Jaime Marta Soares crê que Frederico Varandas deve "poupar dinheiro noutras áreas" para manter Rúben Amorim e Hugo Viana no Sporting. O diretor desportivo dos leões está a ser apontado ao Manchester City, para substituir Txiki Begiristain e Rúben Amorim ao lugar de Pep Guardiola.


"Esse é um cenário extremamente preocupante. É uma dupla de classe e para o futuro. São duas pessoas que se complementam e, sobretudo, completam. Têm uma capacidade de decidir que não está ao alcance de muita gente no futebol. Ver um deles ir embora já era mau e os dois seria um rombo, um grande rombo até. Aquela dupla é para manter todo o tempo que seja possível", começou por dizer, ao jornal Record.


"Isto tudo pode vir a criar algum nervosismo na equipa. Por isso, o presidente Frederico Varandas e todo o staff, neste caso da parte administrativa, devem estar atentos e conjugar esforços. Acima de tudo, através do diálogo, deixar claro a importância que representa o Sporting na carreira do Amorim. Todo este tema terá, certamente, influência para homens com o caráter deles. Há que existir também uma direção do Sporting forte a nível psicológico", acrescentou.


Para segurar Amorim e Hugo Viana durante mais alguns anos, Marta Soares crê que "Com o diálogo resolve-se muitas coisas. Neste caso, que se poupe dinheiro noutras áreas, onde eu acho que não deviam existir certos exageros, e tome-se outras opções".

"Desportivamente o Sporting tem tido resultados nos últimos anos e isso também levou a uma melhoria substancial na situação económico-financeira. Portanto, há essa hipótese", terminou o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos verdes e brancos.



Futebol

Futuro de Diogo Abreu gerou confusão e Amorim presenteou médio do Sporting

Jovem futebolista chegou a Alvalade proveniente do Porto, mas não tem mostrado trabalho para ser opção regular nos verdes e brancos

Rúben Amorim chamou Diogo Abreu ao treino do Sporting
Rúben Amorim chamou Diogo Abreu ao treino do Sporting

  |

Icon Comentário0

Diogo Abreu foi chamado ao treino do Sporting. Sem vários jogadores, que estão ao serviço das respetivas seleções, Rúben Amorim contou com 15 jovens dos escalões de formação leoninos. O ex médio do Porto, que esteve com o futuro em Alvalade em discussão, foi uma das novidades.


Alexandre Tverdohlebov, Marlon Júnior, Guilherme Silva, Alexandre Brito, José Silva, Diogo Abreu, Samuel Justo, Sandro Nascimento, Rodrigo Marquês, Nilton Cardoso, Lucas Anjos, Luís Gomes, Lucas Taibo, Mauro Couto e Bruno Ramos treinaram com o plantel principal.


Francisco Trincão (Portugal), Geovany Quenda (Portugal sub-21), Franco Israel e Maxi Araújo (Uruguai), Hidemasa Morita (Japão), Geny Catamo (Moçambique), Zeno Debast (Bélgica), Viktor Gyokeres (Suécia), Morten Hjulmand (Dinamarca) e Conrad Harder (Dinamarca sub-21) foram as ausências no treino.


A formação leonina tem mais uma sessão de treinos marcada para a próxima quinta-feira. A nova ronda de trabalhos está agendada para a parte da manhã, na Academia Cristiano Ronaldo e é, como habitual, à porta fechada, com o Sporting a preparar o próximo encontro.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 18 de outubro, frente ao Portimonense, em jogo relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Pessoa jogar-se-á às 20h15, em Portimão.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Marcus Edwards em espiral negativa: Avançado do Sporting nem quer acreditar
Futebol

Marcus Edwards em espiral negativa: Avançado do Sporting nem quer acreditar

 

Icon Comentário0
Adeptos duvidam de Hugo Viana e chamam “flop” ao diretor desportivo do Sporting
Futebol

Adeptos duvidam de Hugo Viana e chamam “flop” ao diretor desportivo do Sporting

 

Icon Comentário0
Sem meias medidas: Rui Jorge corta alvo do Sporting da seleção sub-21
Futebol

Sem meias medidas: Rui Jorge corta alvo do Sporting da seleção sub-21

 

Icon Comentário0