Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Em análise aos dados do site internacional Transfermarkt, quanto à atualização do valor de mercado do plantel das equipas portuguesas, Diogo Luís tirou algumas conclusões. No ranking dos plantéis mais valiosos, surge o do Sporting avaliado em 443,5 milhões de euros, seguido do Porto – 351,75M, e em último o Benfica que tem um plantel de 335,5M.
“O valor é subjetivo”, afirmou o ex jogador dos encarnados, acrescentando "que destaco aqui é, não só o facto de Rúben Amorim ter acrescentado valor em termos desportivos, mas também fora do relvado”. Enfatizando que a diferenciação do crescimento do Clube, ano após ano, deve-se ao sucesso desportivo, mas, principalmente, ao estudo que Amorim faz para contratar os melhores jogadores.
“De 2022/23 para agora deu um salto enorme. O Sporting conseguiu contratar Gyokeres, conseguiu contratar Hjulmand”, acabando por relacionar o tipo de contratações com o sucesso desportivo alcançado, em que os leões acabam por jogar um futebol “muito mais atrativo” e ter um valor de plantel superior.
Ao comparar o valor de mercado de 22/23 com o de agora, constata uma evolução de 366,6 milhões para 443,5 milhões de euros, uma valorização de praticamente 80 milhões. Além disso, reconhece que “À medida que foi campeão (2020/21) foi criando condições para poder investir, e sobretudo para jogar a Liga dos Campeões”.
Recordou ainda que, este ano, no mercado de transferências, o Sporting não vendeu nenhum atleta “Ao não vender nenhum jogador e ter sido campeão nacional, e estar neste momento na Liga dos Campeões, os jogadores não só jogam numa grande competição, como também são chamados com mais regularidade às seleções”. Este facto é considerado uma justificação para os jogadores leoninos terem valorizado tanto recentemente “O Sporting não só valorizou em termos de plantel, como também valorizou em termos de marca”, terminou.
Confira a análise no vídeo abaixo:
Técnico espanhol fez alterações de última hora na convocatória da armada lusa e craque dos verdes e brancos é solução para enfrentar a Croácia
|
0Portugal bateu a Polónia, por 5-1, na Liga das Nações. Após o apito final, Roberto Martínez revelou que irá fazer algumas alterações na convocatória da seleção, para o embate diante da Croácia. Geovany Quenda, ala do Sporting, foi 'pescado' nos sub-21.
"Vamos seguir a mesma linha. É importante acrescentarmos competitividade ao grupo. Em 18 meses temos uma fase final de um Mundial. O jogo com a Croácia é muito importante para nós. No entanto, precisamos de recuperar alguns e proteger outros. Estamos em novembro. Vamos dispensar o Bernardo (Silva), o Pedro Neto, o Cristiano Ronaldo e o Bruno Fernandes que viu o cartão amarelo. O Djaló ficou de fora dos 23, mas vai entrar assim como jogadores dos sub-21 que já estiveram connosco. O Fábio Silva e o Quenda vão entrar na convocatória", referiu o espanhol.
Portugal e Croácia medem forças em Split, na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro. O duelo, válido para a sexta jornada do grupo 1 da liga A da prova tem pontapé de saída marcado para as 19h45 e põe fim à pausa FIFA, com o regresso das competições de clubes
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, com o jogador a ser uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Referência do Clube de Alvalade teve direito a merecida celebração da sua vida na cerimónia que premeia vários aspetos da vida dos verdes e brancos
|
0Teve lugar na passada sexta feira, dia 15 de novembro, mais uma gala Rugidos de Leão, onde se celebra toda a vida do Sporting, incluindo acontecimentos ou personalidades que se destacaram durante o ano em questão. Manuel Fernandes recebeu a devida homenagem, com Frederico Varandas presente.
Após ter sido ignorado durante a cerimónia das Quinas de Ouro, da FPF, o Eterno Capitão dos verdes e brancos foi reconhecido pela sua dedicação ao Clube de Alvalade, sendo o segundo melhor marcador da história e uma figura emblemática dos leões.
Na parte inicial da Gala, que decorreu em Leiria, foi projetado um vídeo em homenagem a Manuel Fernandes, no ecrã gigante da sala em que decorreu o evento. Este vídeo mostrava vários momentos da vida do avançado, incluindo inúmeros golos que marcou ao serviço do Sporting.
Era depois esperado que Tiago Fernandes – filho de Manuel Fernandes – comparecesse para deixar algumas palavras. Tal não foi, no entanto, possível, pelo que deixou apenas uma mensagem ao pai no fim do vídeo projetado na celebração. Depois deste momento, foi aparente que várias pessoas na sala se emocionaram com um momento tão forte para qualquer adepto dos leões.
Manuel Fernandes faleceu no passado dia 27 de junho, aos 73 anos de idade, já depois de ver o Sporting tornar-se campeão nacional. Foi um dos melhores goleadores da história do Clube, onde esteve entre 1975 e 1987 - ao longo de 12 temporadas realizou 447 jogos oficiais pela equipa principal e marcou 265 golos: é o segundo maior goleador de sempre do clube, apenas superado por Peyroteo, o terceiro no Campeonato e o segundo nas competições europeias. Venceu, de leão ao peito, dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Jogou ainda pelo Sarilhense e CUF – no início da carreira, antes de rumar ao Sporting – e pelo Vitória de Setúbal, já depois de alinhar pelos leões.
Antigo jogador e treinador do Clube de Alvalade enalteceu bom momento de forma do futebolista e recordou interesse recente de um gigante europeu
|
0Francisco Trincão é o jogador com mais assistências (oito) nos principais campeonatos europeus. O extremo do Sporting está num momento de forma bastante elevado, o que não passa despercebido a Carlos Pereira, antigo jogador dos leões e irmão de Aurélio Pereira.
"Trata-se de um jogador com uma criatividade incrível, um pé esquerdo fantástico. Esta é a melhor fase da carreira dele. Tem muita qualidade. Não foi por acaso que também o Barcelona se mostrou interessado. Cada vez mais é um jogador pensador, fortíssimo no último passe. Tem vindo a subir degrau a degrau em termos qualitativos é cada vez mais um jogador pensador", disse ao jornal A Bola.
Questionado sobre se a Liga dos Campeões poderá ser uma ajuda para a boa forma dos atletas, Carlos Pereira revelou: "Também tive essa oportunidade, os jogadores sabem que têm uma montra muito boa e os aspetos motivacionais aumentam. Jogadores com palcos diferentes também se motivam, aliado à sua capacidade técnica. Será importante (para João Pereira), tem sido um jogador que tem evoluído e tem mostrado cada vez mais maturidade e confiança".
Em 2024/25, Francisco Trincão já leva três golos e sete assistências em 18 jogos, com 1.502 minutos em campo. O extremo dos verdes e brancos tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – leva 118 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 26 golos e 21 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.