Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2025 | 18:04 |
Manu Silva, que será reforço do Benfica para esta temporada, tem-se destacado no meio-campo, especialmente na posição de médio-defensivo, onde tem sido uma peça importante para a equipa. No entanto, mesmo com esta novidade no plantel encarnado, Debast, o jovem central do Sporting, continua a ser uma referência na Primeira Liga.
Em termos de números, Debast supera Manu Silva, mesmo quando este último atuou na posição de médio-defensivo no recente encontro contra o Rio Ave. A página GoalPoint realizou um comparativo estatística entre os dois, focando-se na época passada em que o antigo jogador do Vitória jogou maioritariamente a defesa central. Destacam-se os passes progressivos por 90 minutos (10.1 vs 6), e a percentagem de acerto dos passes verticais rasteiros (95% vs 86%).
A diferença de desempenho entre ambos reflete-se não só nos números, mas também no contexto em que jogam. O Sporting, mais consolidado e com um sistema bem definido sob o comando de Rui Borges, permite a Debast maior liberdade e responsabilidade no jogo, especialmente nas saídas de bola e na organização defensiva. Por outro lado, Manu Silva, esteve no Vitória de Guimarães que, apesar de ter registado épocas positivas, não costuma ter o domínio de jogo que os leões têm registado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros - cumpriu 24 encontros. Nos 1.592 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Confira a comparação entre os dois jogadores:
Nas primeiras palavras depois de assinar novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado com os leões
06 Out 2025 | 19:28 |
É oficial. O Sporting renovou o contrato de Pedro Gonçalves até 2030, mantendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Nas primeiras palavras depois de assinar o novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado.
Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"
"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.
O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".
Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"
Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.
O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.
Veja a publicação:
Ex juiz analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate dos leões frente aos minhotos
06 Out 2025 | 19:19 |
Iturralde González analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate do Sporting frente ao Braga (1-1). O ex-juiz internacional refere que, num lance entre Maxi Araújo e Vítor Carvalho, o médio brasileiro tentou cavar uma grande penalidade.
Iturralde: "Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado"
"O que há aqui é um exagero do jogador brasileiro do Braga. É uma simulação, pois não há nada de nada. Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado... É um exagero e grande do jogador”, disse ao jornal 'Record', esta segunda-feira, dia 6 de outubro.
Iturralde: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta"
Relativamente ao lance ao alegado braço aos 32 minutos de Maxi Araújo, o antigo árbitro não vê motivos para grande penalidade: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta. Maxi Araújo não a amplia para tocar na bola, é esta que lhe toca. Ou seja, não é punível, pelo que não é penálti”, apontou.
Os leões marcaram a meio da primeira parte por Luis Suárez, mas viram depois o adversário criar várias oportunidades para empatar e, quando parecia que iam resistir, Rodrigo Zalazar converteu uma grande penalidade cometida por Morten Hjulmand já nos descontos e ditou a igualdade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Jogador acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, treinador italiano criticou a prestação do seu pupilo
06 Out 2025 | 18:48 |
Rafael Leão foi lançado no decorrer da segunda parte no empate entre Milan e Juventus (0-0). O antigo jogador do Sporting foi alvo de um curioso comentário por parte de Massimiliano Allegri, que se irritou com o internacional português na hora de proceder à substituição.
M. Allegri: "Rafa, oh Rafa, não me irrites"
Além disso, o técnico italiano fez um reparo sobre o eventual crescimento do português para que se torne um jogador de topo, em declarações à DAZN Itália proferidas no final da partida. "Rafa, oh Rafa, não me irrites", soltou o técnico italiano no momento em que pretendia agitar a partida o mais depressa possível.
M. Allegri: "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar"
Nos 27 minutos que realizou, o avançado acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, o técnico do Milan criticou a prestação de Rafael Leão. "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar".
O técnico diz que o jogador ainda tem de evoluir: "Tem uma qualidade técnica excecional basta ver aquele remate do meio-campo, que é uma jogada de génio, mas precisa dar o próximo passo. Quando estiver à frente da baliza, ele tem de perceber que tem de ser decisivo, porque a equipa depende disso", frisou Allegri, depois de também Massimo Ambrosini ter criticado o atleta.
Na presente temporada de 2025/26, a sétima ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou três jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 65 minutos disputados, o ex Sporting apontou um golo e ainda procura a primeira assistência.