Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0André Pinotes Batista mostrou-se indignado com mais um jogo sem vencer por parte do Sporting. O deputado do PS não escondeu o descontentamento perante o empate do emblema verde e branco, em Barcelos, frente ao Gil Vicente (0-0), no último domingo, dia 22 de dezembro, e diz que não vai "calar a desilusão".
"Vou ter um dos programas mais difíceis em sete anos. Não posso ser ingrato. Não vou calar a desilusão. Porém, não posso compactuar com o estado a que as coisas chegaram", começou por escrever, nas suas redes sociais, fazendo referência ao programa 'Pé em Riste' da CMTV.
Pinotes Batista mostrou ainda crer que a gestão de Frederico Varandas não poderá continuar desta forma. "O Sporting baqueou (psicológica e competitivamente) com a saída de Amorim. As lesões e as arbitragens pesam, mas não desculpam tudo. Chega. Um choque anímico exige-se".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 29 de dezembro, precisamente frente ao eterno rival Benfica, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Lage jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, é apontado como o novo treinador do Sporting. O técnico deverá ser o escolhido por Frederico Varandas para substituir João Pereira. A cláusula de rescisão do técnico da equipa minhota é de 4 milhões, sendo que o técnico pode já estar no banco no dérbi.
Presidente do Clube de Alvalade não podia estar mais satisfeito com trabalho do treinador ao serviço dos leões. Oficialização deve acontecer nas próximas semanas
|
0Ricardo Costa vai renovar contrato com o Sporting em breve. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que Frederico Varandas já chegou a acordo com o técnico do andebol verde e branco para o prolongar do vínculo. A oficialização do acordo deve acontecer nas próximas semanas.
O objetivo da estrutura do Sporting, com Carlos Carneiro (diretor da modalidade dos leões) à cabeça, passa por segurar uma das peças chaves do andebol leonino. Para lá de Francisco Costa e Martim Costa – que têm contrato até 2027 –, o Clube de Alvalade garante, desta forma, que não irá perder um dos comandantes do projeto que tantas alegrias tem dado aos Sportinguistas.
É que a excelente campanha do Sporting na Liga dos Campeões não tem passado despercebida a alguns dos gigantes europeus da modalidade. Para lá dos rumores sobre o alegado interesse em Martim Costa e Francisco Costa, o trabalho de Ricardo Costa tem chamado a atenção de históricos emblemas do andebol europeu.
Ricardo Costa chegou ao comando técnico do Sporting no início da temporada 2021/22, juntamente com Francisco Costa e Martim Costa. Desde então, o trabalho do treinador de 48 anos tem sido bastante positivo, com destaque para a conquista do Campeonato Nacional na época transata, mas também para os triunfos na Taça de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e na Supertaça (2023/24 e 2024/25).
Nesta temporada, a turma de Ricardo Costa está em grande, liderando o Campeonato Placard Andebol, com 52 pontos em 18 encontros, e estando a realizar uma excelente campanha na Liga dos Campeões, ocupando o terceiro lugar do grupo A, com 13 pontos em 10 encontros, ficando atrás apenas do Veszprém (18 pontos) e do PSG (14 pontos). Importa lembrar que, já está época, os leões venceram a Supertaça.
Desde que chegou ao andebol do Sporting, Ricardo Costa contabiliza 183 encontros, dos quais triunfou em 148, empatou em sete e perdeu 28. Ao todo, ao serviço do Clube de Alvalade, o técnico de 48 anos conquistou seis títulos.
Jogador dos alemães marcou o segundo golo e foi o grande destaque da partida, depois de sair do banco para resolver o encontro
|
0O Sporting defrontou na passada quarta feira, dia 22 de janeiro, o RB Leipzig, na Red Bull Arena, na Alemanha. Os verdes e brancos saíram do encontro, que contava para a sétima jornada da Liga dos Campeões, sem qualquer ponto amealhado, depois de uma derrota por 2-1. Yussuf Poulsen saltou do banco para fazer o golo da vitória - uma situação preocupante para a equipa comandada por Rui Borges.
Não devido à qualidade de Poulsen, que é um jogador de créditos firmados - e companheiro de Morten Hjulamnd na seleção da Dinamarca. Aliás, o ponta de lança é, até, o jogador com mais jogos, e o segundo com mais golos na história do Leipzig.
No entanto, este foi apenas o terceiro golo do dinamarquês esta temporada, que costuma passar mais tempo no banco de suplentes do que no relvado. Foi o primeiro nesta edição da Liga dos Campeões, e o primeiro que marcou na prova milionário desde dezembro de 2020 - há mais de quatro anos - na altura frente ao Basaksehir.
Poulsen, um histórico do RB Leipzig, está no clube desde 2013, há bem mais de metade da história dos alemães. No entanto, nas temporadas recentes, seja devido à idade, ou à concorrência que vai ofuscando o dinamarquês, não conseguiu produzir os números que tinha nos primeiros anos: desde a temporada 20/21 que não atinge as 10 contribuições para golo por época (golos mais assistências). Este ano conta com três golos em 16 partidas pelo Leipzig, incluindo o que marcou contra o Sporting.
Do lado dos verdes e brancos, a próxima hipótese de se redimirem da derrota chega no próximo sábado, dia 25 de janeiro, quando enfrentam o Nacional da Madeira, em Alvalade, em partida a contar para a Liga Portugal Betclic. Quatro dias depois voltam a jogar em casa, frente ao Bolonha, no último jogo da primeira fase da Liga dos Campeões.
Leões já tiveram a qualificação bem encaminhada, mas os últimos jogos complicaram as contas verde e brancas, que já precisam de calculadora
|
0O Sporting jogou, na passada quarta feira, dia 22 de janeiro, o desafio referente à sétima jornada de Liga dos Campeões, frente ao Leipzig. Os leões, que se tinham deslocado à Alemanha, voltaram a Alvalade derrotados, por 2-1, e com as contas do apuramento mais complicadas.
Relembrar que os leões foram, a certa altura da competição, uma das melhores equipas desta fase inicial da prova. Feitos os primeiros quatro jogos, o Sporting somava 10 pontos e ocupava os lugares cimeiros da tabela com três vitórias e uma empate. Mas depois desse quarto jogo - a vitória em Alvalade por 4-1 frente ao Manchester City - os leões somaram três derrotas consecutivas. Isto deixa os verde e brancos com os mesmos 10 pontos, agora em sete jogos, e muito perto da zona de eliminação.
No entanto, nem tudo é mau: 'basta' à equipa comandada por Rui Borges um empate na última jornada da prova, em casa, frente ao Bolonha, para garantir presença nos playoffs de apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões - uma vitória garante, também, o apuramento, e ainda melhor classificação.
Mas mesmo que acabe por perder nesta última jornada, o apuramento continua a ser possível, ainda que fiquei dependendo de outros resultados. Nesse cenários, o Sporting ficaria a torcer pelo PSG, no jogo contra o Estugarda; pelo AC Milan (agora comandado por Sérgio Conceição), no jogo contra o Dínamo Zagreb; e pelo Club Brugge, no jogo contra o Manchester City - sendo que apenas num dos jogos poderia haver um resultado desfavorável aos verdes e brancos.
Destacar que o próximo jogo do Sporting na Liga dos Campeões está marcado para o Estádio de Alvalade, na próxima quarta feira, dia 29 de janeiro. Os leões vão defrontar os italianos do Bolonha que, com sete pontos somados, também mantém chances - ainda que muito pequenas - de passar à próxima fase.