Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

EM DEBATE QUENTINHO, SOUSA ATACOU, OLIVEIRA PACIFICOU E VARANDAS DEFENDEU

Futebol, finanças e relacionamento com os Sócios dominaram frente a frente entre os candidatos à Presidência do Sporting. Confira aqui o resumo do debate

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

23 Fev 2022 | 23:59 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas (Lista A), Ricardo Oliveira (Lista B) e Nuno Sousa (Lista C) estiveram, na noite desta quarta-feira, 23 de fevereiro, frente a frente. Num debate quentinho – dominado pelo futebol, finanças e relacionamento com os Sócios –, Nuno Sousa esteve ao ataque, Ricardo Oliveira pacificou e Frederico Varandas defendeu os quatro anos de mandato. Ricardo Oliveira “não se candidata contra ninguém”; Nuno Sousa diz ser “a real alternativa à situação atual"; Frederico Varandas afirma que “o Sporting está muito melhor”

  • Ricardo Oliveira começou por dizer que “não se candidata contra ninguém”, mas sim por ter “um projeto vencedor”. O candidato da lista B mostrou “preocupação” com o rumo que o Clube tem levado.
  • Nuno Sousa realçou o seu programa eleitoral, considerando que o mesmo “é o mais vasto e profundo” alguma vez apresentado nas eleições do Sporting, acrescentando que a sua candidatura “é a real alternativa à situação atual”.
  • Frederico Varandas afirmou que “o Sporting está muito melhor, mas consideramos que ainda podemos continuar a crescer. Sabemos os desafios que temos pela frente, sabemos o que custou reerguer este Clube, mas também sabemos que, de uma vez por todas, conseguimos acabar com a diferença para os nossos rivais”.
Balanço do mandato: Sousa argumenta com “falta de transparência”; Oliveira recorda dois primeiros anos e Varandas considera “Sporting mais unido”. Nuno Sousa:
  • “A candidatura de Frederico Varandas tem um pecado original, que é a relação com os Sócios. O mote da campanha passada era ‘Unir o Sporting’. Falhou completamente. Além disso, há uma clara falta de transparência na sua gestão. Há uma falta de liderança e competência”.
  • “Se fizéssemos um fact check das propostas apresentadas nas eleições passadas, verificamos que muitas das mesmas não foram cumpridas. Em vez de uma ‘Nova Era Verde’, a nova proposta eleitoral de Frederico Varandas poderia chamar-se ‘Tudo aquilo que não fiz em 2018, não fiz e, por isso, volto a prometer’”
Frederico Varandas:
  • “Se há coisa que eu não tenho, é o culto da personalidade. O que nos interessa não é a nossa Direção, é o Sporting. Se há coisa que eu sinto, é que esta Direção tem empatia é com os Sócios anónimos. Não com aqueles que gostariam de ter palco, gostariam de ter um local de trabalho. Não tenho, nunca vou ter, nem procuro ter. É difícil unir mais o Clube quando tenho dois candidatos que não alteravam nada no programa desportivo, o treinador, diretor desportivo… Alteravam o Presidente porque queriam ser Presidentes”.
  • “A seguir ao jogo do Manchester City, emocionei-me ao ver o ‘BackStage’ – mais uma obra brilhante da comunicação do Sporting. Foi o capítulo final de como unir o Sporting. Um capítulo final onde temos um estádio cheio, onde a equipa sofreu uma dura derrota, mas onde os Sócios e adeptos do Sporting estavam orgulhosos da equipa. Ninguém aplaudiu uma derrota por 5-0. Os Sócios estavam a aplaudir todo o trabalho que foi feito nestes últimos anos. Foi uma manifestação de união”.
Ricardo Oliveira
  • “Os Sócios e adeptos do Sporting têm uma grande empatia com a equipa e treinador de futebol, mas o resumo destes quatro anos não se pode cingir aquela manifestação”.
  • “Financeiramente, os dois primeiros anos foi um desastre. Os números dizem isso. Antes de chegar a COVID-19, havia manifestações em Alvalade. Depois, entrou um novo treinador. É excelente em tudo. Os Sportinguistas uniram-se à volta dele, conquistando um Campeonato Nacional que fugia há 19 anos”.
  • “Houve uma canibalização das receitas antecipas – quase três anos. Os juros altos das operações financeiras do Sporting são uma razão de preocupação. Não conheci um rumo deste projeto e não conheço soluções concretas para os problemas do Clube, nomeadamente as VMOCs, que coincide com o fim deste mandato”.
  • “A minha candidatura apresenta uma solução concreta, viável e credível para os problemas imediatos do Sporting. Ao mesmo tempo, permite fazer investimento no Sporting para que o Clube continue a ser grande”.
VMOC’s no centro do debate. Varandas acena com recompra, Oliveira com investidor e Sousa com parceiro internacional Frederico Varandas:
  • “Não temos três anos de receitas antecipadas. Quando tomámos posse, o Sporting tinha cerca de dois anos de receita. Diz [Ricardo Oliveira] várias vezes esse erro. Da próxima vez certamente não o irá fazer. Diz também que está preocupado com a receita. Tenho a dizer-lhe que estamos em fevereiro e já batemos o recorde de receitas operacionais”.
  • “Tudo somado, tínhamos cerca de 120 milhões a pagar no curto prazo. Só na SAD 75 milhões em custos com o pessoal. No Clube, acima de 13 milhões. Conseguimos reduzir de 75 para 60. No Clube, mais três. Tínhamos um défice operacional estrutural acima dos 30 milhões. Hoje estamos nos 10 milhões.
  • “Tínhamos um buraco de mais de 100 milhões. Nesse aumento de custos de fornecedores que relata, e é verdade, tem origem numa quebra de receita de 30 milhões de euros. Não foi só o Sporting. Todos os clubes”.
  • “Há inúmera matéria de que não posso falar. Dividimos este assunto em duas fases. Em novembro de 2019, garantimos podemos recomprar as VMOCs a um preço de 30 cêntimos. Já estava alinhavado, mas era preciso operacionalizar. Segunda fase, estamos a concluir o processo de recompra das VMOCs. Quero garantir aos Sócios que o Sporting irá recomprar as VMOCs. A curto prazo, poderemos dar excelentes notícias”.
Ricardo Oliveira:
  • “Todos esses números que esteve [Frederico Varandas] a apresentar não estão refletidos nos Relatórios e Contas. Não tomou bem as suas notas de certeza. Nos dois primeiros anos de mandato, esta Direção falhou muitas vezes. Estou a falar de um Doumbia, Tiago Ilori, Borja, Renan, Sporar, Luiz Phellype, Camacho… Foram 30 milhões deitados ao ar”.
  • “Na última AG da SAD, perguntei ao seu diretor financeiro quantos anos havia de receitas antecipadas e ele respondeu que eram dois anos e muito. O Sporting não está bem. São os auditores que o dizem”.
  • “Temos de comprar as VMOC’s imediatamente. Claro que tenho investidores para isso. Antes das eleições, serão apresentados. É preciso uma injeção de capital, reestruturar a divida, agentes que queixam de não lhes pagarmos… O Sporting passa uma má imagem financeira para fora”.
Nuno Sousa:
  • “Devemos cerca de 90 milhões de euros aos fornecedores. Se somarmos os dois anos de antecipação, podemos estar quase nos 200 milhões. Em 2018, devíamos 40 milhões a fornecedores”.
  • “Tem de se encontrar um parceiro internacional porque não vale a pena procurar cá dentro. Os parceiros que o Sporting sempre teve estão descontentes. Frederico Varandas fala das coisas que correram bem, mas esquece-se daquilo em que falhou.
  • “Não iremos fazer a política da terra queimada. Iremos ver o trabalho que está a ser desenvolvido e tentar melhorar. Não vamos estar à espera de 2026. Olhando para o prospeto do empréstimo obrigacionista, é possível ver que o Sporting está em incumprimento”.
Futebol: Oliveira fala em efeito Amorim, Sousa apresenta Inácio e Varandas lembra mandato histórico Ricardo Oliveira:
  • “O futebol está bem agora. O futebol esteve mal durante dois anos, muito mal. Rúben Amorim não foi a primeira escolha de Frederico Varandas. Fora aqueles que ele convidou para vir treinar o Sporting e levou negas. Amorim é um excelente treinador e farei tudo para o manter.
  • “Vou ter uma pessoa muito forte para o futebol. O Sporting já tem essa pessoa (Hugo Viana). Eles (Amorim e Viana) estão a fazer um bom trabalho. Não vou fazer uma política de terra queimada. Vou aproveitar as coisas boas que Frederico Varandas fez”.
Nuno Sousa:
  • “Terei um assessor para o futebol que será Augusto Inácio. Ajudará o Presidente e a Administração da SAD a fazer a gestão da política desportiva. Em 1999/2000, foi Augusto Inácio que pôs cobro a um longo jejum. O Sporting tem tratado muito mal Augusto Inácio. Nem os parabéns lhe deu.
  • “Depois de dois anos completamente erráticos, Frederico Varandas também apostou na formação. Quando apostamos fortemente na formação, o Sporting tem sempre melhores resultados”.
Frederico Varandas:
  • “Fico muito contente que ambos os candidatos estejam contentes com a gestão desportiva do Sporting”.
  • “É um mandato histórico. No futebol, é preciso recuar muitas décadas para ver que o Sporting tem mais títulos do que os rivais juntos. Nos últimos 13 anos, Marcel Keizer é o treinador mais bem-sucedido do Sporting, a seguir a Rúben Amorim. Keizer é comparável com Leonardo Jardim, Jorge Jesus”.
  • “Por respeito institucional, não vou tecer qualquer comentário sobre Augusto Inácio. Eu tenho memória e os Sócios também”.


Fotografia de Sporting TV




Clube

Noronha Lopes atira-se a Frederico Varandas e deixa aviso ao Sporting

Candidato à presidência do Benfica respondeu às recentes declarações do líder máximo do Clube de Alvalade que muita tinta fizeram correr

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, respondeu às declarações de Frederico Varandas, líder do Sporting
João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, respondeu às declarações de Frederico Varandas, líder do Sporting

09 Out 2025 | 10:08 |

Icon Comentário0

João Noronha Lopes respondeu, na última quarta-feira, dia 8 de outubro, às recentes declarações de Frederico Varandas, que muita tinta têm feito correr. O candidato à presidência do Benfica deixou ainda um aviso ao líder máximo dos leões e ao Clube de Alvalade, caso vença.


Noronha Lopes: "Varandas tem muita coisa para se preocupar no Sporting"


"Não comento as declarações do presidente do Sporting. Eu acho que ele tem muita coisa para se preocupar no Sporting. Eu estou é preocupado neste momento com o futuro do Benfica", começou por dizer, no evento de lançamento do programa da candidatura.


"Sabemos aquilo que queremos. E estamos preparados para liderar a partir do dia 26. Vou ser intransigente na defesa dos interesses do Benfica, quer seja por outros clubes, quer na defesa perante as instituições do futebol português. E vou fazê-lo a partir do primeiro dia e até ao último dia do mandato. E é isso que eu irei fazer, com a tranquilidade de ser presidente do maior clube português e com a tranquilidade de um clube que se tem que se dar ao respeito para ser respeitado. Estou muito confiante e assim vai ser", atirou, em modo de aviso ao Sporting.

Vale lembrar que Frederico Varandas considerou que o facto de não existirem hoje senhores no futebol "está a fazer muita confusão a determinados clubes", e deixou um conselho à atual direção e outros candidatos à presidência do Benfica.


"Desde que estou aqui, já houve épocas desportivas mal conseguidas, mas nunca o presidente do Sporting se desculpou por causa da arbitragem. Há três anos, com o Sporting em quarto lugar, disse perentoriamente que a culpa foi só nossa. É esse o primeiro passo para tornar um clube vencedor e campeão. Sejam competentes e trabalhem mais, que ajuda muito mais do que escrever comunicados", atirou o dirigente leonino.

Confira as declarações de Frederico Varandas:


Clube

Escândalo no Benfica! Rui Costa arguido em novo processo

Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades

Foram transferidos milhares de euros provenientes do Lokomotiv para o Benfica; Rui Costa envolvido em novo processo
Foram transferidos milhares de euros provenientes do Lokomotiv para o Benfica; Rui Costa envolvido em novo processo

07 Out 2025 | 15:40 |

Icon Comentário0

Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.


Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.


No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.


A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.

Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.



Clube

Sondagem diz que quase metade dos lisboetas são do Sporting e menos de um terço é do Benfica

Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos

À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica

06 Out 2025 | 17:11 |

Icon Comentário0

Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'


À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.


Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.


Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.

Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Conhecidos resultados da Assembleia Geral do Sporting
Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral do Sporting

05 Out 2025 | 21:44

Icon Comentário0
Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting
Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting

03 Out 2025 | 23:29

Icon Comentário0
Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting
Clube

Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting

03 Out 2025 | 12:49

Icon Comentário0