Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

ESCÂNDALO NO CICLISMO: MAIS DOPING NO PORTO PODE DAR DOBRADINHA NA VOLTA AO SPORTING – EXCLUSIVO LEONINO

Equipa de ciclismo azul e branca novamente na mira das autoridades. Dragões conquistaram troféu, alegadamente, de forma fraudulenta e podem mesmo ser obrigados a entregar troféu aos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Há mais uma polémica no mundo do ciclismo: a equipa da W52-FC Porto está envolvida em mais um escândalo que remonta à Volta a Portugal de 2017 e o Sporting pode mesmo vir a ser o grande vitorioso da competição.


Depois da desclassificação, por doping, do então vencedor Raul Alarcón, sabe o Leonino que Amaro Antunes (atleta que havia terminado, na estrada, em segundo e que pertenceu à equipa portista) está sob suspeita e com processo a correr na UCI por alterações registadas no passaporte biológico, pelo que corre o risco de ser desclassificado da prova.


Depois destes dois nomes, surge Vicente García de Mateos (atleta que alinhou pela formação do Louletano-Hospital de Loulé). Acontece que o espanhol também já esteve na mira das autoridades, tendo inclusive sido suspenso por irregularidades no passaporte biológico mas, depois de um recurso, o Tribunal Arbitral do Desporto de Espanha acabou por levantar essa suspensão, ficando o processo em banho-maria.


De recordar que, em 2022, Amaro Antunes havia sido oficialmente promovido a vencedor pela União Ciclista Internacional, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto confirmar a desclassificação de Raúl Alarcón por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas", seu colega de equipa na W52-FC Porto.

Além do espanhol, houve mais dez ciclistas e outros responsáveis azuis e brancos (num total de 26 de corredores a diretores) que foram constituídos arguidos sob a acusação de tráfico de substâncias e métodos proibidos.


Amaro Antunes foi o único ciclista da equipa que não foi suspenso, situação que poderá mudar num futuro próximo e as novas suspeitas podem obrigar a nova configuração da tabela.

Caso se confirmem as ‘manobras fraudulentas’, os leões podem mesmo sagrar-se como os grandes vencedores da competição por suspensão dos seus três adversários, abrindo caminho para que Rinaldo Nocentini – ciclista italiano do Sporting-Tavira que terminou no quarto lugar numa primeira instância – receba o troféu que seria seu por direito. Lembrar que na Volta a Portugal de 2018 e também depois da aplicação de castigos a ciclistas da W52-FC Porto, o Sporting acabou por vencer a prova, com Jóni Brandão.

No palmarés apresentado no site da federação internacional, após o castigo de Alarcón, o nome de Amaro Antunes figura como vencedor da edição de 2017. Já o espanhol Vicente García de Mateos surge na segunda posição, com Rinaldo Nocentini a ocupar o último lugar do pódio.

Caso a verdade desportiva seja respeitada, o Clube de Alvalade será considerado o justo vencedor da Volta a Portugal de 2017 e será feita justiça, quase seis anos depois.


Modalidades

Estrelas do Sporting carregam Portugal para mais uma vitória... Com um golo especial (Vídeo)

Equipa nacional voltou a vencer, apoiada nos craques da equipa verde e branca. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande competição

Portugal voltou a vencer, apoiada nos craques do Sporting. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande prova
Portugal voltou a vencer, apoiada nos craques do Sporting. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande prova

  |

Icon Comentário0

A seleção nacional de Futsal entrou em campo na passada quarta feira, dia 12 de março, pelas 18h30, para defrontar a equipa dos Países Baixos. O encontro, referente à sexta jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo, decorreu em solo neerlandês, e terminou com vitória lusa por contundentes 7-4.


A seleção nacional iniciou a partida já qualificada para o próximo Mundial da modalidade. Os Países Baixos, por sua vez, lutavam ainda para alcançar a qualificação através da tabela classificativa dos melhores segundos lugares de cada grupo.


O jogo não foi fácil para a seleção de Portugal. Rocha inaugurou o marcador aos cinco minutos, mas os neerlandeses empataram três minutos depois. Através de Monteiro, e Rocha novamente, os lusos ganharam vantagem de dois golos, mas aos 15 minutos os Países Baixos reduziam para 3-2. Pany Varela, ex Sporting, voltou a pôr a diferença em dois golos, mas o adversário marcou mesmo antes do descanso, e a partida foi para intervalo com 4-3 no marcador.


A segunda parte começou com momento de magia: Bernardo Paço, guardião português do Sporting, estreou-se a marcar pela seleção nacional. Os Países Baixos voltaram a reduzir, para 5-4, mas Rocha e Maior mataram as esperanças dos neerlandeses, e carimbaram o resultado final de 7-4.

Portugal concluiu, assim, a qualificação perfeita, com seis vitórias em seis jogos, 18 pontos conquistados, 31 golos marcados e nove sofridos. Já os Países Baixos conseguiram a qualificação através da classificação dos segundos de cada grupo.


Confira, aqui, o golo de Bernardo Paço:


Modalidades

Sporting vence jogo difícil e é cada vez mais líder do campeonato

Emblema verde e branco triunfou na 19.ª jornada da Liga portuguesa e é ainda mais líder do campeonato, agora quatro pontos à frente do segundo

Sporting triunfou na 19.ª jornada da Liga portuguesa e é ainda mais líder do campeonato, agora quatro pontos à frente do segundo classificado
Sporting triunfou na 19.ª jornada da Liga portuguesa e é ainda mais líder do campeonato, agora quatro pontos à frente do segundo classificado

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Juventude de Viana por 6-4, esta quarta feira, dia 12 de março, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga Placard. Depois da vitória na última ronda do Campeonato Nacional, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois da goleada frente ao Valongo.


A jogar no reduto do adversário, o primeiro tempo foi equilibrado (3-2 ao intervalo). O Juventude marcou primeiro, com Romero a responder aos 13 minutos. A equipa de Viana do Castelo voltou a adiantar-se, com nova resposta de Verona, ais 19 minutos. A reviravolta dos leões veio, de novo, por Romero, antes do apito do árbitro para o intervalo.


No início da segunda parte, o Juventude voltou a empatar a partida, mas João Souto respondeu no mesmo minuto para restabelecer a vantagem verde e branca. A equipa da casa continuava a dar luta e empatava de novo, a quatro. Mas um esforço final do Sporting valeu a vitória: Toni Pérez aos 42', e Henrique aos 44', carimbaram o triunfo do Clube de Alvalade fora de portas.


Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 46 pontos e estão no primeiro lugar da tabela classificativa. O Porto é segundo com 42. Já o Benfica está no terceiro posto com  os mesmos 42 pontos do segundo classificado.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Braga. O encontro conta para os quartos de final da Taça de Portugal, e joga-se no Pavilhão João Rocha, casa das modalidades do Sporting, às 16h00.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Situação de Kiko Costa no Sporting sofre reviravolta

Lateral internacional português é uma das estrelas da equipa de andebol dos leões e sofreu grave lesão que o afastou até ao início da próxima temporada

Exclusivo Leonino - Kiko Costa, estrela do andebol do Sporting, pode voltar a jogar ainda esta temporada
Exclusivo Leonino - Kiko Costa, estrela do andebol do Sporting, pode voltar a jogar ainda esta temporada

  |

Icon Comentário0

Kiko Costa pode regressar ainda esta temporada. Um problema no menisco riscou o jovem prodígio do Sporting do que resta jogar a época, mas, tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, existe a probabilidade de voltar em 2024/25.


Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, uma reavaliação do estado do lateral internacional português indicou que o tempo mínimo de paragem é de cerca de mês e meio, pelo que um regresso não está totalmente descartado.


Assim, caso o 'camisola 6' dos verdes e brancos consiga uma recuperação profícua, é possível que volte a ser opção para Ricardo Costa, numa altura em que o andebol do Sporting entra em fases decisivas da temporada, jogando as últimas jornadas do playoff para decidir o novo campeão nacional e, possivelmente, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.


No entanto, caso o canhoto ainda apresente algumas dores ou não esteja a 100%, os responsáveis verdes e brancos irão ponderar a utilização do jogador, não querendo, de qualquer forma, prejudicar o futuro do atleta e abrir espaço para uma recaída ou novo problema físico.

Esta temporada, Francisco Costa - que tem uma cláusula de rescisão de 1 milhão de euros e desperta interesse de vários gigantes a modalidade - disputou 36 encontros com a Listada verde e branca. No total, o jovem de 20 anos marcou 178 golos, sendo um dos jogadores mais decisivos da equipa.


Confira este brilhante momento de Kiko Costa, na Liga dos Campeões:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Dois reforços a caminho: Frederico Varandas reforça plantel do Sporting
Modalidades

Dois reforços a caminho: Frederico Varandas reforça plantel do Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Foi obrigado a afastar-se no Sporting e pode regressar em grande
Modalidades

Exclusivo Leonino - Foi obrigado a afastar-se no Sporting e pode regressar em grande

 

Icon Comentário0
Goleador do Sporting quer continuar na liderança e faz apelo aos adeptos: "Precisamos de vocês"
Modalidades

Goleador do Sporting quer continuar na liderança e faz apelo aos adeptos: "Precisamos de vocês"

 

Icon Comentário0