Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

ESCÂNDALO NO CICLISMO: MAIS DOPING NO PORTO PODE DAR DOBRADINHA NA VOLTA AO SPORTING – EXCLUSIVO LEONINO

Equipa de ciclismo azul e branca novamente na mira das autoridades. Dragões conquistaram troféu, alegadamente, de forma fraudulenta e podem mesmo ser obrigados a entregar troféu aos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Fev 2023 | 07:00 |

Icon Comentário0

Há mais uma polémica no mundo do ciclismo: a equipa da W52-FC Porto está envolvida em mais um escândalo que remonta à Volta a Portugal de 2017 e o Sporting pode mesmo vir a ser o grande vitorioso da competição.


Depois da desclassificação, por doping, do então vencedor Raul Alarcón, sabe o Leonino que Amaro Antunes (atleta que havia terminado, na estrada, em segundo e que pertenceu à equipa portista) está sob suspeita e com processo a correr na UCI por alterações registadas no passaporte biológico, pelo que corre o risco de ser desclassificado da prova.


Depois destes dois nomes, surge Vicente García de Mateos (atleta que alinhou pela formação do Louletano-Hospital de Loulé). Acontece que o espanhol também já esteve na mira das autoridades, tendo inclusive sido suspenso por irregularidades no passaporte biológico mas, depois de um recurso, o Tribunal Arbitral do Desporto de Espanha acabou por levantar essa suspensão, ficando o processo em banho-maria.


De recordar que, em 2022, Amaro Antunes havia sido oficialmente promovido a vencedor pela União Ciclista Internacional, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto confirmar a desclassificação de Raúl Alarcón por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas", seu colega de equipa na W52-FC Porto.

Além do espanhol, houve mais dez ciclistas e outros responsáveis azuis e brancos (num total de 26 de corredores a diretores) que foram constituídos arguidos sob a acusação de tráfico de substâncias e métodos proibidos.


Amaro Antunes foi o único ciclista da equipa que não foi suspenso, situação que poderá mudar num futuro próximo e as novas suspeitas podem obrigar a nova configuração da tabela.

Caso se confirmem as ‘manobras fraudulentas’, os leões podem mesmo sagrar-se como os grandes vencedores da competição por suspensão dos seus três adversários, abrindo caminho para que Rinaldo Nocentini – ciclista italiano do Sporting-Tavira que terminou no quarto lugar numa primeira instância – receba o troféu que seria seu por direito. Lembrar que na Volta a Portugal de 2018 e também depois da aplicação de castigos a ciclistas da W52-FC Porto, o Sporting acabou por vencer a prova, com Jóni Brandão.

No palmarés apresentado no site da federação internacional, após o castigo de Alarcón, o nome de Amaro Antunes figura como vencedor da edição de 2017. Já o espanhol Vicente García de Mateos surge na segunda posição, com Rinaldo Nocentini a ocupar o último lugar do pódio.

Caso a verdade desportiva seja respeitada, o Clube de Alvalade será considerado o justo vencedor da Volta a Portugal de 2017 e será feita justiça, quase seis anos depois.


Modalidades

Jogador do Sporting envolvido em episódio de violência e atingido com garrafa na cabeça

Atleta ficou de fora das opções do treinador verde e brancos na partida seguinte e ainda são notórias marcadas do episódio, uma vez que foi suturado

Diogo Santos, jogador de futsal do Sporting, esteve envolvido num episódio de violência num espaço noturno em Lisboa
Diogo Santos, jogador de futsal do Sporting, esteve envolvido num episódio de violência num espaço noturno em Lisboa

22 Set 2026 | 11:21 |

Icon Comentário0

Diogo Santos, jogador de futsal do Sporting, esteve envolvido num episódio de violência num espaço noturno em Lisboa, a 12 de setembro, e acabou por ser atingido com uma garrafa de vidro na zona da cabeça, necessitando de ser suturado no rosto.


Segundo o jornal Record, o ala de 23 anos encontrava-se acompanhado pelo colega Bruno Maior quando ocorreu a altercação. Diogo Santos ficou com o olho esquerdo bastante afetado, embora não tenha apresentado qualquer queixa junto das autoridades.


O episódio aconteceu poucas horas depois da vitória do Sporting sobre o Portimonense, por 1-0, na jornada inaugural da Liga Placard, disputada no Pavilhão João Rocha a 11 de setembro. Diogo Santos tinha sido titular nesse encontro.


Quatro dias depois, o internacional português ficou fora da ficha de jogo diante da AD Fundão, partida que os leões venceram por 7-0. Contactado sobre a ausência, o Sporting indicou que o jogador não foi utilizado devido a uma lesão num pé.

Diogo Santos regressou à competição este domingo, na goleada por 8-2 frente ao Famalicão. O 'camisola 7' começou no banco e foi lançado durante a partida em questão, apresentando ainda algumas marcas visíveis junto ao olho esquerdo.



Modalidades

⁠Atenção! Sporting anuncia bilhetes esgotados para dérbi com o Benfica

Mesmo numa fase inicial da competição, os adeptos da formação verde e branca fazem questão de estar presentes e de demonstrar apoio à equipa

Com três vitórias em três jornadas, a formação do Sporting contará com casa cheia no dérbi frente ao Benfica
Com três vitórias em três jornadas, a formação do Sporting contará com casa cheia no dérbi frente ao Benfica

21 Set 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

No próximo domingo, dia 27 de setembro, há dérbi de futsal marcado para o Pavilhão João Rocha. O pontapé de saída será dado às 16h45 e os comandados de Nuno Dias irão contar com o apoio dos Sportinguistas que esgotaram as bancadas dos verdes e brancos.


Desta forma, o Sporting informou, esta segunda-feira, através dos seus órgãos de comunicação oficiais, de que já não existem bilhetes disponíveis para a partida frente ao Benfica, a contar para a terceira jornada da fase regular da Liga Portuguesa.


No entanto, antes de receber a equipa da Luz, os leões deslocaram-se até ao norte de país para defrontar a equipa do Famalicão. Apesar de terem iniciado o encontro em desvantagem, a formação leonina conseguiu inverter o resultado e venceu por 8-2.


Por outro lado, a equipa comandada por Cassiano Klein deslocou-se até ao Algarve para defrontar a equipa do Portimonense, de onde apenas conseguiu sair com um empate a duas bolas (2-2). Apesar de terem estado a vencer por 2-0, a equipa do Algarve igualou o resultado.

Com três vitórias em três jogos realizados, fruto da antecipação da sétima jornada, a formação verde e branca entrará em campo com a ambição de consolidar o primeiro lugar na Liga Placard. Já a equipa do Benfica terá de reunir esforços para impedir que o seu grande rival se afaste na tabela classificativa.



Modalidades

Sporting aproveita escorregadela do Benfica e goleia em Famalicão pela liderança isolada (8-2)

Equipa verde e branca até começou a perder, mas deu a volta ao resultado e acabou por vencer por números bastante expressivos

A equipa de futsal do Sporting venceu o Famalicão, por 8-2, no último domingo e aproveitou o empate do Benfica
A equipa de futsal do Sporting venceu o Famalicão, por 8-2, no último domingo e aproveitou o empate do Benfica

21 Set 2026 | 11:17 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting venceu o Famalicão, por 8-2, no último domingo, em partida válida para a segunda jornada da Liga Placard. Desta forma, a turma orientada por Nuno Dias aproveitou da melhor forma a escorregadela do Benfica, que empatou com o Portimonense nesta ronda (2-2) e isolou-se na liderança da prova.


Os verdes e brancos entraram fortes na partida disputada no reduto do adversário, mas acabou mesmo por ser o Famalicão a inaugurar o marcador, aos 12', por Daniel Silva. No entanto, a resposta dos leões foi não só rápida, como completamente demolidora. Felipe Rufino estabeleceu a igualdade (16') e Wesley bisou logo de seguida (16' e 18'), mas a primeira parte apenas fecharia com os golos de Felipe Valério e Rocha (19') a deixarem o resultado em 5-1.


No regresso dos balneários, o Sporting não parou. Tiaguinho marcou o 6-1 aos 32 minutos, com Felipe Valério a repetir a dose logo a seguir. O Famalicão ainda reduziu aos 35', por Diogo Mesquita, mas nos segundos finais o brasileiro dos leões completou o hat-trick e colocou um ponto final no resultado.


Com esta vitória - a quarta em quatro jogos nesta temporada - o Sporting isolou-se na liderança da Liga Placard, com 9 pontos. Após o empate em Portimão, o Benfica soma apenas quatro pontos nesta fase, mas tem menos uma partida disputada.

Os verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 27 de setembro, frente ao Benfica. A partida, válida para a 3.ª jornada do campeonato nacional, frente à equipa orientada por Cassiano Klein, tem início marcado para as 16h45, no Pavilhão João Rocha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Varandas dá novo reforço ao Sporting e contrata campeão nacional
Modalidades

Oficial! Varandas dá novo reforço ao Sporting e contrata campeão nacional

20 Set 2026 | 15:47

Icon Comentário0
Sporting dá nova cabazada no Benfica e deixa rival com mais derrotas do que vitórias em 2026/27
Modalidades

Sporting dá nova cabazada no Benfica e deixa rival com mais derrotas do que vitórias em 2026/27

19 Set 2026 | 16:47

Icon Comentário0
Oficial! Roque é reforço do Sporting; Varandas garante contratação de relíquia
Modalidades

Oficial! Roque é reforço do Sporting; Varandas garante contratação de relíquia

19 Set 2026 | 13:18

Icon Comentário0