Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

ESCÂNDALO NO CICLISMO: MAIS DOPING NO PORTO PODE DAR DOBRADINHA NA VOLTA AO SPORTING – EXCLUSIVO LEONINO

Equipa de ciclismo azul e branca novamente na mira das autoridades. Dragões conquistaram troféu, alegadamente, de forma fraudulenta e podem mesmo ser obrigados a entregar troféu aos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Há mais uma polémica no mundo do ciclismo: a equipa da W52-FC Porto está envolvida em mais um escândalo que remonta à Volta a Portugal de 2017 e o Sporting pode mesmo vir a ser o grande vitorioso da competição.


Depois da desclassificação, por doping, do então vencedor Raul Alarcón, sabe o Leonino que Amaro Antunes (atleta que havia terminado, na estrada, em segundo e que pertenceu à equipa portista) está sob suspeita e com processo a correr na UCI por alterações registadas no passaporte biológico, pelo que corre o risco de ser desclassificado da prova.


Depois destes dois nomes, surge Vicente García de Mateos (atleta que alinhou pela formação do Louletano-Hospital de Loulé). Acontece que o espanhol também já esteve na mira das autoridades, tendo inclusive sido suspenso por irregularidades no passaporte biológico mas, depois de um recurso, o Tribunal Arbitral do Desporto de Espanha acabou por levantar essa suspensão, ficando o processo em banho-maria.


De recordar que, em 2022, Amaro Antunes havia sido oficialmente promovido a vencedor pela União Ciclista Internacional, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto confirmar a desclassificação de Raúl Alarcón por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas", seu colega de equipa na W52-FC Porto.

Além do espanhol, houve mais dez ciclistas e outros responsáveis azuis e brancos (num total de 26 de corredores a diretores) que foram constituídos arguidos sob a acusação de tráfico de substâncias e métodos proibidos.


Amaro Antunes foi o único ciclista da equipa que não foi suspenso, situação que poderá mudar num futuro próximo e as novas suspeitas podem obrigar a nova configuração da tabela.

Caso se confirmem as ‘manobras fraudulentas’, os leões podem mesmo sagrar-se como os grandes vencedores da competição por suspensão dos seus três adversários, abrindo caminho para que Rinaldo Nocentini – ciclista italiano do Sporting-Tavira que terminou no quarto lugar numa primeira instância – receba o troféu que seria seu por direito. Lembrar que na Volta a Portugal de 2018 e também depois da aplicação de castigos a ciclistas da W52-FC Porto, o Sporting acabou por vencer a prova, com Jóni Brandão.

No palmarés apresentado no site da federação internacional, após o castigo de Alarcón, o nome de Amaro Antunes figura como vencedor da edição de 2017. Já o espanhol Vicente García de Mateos surge na segunda posição, com Rinaldo Nocentini a ocupar o último lugar do pódio.

Caso a verdade desportiva seja respeitada, o Clube de Alvalade será considerado o justo vencedor da Volta a Portugal de 2017 e será feita justiça, quase seis anos depois.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting foi humilhado no campeonato, mas treinador ameniza "São três pontos"
Modalidades

Sporting foi humilhado no campeonato, mas treinador ameniza "São três pontos"

 

Icon Comentário0
Jovem fenómeno do Sporting atira: “Penso que sou e sempre serei o melhor do Mundo"
Modalidades

Jovem fenómeno do Sporting atira: “Penso que sou e sempre serei o melhor do Mundo"

 

Icon Comentário0
Até ao fim! Sporting tremeu, mas arrecadou mais um triunfo antes de Clássico com o Porto
Modalidades

Até ao fim! Sporting tremeu, mas arrecadou mais um triunfo antes de Clássico com o Porto

 

Icon Comentário0