Futebol
Porto prepara-se para fazer queixa de Hjulmand, capitão do Sporting; Saiba os motivos
10 Fev 2026 | 14:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Out 2023 | 12:56 |
McTominay terá tido influência na permanência de João Palhinha no Fulham, quando o ex-Sporting estive com pé e meio de fora do emblema da Premier League, segundo informa, este domingo, dia 8 de outubro, o jornal Record.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o médio do Manchester United foi apontado ao emblema de Marco Silva, antigo treinador do Clube de Alvalade, para substituir o médio português, porém o atleta escocês acabou por recusar a proposta, impedindo a saída de Palhinha para o Bayern Munique.
Importante recordar que o último dia de mercado de verão foi uma verdadeira ‘novela’ para o antigo jogador do Sporting, que até chegou a estar em Munique para assinar com os bávaros, contudo, a transferência acabou por cair por terra, uma vez que os ingleses não conseguiram fechar um substituto.
Na temporada passada, João Palhinha – avaliado em 40 milhões de euros – realizou 40 jogos (3.445 minutos), contabilizando quatro finalizações certeiras e sendo peça fundamental no emblema londrino. Já este ano, o médio contabiliza oito jogos e dois golo marcados.
Ao serviço do Sporting, o internacional português realizou 95 encontros, marcou sete golos e conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Verdes e brancos encontram-se a trabalhar já de olhos postos no encontro diante do Famalicão, após o partida diante do Porto, na última segunda-feira
10 Fev 2026 | 17:18 |
Depois do empate (1-1) no clássico com o Porto, o plantel da equipa principal do Sporting voltou esta terça-feira aos treinos na Academia, sendo que os titulares da partida com os dragões ficaram remetidos a trabalho de recuperação no ginásio. Zeno Debast e Fotis Ioannidis encontram-se lesionados.
O central belga lesão no joelho esquerdo) e o avançado grego (lesão ligamentar no joelho esquerdo) seguem entregues à Unidade de Performance, bem como Geovany Quenda (recupera em Londres de uma fratura no quinto metatarso do pé direito).
Luis Suárez, autor do golo do empate diante dos dragões, e Geny Catamo, dois titulares que acabaram o jogo com queixas físicas - o avançado ligado e extremo saiu em lágrimas -, fizeram uma recuperação normal.
Porém, o encontro disputado no Dragão, deixou outras consequências para o Sporting, com duas ausências confirmadas para a próxima jornada, ambas motivadas por castigo disciplinar e não por problemas físicos: Luis Suárez e Maxi Araújo.
Os bicampeões nacionais irão desfrutar de um dia de folga esta quarta-feira, antes de regressarem aos treinos na quinta-feira, naquele que será o início da "Operação Famalicão", tendo em vista a receção ao clube famalicense, no próximo domingo, às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Em torno de debate à volta do prestigiado prémio individual, antigo craque leonino, em recente entrevista, não esconde os seus sentimentos
10 Fev 2026 | 16:57 |
Raphinha, capitão do Barcelona e antigo atleta do Sporting, voltou a deixar bem claro que não lhe caiu nada bem o facto de ter sido "esquecido", ora na gala da Bola de Ouro (organizada pela France Football), ora na dos The Best (realizada pela FIFA), e lançou uma "boca", nesta segunda-feira.
Raphinha: "É preciso ser amigo das pessoas que votam"
"Eu não devo nada a ninguém. Eu sei a temporada que fiz, e sei que foi muito injusto. No final, é algo que não controlamos. Fora do campo, não controlo nada. No final, é preciso ser amigo das pessoas que votam", afirmou, em entrevista à rádio espanhola Cadena SER, após ter recebido o prémio Toreski, atribuído pela mesma emissora.
O internacional brasileiro valoriza mais os prémios coletivos, mas não "esquece" a importância do reconhecimento individual. " Para mim, o que conta são os prémios coletivos, que foi por isso que vim para o clube, mas, se dissesse que os prémios individuais não são importantes, estaria a mentir", confessou.
Raphinha: "Sentimos como se fosse nossa casa"
Ao concluir, o extremo esquerdo agradece o tempo que vive em Barcelona. "É algo de muito especial poder receber este prémio, para mim e para a minha família. Sentimo-nos muito bem acolhidos nesta cidade, que sentimos como se fosse nossa casa. É muito especial para nós, apesar de levar pouco tempo aqui", completou.
Nesta temporada, com a camisola dos culés, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 22 jogos: 14 na La Liga, cinco na Liga dos Campeões- competição que o Sporting tem dois novos jogadores em lista - dois na Supertaça Espanhola e um na Taça do Rei. Nos 1.408 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou 13 golos e fez cinco assistências.
Antigo árbitro internacional espanhol analisou os principais lances da partida entre leões e dragões, em partida da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic
10 Fev 2026 | 15:10 |
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os casos do clássico da 21.ª jornada da Liga Betclic entre Porto e Sporting, que terminou em empate a uma bola. O especialista concordou com a grande penalidade assinalada a favor do Sporting e ainda equaciona que Kiwior pudesse ser expulso.
"Mesmo que Kiwior tenha conseguido afastar a bola, é falta. Assim que o defesa do Porto cortou a bola, fez uma entrada com as travas da chuteira para cima, atingindo o tornozelo de Geny Catamo. Foi uma falta clara para cartão amarelo, porque foi uma falta grave sobre o avançado do Sporting. A questão aqui é se poderia mesmo ter sido cartão vermelho por jogo violento. Existe um equívoco comum no futebol, o de que se o jogador tocou na bola antes, não pode ser falta. Isso não é verdade", disse, quando questionado sobre se Luís Godinho tinha feito bem em não assinalar falta neste lance.
No que ao penálti tem respeito, por braço na bola de Francisco Moura após cruzamento de Iván Fresneda, Iturralde González não mostrou dúvidas: "É penálti claro. A mão de Francisco Moura está a apontar para baixo ainda antes do cruzamento e no momento em que Fresneda cruza, o defesa do Porto estende o braço, tocando na bola e intercetando o passe do jogador do Sporting dentro da área".
Outro dos lances polémicos na partida, com algumas queixas do Porto, trata-se de um lance na fase inicial do Clássico, entre Maxi Araújo e Pepê. O antigo árbitro deixa claro que o uruguaio não faz penálti: "Não há dúvidas aqui, é apenas uma disputa normal pela bola. Pepê corta para dentro e Maxi Araújo toca-lhe com as mãos, fazendo o jogador do Porto cair, mas não nos podemos esquecer que o futebol é um desporto de contacto e essa disputa faz simplesmente parte do jogo. São jogadas em que o avançado faz mais para cair do que propriamente o defesa para derrubá-lo".
Com este empate – o quinto em 36 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.