
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres não escondeu a mágoa relacionada com a saída de Ruben Amorim do Sporting, em novembro de 2024. O treinador português trouxe o sueco para Alvalade, mas deixou o Clube a meio da época 2024/25. O goleador verde e branco, que está de saída para o Arsenal, comentou a situação em entrevista recente.
Viktor Gyokeres: "Ruben Amorim? Não tenho palavras para agradecer-lhe"
"Vencemos dois campeonatos consecutivos, pela primeira vez em 71 anos. É uma conquista incrível e, claro, Ruben Amorim teve um papel fundamental nisso. Não tenho palavras para agradecer-lhe. O estilo de jogo que tínhamos sob as suas ordens serviu-se na perfeição", começou por dizer à France Football, numa entrevista que será publicada no próximo fim de semana.
Gyokeres não escondeu que a mudança do técnico "foi um choque": "Nunca me aconteceu ver um treinador sair a meio da temporada quando tudo estava a correr bem. Foi surpreendente, mas compreendo perfeitamente a sua decisão. E a equipa não lhe guardou rancor. Todos compreendemos a sua decisão. Seguimos em frente e ainda conseguimos ganhar o título", atirou.
Viktor Gyokeres: "Cheguei ao Sporting e foi incrível desde o início"
"Cheguei ao Sporting e foi incrível desde o início. Fiz muitos progressos aqui com esta equipa. Temos muitas recordações maravilhosas juntos como equipa. Ganhámos dois campeonatos seguidos", revelou Gyokeres, na entrevista que foi gravada no final da temporada, ainda antes da situação de tensão entre o avançado e o Sporting.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Jogador que fez toda a formação no Clube de Alvalade ficou fora da ficha de jogo, mas a equipa de Inglaterra conseguiu o apuramento para o jogo decisivo
|
O Chelsea - Fluminense terminou com vitória inglesa por 2-0, e carimbou o acesso dos blues à final do Mundial de Clubes. Na primeira meia-final da competição, a última equipa não europeia em prova ficou pelo caminho, e os campeões da Liga Conferência vão disputar o jogo decisivo.
Destacar, em primeira instância, a ausência de jogadores com ligação ao Sporting em campo. No lado do Chelsea, Dários Essugo, que está com a equipa nos Estados Unidos, ficou de fora da ficha de jogo escolhida por Enzo Maresca. No Fluminense, o alvo dos leões, Jhon Arias, jogou de início.
Em relação à partida, o jogo começou muito melhor para o Chelsea. Os blues entraram mais ameaçadores, e chegaram ao primeiro golo da partida aos 18 minutos, quando João Pedro, ex-Brighton que também passou pelo Fluminense, assinou um grande remate. No primeiro tempo, o árbitro ainda chegou a assinalar penálti a favor dos brasileiros, mas a decisão foi revertida pelo VAR e o jogo foi para o descanso com a vantagem mínima dos ingleses.
Na etapa complementar, a superioridade do Chelsea foi notória. Os blues controlaram o encontro, e conseguiram dobrar a vantagem à passagem do minuto 56, quando João Pedro assinou outro grande momento, depois de passo de Enzo Fernandez. O Fluminense não conseguiu reagir à desvantagem de dois golos, e foi com esse resultado que o encontro chegou ao fim.
Com esta vitória, o Chelsea, do ex Sporting Dário Essugo, consegue atingir a final do Mundial de Clubes, na primeira edição do novo formato da competição da FIFA. A segunda meia-final da prova disputa-se entre PSG e Real Madrid, na próxima quarta-feira, 9 de julho. Caso os franceses se apurem, pelo menos um antigo jogador verde e branco vai levantar o troféu.
Atletas mostraram boa disposição e mostraram alguns dos seus festejos de golo que planeiam fazer no Estádio José de Alvalade
|
O Sporting realizou a sessão fotográfica do seu equipamento principal para a temporada 2025/26, onde muitos dos jogadores do plantel de Rui Borges saltaram à vista, como foram os casos de Hidemasa Morita, Jeremiah St. Juste, Giorgi Kochorashvili e Nuno Santos. Quem não esteve presente nos registos foi Viktor Gyokeres, que planeia sair de Alvalade.
Nas fotos partilhadas no Instagram oficial dos leões, o médio nipónico e defesa neerlandês foram dois dos nomes mais requisitados pelos adeptos. Em ambos os casos, os atletas estiveram apontados à porta de saída por motivos diferentes: Morita dava indícios que não iria renovar contrato, enquanto a direção de Frederico Varandas procurava livrar-se das dores de cabeça causadas pelas lesões de St. Juste.
Outro nome que marcou presença na sessão fotográfica da nova Listada verde e branca foi Kochorashvili. O internacional georgiano é reforço para esta nova temporada e mostrou o seu icónico festejo, inspirado no super-herói Capitão América, que promete causar furor à massa associativa Sportinguista.
Para além dos já mencionados, Nuno Santos foi um dos preferidos dos adeptos no Instagram dos leões. Ao que tudo indica, os fãs tinham saudades de ver o canhoto a vestir a camisola do Sporting, algo que não faz de forma oficial desde outubro de 2024 e se viu forçado a deixar temporariamente os relvados.
No papel de ausentes, o destaque vai para Viktor Gyokeres, Geovany Quenda e Conrad Harder. O sueco não tem intenções de continuar a jogar em Alvalade, tendo já comunicado esse desejo a Frederico Varandas. No caso dos jovens português e dinamarquês, os dois atletas têm permissão para se apresentar aos trabalhos mais tarde, depois de participarem no Campeonato da Europa Sub-21.
Jogador que fez a sua formação no emblema verde e branco prestou declarações, recentemente, onde falou dos próximos desafios na época que se avizinha
|
José Silva mostra-se muito confiante para a época que se avizinha. O médio da equipa B do Sporting falou aos meios oficiais do Clube de Alvalade, e perspetivou a próxima temporada, depois de um último ano complicado em que lidou com algumas lesões.
José Silva: "Será uma pré-época, se calhar, um pouco diferente, porque venho a recuperar de lesão"
"Estamos com uma sensação boa. Sinto que a equipa está confiante, em busca do mesmo objetivo. Será uma pré-época, se calhar, um pouco diferente, porque venho a recuperar de lesão. Tenho recuperado bem, tenho estado com a equipa médica, que me tem ajudado bastante, a equipa técnica e os colegas nunca me deixam ir abaixo. Hoje voltei, voltei bem. Tenho sentido o grupo forte, unido e isso é que é preciso", começou por explicar José Silva - que não marcou nos festejos do bicampeonato leonino.
Relembrar que a equipa B do Sporting conseguiu, na última temporada, o regresso à Liga 2. Os jovens leões passaram várias épocas no terceiro escalão do futebol português, mas o segundo lugar na Liga 3 valeu a subida de divisão, e a entrada num campeonato mais competitivo. José Silva vê essa mudança com bons olhos.
José Silva: "É um contexto diferente. É uma liga mais desafiante, mais experiente, mas estamos cientes das dificuldades"
Antes, abordou o período de férias a que os jogadores tiveram direito, e que terminou recentemente: "Depois de uma época feliz mas difícil foi bom ter férias para relaxar a cabeça, estar com a família e recuperar as minhas energias para recuperar da minha lesão".
"Depois de momentos felizes e momentos menos bons é claro que se fica mais preparado. Sinto que estou mais preparado agora, pronto a encarar novos desafios. É um contexto diferente. É uma liga mais desafiante, mais experiente, mas estamos cientes das dificuldades e vamos encará-la da melhor maneira. Estamos com fome de vencer, o grupo está feliz, está unido e queremos dar sempre o melhor, independentemente do resultado", terminou José Silva, médio da equipa B do Sporting.