
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O São Paulo venceu o Náutico, por 2-1, na primeira mão da terceira eliminatória da Taça do Brasil. Cédric Soares, antigo jogador do Sporting, foi titular e totalista, apresentando-se a um bom nível pela formação comandada por Luis Zubeldia.
O encontro até nem começou da melhor forma para o conjunto da casa, que viu o Náutico adiantar-se no marcador, aos 17 minutos, por Caio Vitor. No entanto, a vantagem forasteira não durou muito e, aos 21', Luciano fez o 1-1 que se registava no placard ao intervalo.
Logo a abrir a segunda parte, Luciano bisou (46') e consumou a cambalhota no resultado. Apesar do domínio do São Paulo, o marcador não mais voltou a mexer e a equipa de Cédric Soares saiu vencedora. O segundo encontro joga-se apenas a 21 de maio, em casa do Náutico.
Cédric Soares – avaliado em 1,2 milhões de euros – somou apenas cinco jogos pela equipa principal do Arsenal na temporada transata. O português - que admitiu recentemente que recusou uma proposta dos franceses do PSG - acabou um contrato de curta duração com o São Paulo e acabou por renovar devido às boas exibições. No Brasil, leva 16 encontros e uma assistência.
Cédric Soares foi formado nos verdes e brancos e representou os vários escalões leoninos durante 17 anos. Pela equipa principal do Sporting, o jogador português fez 94 jogos, marcou dois golos e fez nove assistências, tendo vencido uma Taça de Portugal, em 2014/15.
Equipa do ex Sporting venceu no Emirates, por 1-0 e parte em vantagem para a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões
|
O Arsenal - PSG terminou com vitória gaulesa, por 1-0. Ousmane Dembélé fez, aos 4 minutos, o único golo do encontro. Nuno Mendes brilhou, colocando Bukayo Saka 'no bolso', mas explicou que ainda falta um jogo, visto que o duelo em Inglaterra foi apenas a primeira mão.
"É um grande passo. Saímos com uma vantagem de um golo. É bom para nós, dá-nos confiança. Temos de continuar, ainda há outro jogo e temos de vencer para chegar à final", disse o antigo jogador do Sporting, citado pelos franceses da RMC Sport.
Nuno Mendes acredita que o triunfo no Emirates foi "uma grande vitória", mas não entrou em euforias: "sabemos que ainda há outro jogo por disputar, em Paris, por isso, temos de manter-nos focados. Ainda temos mais um jogo antes da segunda mão, por isso, temos de manter-nos humildes e procurar a vitória".
"Sabemos o que temos de fazer. Sabemos a qualidade dos nossos jogadores e a qualidade do nosso treinador. Estamos orgulhosos de nós mesmos. Estamos juntos, como uma família, dentro e fora de campo, e penso que isso é fundamental", terminou Nuno Mendes.
O encontro da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões joga-se no Parque dos Príncipes, a partir das 20h00 da próxima terça-feira, dia 7 de maio. Na outra eliminatória, Barcelona e Inter medem forças por um lugar na final. O primeiro duelo joga-se às 20h00 desta quarta-feira, 30 de abril.
Fruto de movimentações dos leões no mercado, futebolista de Rui Borges foi colocado na rota de uma mudança, mas irá continuar em Alvalade
|
O Sporting quer um novo lateral-direito para a próxima temporada. Com as conversações adiantadas por Georgios Vagiannis - que já sabe detalhes do contrato em Alvalade - a saída de Iván Fresneda foi colocada em cima da mesa, mas o espanhol vai continuar com a Listada verde e branca.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os planos de Rui Borges não passam por despachar o 'camisola 22' dos leões. Apesar da chegada de um novo concorrente para a posição, o técnico quer manter o jovem no plantel de 2025/26.
A decisão do treinador do Sporting passa pela resposta que Fresneda deu desde que Rui Borges assumiu o comando técnico do Clube de Alvalade. Depois de ter somado poucos minutos com Ruben Amorim, o espanhol assumiu-se como titular em alguns encontros decisivos e agradou ao mirandelense.
A possibilidade de Rui Borges adotar um sistema com quatro defesas para a próxima temporada - tendo uma pré-época para preparar o plantel - reforça a permanência de Fresneda. Desta forma, Geovany Quenda e Geny Catamo, que costumam fazer a posição em 3-4-3, passarão definitivamente para o trio ofensivo.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 30 jogos, com 1.764 minutos de utilização.
Antigo jogador dos leões conhece bem a pressão de Alvalade e não tem dúvidas sobre a decisão mais arriscada da época para o treinador verde e branco
|
Morten Hjulmand está em risco para o dérbi com o Benfica. Com dez amarelos no campeonato, o capitão do Sporting não joga na Luz, caso seja admoestado frente ao Gil Vicente. O caso faz correr muita tinta e Delfim, antigo jogador dos leões, acredita que o médio deve jogar com os Minhotos - contrariamente a outras opiniões do universo leonino.
"O jogador quer sempre jogar, isso é uma questão que não se põe e do compromisso que o próprio jogador assume perante essa vontade, primeiro de jogar e, logicamente, partindo do pressuposto que tudo fará para não ser advertido com o cartão, mas é algo que está longe de estar garantido. E cada jogo é um jogo, cada lance é um lance e os árbitros interpretam os mesmos lances muitas vezes de forma diferente e pode, logicamente, correr mal", disse ao jornal A Bola.
Delfim reconhece que este dilema envolve muitas variáveis e que, apesar da boa vontade do jogador em evitar o cartão, o risco está sempre presente. A tensão psicológica de jogar sabendo que se corre o risco de falhar um jogo tão importante como o dérbi pode influenciar o desempenho do jogador. No entanto, acredita que a decisão de jogar Hjulmand não pode ser apenas sobre o risco de suspensão, mas também sobre a importância do próximo encontro: "Ter mais precaução, tudo isso são condicionantes impostas logo antes do jogo iniciar e que para o foco que tem contra o adversário, mas esquecem-se que o Gil Vicente não está ganho".
Para Delfim, a decisão de Rui Borges deveria ser clara. "Punha o jogador. Só faz sentido o jogo com o Benfica se vencer o Gil Vicente. Eu corria o risco, se tenho um jogador para substituir Hjulmand contra o Gil Vicente, esse mesmo jogador tem todo o mérito também de ter oportunidade contra o Benfica e vai ter motivação extra, é um jogo grande grande, uma montra, portanto, os índices motivacionais aumentam consideravelmente, sem desprimor ao Gil Vicente".
Delfim também alertou para a intensidade da luta pelo título, com as equipas a estarem muito equilibradas e a dar respostas fortes, como se viu na última jornada, na qual o Sporting goleou o Boavista por 5-0, segurando a liderança do campeonato.