Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ex Sporting recorda época terrível e atira: "É uma coisa inacreditável"

Antigo treinador que esteve nos leões recordou um dos momentos mais negros da história do Clube, quando alcançou uma das piores classificações de sempre

Rui Almeida lembra Sporting em 2012
Rui Almeida lembra Sporting em 2012

  |

Icon Comentário0

Numa entrevista concedida ao jornal 'A Bola', no passado dia 26 de dezembro, Rui Almeida, antigo treinador adjunto de Jesualdo Ferreira no Sporting, lembrou a época de 2012/2013, um dos piores momentos da história do Clube, quando terminou o campeonato em sétimo lugar, uma das piores classificações já atingidas nos mais de 115 anos de vida.


"O professor [Jesualdo Ferreira] foi convidado a entrar no Sporting em dezembro. Foi na altura de saída de Godinho Lopes. O clube estava quase na linha de descida de divisão. Que é uma coisa inacreditável. É nesse momento difícil de mudança de direções. Na altura, lembro-me que a Juventude Leonina nem ia aos jogos por causa da direção. Mas tínhamos um grupo muito interessante. Foi dos momentos que me deu mais gozo, porque o Sporting é um clube enorme, também de paixão gigante", começou por explicar.


Prosseguiu: "No problema, surgem sempre soluções engraçadas, tivemos de jogar com muita gente muito jovem. Estou a falar do Rui Patrício. O Eric Dier tinha 18 anos, o Bruma tinha 18 anos, o Tiago Ilori tinha 18 anos, o João Mário era muito novo, O Ricardo Esgaio era muito novo. O Adrien [Silva] também estava. Uma série de jogadores que acabaram por ser campeões da Europa quatro anos mais tarde. Dentro da dificuldade, criou-se um espírito muito engraçado. E ficámos muito felizes. A responsabilidade é toda do professor. Muitos deles fizeram carreiras gigantes", disse Rui Almeida.


De seguida: "Naquela altura, acima de tudo, dou todo o mérito ao professor. A capacidade de atrair os jogadores para aquilo que o professor tinha. Isso foi fundamental. Agregámos ali um conjunto de jogadores com alguma experiência, mas muito jovens, como o Marcos Rojo, o André Carrillo. Os jogadores compraram o reconhecido 4-3-3 do professor dentro de uma juventude enorme".

Terminou, da seguinte forma: "Acabámos por ser altamente competitivos. Não chegámos a níveis muito altos na classificação, mas deixámos o clube organizado. Tanto que, logo de seguida, o Sporting vende uma série de jogadores, o Eric Dier, o Bruma. Foi, acima de tudo, a agregação que o professor conseguiu num clube que estava, realmente, num momento muito difícil", rematou Rui Almeida.



Futebol

Jovem estrela do Sporting no topo de ranking mundial

Craque que se tem destacado em Alvalade vê o seu desempenho premiado ao aparecer na parte de cima de lista conceituada com alguns dos melhores

Harder do Sporting em ranking internacional
Harder do Sporting em ranking internacional

  |

Icon Comentário0

O Observatório de Futebol CIES, instituição independente que realiza constantemente estudos estatísticos relacionados com a modalidade, revelou mais um destaque ligado à equipa do Sporting: Conrad Harder, o dinamarquês que se afirma numa lista com alguns dos melhores jovens jogadores do mundo.


Num ranking onde aparecem os jovens extremos esquerdos que mais rematam e assistem no mundo, o jogador do Sporting está destacado - ele que é ponta de lança, mas tem ocupado aquela posição fruto da presença de Viktor Gyokeres na equipa. É terceiro na listagem, com sete golos marcados e duas assistências realizadas.


À frente do avançado nórdico, apenas dois jogadores: em primeiro lugar na lista aparece Thiago Fernández, jogador que alinha nos argentinos do Vélez Sarsfield. E também Oscar Gloukh, jogador de naturalidade Israelita que atua com as cores do Red Bull Salzburgo, da Áustria. Logo depois, então, Conrad Harder, jogador do Sporting.


Depois do ponta de lança dinamarquês, mais alguns nomes conhecidos. Por ordem, desde o quarto classificado: Ruben Van Bommel, do neerlandeses do Az Alkmaar; Zubairu Ibrahim, dos sérvios do Partizan; Eguinaldo de Sousa, dos ucranianos do Shaktar Donetsk; Williot Swedberg, dos espanhois do Celta de Vigo; Nino Marcelli, dos eslovacos do Slavia Bratislava.

Em nono lugar, um ex Sporting que abandonou Alvalade no verão de 2024: Mateus Fernandes, médio formado no Sporting que rumou aos ingleses do Southampton na última janela de transferências, também aparece destacado no top 10 da lista, fruto dos dois golos e três assistências esta época - e apesar de ser habitualmente usado no meio do terreno, e menos na ala esquerda. A fechar esses 10 melhores está Pape Diallo, que alinha nos franceses do Metz.



Futebol

Rui Borges, do Sporting, acusado de jogar "na sombra do erro de Varandas"

Novo treinador foi apresentado dia 26 de dezembro e tem os holofotes focados em si. Imprensa comenta alguns gestos e palavras do técnico

Rui Borges acusado de aproveitar erro de Varandas no Sporting
Rui Borges acusado de aproveitar erro de Varandas no Sporting

  |

Icon Comentário0

Rui Borges foi apresentado como novo treinador do Sporting dia 26 de dezembro, e, com poucos dias para trabalhar até à estreia neste domingo, dia 29 de dezembro, o novo treinador dos leões vai conquistando alguns adeptos. O jornalista do jornal 'Record'. Bruno Fernandes, abordou, no 'Record na Hora' no Now, as primeiras ações do técnico de 43 anos em Alvalade.


"O piloto do avião consegue decidir os destinos de um plantel. Se tem capacidade? Vamos ver, é a primeira experiência num grande. Pelo menos sente-se uma aura diferente no Sporting", começou por dizer Bruno Fernandes.


Prosseguiu: "É inegável, e acho que os próprios adeptos sentem algo que não sentiam com João Pereira. E acho que esse discurso que ele teve com os jogadores também atingiu os adeptos, foram simples, sem se exaltar", continuou.


Falou, de seguida, de outro fator importante: "A saída do carro ontem para falar com os adeptos e com as claques mostrou que ele não tem complexos com nada - mesmo sabendo que Frederico Varandas tem uma guerra aberta com algumas claques do Sporting. Se calhar também joga um pouco na sombra do erro de Varandas, de ter optado por João Pereira sem preparação. Mostra que é uma pessoa calma, tranquila, e que sabe tocar nos pontos certos", rematou Bruno Fernandes.

Relembrar que Rui Borges estava no Vitória de Guimarães desde o início da época, antes da mudança até Alvalade. O técnico português é o terceiro à frente da equipa do Sporting na presente temporada, depois dos leões terem arrancado a época com Ruben Amorim - com quem fizeram uma parte inicial do campeonato tremenda. O agora treinador do Manchester United foi substituído por João Pereira, que aguentou apenas oito jogos nos comandos da equipa, antes da chegada de Rui Borges aos verde e brancos.



Futebol

As mudanças táticas de Rui Borges no Sporting: Saiba como...

Novo treinador de Alvalade prometeu deixar o seu cunho pessoal na equipa e parece querer começar desde cedo. Algumas mudanças podem ser já visíveis

Mudanças de Rui Borges no Sporting
Mudanças de Rui Borges no Sporting

  |

Icon Comentário0

Rui Borges foi apresentado como novo treinador do Sporting no dia 26 de dezembro e faz o primeiro jogo - dérbi de Lisboa - no dia 29: três dias para trabalhar e implementar a sua ideia de jogo. O novo treinador leonino já terá começado a fazer exatamente isso, fazendo um esforço para passar pouco informação de cada vez, de modo a não confundir os jogadores. Maiores mudanças podem chegar na defesa.


Para o jogo deste domingo, os leões ainda se devem apresentar num esquema tático de 3x4x3, que tem sido hábito em Alvalade nos últimos cinco anos, fruto do pouco tempo que Rui Borges teve para trabalhar. No entanto, é possível que o português de 43 anos apresente já algumas nuances diferentes em relação aos antecessores, e a primeira pode prender-se com a defesa a quatro - elemento que pode começar a aparecer a espaços.


Se por um lado, os jogadores já estão relativamente identificados com a ideia, porque também a experimentaram com Ruben Amorim e João Pereira, por outro, Rui Borges considera que o plantel dos leões tem jogadores capazes para as funções que pretende, como Eduardo Quaresma, St. Juste e Matheus Reis.


Com a defesa a quatro, em vez de a três, os laterais também mudam um pouco as suas funções. Rui Borges estará a pensar em Matheus Reis para a esquerda, e Geovany Quenda na direita, que se prepara para duplo papel com alguma preponderância ofensiva mas necessidade de fechar atrás. Maxi Araújo, mais à frente, será importante neste processo, pois é esperado que ajude a fechar o corredor onde estiver.

De resto, em termos de onze inicial, e em relação à última partida frente ao Gil Vicente, só é esperada uma alteração: a entrada de Hidemasa Morita para o lugar de João Simões. No ataque, Trincão e Gyokeres são intocáveis, com a previsão de que o sueco jogue mais perto da baliza adversário, e que os extremos tenham maior mobilidade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Pai de Rui Borges, técnico do Sporting, partilha: "Está muito acima..."
Futebol

Pai de Rui Borges, técnico do Sporting, partilha: "Está muito acima..."

 

Icon Comentário0
A prenda dos adeptos para a estreia de Rui Borges no Sporting
Futebol

A prenda dos adeptos para a estreia de Rui Borges no Sporting

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Bruno Mascarenhas avalia Varandas e aborda Sporting - Benfica
Futebol

Exclusivo Leonino - Bruno Mascarenhas avalia Varandas e aborda Sporting - Benfica

 

Icon Comentário0