
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rodrigo Ribeiro vai voltar a ser emprestado pelo Sporting na próxima temporada desportiva de 2025/26, sabe o Leonino. Os responsáveis do Clube de Alvalade não estão satisfeitos com as prestações do avançado de 19 anos no AVS e vão voltar a cedê-lo no mercado de verão.
O jovem ponta de lança, jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo, deverá voltar a deixar o Sporting para a próxima temporada. Segundo contamos neste Exclusivo Leonino, o jogador não terá impressionado os responsáveis verdes e brancos durante a atual época.
Relembrar que Rodrigo Ribeiro passou a época cedido por empréstimo ao emblema avense. O avançado, que no início da temporada ainda fez dois jogos ao serviço da equipa principal do Sporting, soma, para todas as competições, 17 encontros ao serviço da equipa de Vila das Aves, entre campeonato e Taça de Portugal. Nessas partidas, apontou apenas um golo.
Rodrigo Ribeiro tem sido visto como um avançado para o futuro nos quadros do Sporting. O jogador já vive o seu segundo empréstimo, depois de também ter passado um período no Nottingham Forest, em Inglaterra, onde também não convenceu (cinco jogos e zero golos).
Com um total de nove partidas ao serviço da equipa principal do Sporting, Rodrigo Ribeiro, jogador ligado aos leões desde 2017, quando ingressou nos sub 13 de Alvalade, deverá, então, somar novo empréstimo durante a temporada 25/26 - será mais uma oportunidade para mostrar a Frederico Varandas, e aos responsáveis do futebol verde e branco, que merece ser opção no plantel principal do Sporting no futuro. A cedência definitiva não está, de momento, em cima da mesa - a SAD de Alvalade ainda não estará interessada em abrir mão do jogador.
Diretor de marketing não gostou da exibição do emblema verde e branco, em Alvalade, e manifestou a sua indignação com a perda do primeiro lugar
|
O Sporting deixou-se empatar ao cair do pano na receção ao Braga (1-1), esta segunda-feira, dia 7 de abril, e viu fugir o primeiro lugar da classificação da Liga Portugal Betclic que há muito ocupava. Rodrigo Roquette, conhecido adepto dos leões, aponta culpas a Rui Borges por ter demorado muito tempo a mexer na equipa.
"O Sporting não soube gerir a bola no ataque e em que Rui Borges demorou a mexer"
“Mais um festival de oportunidades perdidas, num jogo em que o Sporting não soube gerir a bola no ataque e em que Rui Borges demorou a mexer. Mais uma vitória perdida no final do jogo, num filme já repetido esta época. Mas nada está perdido ainda, apenas mais difícil", disse ao jornal Record.
"O Braga foi crescendo e, aos 60 minutos, acho que o Sporting não teve treinador no banco"
Também Luís Martins deixa críticas ao treinador dos leões: "O Sporting entrou bastante forte e dominador. Mas aos 30 minutos, de forma surpreendente, começou a perder o controlo do jogo. O Braga foi crescendo e aos 60 minutos acho que o Sporting não teve treinador no banco. Teve-o o Braga, pois o seu treinador mexeu e conseguiu mudar o cariz do jogo, principalmente no setor intermédio. A partir daí, o Braga foi a única equipa que conseguiu lutar pelo resultado. Mais um bocadinho e podia até ter conseguido outro desfecho”.
Por outro lado, Mário Jorge, ex jogador, lamenta o empate, mas acredita que o emblema verde e branco vai conseguir recuperar os dois pontos perdidos: “O Sporting teve uma entrada muito forte e chegou à vantagem relativamente cedo. O Sp. Braga só equilibra o jogo nos últimos 15 minutos da 1ª parte, mas o Sporting também podia ter feito o 2-0, pelo Gyökeres. A 2ª parte foi mais repartida, o Sp. Braga reagiu bem à desvantagem e a vantagem mínima de 1-0 nunca deu tranquilidade à equipa do Sporting. Depois acabou por sofrer o golo perto do fim, já com pouco tempo por jogar. Mas penso que estes 2 pontos perdidos ainda são recuperáveis”.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 12 de abril, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Matos (que está suspenso) jogar-se-á às 18h00, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Pouco mais de três meses após a transferência, num negócio que envolveu seis milhões de euros, o jogador continua sem ser aposta para Rui Borges
|
Com pouco espaço nas opções da equipa principal do Sporting desde que chegou a Alvalade a meio da presente temporada, Biel, Tomás da Cunha, analista desportiva, diz não entender a contratação do ex jogador do Bahia no último mercado de janeiro.
"Biel é um jogador absolutamente inútil para uma equipa de espera e contra ataque, como o Sporting de Rui Borges a partir do intervalo. Antes de pensar se serve para o clube, valerá a pena pensar no que sugere o treinador", escreveu o especialista na rede social 'X'.
No entanto, Tomás da Cunha diz reconhecer talento ao jogador brasileiro que ainda não convenceu no emblema verde e branco: "Biel é bom jogador. Não sei se para o Sporting, porque nunca vi. Claro que não serve a 60 metros da baliza e para estar sem bola", pode ler-se.
Recentemente, o Grémio terá manifestado interesse na contratação do avançado de 24 anos, a título de empréstimo. A mudança para o Brasil surge como uma oportunidade para relançar a carreira, uma vez que, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o jogador tem até ao final da temporada para mostrar que merece ficar no plantel em 2025/26.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro foi lançado em cinco partidas, somando um total de apenas 82 minutos e apenas um a titular (frente ao Borussia Dortmund, na Alemanha).
Morreu, nesta terça-feira, aos 77 anos, o icónico olheiro que trabalhou como coordenador da prospeção do emblema verde e branco
|
Filipe Soares Franco e Sousa Cintra não ficaram indiferentes ao falecimento de Aurélio Pereira. O icónico olheiro, que trabalhou coordenador da prospeção do Clube de Alvalade e que foi responsável pela deteção de um grande número dos talentos que passaram pela formação dos leões, incluindo Cristiano Ronaldo, Luís Figo ou Paulo Futre, morreu esta terça-feira, aos 77 anos.
"Foi um grande homem e vou recordá-lo sempre com grande saudade"
"O Aurélio foi um dos pais da Academia. Aliás, ainda antes da Academia ser o que é hoje, ele já tinha uma estrutura montada e uma grande equipa espalhada por este país, que descobria jogadores em todos os cantos. Por isso, o nome dele ficará para sempre ligado à formação do Sporting. Além disso, é bom recordar que foi ele e a sua equipa quem descobriu o Cristiano Ronaldo. Era um homem com um excelente sentido de humor e de ótima convivência. Foi um grande homem e vou recordá-lo sempre com grande saudade", referiu Filipe Soares Franco, ao jornal Record.
“Partiu um grande amigo meu"
Também Sousa Cintra, que passou pelo emblema verde e branco entre 1989 e 1995, recordou o "seu grande amigo": “Partiu um grande amigo meu, um grande amigo do Sporting e uma grande figura do nosso país. Foi um homem excecional em todas as vertentes e um verdadeiro fora de série. Ainda tinha almoçado com ele há umas semanas, já estava bastante doente".
O ex-líder máximo dos leões: "Fiquei muito transtornado com a notícia de hoje e todos os que o conheceram e privaram com ele de certeza que também ficaram porque era uma pessoa excelente. E o trabalho que desenvolveu na observação foi fenomenal: tinha uma leitura dos jogadores como eu nunca vi. O Sporting vai ficar-lhe eternamente grato", declarou.
Sousa Cintra diz que os leões perdem um dos seus maiores símbolos: "Não costumo comentar a vida do Sporting mas este e um caso à parte. Com a morte do Aurélio há algo mais que morre. É a conceção de um futebol que ele defendia, baseada na educação e formação dos jovens, numa abordagem muito pedagógica e valorativa das capacidades dos jogadores que também está de luto. Assim, perdemos o maior artífice desta abordagem, numa altura em que a formação é cada mais agressiva para os jovens. Por isso hoje, acima de tudo é um dia de luto para o futebol, mais do que somente para o Sporting.”