
Futebol
Futebol na TV (30 de junho a 4 de julho): Mundial de Clubes ao rubro e Portugal entra em campo
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting quer que a sua equipa B garanta a manutenção na Liga 2 em 2025/26. Neste Exclusivo Leonino, o nosso jornal revela o motivo do investimento da estrutura verde e branca na equipa secundária dos leões: o objetivo definido por Frederico Varandas é não voltar a descer à Liga 3, depois de conseguir a promoção na última temporada.
A equipa B do Sporting passou as últimas quatro temporadas na Liga 3, terceiro escalão do futebol português, depois de até terem passado um ano a discutir o Campeonato de Portugal. Conseguiram, finalmente, a subida à segunda divisão, um estatuto que Frederico Varandas quer manter, no mínimo, para a próxima época.
Frederico Varandas já começou, de resto, a trabalhar para ajudar a equipa B do Sporting a cumprir este objetivo. A formação secundária dos leões teve algumas saídas no fim da época, mas João Gião já recebeu alguns reforços, com destaque para Rayan Lucas, que chega do Brasil.
O plano é, de resto, uma aposta forte na equipa B do Sporting, com dois objetivos distintos: em primeiro lugar, o Sporting quer investir para garantir que o objetivo de Frederico Varandas é cumprido, e que o Clube se consegue estabelecer na segunda divisão.
Em segunda instância, porque o Sporting continua a olhar para a equipa B como um viveiro de talento, e um trunfo dos leões para descobrirem jovens com potencial sem ter de pagar valores muito elevados. Sendo assim, apesar do objetivo da manutenção, a formação secundária verde e branca vai continuar a fornecer jogadores à equipa principal sempre que Rui Borges sentir que tal é necessário, como tem acontecido nos últimos anos.
Novela entre o ponta-de-lança sueco e o Presidente do Clube de Alvalade tem sido o tema mais badalado deste verão e parece não ter fim à vista
|
Vítor Almeida Gonçalves partilhou o conteúdo das mensagens entre Viktor Gyokeres e o Presidente Frederico Varandas. De acordo com o jornalista, o avançado sueco ficou descontente com as palavras do dirigente máximo dos leões, na sua visita ao Museu de Leiria, e decidiu não voltar a jogar de Listada verde e branca.
Vítor Almeida Gonçalves: "Gyokeres? Sente que Varandas não lhe deixa outra alternativa que não seja vir a público"
Em direto para o programa ‘Record na Hora’ do canal Now, o jornalista revelou o desagrado do ‘camisola 9’ e que a troca de mensagens entre as duas partes tem três pontos fundamentais: “Um deles é o jogador dizer que, perante a evolução e arrastar deste processo, sente que Varandas não lhe deixa outra alternativa que não seja a vir a público falar sobre aquilo que tem vindo a acontecer, depois podemos especular se isso será bom ou não”.
Vítor Almeida Gonçalves: "Gyokeres não vai, nem quer voltar"
“O segundo ponto que foi falado, a certeza de que Gyokeres não vai, nem quer voltar. Não se vai apresentar, Gyokeres disse a Frederico Varandas que não irá voltar, mas vamos esperar para perceber o que vai acontecer”, fazendo referência às intenções do jogador de não integrar os trabalhos do Sporting, no dia 7 de julho.
Para terminar, Vítor Almeida Gonçalves revela o terceiro ponto das mensagens de Viktor Gyokeres: “O terceiro ponto que foi sublinhado, que eu acredito que tem já um pouco mais a ver com a perceção dos empresários do que propriamente com a do jogador, tem a ver com o desagrado perante aquilo que tem sido as intervenções públicas de Frederico Varandas.
“Frederico Varandas já falou em público duas vezes sobre o caso, Gyokeres e o empresário não fizeram, e sentem que aquilo que tem vindo a ser transmitido pelo presidente não corresponde totalmente à realidade. O que está aqui em causa é uma promessa que o Gyokeres e os empresários acreditam que lhes foi feita, entendem que essa promessa devia ser considerada, de sair por 60M mais 10M”, terminou.
Jogador brasileiro de 24 anos foi contratado ao Bahia, no início de fevereiro mas somou poucos minutos em campo com a Listada verde e branca
|
Biel já está em Lisboa para integrar os treinos de preparação de pré-temporada do Sporting. Com ordens para se apresentar em Alcochete no dia 1 de julho - a data do 119º aniversário do Clube de Alvalade - o brasileiro aproveitou um dos seus últimos dias de férias, numa altura em que o Corinthians segue atentamente o jogador.
Numa foto partilhada pelo Jornal Record, o extremo que chegou aos leões em fevereiro deste ano foi visto na praia da Fonte da Telha, junto à Costa da Caparica a aproveitar o seu penúltimo dia de descanso, acompanhado pela sua filha Helena e a sua mulher Cedriny.
Ainda assim, o regresso aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo deverá ser uma mera formalidade, uma vez que o extremo ex-Bahia não faz parte dos planos de Rui Borges. Sem espaço em Alvalade, a direção do Sporting procura reaver o investimento feito no jogador de 24 anos, que ronda os 6 milhões de euros.
Para tal, o ‘camisola 30’ dos leões conta com um vasto leque de interessados, onde se destaca o Corinthians, que quer avançar pelo jogador, mas por um valor mais baixo do que o exigido pela SAD do Clube. Para além do Timão, São Paulo, Atlético Mineiro e Vasco da Gama também pretendem contar com os serviços do atleta.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - foi lançado em apenas sete partidas do Sporting, em 2024/25: diante do Dortmund, em Alvalade (17 minutos) e na Alemanha (56 minutos), frente ao Arouca (cinco minutos), com o Estrela da Amadora (um minuto), e em ambos os encontros da Taça de Portugal, diante do Rio Ave (três e 22 minutos) e na receção ao Gil Vicente (sete minutos).
Jogador que conta com larga passagem pelo Clube de Alvalade assinou com equipa dos Emirados, mas passado 30 dias já está de novo sem clube
|
Rui Patrício já não é guarda redes do Al Ain. Um mês depois de assinar contrato com a equipa dos Emirados Arábes Unidos, o guardião português, formado no Sporting, diz adeus ao clube que lhe possibilitou participar no Mundial de Clubes, onde acabou por ter pouco sucesso.
Como medida extraordinária devido ao Campeonato do Mundo de Clubes, a FIFA permitiu uma janela de transferências antes do torneio, para que as equipas pudessem fazer algum remendo aos seus planteis no final de uma temporada longa e com muitos jogos. Foi o que fez o Al Ain, que contratou Rui Patrício para alinhar durante a competição global.
Rui Patrício cumpriu, assim, o objetivo de disputar o Mundial de Clubes. O guarda redes português foi utilizado em dois dos três jogos disputados pelo Al Ain, mas a participação teve altos e baixos: perderam por 6-0 contra o Manchester City, e venceram o Wydad, na última partida da competição. No jogo em que o português ficou no banco, foram derrotados por 5-0, frente à Juventus.
"Obrigado, Al Ain, por me convidarem para esta incrível experiência de fazer parte da equipa no Mundial de Clubes. Foi ótimo conhecer toda a equipa e o staff. Desejo tudo de bom ao Al Ain. Boa sorte e sucesso para o futuro", foram as palavras de Rui Patrício, em reação à participação no Mundial de Clubes com a equipa dos Emirados Árabes Unidos.
Rui Patrício volta, agora, a ser jogador livre. Na última temporada, para além do mês que passou ao serviço do Al Ain, o guarda redes português defendeu as cores da Atalanta, clube pelo qual disputou sete partidas durante a temporada 2024/25. Passa a poder assinar por qualquer equipa com vista ao próximo ano desportivo.