
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Manuel Mendonça vai fazer a pré-época com o plantel principal do Sporting. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, os planos de Rui Borges passam por testar o internacional sub-20 português na equipa A, de modo a ganhar algumas rotinas e, eventualmente, ser opção durante 2025/26.
A ideia do técnico verde e branco foi tomada tendo em conta as boas exibições do capitão dos B's no conjunto secundário do Clube de Alvalade e do grande problema com o meio-campo do Sporting esta temporada, devido às constantes lesões no centro do terreno.
Nos últimos tempos, Rui Borges foi obrigado a adaptar Zeno Debast, para fazer parceria com Morten Hjulmand. Além do belga, passaram pela posição Alexandre Brito, Eduardo Felicíssimo e, a espaços, Henrique Arreiol e Kauã Oliveira, sendo que até Ricardo Esgaio desempenhou a função de '8', nos últimos minutos da vitória sobre o Moreirense (3-1).
As lesões de Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita, Daniel Bragança e João Simões (os últimos só voltam mesmo na próxima temporada), deixaram o técnico do Sporting sem opções. Manuel Mendonça apresenta-se em bom plano na equipa B e terá oportunidade.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Manuel Mendonça fez, no total, 36 jogos: 29 na equipa B e sete nos sub-19, com sete golos apontados e outras tantas assistências. A liderança do jovem também é tida em conta e Rui Borges está muito atento, tendo até sido criticado por ainda não te usado o médio.
Treinador verde e branco abordou questão difícil depois da vitória dos leões frente aos vila condenses, em jogo a contar para a Taça de Portugal
|
O Sporting entrou em campo esta terça feira, dia 22 de abril, para defrontar a equipa do Rio Ave, em encontro a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Os leões venceram por 2-1, e carimbaram a passagem à final da Taça de Portugal. No final da partida, Rui Borges, treinador do Sporting, abordou a forma de Pedro Gonçalves, médio verde e branco que voltou recentemente de lesão.
Antes, começou por analisar o jogo: "Tentámos ser sérios e muito pressionantes desde o início. Queríamos fazer golo cedo para nos tranquilizarmos e foi o que fizemos, aconteceu. Fizemos o 1-0, fomos melhores e mais pressionantes. O Rio Ave equilibrou depois até ao intervalo. Pedi para fazermos novamente o golo na segunda parte e a equipa fez. A equipa começou a fazer gestão, deixámos o Rio Ave acreditar durante 10 minutos, tem o golo e uma bola na barra e nessa fase foi mais equilibrado, mas fomos muito competentes, deu para gerir alguma malta nessa fase e é muito importante também", explicou, em declarações na flash interview da SportTv.
Falou, também, da substituição de Viktor Gyokeres: "Aborrecido? Mas isso passava-lhe passado cinco minutos. Faz parte da competitividade dele. É um colega excecional, estava a dizer aos colegas para chutar e tudo. É um fora de série na competitividade, na fome. Estou feliz porque fez mais um golo e oxalá que ele faça muitos porque acredito que possa vencer a Bota de Ouro", disse Rui Borges.
Depois, o caso de Pote, que voltou de lesão: "Acho que o Pote vai ser muito importante nesta reta final. Tínhamos essa margem hoje, dar-lhe esses minutos. É sobre confiança, sobretudo. É um jogador que parou muito tempo, é diferenciado, tem pormenores de um fora de série, mas precisa de confiança e foi isso que tentámos fazer, dar-lhe confiança. Acreditamos que será um jogador importante nesta reta final da época", explicou sobre Pedro Gonçalves.
Por último, falou do acesso à final da Taça de Portugal: "É um sonho tornado realidade. Acredito que seja no Jamor porque tem a sua história. Estamos novamente noutra final, conseguimos quase a Supertaça também. Somos um grande clube e queremos estar nas finais. Compreendo a questão da segurança, mas aquilo que é história e o sonho para mim enquanto treinador, é claro que o Jamor é sempre mítico", rematou Rui Borges, treinador do Sporting.
Jogador que alinhou de início da partida entre leões e vila condenses revelou tudo acerca da mentalidade da equipa depois da vitória
|
O Sporting entrou em campo esta terça feira, dia 22 de abril, para defrontar o Rio Ave, em partida a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Os leões venceram por 2-1, e carimbaram a passagem à final da prova rainha. No final do encontro, Gonçalo Inácio falou com os jornalistas da RTP1 na zona de entrevistas rápidas.
O defesa central do Sporting foi fulcral na vitória do Sporting. Alinhou de início, demonstrou grande solidez e consistência defensiva durante todo o encontro, e conseguiu inaugurar o marcador, após pontapé de canto, logo aos 11 minutos de jogo.
Sobre a partida frente ao Rio Ave, disse o seguinte: "Conseguimos entrar bem no jogo, depois conseguimos fazer golo cedo e acabámos por controlar mais ainda. Agora o foco é já no próximo jogo", começou por explicar.
Depois, abordou já a final da Taça de Portugal, que os leões deverão jogar frente ao eterno rival de Lisboa, o Benfica: "Estamos confiantes, vai ser até ao fim. Mas a equipa está preparada para isso", atirou Gonçalo Inácio acerca do jogo decisivo na prova rainha em Portugal.
Depois de vencerem a primeira mão por 2-0, os leões triunfaram no segundo jogo da eliminatória por 2-1, e conseguiram o acesso à final da Taça de Portugal com o agregado de 4-1. A turma comandada por Rui Borges foca-se, agora, no campeonato, onde vai defrontar o Boavista, na próxima partida, a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Jogador esteve na porta de saída do Clube de Alvalade, mas acabou por conquistar o seu espaço e tornar-se importante para o novo treinador
|
A equipa do Sporting entrou em campo esta terça feira, dia 22 de abril, para defrontar o Rio Ave na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Os leões venceram por 2-1 e confirmaram a presença no jogo decisivo. No final da partida, Iván Fresneda falou na flash interview e explicou como correu o jogo aos leões.
Começou por explicar a mentalidade na equipa à entrada do jogo: "Queríamos mostrar que estávamos confiantes, e acho que conseguimos. Eles também criaram algumas chances, mas acho que estivemos bem", começou por explicar o defesa espanhol.
Falou, depois, do fator de marcar cedo e contruir uma vantagem confortável: "O primeiro golo cedo foi importante, não queríamos que eles marcassem e começassem a acreditar. Acho que estivemos bem nesse capítulo", disse Iván Fresneda.
Abordou, ainda, a gestão do treinador e o facto de ter jogado fora de posição durante o jogo: "Gerir a condição física foi importante. Temos de dar o máximo seja na posição que seja. Foi o que fiz, já lá tinha jogado, e tem de ser assim", explicou o jovem lateral direito.
Por último, falou das ambições dos leões para a reta final da temporada: "O objetivo é ganhar. A Taça, o campeonato, esse é o objetivo principal", disse Iván Fresneda, provando que a equipa do Sporting não está com medo de ser ambiciosa no ataque às competições que se perfilam como os maiores objetivos da temporada.