Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0“Aproveitem e desfrutem!”, foi a mensagem proferida por Rúben Amorim após a derrota da Taça de Portugal frente ao Porto (1-2) aos seus jogadores. Já em período de férias, os atletas do Sporting estão a seguir à risca a instrução do técnico português, sendo possível ver nas redes sociais Gonçalo Inácio a divertir-se com amigos nos desertos em Marraquexe ou Pote a descontrair numa praia com a sua noiva. Pedro Lisboa, fisiologista, em conversa com o diário desportivo Record, comenta as indicações do míster leonino.
A pré-época que se aproxima a passos largos, exige dos atletas do Sporting um nível físico elevado. Desta forma, todos os jogadores receberam o plano de trabalho que lhes permitirá corresponder à exigente carga física que os espera: devem dedicar entre uma a duas horas por dia à atividade física, sendo aconselhados exercícios aeróbicos, abdominais, flexões e, nomeadamente, tempo longe dos ginásios. Depois de 15 dias, podem aumentar gradualmente as cargas e começar a trabalhar lado a lado com os habituais treinadores pessoais.
“Nos primeiros dias a estratégia deve passar por cumprir este plano de trabalho, mas com atividades diferentes, é muito importante mudar o ambiente e evitar até os ginásios. Eles podem treinar livremente na praia, usar as verdadeiras bicicletas e aproveitarem para darem longos passeios. Nesta primeira fase é muito importante a mudança de ambiente, e todos devem aproveitar para realizarem as atividades que não podem praticar ao longo da época. Estamos a falar de atletas que devem manter o índice de VO2”, afirmou o fisiologista em conversa com o Record.
A nutrição é outra área fundamental para manter o equilíbrio dos jogadores, uma vez que os mesmos sabem que caso se apresentem no início da pré-temporada com excesso de peso, podem mesmo perder o seu valioso lugar na equipa. Pedro Lisboa, apesar de reconhecer a importância de uma boa alimentação, admitiu uma maior liberdade neste período.
“Naturalmente que no período inicial ninguém vai seguir à risca as indicações pois essa liberdade na alimentação também os pode ajudar ao descanso mental pois estão de férias. Neste período é importante ser flexível nesta área e, uma vez mais, é preciso recordar que estamos a falar de profissionais que num determinado momento também vão encontrar o equilíbrio necessário para se sentirem o melhor possível", assinalou.